Cidades da Holanda: 12 mais bonitas para roteiro na Europa

por Raquel Araujo

Cidades da Holanda: 12 mais bonitas para roteiro na Europa

Que Amsterdam é uma cidade linda, isso nós já sabemos, mas, além delas, há outras cidades da Holanda bem bonitas também. Neste artigo, você descobre quais são e o porque não pode deixar de conhecê-las.

Cada país tem a sua particularidade e, se tratando da Europa, podemos esperar castelos e outras construções históricas por toda a parte. Você encontra isso na Holanda e muito mais! O país tem 27% do seu território abaixo do nível do mar, o que faz com que as belezas arquitetônicas contrastem com os conhecidos canais.

Além disso, estão os maravilhosos campos, cidades que parecem saídas de contos de fadas e outras que de tão tecnológicas deixam qualquer visitante de queixo caído. Esse país extraordinário tem muito a oferecer, como você confere abaixo, quais são as cidades mais bonitas da Holanda.

Planeje-se => Onde ficar hospedado em Amsterdam

Seguro com assistência para viajar na Holanda »

Mapa das cidades mais bonitas da Holanda

  1. Amsterdam
  2. Rotterdam
  3. Giethoorn
  4. Maastricht
  5. Gouda
  6. Haia
  7. Nijmegen
  8. Volendam
  9. Leiden
  10. Utrecht
  11. Lisse
  12. Delft

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios da Holanda »

1) Amsterdam

Fotos de cidades da Holanda
Amsterdam é conhecida como Veneza do Norte.

Começando pela cidade que é a porta de entrada da Holanda e também a mais populosa do país, Amsterdam abrigou personalidades ilustres como Anne Frank, Vincent van Gogh e Rembrandt, cuja obra mais famosa “A ronda noturna”, pode ser vista no Rijksmuseum.

Não é por acaso que Amsterdam é conhecida como Veneza do Norte. São cerca de 100 quilômetros de canais que contribuem para o seu charme internacional.

Além disso, a cidade é a capital cultural do país. Você pode conhecer as atrações da cidade no artigo sobre os principais pontos de interesse de Amsterdam.

O bacana de Amsterdam é explorá-la a pé ou de bicicleta, como um bom morador (descubra como alugar uma bike no post sobre como se deslocar em Amsterdam), para não perder nenhum detalhe da sua beleza arquitetônica em contraste com o encanto fluvial.

2) Rotterdam

Cidades do sul da Holanda
É nesta cidade que ficam as famosas casas cúbicas e o imponente mercado central.

De uma cidade que ainda exibe arquitetura do século XVII para uma das mais modernas da Holanda. Rotterdam foi fortemente bombardeada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

A região central chegou a ser completamente destruída na década de 40. Mas, de lá para cá, a cidade se reinventou e hoje é uma das mais cosmopolitas e vibrantes, não só da Holanda, mas da Europa.

É impressionante imaginar a transformação que Rotterdam sofreu. É na cidade que ficam as famosas casas cúbicas e o imponente mercado central que mais parece uma galeria de arte com seu interior decorado pelo arquiteto Arno Coenen.

E o mais bacana é que Rotterdam fica a apenas 1h de trem de distância de Amsterdam, uma ótima oportunidade para um bate-volta, como você pode ver no artigo sobre os o que fazer nos arredores de Amsterdam.

3) Giethoorn

Holanda fotos das cidades
Para andar em Giethoorn, só de barco, meio de transporte oficial, bicicleta ou a pé!

Se você quer uma cidadezinha fofa, daquelas que vai precisar se beliscar para ter certeza do que está vendo, vá a Giethoorn. Mas cuidado, há sérios riscos de não querer voltar nunca mais! Na cidade não existem ruas! Isso mesmo, o vilarejo é contornado por canais e pontes.

Para andar em Giethoorn, só de barco, meio de transporte oficial, bicicleta ou a pé! Durante o passeio, você verá muitas casinhas com telhados de palha. Aproveite para alugar um barco ou, se preferir, dá até para alugar um caiaque. E por falar nisso, veja hotéis em oferta em Giethoorn.

Mas se você imaginou uma Giethoorn muito “pacata”, saiba que há vários eventos ao longo do ano na cidade. O principal acontece em agosto e se chama Gondelvaart Giethoorn, um desfile noturno de barcos decorados. Mas há outros de música e cerveja.

Gierthoorn está a cerca de 1h 30 de carro de Amsterdam. Como a cidade é muito pequena, não há estação de trem. A melhor forma para chegar é contratar um excursão para Giethoorn saindo de Amsterdam ou indo por conta própria.

A cidade mais próxima de Gierthoorn é Steenwijk, então você pode pegar um trem até esta estação e, de lá, utilizar o ônibus 70 – Giethoorn Express até o  ponto Dominee Hylkemaweg. Essa é, de fato, uma das cidades mais bonitas da Holanda.

4) Maastricht

Imagens da Holanda
Maastricht era uma cidade fortificada até a segunda metade do século XIX.

Maastricht está na lista das cidades mais antigas da Holanda, foi aqui, inclusive, que o mosqueteiro D’Artagnan morreu. Situada no sudoeste do país, Maastricht faz fronteira com Bélgica e Alemanha.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mas o que a diferencia das outras cidades é o fato de ter sido fundada por romanos, por isso, sua arquitetura é um misto dos dois países e é fácil perceber as heranças das colonizações.

Maastricht era uma cidade fortificada até a segunda metade do século XIX. Atualmente, é uma cidade universitária, também considerada “Cidade dos Festivais”, graças à variedade de concertos e apresentações culturais.

Para quem ama livros, como eu, em Maastricht está a Selexyz Dominicanen uma das livrarias mais bonitas do mundo, Ela foi construída dentro de uma Igreja! A estrutura original se mantém, com afrescos e vitrais, mas eles ornam com corredores de prateleiras cheias de livro.

Maastricht também é considerado um destino de compras. No centro da cidade há uma rua exclusiva para pedestres com lojas de luxo.

Para chegar a Maastricht saindo de Amsterdam, basta pegar um trem da Intercity na estação Centraal. A viagem dura cerca de 2h30. Se preferir, hospede-se em um dos hotéis em oferta de Maastricht.

5) Gouda

Cidades mais visitadas da Holanda
60% dos queijos holandeses são fabricados em Gouda.

Sabe o queijo Gouda? Então, ele é produzido aqui! Aliás, 60% dos queijos holandeses são fabricados em Gouda! E de abril a agosto, durante todas às quintas-feiras, é possível conhecer um autêntico mercado de queijos, que funciona há 300 anos! Vendedores expõem seus produtos e negociam com os compradores. Inclusive, confira um walking tour por Gouda.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Mas nem só de queijarias vive a cidade de Gouda! Às margens do canal Turfsingel estão dois dos quatro moinhos de vento da cidade: Molen’t Slot e Molen de Roode Leeuw.

Tudo em Gouda é acolhedor. A gastronomia é outro chamariz e a cidade também é referência na produção dos meus amados stroopwafles! Não deixe de provar um feito na hora. A melhor forma de chegar a Gouda é de trem. Há duas opções saindo de Amsterdam: o trem direto ou o que faz uma parada em Utrecht. Com certeza, você vai se encantar com esta que é uma das cidades mais bonitas da Holanda.

Dica => Hotéis em oferta em Gouda

6) Haia

Cidades importantes da Holanda
Haia é a sede da monarquia e do governo.

A terceira cidade mais populosa da Holanda está bem pertinho de Amsterdam, a apenas 60 km de distância. Haia é a sede da monarquia e do governo, apesar disso, consegue manter um clima mais tranquilo que o da cidade vizinha. Inclusive, veja onde se hospedar nos hotéis em oferta em Haia.

Haia é cheia de lugares bonitos como Binnenhof, um conjunto de prédios construídos no século XIII, bem no centro da cidade. Outro destaque é o museu Museu Mauritshuis, cuja principal obra é o quadro “Moça com Brinco de Pérola”.

O Paleis Noordeinde, antiga residência da família real holandesa é outro atrativo da cidade, assim como o Vredespaleis, sede do Tribunal de Justiça da ONU, também conhecida como “Corte de Haia”. Para chegar à cidade, pegue um trem em Amsterdam e em menos de uma hora você estará em Haia.

Confira => Melhores passeios em Haia

7) Nijmegen

Cidades clássicas da Holanda
A cidade mais antiga da Holanda tem nome, é Nijmegen.

A cidade mais antiga da Holanda tem nome, é Nijmegen e fica próxima a fronteira da Alemanha. Por muito tempo, a cidade era fortificada, foi só em meados do século XIX que os muros foram retirados para que a cidade pudesse se expandir.

Como Nijmegen faz fronteira com a Alemanha, ela foi a primeira cidade a ser ocupadas pelos nazistas, o que deixou alguns estragos, mas ainda é possível ver a sinergia de construções medievais com a arquitetura mais recente. Confira um passeio pelas ruas de Nijmegen.

O mais legal de Nijmegen é aproveitar seus parques, o mais bonito deles é o Valkhof, que guarda as ruínas de uma capela da Idade Média. Durante o verão ou em eventos como a Vierdaagse, a capela se transforma em um delicioso bar/restaurante ao ar livre. Para chegar em Nijmegen, pegue um trem na estação Centraal em direção a uma das cidades mais bonitas da Holanda. O trajeto dura cerca de 1h 30.

Encontre => Ofertas de hotéis em Nijmegen

8) Volendam

Cidades charmosas da Holanda
Volendam é uma charmosa cidadezinha no litoral, às margens do Lago Issel.

E que tal uma vila de pescadores? Volendam é uma charmosa cidadezinha no litoral, às margens do Lago Issel. Pier, barcos a vela, casinhas charmosas e muitos restaurantes de frutos do mar, Volendam é aquela cidade para sentar e admirar sem moderação. Você pode aproveitar muito mais ficando em um dos hotéis de Volendam.

Volendam tem pouco mais de 22 mil habitantes e por lá você encontra uma Holanda bem diferente, prova disso são as pessoas que ainda usam roupas típicas pelas ruas e o fato do vilarejo ser um dos poucos majoritariamente católicos quando a religião predominante na Holanda é o protestantismo.

Não deixe de caminhar pelo dique e nem de provar iguarias locais, como haring (arenque fresco servido no pão) e o paling (enguia defumada servida no pão).

A cidade está a apenas 20 km de Amsterdam, mas não há trem que conecte as duas. A única opção é o ônibus, em um trajeto que dura cerca de 20 minutos. Na estação Centraal, pegue o ônibus 316 (Volendam – Edam). Descubra os melhores passeios guiados em Volendam.

9) Leiden

Cidades universitárias da Holanda
Esta é uma cidade universitária com lindas paisagens naturais.

A 40 km de Amsterdam está Leiden, uma cidade universitária com lindas paisagens naturais. Em alguns aspectos, Leiden se parece com Amsterdam, graças aos canais e casas de tijolos com grandes janelas em seu entorno.

O que diferencia é a quantidade de turistas. Leiden é bem mais tranquila e possui vários lugares para serem explorados, principalmente o Molenmuseum De Valk, moinho transformado em museu. Veja um tour a pé por Leiden.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Há ainda o Burcht, uma antiga fortaleza que é um dos marcos históricos da cidade. Para chegar à Leiden, pegue um trem na estação Centraal em Amsterdam e em 40 minutos você chegará a uma das cidades mais bonitas da Holanda. Aproveite e confira bilhetes de trem na Europa com desconto.

   

10) Utrecht

Cidades com universidade na Holanda
Utrecht também é uma cidade predominantemente universitária.

Utrecht também é uma cidade predominantemente universitária, fundada no ano de 47, hoje é a quarta maior da Holanda. Diferente de Amsterdam, Utrecht tem as margens dos canais rebaixadas, o que significa que você consegue sentar bem mais próximo deles nos inúmeros bares com cadeiras ao ar livre.

A principal atração turística é a Dom Tower. Com 112 metros de altura, ela é a maior do país, herança do século XIV, que sobreviveu a um furacão que a separou da Catedral da qual fazia parte.

Do alto da torre é possível ter uma bela vista da cidade. Os trens para Utrecht saem da estação Centraal de Amsterdam de 20 em 20 minutos e o percurso dura cerca de meia hora.

Ofertas => Hotéis em Utrecht

11) Lisse

Cidades com flores na Holanda
É nesta cidade que está o famoso Keukenhof, um imenso parque com flores.

Lisse é conhecida como a cidade das tulipas. É nela que está o famoso parque de Keukenhof, um imenso parque com milhares de espécies de flores, entre elas a tulipa, é claro.

O parque foi criado no fim da década de 40 pelo prefeito da cidade, junto de produtores locais. No início era uma espécie de feira para compra e venda de bulbos, mas aos poucos o lugar foi evoluindo para o que é hoje.

Atualmente, Keukenhof recebe milhares de turistas. São 32 hectares de área. O parque é sazonal e funciona apenas durante a primavera.

A temporada de 2019 vai de 21/03 a 19/05. Mas você pode garantir o seu ingresso para Keukenhof antecipadamente e com translado. Definitivamente, uma das cidades mais bonitas da Holanda.

12) Delft

Cidades de cartão postal na Holanda
Cidade também é conhecida pelas famosas cerâmicas holandesas.

Delft é um misto de arquitetura medieval com os resquícios da Era do Ouro da Holanda. Mas, além das belezas históricas, a cidade também é conhecida pelas famosas cerâmicas holandesas, aquelas decoradas na cor azul.

Há fábricas que funcionam em Delft desde o século XVII e é fácil encontrar pelas ruas lojas ou barraquinhas vendendo peças. Muitas delas estão na Grote Market, praça principal. Veja onde ficar nos hotéis de Delf bem localizados.

Aproveite para visitar a Nieuwe Kerk, Igreja onde estão os restos mortais de parte da família real holandesa. Você pode pegar um trem em Amsterdam para chegar em Delft.  A viagem dura cerca de uma hora, mas certifique-se de que o trem irá para a estação Delft Central, que fica mais próxima dos pontos turísticos que a Delft Zuid, mais ao sul.

Incrível => Atrações e ingressos com desconto em Delf

Cidades imperdíveis na Holanda

Encante-se com as cidades mais bonitas da Holanda, cada uma com sua particularidade, mas todas com muita história. Como o país é pequeno, o deslocamento é fácil, na maioria das vezes feito de trem, e não é demorado. Não deixe de incluir algumas dessas cidades no seu roteiro. Para te ajudar, confira o post sobre como comprar passagens de trem na Europa.

Qual das cidades mais bonitas da Holanda te chamou a atenção? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Raquel Araujo

ESCRITO POR

Raquel Araujo

Raquel Araujo, de 28 anos, é jornalista formada pela PUC-Rio, com pós graduação em Transmídia. É carioca, pisciana, ama os livros e batatas fritas. Para ela, viajar é se conectar com outras culturas enquanto descobre um pouco mais de si mesma.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *