Quando viajar para Holanda: clima e melhor época para ir

Quando viajar para Holanda: clima e melhor época para ir

Nesse artigo, você descobre quando viajar para Holanda: melhor época, clima, fuso horário e todos os outros detalhes que envolvem a escolha da data da viagem para esse país fantástico da Europa.

Planejar bem as férias pode dar trabalho, mas é tudo por uma boa causa! Afinal, ninguém quer entrar em uma roubada bem longe de casa. Por isso, tudo tem que sair como o imaginado. A Holanda já é encantadora por si só, mas será que há alguma forma de aproveitar ainda mais o país? O clima vai influenciar na viagem? Qual é a melhor época para viajar? A boa notícia é que dá para viajar para Holanda o ano inteiro, mas depende do seu estilo de viagem! Você entenderá melhor abaixo.

Planeje sua viagem => Seguro viagem para a Holanda

Melhores regiões para ficar em Amsterdam »

 

Qual é o clima da Holanda?

Viajar para Holanda
Descubra a melhor época para viajar para Holanda.

No geral, a Holanda tem um clima marítimo moderado, o que significa que no inverno faz frio, mas que as temperaturas no verão não sobem tanto.

As chuvas, o terror dos viajantes, são frequentes ao longo do ano graças à umidade, mas raramente são torrenciais, elas estão mais para uma garoa. Por não haver uma temporada especifica para chuvas, muito holandês acha que o país é chuvoso.

Eu, por exemplo, peguei três dias de muito sol e frio em fevereiro. A verdade é que o que predomina na Holanda é uma instabilidade do clima. Em um mesmo dia pode fazer sol, chover, fazer sol novamente e terminar o dia com uma ventania.

É difícil prever o tempo com muita antecedência, mas é fácil saber que, independente dele, sua viagem vai ser incrível.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios da Holanda »

 

Melhor época para viajar para Holanda

Eu gosto de dizer que a melhor época para viajar é a quando você pode. Cada período do ano tem vantagens e desvantagens, mas independente da sua escolha, você vai conseguir aproveitar bastante.

O importante é ter uma noção do que você busca na sua viagem: um clima mais quente com muitos eventos ao ar livre, mesmo que isso signifique ter que pagar um pouco a mais?

Preços mais acessíveis sem se importar com o frio? Uma meia estação com bom custo x benefício? Aproveitar a época das flores e de quebra um dos feriados mais importantes da Holanda? Essas são questões importantes para serem respondidas antes de escolher a época ideal para viajar.

 

Inverno na Holanda

Amsterdam Holanda
No inverno anoitece mais cedo, por volta das 17h.

As estações na Holanda são bem definidas. Começando pelo inverno, época em que eu estive no país, as temperaturas são baixas, podendo chegar ao negativo, mas não se afastam muito do zero. Se você gosta de frio, ótimo, você conseguirá aproveitar bastante.

Se você não gosta tanto, também vai curtir a viagem, basta garantir que esteja bem agasalhado. A principal desvantagem desse período é a duração dos dias. No inverno anoitece mais cedo, por volta das 17h, mas não é uma diferença tão grande do que estamos acostumados a ver aqui no Brasil.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A questão é que na Holanda a noite chega e traz mais frio, o que não combina tanto com programas ao ar livre.

Nessa época, a tendência é que as baladas aconteçam em espaços fechados, com bastante calefação. Se a sua intenção é viajar para Holanda para aproveitar os cafés com mesas na beira dos canais, o inverno não é a melhor época para você.

Durante esse período as mesas ficam do lado de dentro. Por outro lado, no inverno você pode dar a sorte de ver neve (apesar de ser um evento raro, eu peguei uma nevasca em fevereiro e foi lindo) e de patinar nos canais congelados.

Por ser baixa temporada, passagens e hospedagens ficam mais em conta, as filas para as atrações diminuem (veja, diminuem, porque elas continuam existindo.

Mesmo no inverno a Holanda é cheia de turistas, por isso recomendo sempre reservar seus passeios em Amsterdam com antecedência. Minha experiência de ter ido durante o inverno foi ótima.

O país tem muita atração ao ar livre, mas também não faltam museus para você aproveitar. Mesmo anoitecendo cedo, fiz tudo o que gostaria de fazer, inclusive andar de barco pelos canais de Amsterdam.

Como eles possuem áreas fechadas, você conhece as belezas da cidade sem passar frio. Leve na mala casaco reforçado, segunda pele, gorros e luvas para passar a temporada.

Descubra tudo o que tem pra fazer no inverno holandês.

 

   

Primavera na Holanda

Keukenhof Holanda
Keukenhof só funciona durante a primavera.

Aqui, a temporada começa a esquentar. As temperaturas aumentam, mas continuam amenas, e a Holanda faz jus ao seu apelido de “país das flores”.

Os parques ficam coloridos e, finalmente, o Keukenhof, famoso campo com diversas espécies de flores abre. O Keukenhof, aliás, só funciona durante a primavera, então, se a sua intenção é visitá-lo, já sabe quando deve viajar para Holanda!

É também durante a primavera, mais precisamente no dia 27 de abril, que acontece o Koningsdag, ou Dia do Rei, um importante feriado que transforma tudo em festa, principalmente se você estiver em Amsterdam.

Durante a primavera, as temperaturas ficam entre 10 e 20 graus, então, prepare as famosas camadas de roupas: no inicio da manhã é frio, a temperatura esquenta ao longo do dia e a noite volta a esfriar.

 

Verão na Holanda

Essa é a alta temporada em toda a Europa. Mas, bem longe dos 40 graus do verão brasileiro, essa estação na Holanda fica na casa dos 20 graus.

Por manter o clima ameno, mesmo no período mais quente do ano, esse é o melhor período para viajar para qualquer uma das principais cidades da Holanda, mas também é o mais caro, além de ser o mais cheio!

As cidades ficam repletas de programas ao ar livre até tarde da noite, já que só escurece depois das 21h. Muita gente vai pegar sol nos parques, as mesas dos bares vão para o lado de fora e tudo fica ainda mais agradável.

Contudo, nessa época podem ocorrer entradas de frentes frias que fazem a temperatura cair e podem trazer chuva. Por isso, apesar de ser verão, é sempre bom levar um casaco mais grosso na mala.

É uma estação incrível, todos estão nas ruas e aproveitam para explorar os parques da cidade. Aproveite e descubra tudo sobre o que fazer na Holanda no verão.

 

Outono na Holanda

Época para aproveitar a Holanda
A vantagem do outono é que os preços voltam a diminuir.

Agora, as temperaturas começam a diminuir novamente e o país ganha aquele tom amarelado do outono. Sinceramente, eu acho que as cidades ficam lindas durante o outono e esse é um período com ótimo custo-benefício.

Para quem está acostumado com o inverno brasileiro, o outono na Holanda já é bem frio. Durante essa época são comuns viradas bruscas de temperatura.

Minha sugestão é investir em um casaco impermeável, assim você se protege do frio e fica preparado para eventuais chuvinhas.

A vantagem do outono é que os preços voltam a diminuir. Para mim, essa época é uma ótima opção para quem quer encontrar um ritmo mais tranquilo, sem a agitação da alta temporada, bons preços, e um clima mais frio sem o extremo do inverno.

 

Qual é o fuso da Holanda?

Quando ir para Holanda
Horário na Holanda pode variar de 3 a 5 horas em relação ao Brasil ao longo do ano.

Saber a diferença entre os horários do Brasil e do país em que estamos visitando é primordial para atualizar o relógio, já que nem sempre o Google atualiza imediatamente, já se preparar para o jet lag e abastecer os familiares de fotos e ligar para casa para matar as saudades.

   

A praticidade da Holanda é que, como o país é pequeno, ele tem fuso único, ou seja, independente da cidade que você for visitar, o horário será o mesmo em todo o território.

O que não acontece aqui no Brasil. E por falar no nosso país, todos os horários comparativos que eu usar abaixo têm como base o fuso de Brasília, tudo bem?

O horário na Holanda pode variar de 3 a 5 horas em relação ao Brasil ao longo do ano. A diferença depende do horário de verão, o daqui e o de lá.

Quando há horário de verão no Brasil e não na Holanda, 4 horas separam os dois países, então, por exemplo, se aqui são meio-dia pelo horário de Brasília, lá serão 16h. Caso o seu estado não tenha horário de verão, desconsidere essa opção.

O período de menor diferença entre os fusos é quando a Holanda está no seu horário de verão e no Brasil, não. Nesse caso, são 3 horas de diferença, se aqui forem 7h, na Holanda serão 10h.

A maior distância entre os fusos é quando nenhum dos países está sob a vigência do horário de verão. Nesse caso, a Holanda estará 5 horas à nossa frente, então, por exemplo, se aqui já forem 21h, lá serão 2h do dia seguinte.

Mas, afinal, quando é o horário de verão na Holanda? Ele vai de Março a Outubro, no resto do ano o país fica no horário de inverno. E é justamente entre Outubro/Novembro e Fevereiro que parte do Brasil está no horário de verão.

 

Melhor época para viajar para Holanda

Espero que com este artigo você tenha conseguido esclarecer algumas dúvidas sobre o melhor período para visitar a Holanda.

Volto a dizer que o país é incrível em qualquer época do ano e por ter estações bem definidas você pode visitá-lo várias vezes e admirar belezas diferentes.

Leve sempre em consideração as suas preferências, tanto em relação ao clima do país, quanto ao seu bolso, e divirta-se bastante!

Pretende viajar para Holanda? Conte-nos o seu roteiro de viagem nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Raquel Araujo

ESCRITO POR

Raquel Araujo

Raquel Araujo, de 28 anos, é jornalista formada pela PUC-Rio, com pós graduação em Transmídia. É carioca, pisciana, ama os livros e batatas fritas. Para ela, viajar é se conectar com outras culturas enquanto descobre um pouco mais de si mesma.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *