13 curiosidades da Holanda: cultura e fatos interessantes

13 curiosidades da Holanda: cultura e fatos interessantes

Quer conhecer algumas curiosidades da Holanda antes de visitar ou morar no país? Essa é uma ótima iniciativa, pois nada como um mergulho na cultura, história e hábitos interessantes antes de pisar na terra dos moinhos de vento e das tulipas.

A Holanda, também conhecida como Países Baixos (Nederland, em holandês), é uma das nações com melhor qualidade de vida da Europa. Valores como tolerância, igualdade e comunicação fazem parte do dia a dia dos holandeses e, claro, chamam a atenção de muitos turistas.

Para saber mais sobre esse país tão pequeno em território, mas grande em costumes e fatos sobre a Holanda, coisas estranhas, lendas e como são os holandeses continue a leitura e divirta-se!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Holanda

Melhor seguro para viajar na Holanda »

 

O que você precisa saber sobre a Holanda

Comida, transporte, valores, segurança, enfim, são muitos os aspectos que fazem da Holanda um destino especial. Dá uma olhada na lista de curiosidades a seguir e entenda cada uma delas mais adiante:

  1. Um universo de bicicletas
  2. A típica dieta do pão e batata
  3. A comunicação simples e direta
  4. Os moinhos de vento
  5. O encanto das tulipas
  6. Igualdade e tolerância
  7. Crise penitenciária
  8. Ausência de cachorros nas ruas
  9. Dividindo a conta
  10. Natal sem Papel Noel
  11. A relação com Nova Iorque
  12. O famoso Koningsdag
  13. Festas, festivais e muita energia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios da Holanda »

 

1) Um universo de bicicletas

Meios de transporte da Holanda
Bicicleta é o principal meio de transporte na Holanda.

Há anos a Holanda lidera a lista de países com maior número de bicicletas por habitante no mundo. Isso porque 9 de cada 10 pessoas usam a bicicleta como meio de transporte principal no país, seja para ir ao trabalho ou para passear a lazer.

Ao visitar as cidades holandesas, você se dará conta que são muitas bicicletas na rua, nas calçadas, nas garagens e estacionadas; mostrando que existem ciclistas por toda a parte. E o melhor é que as leis de trânsito se aplicam para eles também.

Assim, fica tudo organizado tanto para os ciclistas quanto para os motoristas e pedestres. Quer saber na prática como é? Alugue uma bicicleta durante a sua viagem e descubra a Holanda sob uma perspectiva diferente!

Conheça => Excursão de bicicleta em Amsterdã

 

2) A típica dieta do pão e batata

O que comer na Holanda
Boa e velha batata frita é presença garantida na mesa de um holandês.

A maioria dos europeus vive a base de pão e batata, certo? Isso não é diferente na Holanda, pois a população segue a regra uma típica dieta do carboidrato. Quer conhecer melhor a gastronomia do Velho Continente? Então, descubra quais são os melhores restaurantes da Europa.

No café da manhã, geralmente come-se pão com margarina e hagelslag (chocolate granulado); no almoço, pão com frios e salada (sanduíche) ou batata frita (acompanhada geralmente de maionese, cebola picada e ketchup ou curry).

Para terminar o dia, em um típico jantar holandês é servida uma refeição balanceada (carne e salada), com batatas e algumas vezes pão (caso das sopas).

Pão e batata geralmente fazem parte das refeições holandesas. Ao viajar, não deixe de provar os pratos típicos holandeses e se deliciar com a gastronomia local!

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

3) Os moinhos de vento

Lugares para conhecer na Holanda
Moinhos de vento em Kinderdjk são reconhecidos como patrimônio da humanidade.

Não é novidade que os moinhos de vento são um símbolo na Holanda, mas você sabe o motivo? Antigamente eles eram usados para muitas funções, desde drenagem de água até moagem de grãos e serragem de madeira.

Diretamente, os moinhos colaboraram para o cultivo de terras e para a riqueza do país. Você pode ver esses grandes monumentos espalhados pelo país, inclusive em Kinderdijk, um local reconhecido pela Unesco com 19 moinhos de vento. Essa é uma das curiosidades da Holanda que você pode ver de perto e, de repente, até entrar, pois alguns deles são abertos à visita.

 

4) O encanto das tulipas

Símbolo nacional da Holanda
Mar de Tulipas em Keukenhof é um marco turístico da Holanda.

Você sabia que a Holanda é a terra das tulipas? As flores foram trazidas do Império Otomano no século XVI e adotadas como flor nacional tempos depois.

O país é sede do maior parque de tulipas do mundo, o Keukenhof (saiba tudo aqui). Ao todo, cerca de sete milhões de tulipas florescem anualmente no local; não é à toa que essa beleza atrai turistas do mundo inteiro. O país se renova na primavera acompanhado de uma paisagem colorida e vibrante!

As tulipas desabrocham geralmente entre meados de abril até meados de maio. Se você viajar nessa época, não esqueça de reservar os ingressos sem fila para o Keukenhof.

 

5) A comunicação simples e direta

Dicas para viajar para a Holanda
Holandeses podem parecer frios, mas são extremamente receptivos.

Os holandeses têm a fama de serem frios por usarem uma comunicação simples e direta, seja com seus conhecidos ou desconhecidos. Eles não rodeiam para falar alguma coisa, vão direto ao ponto sem perder tempo. Conheça melhor o país montando um roteiro para viajar na Holanda.

Para muitas pessoas isso pode parecer rude, mas na verdade é só uma forma interessante de levar uma vida mais leve e prática. Assim, a transparência na comunicação faz parte de uma das curiosidades da Holanda. Não custa ressaltar que os holandeses são abertos, receptivos, educados e descontraídos.

 

   

6) Igualdade e tolerância

Manifestações populares na Holanda
Parada gay é um grande evento em Amsterdã | Foto: Alf van Beem, via Wikimedia Commons.

Essa aqui talvez não seja novidade para ninguém. A Holanda é reconhecida mundialmente como um país onde a igualdade e tolerância prevalecem. O governo e a população não aceitam discriminação e apoiam uma sociedade igualitária.

A parada LGBT que ocorre em Amsterdã anualmente está entre as melhores paradas gay do mundo, por exemplo. Além disso, o aborto, a prostituição e o consumo de drogas leves são legalizados no país.

Ao caminhar pelas ruas de Amsterdã ou de outras grandes cidades, você poderá ver de perto a atmosfera da qual estamos falando.

 

7) Crise penitenciária

Países mais seguros da Europa
Holanda atualmente é um dos países mais seguros da Europa.

Uma das curiosidades da Holanda é sobre a crise penitenciária. Afinal, faltam condenados e sobram celas. Isso porque a população carcerária foi reduzida em 43% nos últimos 10 anos. 19 prisões fecharam as portas por conta disso, por exemplo.

Isso traz segurança para a população e para os turistas. O método aplicado nas penitenciárias, no qual é trabalhada a raiz que causou o crime de cada indivíduo, serve de exemplo para outros governos.

E o mais curioso é que antigamente a Holanda tinha uma das maiores populações carcerárias da Europa. Já hoje, a relação é de 57 condenados para cada 100 mil habitantes. Muito interessante!

 

8) Ausência de cachorros nas ruas

Pontos positivos da Holanda
Na Holanda os cãezinhos têm seus donos e um lar.

Diferente do Brasil, não existem cachorros abandonados nas ruas da Holanda. Esse fato resultou no título de primeiro país sem cães abandonados no mundo. E quer saber o melhor? Nenhum animalzinho foi sacrificado para isso.

O governo aplicou leis muito rígidas para quem abandona cães, com multas que chegam a milhares de euros, além de campanhas de castração e conscientização. Isso, sem contar, as altas taxas de impostos para aqueles que compram cachorros de raça.

Desse modo, a Holanda serve de exemplo para milhares de países que lutam contra essa crueldade diariamente.

 

9) Dividindo a conta

O que fazer na Holanda
Na Holanda é cultural rachar a conta em qualquer situação.

Se você viaja bastante ou se interessa por fazer um roteiro para viajar na Europa, já pode até ter escutado alguém citando o “estilo holandês” na hora de pagar a conta no restaurante. Isso porque na Holanda é comum dividir a conta, independentemente do gênero.

Homens e mulheres são tratados com igualdade no país. Portanto, eles possuem as mesmas responsabilidades e deveres. Então, é esperado que um grupo de amigos, familiares ou mesmo casal dividam a conta. Portanto, evite constrangimento e já se prepare para pagar a sua parte ao sair com uma ou mais pessoas holandesas!

 

10) Natal sem Papel Noel

Festas tradicionais na Holanda
Dia de São Nicolau na Holanda | Foto: MarkDB, via Wikimedia Commons.

Já pensou em Natal sem Papai Noel? Essa é mais uma das curiosidades da Holanda, pois por mais que o Natal seja celebrado no dia 25 de dezembro, é comum que a grande festa seja no dia 5 de dezembro – dia de São Nicolau (Sinterklass, em holandês).

Esse Santo é lembrado por ser bonzinho com as crianças que foram boas durante o ano e malvado com as crianças malcriadas, onde ele as coloca num saco e leva para a Espanha. Um pouco diferente do nosso Papai Noel.

Por isso, o dia 5 de dezembro é o dia oficial da troca de presentes, amigo oculto, jantar e união em família; enquanto a data de 25 de dezembro é mais calmo (geralmente só jantar).

 

   

11) A relação com Nova York

Curiosidades sobre Nova York
Megalópole mundial, Nova York já pertenceu a Holanda.

Muita gente não sabe, mas a “Big Apple” pertencia aos holandeses. Eles a chamaram de Nova Amsterdã em 1625 e, anos depois, já em 1664, a cidade caiu nas mãos dos ingleses e passou a ser chamada de Nova York.

Se você estiver conversando com algum holandês sobre o assunto, provavelmente vai ouvir a pessoa te explicar melhor essa relação e a história. Alguns se orgulham do evento, já outros não ligam tanto para o tema. No final das contas, os holandeses gostam de serem lembrados por esse acontecimento histórico.

 

12 ) O famoso Koningsdag

Principais feriados da Europa
Vitrines ficam lotadas de artigos da cor laranja no dia | Foto: Donald Trung, via Wikimedia Commons.

O principal entre os feriados na Holanda é o Dia do Rei (Koningsdag). Nessa data, o país comemora em grande estilo a monarquia e todas as cidades se enchem de mercados livres (tipo as nossas barraquinhas), performances e shows.

Todos vestem laranja nesse dia, inclusive a decoração das cidades segue a mesma cor. Amsterdã, em especial, vira palco de uma grande festa de rua. Os canais ficam cheios de pessoas festejando dentro dos barcos e é um grande espetáculo!

Se a sua viagem coincidir com o Dia de Rei (em 2019, ocorreu no dia 27 de abril), não deixe de sair pelas ruas e se divertir com a tradição holandesa!

 

13) Festas, festivais e muita energia

Baladas em festas em Amsterdã
Vida noturna em Amsterdã é sempre movimentada.

Falando em feriado, a Holanda é palco de festas, festivais e muita energia boa! Afinal, os holandeses sabem como fazer boas festas. Na verdade, até se assemelham a nós brasileiros, por curtirem boa música, bons drinks, bom ambiente, enfim, boa vibração!

Grandes festivais ocorrem no verão e pequenas festas ocorrem diariamente (ou pelo menos todo final de semana). Geralmente tudo é muito organizado sendo que as baladas começam a partir das 23h e vão até às 5h da manhã. Em dúvida sobre a época da viagem? Confira dicas de quando é melhor viajar para a Holanda.

Essa é uma das curiosidades da Holanda para quem é mais animado e adora se divertir em festas, festivais e eventos em geral. E você, vai ficar de fora dessa?

 

Fatos interessantes da Holanda

Após a leitura é provável que, quando você ver moinhos de vento, tulipas, bicicletas ou até roupas e acessórios laranjas, já vai automaticamente lembrar de uma ou mais curiosidades da Holanda. Saiba também como funciona o aluguel de carro na Holanda.

O país é um destino maravilhoso para quem gosta de história, lazer e diversidade. Por isso, aproveite a sua viagem e mergulhe em um destino rico em cultura, costumes e fatos interessantes!

E você, está com planos de viajar para a Holanda? Tire suas dúvidas nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

Ana, 25 anos, é gestora ambiental no diploma e redatora no dia a dia. Apaixonada por diferentes culturas, já morou na Espanha, na Bélgica, e hoje mora na Holanda. Ama viajar, escrever e viver novas aventuras, além de sonhar acordada e rir sozinha.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Jessica

    Tenho muita vontade de arrumar um emprego na Holanda e poder dar um futuro melhor pra minha filha, mas é ruim pq alem de nao saber falar holandês eu nao conheço nenhum brasileiro que mora lá. Alguem pode me informar como me organizar para fazer essa mudança radical?