Vale a pena viver na Holanda? Vantagens e desvantagens
Pensando em viver na Holanda e curioso para saber se vale a pena morar no país? Após este artigo provavelmente você se sentirá mais preparado para tomar a decisão.
Não é novidade que existem muitos brasileiros na Holanda. Na verdade, há imigrantes de todos os cantos do mundo no país. E o motivo é simples: ele oferece uma ótima infraestrutura para a sua população. Logo, quem procura por alta qualidade de vida não pensa duas vezes ao escolher a Holanda como segunda casa.
Ao longo da leitura você vai entender como é viver no país, quais as melhores cidades para morar, como funciona a segurança, custo de vida, trabalho e vistos para permanecer legalmente no país. Preparado? Então, vamos lá!
Planeje sua viagem => Hospedagem na Holanda
Seguro viagem Holanda: cobertura completa »
Neste artigo você vai ver:
- Como é morar na Holanda?
- Melhores cidades para viver no país
- Segurança na Holanda
- Transporte na Holanda
- Custo para viver na Holanda
- Trabalho na Holanda
- Intercâmbio na Holanda
- Vistos para Holanda
- Como acertar na decisão de viver na Holanda?
- Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Holanda
- Melhores passeios na Holanda
- Chip de internet na Holanda
- Seguro viagem na Holanda
Como é morar na Holanda?
Viver na Holanda, seja na capital Amsterdam ou outras cidades como Rotterdam, é uma experiência única que vale muito a pena se você gosta da ideia de ter uma ótima qualidade de vida e conhecer novos lugares, pessoas, cultura e idioma.
Mas assim como em qualquer país da Europa, a mudança requer adaptação. Afinal, nem tudo são tulipas, não é mesmo?
CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Melhores cidades para viver no país
- Amsterdam
- Roterdã
- Haia
- Amstelveen
- Haarlem
- Utrecht
- Eindhoven
- Maastricht
A Holanda, de norte a sul, possui cidades muito bonitas e planejadas. As cidades da Holanda, em geral são bem seguras, oferecem transporte acessível, oportunidades de trabalho, educação e lazer.
Já as melhores cidades para morar na Holanda são consideradas mais globalizadas, com alto número de imigrantes e facilidades no dia a dia (meios de transporte, mercados, farmácias, hospitais, escolas, lojas etc.).
Amsterdam é a capital e a maior cidade da Holanda. Roterdã é a segunda maior cidade e considerada a mais moderna. Haia é a terceira maior cidade e sede do governo holandês. Amstelveen faz parte da região metropolitana de Amsterdam.
Haarlem está próxima da capital e é conhecida como cidades das flores. Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda e está localizada no centro do país. Eindhoven é a quinta em tamanho e é famosa por indústrias e tecnologia.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Por último, Maastricht faz quase fronteira com a Bélgica e a Alemanha, apresentando assim uma ampla comunidade internacional. Para saber tudo sobre essas cidades, confira um artigo especial sobre as cidades mais baratas da Holanda para viver.
Segurança na Holanda
Em geral, morar na Holanda é bastante tranquilo. Você não vê tantos assaltos, roubos, assassinatos, vandalismo, violência em geral ou outras notícias ruins com a frequência que vemos nos noticiários brasileiros.
Por contar com uma política, economia, cultura e educação bem desenvolvidas, o país se destaca como referência de segurança na Europa e no mundo. Segundo um relatório recente, a Holanda está entre os 10 países mais pacíficos do mundo, por exemplo.
Além disso, quase 20 prisões fecharam as suas portas nos últimos anos devido à intensa redução da população carcerária. Com esses dados você já deve imaginar como é gostoso viver no país sem grandes preocupações.
A Holanda também é famosa por sua tolerância com a comunidade LGTB, legalização do aborto, da maconha e outras práticas que inserem pautas importantes e acolhem toda a população, inclusive refugiados e pessoas menos privilegiadas.
Apesar disso, problemas com segurança são um risco em qualquer lugar do mundo e a Holanda não é isenta disso. Portanto, é bom ficar sempre esperto, especialmente em meio a aglomerações urbanas – alvos fáceis de furtos, roubos e atentados.
Transporte na Holanda
Entre as informações mais importantes sobre como é viver na Holanda está o transporte público, que funciona muito bem e inclui trens, ônibus, bondes elétricos, metrôs e balsas.
Raramente presenciamos atrasos ou falhas nos serviços. Leia as dicas de roteiro de trem na Holanda e roteiro de carro na Holanda.
No entanto, o transporte é um pouco mais caro quando comparado aos outros países europeus, inclusive vizinhos. Se você já visitou Amsterdam e Berlim usando transporte público, por exemplo, vai notar uma grande diferença nos valores dos tickets.
Apesar da alta taxa de impostos encarecer o transporte público na Holanda, o país oferece um serviço de alta qualidade para os usuários. E o transporte privado? Bicicletas, carros e táxis são as opções mais cotidianas.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Com ciclovias em todos (ou quase todos) os lugares, as bicicletas ganham espaço e atenção no trânsito, facilitando o deslocamento a curtas distâncias, a saúde e o próprio bolso. Já os carros e táxis são as opções mais caras e confortáveis de locomoção.
Se você quer saber mais sobre o transporte no país e, de quebra, contar com algumas dicas para economizar na sua viagem ou moradia na capital, confira este artigo sobre como se locomover em Amsterdam.
Custo para viver na Holanda
O custo de vida na Holanda desanima muita gente que deseja viver no país. Afinal, eles são altos e, dependendo da cidade, podem exceder os limites do orçamento e causar algumas frustrações.
O item que mais pesa no bolso é a moradia. Aluguel ou compra de imóvel na Holanda costuma ser caro, sobretudo em cidades grandes e turísticas como Amsterdam, Rotterdam e Haia. Após a moradia, vem educação, transporte, saúde e alimentação.
Mas para entender o custo de vida não adianta converter o euro para o real. É preciso levar em conta o salário mínimo e o poder de compra também. Veja quanto uma pessoa ganha no Brasil e quanto ganha na Holanda antes de fazer qualquer conclusão.
O salário mínimo atual na Holanda é de € 1.615,80. Com um pouco mais desse valor é possível que uma pessoa se mantenha em uma cidade pequena ou mais afastada do centro das grandes cidades (nada muito luxuoso).
Com planejamento e organização é possível criar uma boa estrutura de receitas e gastos para viver na Holanda. Para saber tudo sobre as despesas médias de aluguel, alimentação, transporte, educação e saúde no país, confira este outro artigo que preparei somente sobre o custo para viver na Holanda.
Trabalho na Holanda
Trabalhar na Holanda é o sonho de muitas pessoas. O país oferece ótimas oportunidades de emprego nas mais diversas áreas e uma boa estrutura para receber imigrantes, garantindo uma boa qualidade de vida a todos.
Além disso, a economia do país é estável e o mercado de trabalho bem aquecido. O nível de desemprego atingiu 3,4% em fevereiro de 2019, por exemplo, confiando uma baixa taxa de desempregados no país.
Entre as áreas que mais empregam estrangeiros no país estão: Tecnologia da Informação (TI), Engenharia, Petróleo e Gás, Publicidade e Marketing. Muitos brasileiros trabalham no ramo de tecnologia, por exemplo.
Para encontrar trabalho, vale a pena usar o LinkedIn (com um perfil em inglês), agências (Randstad, Manpower e Uitzend Bureau) e sites de emprego (Nationale Vacaturebank, Intermediair, Indeed etc.). É necessário visto de trabalho para trabalhar na Holanda.
Intercâmbio na Holanda
Se você quer saber se vale realmente a pena viver na Holanda, nada como a experiência de fazer um intercâmbio. Eu sou meio suspeita para falar, já que faço intercâmbio (au pair) em uma cidade próxima de Eindhoven (sul do país).
Entre as principais opções de intercâmbio se destacam: programa de au pair, graduação, mestrado e especialização.
A Holanda é famosa por ser um dos países de língua não inglesa que oferece uma alta quantidade de cursos em inglês. Isso facilita muito a vida dos estudantes não holandeses que desejam estudar no país.
Por isso, a internacionalização da Holanda é algo que pode ser vivenciado diariamente. Cidades como Maastricht e Utrecht, por exemplo, possuem uma ampla comunidade de estudantes internacionais.
Se você deseja estudar na Holanda por um determinado período, vale a pena investir no inglês (e em alguns casos no holandês) e cumprir os requisitos do programa de intercâmbio que você deseja fazer.
Vistos para Holanda
Para viver na Holanda por mais de 90 dias (período de turismo), é necessário contar com um visto de longa duração. Esse tipo de visto é conhecido como MVV (Machtiging tot Voorlopig Verblijf em holandês).
Ele autoriza a residência temporária de pessoas que não possuem cidadania europeia e pode ser solicitado para fins de estudo (graduação, mestrado ou especialização), trabalho, partner, casamento, au pair, intercâmbio cultural e negócios.
Todos os pedidos de visto são processados pelo Serviço de Imigração e Naturalização (www.ind.nl) da Holanda. Há uma série de requisitos específicos para cada um.
Viver no país envolve atender diversas burocracias, conhecer os seus direitos como imigrante e vivenciar novas experiências. Se você se sente preparado para essa nova etapa, chega o momento de tomar a decisão.
Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »
Como acertar na decisão de viver na Holanda?
Se mudar para Holanda é uma decisão grande, independentemente se você está indo sozinho, com seu parceiro ou acompanhado de sua família. Para acertar na escolha, pesquise muito antes e reúna todas as informações possíveis.
Assim, você conta com um conhecimento que será extremamente importante para a sua decisão final. Além disso, evite tomar como base as experiências das outras pessoas. Lembre-se que cada pessoa tem necessidades e preferências diferentes.
Por isso, tenha todas as informações em mãos e decida o que é melhor para você. O país é incrível e você pode desfrutar de experiências transformadoras ao viver na Holanda também.
Gostou das dicas? Deixe a sua opinião ou dúvida nos comentários!
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Holanda
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Holanda? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Holanda para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Holanda. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Holanda, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Holanda. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Holanda, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios na Holanda
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Holanda, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet na Holanda
Ter um chip de celular na Holanda com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Holanda.
Seguro viagem na Holanda
Contratar um seguro viagem para a Holanda é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não serÔ publicado. Campos obrigatórios são marcados com *