Vale a pena viver na Holanda?

Vale a pena viver na Holanda?

Pensando em viver na Holanda e curioso para saber se vale a pena morar no país? Após este artigo provavelmente você se sentirá mais preparado para tomar a decisão.

Não é novidade que existem muitos brasileiros na Holanda. Na verdade, há imigrantes de todos os cantos do mundo no país. E o motivo é simples: ele oferece uma ótima infraestrutura para a sua população. Logo, quem procura por alta qualidade de vida não pensa duas vezes ao escolher a Holanda como segunda casa.

Ao longo da leitura você vai entender como é viver no país, quais as melhores cidades para morar, como funciona a segurança, custo de vida, trabalho e vistos para permanecer legalmente no país. Preparado? Então, vamos lá!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Holanda

Seguro viagem Holanda »

 

Como é morar na Holanda?

Viver em Amsterdam
Amsterdam, capital da Holanda.

Viver na Holanda, seja na capital Amsterdam ou outras cidades como Rotterdam, é uma experiência única que vale muito a pena se você gosta da ideia de ter uma ótima qualidade de vida e conhecer novos lugares, pessoas, cultura e idioma.

Mas assim como em qualquer país da Europa, a mudança requer adaptação. Afinal, nem tudo são tulipas, não é mesmo?

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Melhores cidades para viver no país

  • Amsterdam
  • Roterdã
  • Haia
  • Amstelveen
  • Haarlem
  • Utrecht
  • Eindhoven
  • Maastricht

A Holanda, de norte a sul, possui cidades muito bonitas e planejadas. As cidades da Holanda para viver no país contam com segurança, transporte acessível, oportunidades de trabalho, educação e lazer. Confira a seguir as melhores cidades da Holanda para viver:

Essas cidades são consideradas mais globalizadas, com alto número de imigrantes e facilidades no dia a dia (meios de transporte, mercados, farmácias, hospitais, escolas, lojas etc.).

Morar em Roterdã
Roterdã é uma das cidades mais indicadas para estrangeiros na Holanda.

Amsterdam é a capital e a maior cidade da Holanda. Roterdã é a segunda maior cidade e considerada a mais moderna. Haia é a terceira maior cidade e sede do governo holandês. Amstelveen faz parte da região metropolitana de Amsterdam.

Haarlem está próxima da capital e é conhecida como cidades das flores. Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda e está localizada no centro do país. Eindhoven é a quinta em tamanho e é famosa por indústrias e tecnologia.

Por último, Maastricht faz quase fronteira com a Bélgica e a Alemanha, apresentando assim uma ampla comunidade internacional. Para saber tudo sobre essas cidades, confira um artigo especial sobre as cidades mais baratas da Holanda para morar.

Imperdível => Passeios em Amsterdam

 

Segurança na Holanda

Ruas de Amsterdam
Caminhar pelas ruas sem se preocupar com a segurança é um privilégio de quem escolhe a Holanda para viver.

Em geral, morar na Holanda é bastante tranquilo. Você não vê tantos assaltos, roubos, assassinatos, vandalismo, violência em geral ou outras notícias ruins com a frequência que vemos nos noticiários brasileiros.

Por contar com uma política, economia, cultura e educação bem desenvolvidas, o país se destaca como referência de segurança na Europa e no mundo. Segundo um relatório recente, a Holanda está entre os 10 países mais pacíficos do mundo, por exemplo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Além disso, quase 20 prisões fecharam as suas portas nos últimos anos devido à intensa redução da população carcerária. Com esses dados você já deve imaginar como é gostoso viver no país sem grandes preocupações.

A Holanda também é famosa por sua tolerância com a comunidade LGTB, legalização do aborto, da maconha e outras práticas que inserem pautas importantes e acolhem toda a população, inclusive refugiados e pessoas menos privilegiadas.  Confira também mais destinos amigáveis para LGBT+.

Apesar disso, problemas com segurança são um risco em qualquer lugar do mundo e a Holanda não é isenta disso. Portanto, é bom ficar sempre esperto, especialmente em meio a aglomerações urbanas – alvos fáceis de furtos, roubos e atentados.

Dica => Como usar WhatsApp no exterior

 

Transporte na Holanda

Bicicletas em Amsterdam
Bicicletas são um dos meios de transporte favoritos dos holandeses.

Entre as informações mais importantes sobre como é viver na Holanda está o transporte público, que funciona muito bem e inclui trens, ônibus, bondes elétricos, metrôs e balsas.

Raramente presenciamos atrasos ou falhas nos serviços. Leia as dicas de roteiro de trem na Holanda e roteiro de carro na Holanda.

No entanto, o transporte é um pouco mais caro quando comparado aos outros países europeus, inclusive vizinhos. Se você já visitou Amsterdam e Berlim usando transporte público, por exemplo, vai notar uma grande diferença nos valores dos tickets.

Apesar da alta taxa de impostos encarecer o transporte público na Holanda, o país oferece um serviço de alta qualidade para os usuários. E o transporte privado? Bicicletas, carros e táxis são as opções mais cotidianas.

   
   

Com ciclovias em todos (ou quase todos) os lugares, as bicicletas ganham espaço e atenção no trânsito, facilitando o deslocamento a curtas distâncias, a saúde e o próprio bolso. Já os carros e táxis são as opções mais caras e confortáveis de locomoção.

Se você quer saber mais sobre o transporte no país e, de quebra, contar com algumas dicas para economizar na sua viagem ou moradia na capital, confira este artigo sobre como se locomover em Amsterdam.

Prepare-se => Dicas da Holanda

 

Custo para viver na Holanda

Amsterdam arquitetura
Bancar o aluguel de um apartamento é um dos itens mais caros do custo de vida na Holanda.

O custo de vida na Holanda desanima muita gente que deseja viver no país. Afinal, eles são altos e, dependendo da cidade, podem exceder os limites do orçamento e causar algumas frustrações.

O item que mais pesa no bolso é a moradia. Aluguel ou compra de imóvel na Holanda costuma ser caro, sobretudo em cidades grandes e turísticas como Amsterdam, Roterdã e Haia. Após a moradia, vem educação, transporte, saúde e alimentação.

Mas para entender o custo de vida não adianta converter o euro para o real. É preciso levar em conta o salário mínimo e o poder de compra também. Veja quanto uma pessoa ganha no Brasil e quanto ganha na Holanda antes de fazer qualquer conclusão.

O salário mínimo atual na Holanda é de € 1.615,80. Com um pouco mais desse valor é possível que uma pessoa se mantenha em uma cidade pequena ou mais afastada do centro das grandes cidades (nada muito luxuoso).

Com planejamento e organização é possível criar uma boa estrutura de receitas e gastos para viver na Holanda. Para saber tudo sobre as despesas médias de aluguel, alimentação, transporte, educação e saúde no país, confira este outro artigo que preparei somente sobre o custo de vida na Holanda.

Economia => Qual moeda levar para a Holanda?

 

Trabalho na Holanda

Viver na Holanda
Profissionais de TI costumam ter boas opções de trabalho na Holanda.

Trabalhar na Holanda é o sonho de muitas pessoas. O país oferece ótimas oportunidades de emprego nas mais diversas áreas e uma boa estrutura para receber imigrantes, garantindo uma boa qualidade de vida a todos.

Além disso, a economia do país é estável e o mercado de trabalho bem aquecido. O nível de desemprego atingiu 3,4% em fevereiro de 2019, por exemplo, confiando uma baixa taxa de desempregados no país.

Entre as áreas que mais empregam estrangeiros no país estão: Tecnologia da Informação (TI), Engenharia, Petróleo e Gás, Publicidade e Marketing. Muitos brasileiros trabalham no ramo de tecnologia, por exemplo.

Para encontrar trabalho, vale a pena usar o LinkedIn (com um perfil em inglês), agências (Randstad, Manpower e Uitzend Bureau) e sites de emprego (Nationale Vacaturebank, Intermediair, Indeed etc.). É necessário visto de trabalho para trabalhar na Holanda.

Como ter? => Internet na Holanda

 

Intercâmbio na Holanda

Au Pair Holanda
Trabalhar como au pair é uma opção para quem quer viver na Holanda.

Se você quer saber se vale realmente a pena viver na Holanda, nada como a experiência de fazer um intercâmbio. Eu sou meio suspeita para falar, já que faço intercâmbio (au pair) em uma cidade próxima de Eindhoven (sul do país).

Entre as principais opções de intercâmbio se destacam: programa de au pair, graduação, mestrado e especialização. Veja todos os tipos de intercâmbio que existem.

A Holanda é famosa por ser um dos países de língua não inglesa que oferece uma alta quantidade de cursos em inglês. Isso facilita muito a vida dos estudantes não holandeses que desejam estudar no país.

   
   

Por isso, a internacionalização da Holanda é algo que pode ser vivenciado diariamente. Cidades como Maastricht e Utrecht, por exemplo, possuem uma ampla comunidade de estudantes internacionais.

Se você deseja estudar na Holanda por um determinado período, vale a pena investir no inglês (e em alguns casos no holandês) e cumprir os requisitos do programa de intercâmbio que você deseja fazer.

Descubra => Feriados na Holanda

 

Vistos para Holanda

Para viver na Holanda por mais de 90 dias (período de turismo), é necessário contar com um visto de longa duração. Esse tipo de visto é conhecido como MVV (Machtiging tot Voorlopig Verblijf em holandês).

Ele autoriza a residência temporária de pessoas que não possuem cidadania europeia e pode ser solicitado para fins de estudo (graduação, mestrado ou especialização), trabalho, partner, casamento, au pair, intercâmbio cultural e negócios.

Todos os pedidos de visto são processados pelo Serviço de Imigração e Naturalização (IND) da Holanda. Há uma série de requisitos específicos para cada um.

Viver no país envolve atender diversas burocracias, conhecer os seus direitos como imigrante e vivenciar novas experiências. Se você se sente preparado para essa nova etapa, chega o momento de tomar a decisão. Saiba tudo sobre visto para Holanda.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

Como acertar na decisão de viver na Holanda?

Moinho na Holanda
Moinho holandês, um dos símbolos da cultura local.

Se mudar para Holanda é uma decisão grande, independentemente se você está indo sozinho, com seu parceiro ou acompanhado de sua família. Para acertar na escolha, pesquise muito antes e reúna todas as informações possíveis.

Assim, você conta com um conhecimento que será extremamente importante para a sua decisão final. Além disso, evite tomar como base as experiências das outras pessoas. Lembre-se que cada pessoa tem necessidades e preferências diferentes.

Por isso, tenha todas as informações em mãos e decida o que é melhor para você. O país é incrível e você pode desfrutar de experiências transformadoras ao viver na Holanda também.

Gostou das dicas? Deixe a sua opinião ou dúvida nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

Ana, 25 anos, é gestora ambiental no diploma e redatora no dia a dia. Apaixonada por diferentes culturas, já morou na Espanha, na Bélgica, e hoje mora na Holanda. Ama viajar, escrever e viver novas aventuras, além de sonhar acordada e rir sozinha.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Rembrandt Aquino

    Ana Paula, li as suas informações e parabenizo-a pela coragem de, com apenas 25 anos de idade residir na Holanda, país do meu homônimo Rembrandt Van Rijn, o mestre do "claro escuro". Conheci várias cidades da Holanda acompanhado da minha fiel escudeira, Vera Lúcia, minha esposa. Tenho 76 anos de idade, ela com 70 e adoramos viajar, faltando apenas conhecermos a Rússia, Suécia, Noruega, Irlanda, Dinamarca.