7 feriados na Holanda: festas populares e eventos incríveis

por Raquel Araujo
5/5 - (2 votes)

7 feriados na Holanda: festas populares e eventos incríveis

Os feriados na Holanda são poucos, principalmente se comparamos com o Brasil.

Além disso, feriado não é, necessariamente, sinônimo de day off. Mas ainda assim, as datas são carregadas de simbologia e convidam os viajantes a conhecerem mais de suas tradições.

Desde celebrações religiosas às memórias históricas, passando por marcos da diversidade, ao longo do ano alguns importantes eventos culturais movimentam o calendário holandês. As festas são capazes de agradar qualquer tipo de visitante.

Nesse artigo, eu falo sobre os feriados na Holanda e os principais eventos que acontecem no calendário do país.

Se você está se programando para viagem ou ainda está na dúvida da melhor época, que tal aproveitar um desses momentos para mergulhar ainda mais na cultura holandesa?

Planeje sua viagem => Como ter internet na Holanda?

Seguro viagem para a Holanda »

 

Quais são os feriados na Holanda?

*Vídeo oficial do turismo de Amsterdam

  1. Dia do Rei
  2. Parada do Orgulho LGBTQ
  3. Parada das Flores de Zundert
  4. Dia da Libertação
  5. Festival das Luzes
  6. Sinterklaas
  7. Festival de Jazz de Breda

CLIQUE AQUI para encontrar os melhores passeios na Holanda »

 

1. Dia do Rei

Dia do Rei na Holanda
Dia do Rei | Foto: Shoulderbeach, via Wikimedia Commons.

O Koningsdag, também conhecido como o Dia do Rei, é o maior e um dos mais importantes feriados na Holanda na Europa, principalmente se você estiver em Amsterdam.

Ele é celebrado em 27 de abril, dia do aniversário do rei Willem-Alexander.

Mas aqui fica a pegadinha: o feriado do Dia do Rei é uma data móvel, que varia de acordo… Com o aniversário do monarca regente, claro!

Até 2013, por exemplo, o então chamado “Dia da Rainha”, era celebrado em 30 de abril, mas a rainha Beatrix abdicou do seu trono e o transferiu ao seu filho. Com isso, o “Dia da Rainha” virou “Dia do Rei” e foi transferido para 27 de abril.

Outro detalhe importante é que o “Dia do Rei” nunca é comemorado em um domingo, quando isso acontece, a festa é antecipada para o sábado, dia 26.

O Dia do Rei é um verdadeiro carnaval holandês, quando uma massa laranja, cor oficial da Casa Real Holandesa, toma conta das ruas. Todos comemoram com muita música e apresentações culturais.

O “esquenta” começa na noite anterior com o “Kings Night”. Em Amsterdam, bares e boates realizam festas temáticas que vão noite adentro, preparando os ânimos para o dia seguinte.

Eventos em Amsterdam
Dia do Rei | Foto: Steven Lek, via Wikimedia Commons

Durante o dia em si acontecem festas, shows e mais apresentações culturais, tanto em bares e pubs como nos barcos, além disso, há desfiles pelos canais. Também é dia de fazer bazar e celebrar a tradição comercial holandesa.

A melhor forma para se deslocar nesse dia é andando a pé. As ruas, de fato, ficam lotadas de gente festejando e usar transporte público, principalmente no centro pode ser uma grande furada.

Apenas aproveite a festa que só acontece uma vez no ano e não se esqueça de usar pelo menos alguma peça de roupa ou acessório na cor laranja! Entre no clima e divirta-se!

 

2. Parada do Orgulho LGBTQ

Parada Gay na Holanda
Gay Pride em Amsterdam | Foto: Martin Kirchgessner, via Wikimedia Commons.

A Holanda é um país de políticas liberais e está entre os dez que mais respeitam os diretos dos homossexuais. A Holanda foi o primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo no velho continente, por exemplo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Além da união, a adoção conjunta também é permitida. E nada representa melhor o sentimento de que somos todos iguais que a Parada do Orgulho LGBTQ de Amsterdam, ou somente Gay Pride, uma das mais melhores paradas gay no mundo.

Em todo o primeiro final de semana de agosto, os holandeses têm um encontro marcado nessa verdadeira festa a céu aberto, na qual qualquer pessoa pode participar. Na data acontece um tradicional desfile de barcos que lota os canais de Amsterdam.

Em muitos deles, há grandes festas particulares, outros são organizados por empresas. O desfile acontece na Princegracht por volta do meio dia e os barcos seguem em direção ao Rio Amstel.

Saindo das águas e voltando para a terra firme, a Reguliersdwarsstraat, a rua gay de Amsterdam, é a mais animada e o point preferido dos jovens e viajantes. Não deixe de passar por lá para conferir.

Você sabia que Amsterdam possui um memorial aos homossexuais que foram perseguidos por causa de sua sexualidade? Ele é chamado de Homomonument e é também é um ótimo lugar para aproveitar as celebrações da Gay Pride.

Outros locais interessantes são a Rua Zeedijk, onde está localizado um dos bares gays mais antigos do mundo, o Cafe ‘t Mandje; a Paardenstraat, rua preferida pelo público gay feminino e a rua Rembrandtplein, que além de concentrar shows ao ar livre, ainda fica no entorno do rio Amstel, por onde o desfile de barcos passa.

 

3. Parada de Flores de Zundert

Parada das Flores na Holanda
Flower Parade | Foto: Werner Pellis, via Wikimedia Commons.

A essa altura, já deu para ver que holandês adora uma festa. E que tal uma festa com um aroma delicioso? Eu estou falando da Parada das Flores, um dos grande feriados na Holanda.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Ela acontece em Zundert, uma cidadezinha que carrega dois “títulos”: o de ser o berço de Van Gogh e o de sediar a maior e mais antiga parada de flores do mundo! E quando eu digo maior, eu quero dizer gigantesca mesmo!

A parada das flores é uma competição para ver quem faz o melhor carro alegórico… de f-l-o-r-e-s! E tudo é levado muito a sério, com júri técnico para avaliar cada detalhe.

Mas o voto popular também tem peso. Os organizadores distribuem aleatoriamente algumas cédulas entre os expectadores para que eles votem na alegoria preferida. É impressionante pensar que aquelas esculturas enormes são feitas de flores!

E a história vem de longe. O desfile inicialmente era para ser uma homenagem ao Dia da Rainha, mas as pessoas gostaram tanto que resolveram desprender o desfile do feriado nacional. A festa existe há mais de 80 anos e só parou durante a II Guerra Mundial.

A Parada das flores acontece anualmente no primeiro domingo de setembro. A festa inspirou também a parada das flores de Keukenhof, que atravessa sete cidades que fazem parte da região dos bulbos. Diferente da realizada em Zundert, essa celebração é realizada em abril.

 

4. Dia da Libertação

Dia da Libertação na Holanda
Dia da Libertação | Foto: Minister-president Rutte, via Wikimedia Commons.

O Bevrijdingsdag, que em bom português significa Dia da Libertação, é uma data muito importante para os holandeses, comemorada em 5 de maio.

Foi nesse mesmo dia, no ano de 1945, que as tropas da Alemanha nazista se renderam e saíram da Holanda. Ainda que esse não tivesse sido o fim da II Guerra Mundial, a Holanda finalmente estava liberta da ocupação nazista após cinco anos.

Hoje em dia, a data é marcada por festivais de música e outras apresentações. É o momento de celebrar a paz e lembrar o privilégio de viverem em liberdade, depois de tanta perseguição durante o regime nazista.

As celebrações ocorrem em todo o país, mas são especiais em Wageningen, porque foi nessa pequena cidade que as tropas alemãs se renderam.

Em Haarlem acontece a Bevrijdingspop, um festival de música com programação gratuita que mistura música clássica, debates, poesia, rap e pop nacional e internacional, sempre com a paz e a liberdade em evidência.

Um fato curioso é que, apesar da relevância da data, ele não é um dos feriados na Holanda, a folga deve ser acordada com cada patrão.

O dia anterior, 4 de maio, também é importante. É o momento de relembrar as vítimas de todas as guerras, não apenas as que morreram durante a II Guerra Mundial. Em homenagem aos falecidos, todo o dia 4 de maio às 20h é respeitado dois minutos de silêncio em suas memórias.

Em Amsterdam, esses dois minutos são levados tão a sério que até os meios de transporte param durante esse tempo. Na praça Dam há um bonito ritual onde o Rei deposita flores aos pés do Monumento Nacional.

 

5. Festival das Luzes

Festival das Luzes na Holanda
Festival das Luzes | Foto: Erik Zachte, via Wikimedia Commons.

Entre o fim de novembro e o fim de janeiro acontece o Festival das Luzes em Amsterdam, o Amsterdam Light Festival.

O objetivo é iluminar as noites de inverno com muita luz, criatividade e tecnologia. Para isso, artistas de todo o mundo são convocados a expor seus trabalhos através de esculturas e projeções, e dão vida ao inverno holandês. Saiba tudo sobre a moeda da Holanda para comprar ingressos para todos os eventos.

As intervenções artísticas ocupam as ruas e os canais da cidade, normalmente no entorno do centro histórico. Em todas as edições, os visitantes podem escolher os seus favoritos através do  Public Choice Award.

Nessa época, o ideal é percorrer a cidade a pé ou de barco para visualizar todo o festival. O mapa com a localização de cada trabalho fica disponível no site do festival.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

6. Sinterklaas

Sinterklaas na Holanda
Sinterklaas | Foto: Michell Zappa, via Wikimedia Commons.

A noite de Sinterklaas é a mais aguardada pelas crianças da Holanda, que se comportaram bem durante o ano. Mas, calma, eu não estou falando do Papai Noel e, sim, de outro bom velhinho de cabelo e barba branca que também usa vermelho, mas que tem vestes de bispo e é magro.

   

Esse é o Sint, ou Sint-Nicolaas, uma espécie de Papai Noel holandês, que deixa um presente para as crianças no dia do seu aniversário, 5 de dezembro. Reza a lenda que o Sint vem da Espanha especialmente para esse evento.

Todos os anos, uma cidade diferente é escolhida para receber a “chegada oficial” do Sint, com direito a cobertura televisiva nacional. Há uma programação especial chamada “Jornal do Sinterklaas”, que mostra toda a preparação para a chegada do Sint.

O momento é tão aguardado que há uma solenidade junto ao prefeito da cidade, entrega das chaves, etc. É uma comoção nacional que leva milhares de pessoas à “cidade principal”.

O Sint chega oficialmente à Holanda nas últimas semanas de novembro, em um navio, e até o dia 5 de dezembro, analisa as crianças que foram realmente boas ao longo do ano. Na noite do dia 5 de dezembro, elas colocam os seus sapatinhos pela casa para, então, receberem os presentes.

Há uma polêmica envolvendo a lenda do Sinterklass que divide os holandeses, o personagem conta com a ajuda do Zwarte Piet, ou Pedro Preto, um ajudante bem enrolado que é negro e, para representá-lo, as pessoas pintam o corpo de preto e lambuzam a boca com batom rosa/vermelho. Há quem considere racista e há quem acredite que o personagem é um elemento cultural.

Mas, polêmicas a parte, as crianças amam a chegada do Sinterklass. E se você está se perguntando: Mas e o Natal? Ele também é comemorado na Holanda, aliás, em dois dias: 25 e 26 de dezembro.

Mas nessa época, não há troca de presentes, afinal, isso já foi feito no inicio do mês. No Natal é época de ficar com a família, preparar uma boa ceia e fazer outras atividades: ver filmes natalinos, por exemplo.

 

7. Festival de Jazz de Breda

Jazz de Breda na Holanda
Festival de Jazz de Breda | Foto: G.Lanting, via Wikimedia Commons

Se você gosta de Jazz, anote o Festival de Jazz de Breda na agenda, o maior e mais antigo da Europa, que acontece anualmente na cidade de Breda.

Ele é realizado há quase 50 anos com shows ao ar livre, em vários palcos espalhados pela cidade. Algumas apresentações são em casas de show e, nesse caso, é cobrada uma entrada.

Durante os quatro dias de evento, a cidade recebe mais de 200 mil visitantes. São cerca de 180 shows nos vários estilos musicais relacionados ao jazz.

O line-up conta com nomes conhecidos no cenário nacional e internacional. Geralmente, o festival começa no Dia da Ascensão, um dos feriados na Holanda que são móveis, ele acontece numa quinta-feira, duas semanas após a Páscoa.

 

Como aproveitar os feriados na Holanda

Esses são alguns feriados na Holanda e eventos importantes que acontecem ao longo do ano. Apesar de isso significar cidades mais cheias que o normal, é bacana vivenciar melhor a cultura local.

Aproveite esses períodos para uma boa imersão no que o holandês tem a oferecer e desfrute ainda mais do seu roteiro de viagem pela Holanda.

Planeja curtir feriados na Holanda? Conte nos comentários qual mais te interessou!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Raquel Araujo

ESCRITO POR

Raquel Araujo

Raquel Araujo, de 28 anos, é jornalista formada pela PUC-Rio, com pós graduação em Transmídia. É carioca, pisciana, ama os livros e batatas fritas. Para ela, viajar é se conectar com outras culturas enquanto descobre um pouco mais de si mesma.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *