13 curiosidades da Holanda: cultura e fatos interessantes

por Ana Paula Zanibão
4.8/5 - (5 votes)

13 curiosidades da Holanda: cultura e fatos interessantes

Quer conhecer algumas curiosidades da Holanda antes de visitar ou morar no país? Essa é uma ótima iniciativa, pois nada como um mergulho na cultura, história e hábitos interessantes antes de pisar na terra dos moinhos de vento e das tulipas.

A Holanda, também conhecida como Países Baixos (Nederland, em holandês), é uma das nações com melhor qualidade de vida da Europa. Valores como tolerância, igualdade e comunicação fazem parte do dia a dia dos holandeses e, claro, chamam a atenção de muitos turistas.

Para saber mais sobre esse país tão pequeno em território, mas grande em costumes e fatos sobre a Holanda, coisas estranhas, lendas e como são os holandeses continue a leitura e divirta-se!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Holanda

Melhor seguro para viajar na Holanda »

O que você precisa saber sobre a Holanda

Comida, transporte, valores, segurança, enfim, são muitos os aspectos que fazem da Holanda um destino especial. Dá uma olhada na lista de curiosidades a seguir e entenda cada uma delas mais adiante:

  1. Um universo de bicicletas
  2. A típica dieta do pão e batata
  3. A comunicação simples e direta
  4. Os moinhos de vento
  5. O encanto das tulipas
  6. Igualdade e tolerância
  7. Crise penitenciária
  8. Ausência de cachorros nas ruas
  9. Dividindo a conta
  10. Natal sem Papel Noel
  11. A relação com Nova Iorque
  12. O famoso Koningsdag
  13. Festas, festivais e muita energia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios da Holanda »

1) Um universo de bicicletas

Meios de transporte da Holanda
Bicicleta é o principal meio de transporte na Holanda.

Há anos a Holanda lidera a lista de países com maior número de bicicletas por habitante no mundo. Isso porque 9 de cada 10 pessoas usam a bicicleta como meio de transporte principal no país, seja para ir ao trabalho ou para passear a lazer.

Ao visitar as cidades holandesas, você se dará conta que são muitas bicicletas na rua, nas calçadas, nas garagens e estacionadas; mostrando que existem ciclistas por toda a parte. E o melhor é que as leis de trânsito se aplicam para eles também.

Assim, fica tudo organizado tanto para os ciclistas quanto para os motoristas e pedestres. Quer saber na prática como é? Alugue uma bicicleta durante a sua viagem e descubra a Holanda sob uma perspectiva diferente!

2) A típica dieta do pão e batata

A maioria dos europeus vive a base de pão e batata, certo? Isso não é diferente na Holanda, pois a população segue a regra uma típica dieta do carboidrato. Quer conhecer melhor a gastronomia do Velho Continente? Então, descubra quais são os melhores restaurantes da Europa.

No café da manhã, geralmente come-se pão com margarina e hagelslag (chocolate granulado); no almoço, pão com frios e salada (sanduíche) ou batata frita (acompanhada geralmente de maionese, cebola picada e ketchup ou curry).

Para terminar o dia, em um típico jantar holandês é servida uma refeição balanceada (carne e salada), com batatas e algumas vezes pão (caso das sopas).

Pão e batata geralmente fazem parte das refeições holandesas. Ao viajar, não deixe de provar os pratos típicos holandeses e se deliciar com a gastronomia local!

3) Os moinhos de vento

Lugares para conhecer na Holanda
Moinhos de vento em Kinderdjk são reconhecidos como patrimônio da humanidade.

Não é novidade que os moinhos de vento são um símbolo na Holanda, mas você sabe o motivo? Antigamente eles eram usados para muitas funções, desde drenagem de água até moagem de grãos e serragem de madeira.

Diretamente, os moinhos colaboraram para o cultivo de terras e para a riqueza do país. Você pode ver esses grandes monumentos espalhados pelo país, inclusive em Kinderdijk, um local reconhecido pela Unesco com 19 moinhos de vento. Essa é uma das curiosidades da Holanda que você pode ver de perto e, de repente, até entrar, pois alguns deles são abertos à visita.

4) O encanto das tulipas

Símbolo nacional da Holanda
Mar de Tulipas em Keukenhof é um marco turístico da Holanda.

Você sabia que a Holanda é a terra das tulipas? As flores foram trazidas do Império Otomano no século XVI e adotadas como flor nacional tempos depois.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O país é sede do maior parque de tulipas do mundo, o Keukenhof (saiba tudo aqui). Ao todo, cerca de sete milhões de tulipas florescem anualmente no local; não é à toa que essa beleza atrai turistas do mundo inteiro. O país se renova na primavera acompanhado de uma paisagem colorida e vibrante!

As tulipas desabrocham geralmente entre meados de abril até meados de maio. Se você viajar nessa época, não esqueça de reservar os ingressos sem fila para o Keukenhof.

5) A comunicação simples e direta

Os holandeses têm a fama de serem frios por usarem uma comunicação simples e direta, seja com seus conhecidos ou desconhecidos. Eles não rodeiam para falar alguma coisa, vão direto ao ponto sem perder tempo. Conheça melhor o país montando um roteiro para viajar na Holanda.

Para muitas pessoas isso pode parecer rude, mas na verdade é só uma forma interessante de levar uma vida mais leve e prática. Assim, a transparência na comunicação faz parte de uma das curiosidades da Holanda. Não custa ressaltar que os holandeses são abertos, receptivos, educados e descontraídos.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

6) Igualdade e tolerância

Manifestações populares na Holanda
Parada gay é um grande evento em Amsterdã | Foto: Alf van Beem, via Wikimedia Commons.

Essa aqui talvez não seja novidade para ninguém. A Holanda é reconhecida mundialmente como um país onde a igualdade e tolerância prevalecem. O governo e a população não aceitam discriminação e apoiam uma sociedade igualitária.

A parada LGBT que ocorre em Amsterdã anualmente está entre as melhores paradas gay do mundo, por exemplo. Além disso, o aborto, a prostituição e o consumo de drogas leves são legalizados no país.

Ao caminhar pelas ruas de Amsterdã ou de outras grandes cidades, você poderá ver de perto a atmosfera da qual estamos falando.

7) Crise penitenciária

Uma das curiosidades da Holanda é sobre a crise penitenciária. Afinal, faltam condenados e sobram celas. Isso porque a população carcerária foi reduzida em 43% nos últimos 10 anos. 19 prisões fecharam as portas por conta disso, por exemplo.

Isso traz segurança para a população e para os turistas. O método aplicado nas penitenciárias, no qual é trabalhada a raiz que causou o crime de cada indivíduo, serve de exemplo para outros governos.

E o mais curioso é que antigamente a Holanda tinha uma das maiores populações carcerárias da Europa. Já hoje, a relação é de 57 condenados para cada 100 mil habitantes. Muito interessante!

8) Ausência de cachorros nas ruas

Diferente do Brasil, não existem cachorros abandonados nas ruas da Holanda. Esse fato resultou no título de primeiro país sem cães abandonados no mundo. E quer saber o melhor? Nenhum animalzinho foi sacrificado para isso.

O governo aplicou leis muito rígidas para quem abandona cães, com multas que chegam a milhares de euros, além de campanhas de castração e conscientização. Isso, sem contar, as altas taxas de impostos para aqueles que compram cachorros de raça.

Desse modo, a Holanda serve de exemplo para milhares de países que lutam contra essa crueldade diariamente.

9) Dividindo a conta

O que fazer na Holanda
Na Holanda é cultural rachar a conta em qualquer situação.

Se você viaja bastante ou se interessa por fazer um roteiro para viajar na Europa, já pode até ter escutado alguém citando o “estilo holandês” na hora de pagar a conta no restaurante. Isso porque na Holanda é comum dividir a conta, independentemente do gênero.

Homens e mulheres são tratados com igualdade no país. Portanto, eles possuem as mesmas responsabilidades e deveres. Então, é esperado que um grupo de amigos, familiares ou mesmo casal dividam a conta. Portanto, evite constrangimento e já se prepare para pagar a sua parte ao sair com uma ou mais pessoas holandesas!

10) Natal sem Papel Noel

Festas tradicionais na Holanda
Dia de São Nicolau na Holanda | Foto: MarkDB, via Wikimedia Commons.

Já pensou em Natal sem Papai Noel? Essa é mais uma das curiosidades da Holanda, pois por mais que o Natal seja celebrado no dia 25 de dezembro, é comum que a grande festa seja no dia 5 de dezembro – dia de São Nicolau (Sinterklass, em holandês).

Esse Santo é lembrado por ser bonzinho com as crianças que foram boas durante o ano e malvado com as crianças malcriadas, onde ele as coloca num saco e leva para a Espanha. Um pouco diferente do nosso Papai Noel.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Por isso, o dia 5 de dezembro é o dia oficial da troca de presentes, amigo oculto, jantar e união em família; enquanto a data de 25 de dezembro é mais calmo (geralmente só jantar).

   

11) A relação com Nova York

Muita gente não sabe, mas a “Big Apple” pertencia aos holandeses. Eles a chamaram de Nova Amsterdã em 1625 e, anos depois, já em 1664, a cidade caiu nas mãos dos ingleses e passou a ser chamada de Nova York.

Se você estiver conversando com algum holandês sobre o assunto, provavelmente vai ouvir a pessoa te explicar melhor essa relação e a história. Alguns se orgulham do evento, já outros não ligam tanto para o tema. No final das contas, os holandeses gostam de serem lembrados por esse acontecimento histórico.

12 ) O famoso Koningsdag

Principais feriados da Europa
Vitrines ficam lotadas de artigos da cor laranja no dia | Foto: Donald Trung, via Wikimedia Commons.

O principal entre os feriados na Holanda é o Dia do Rei (Koningsdag). Nessa data, o país comemora em grande estilo a monarquia e todas as cidades se enchem de mercados livres (tipo as nossas barraquinhas), performances e shows.

Todos vestem laranja nesse dia, inclusive a decoração das cidades segue a mesma cor. Amsterdã, em especial, vira palco de uma grande festa de rua. Os canais ficam cheios de pessoas festejando dentro dos barcos e é um grande espetáculo!

Se a sua viagem coincidir com o Dia de Rei (em 2019, ocorreu no dia 27 de abril), não deixe de sair pelas ruas e se divertir com a tradição holandesa!

13) Festas, festivais e muita energia

Falando em feriado, a Holanda é palco de festas, festivais e muita energia boa! Afinal, os holandeses sabem como fazer boas festas. Na verdade, até se assemelham a nós brasileiros, por curtirem boa música, bons drinks, bom ambiente, enfim, boa vibração!

Grandes festivais ocorrem no verão e pequenas festas ocorrem diariamente (ou pelo menos todo final de semana). Geralmente tudo é muito organizado sendo que as baladas começam a partir das 23h e vão até às 5h da manhã. Em dúvida sobre a época da viagem? Confira dicas de quando é melhor viajar para a Holanda.

Essa é uma das curiosidades da Holanda para quem é mais animado e adora se divertir em festas, festivais e eventos em geral. E você, vai ficar de fora dessa?

Fatos interessantes da Holanda

Após a leitura é provável que, quando você ver moinhos de vento, tulipas, bicicletas ou até roupas e acessórios laranjas, já vai automaticamente lembrar de uma ou mais curiosidades da Holanda. Saiba também como funciona o aluguel de carro na Holanda.

O país é um destino maravilhoso para quem gosta de história, lazer e diversidade. Por isso, aproveite a sua viagem e mergulhe em um destino rico em cultura, costumes e fatos interessantes!

E você, está com planos de viajar para a Europa? Gostou das curiosidades da Holanda? Tire suas dúvidas nos comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

Ana, 25 anos, é gestora ambiental no diploma e redatora no dia a dia. Apaixonada por diferentes culturas, já morou na Espanha, na Bélgica, e hoje mora na Holanda. Ama viajar, escrever e viver novas aventuras, além de sonhar acordada e rir sozinha.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Jessica

    Tenho muita vontade de arrumar um emprego na Holanda e poder dar um futuro melhor pra minha filha, mas é ruim pq alem de nao saber falar holandês eu nao conheço nenhum brasileiro que mora lá. Alguem pode me informar como me organizar para fazer essa mudança radical?