Holanda no inverno: dicas e destinos para aproveitar o frio

Holanda no inverno: dicas e destinos para aproveitar o frio

Vale a pena conhecer a Holanda no inverno? Se você adora conhecer lugares inesquecíveis, a resposta é sim. Independentemente da estação, a Holanda é muito bonita, mas a época mais fria do ano traz um toque ainda mais especial para o país.

Com a sua longa costa no Mar do Norte, a Holanda possui um clima marítimo moderado. Isso faz com que o inverno não seja tão frio e o verão não seja tão quente.

Digamos que o frio e o quente são relativos, já que o inverno holandês é bem diferente (e claro, mais rigoroso) do que o nosso brasileiro. Inclusive, com neve em Amsterdam e cenários lindos para fotos no Voldelpark.

Quer saber o que fazer e saber um roteiro de quais lugares visitar? Confira a seguir algumas dicas dos destinos mais cobiçados para aproveitar o frio na Holanda, e se prepare para uma viagem especial de final e/ou começo de ano!

Planeje sua viagem => Internet na Holanda

Seguro viagem para a Holanda »

 

Como é a Holanda no inverno

Quando começa o frio

Inverno na Holanda
Inverno na Holanda vai de dezembro a março.

O inverno na Holanda na Europa começa em meados de dezembro e termina em meados de março. No entanto, a partir de outubro a temperatura começa a cair gradativamente. Dezembro é o mês mais úmido e fevereiro é o mês mais frio. Saiba mais sobre quando viajar para Holanda.

Geralmente, dezembro registra temperatura média entre 1 e 7ºC, janeiro: 2 e 7ºC, e fevereiro: 2 e 6ºC. Mas, por ter clima marítimo as sensações térmicas são ainda mais baixas. Quando há dias seguidos com temperatura abaixo de 0ºC, comum em janeiro e fevereiro, aumentam as chances de neve.

A paisagem fica muito bonita, mas é preciso tomar cuidado ao se deslocar – seja a pé, de bicicleta ou de carro alugado.

No entanto, não é comum nevar muito na Holanda, mas chove muito. A chuva na Holanda é mais branda, como uma garoa. Por isso, leve uma capa e guarda-chuva para aproveitar a Holanda no inverno.

Felizmente para nós brasileiros, a Holanda não tem mais vivenciado invernos rigorosos nos últimos anos. Por outro lado, o país tem registrado um verão mais quente que o comum. O clima está imprevisível.

Antes de viajar, acompanhe as notícias sobre o clima na Holanda e se prepare na medida do possível. E agora vamos falar sobre os destinos que você pode aproveitar na sua viagem!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios da Holanda »

 

Dias mais curtos

Inverno holandês
Dias são curtos e cinzentos no inverno holandês.

No inverno holandês os dias são bem curtos: amanhece entre 8 e 9 horas e anoitece entre 16 e 17 horas. Essa é a cara do inverno: dias curtos, frios e cinzas. Apareceu sol? Fique feliz, mas saiba que ainda assim vai estar frio. Por isso, prepare roupas e sapatos quentes para a sua viagem.

Dê atenção especial as peças “segunda pele”, meias e roupas térmicas. É importante aquecer o corpo para enfrentar temperaturas baixas na rua. Em março, a temperatura começa a subir aos poucos, mas ainda estão baixas durante à noite.

O norte da Holanda registra um clima mais frio que o sul. Por isso, dependendo do seu roteiro de viagem, saiba que você pode pegar temperaturas diferentes de um lugar para o outro, mas nada tão extremo. Além do frio, você vai perceber que venta muito.

Esse vento não deixa os holandeses em paz. Por incrível que pareça, a Holanda já chegou até a registrar ventos fortes que arrastaram pessoas há alguns anos atrás.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Agende => Tours incríveis em Amsterdam

 

Lugares para conhecer na Holanda no inverno

Existem muitas atrações espalhadas pela Holanda na época mais fria do ano. Desde museus com exibições bastante interessantes até festivais de luzes e de esculturas de gelo. Você pode encontrar de tudo um pouco na sua viagem, confira:

  1. Museu Van Gogh
  2. Museumplein (Amsterdã)
  3. Leidseplein (Amsterdã)
  4. Schaatsbaan (Delft)
  5. Amsterdam Light Festival (Amsterdã)
  6. Gouda bij Kaarslicht (Gouda)
  7. Glow Eindhoven (Eindhoven)
  8. Dutch Ice Sculptures Festival (Zwolle)
  9. Christmas Market (Maastricht)
  10. Oud & Nieuw (Amsterdã)

 

O que fazer na Holanda no inverno

Museu Van Gogh

Passeios no inverno da Holanda
Museu Van Gogh, em Amsterdã.

Para garantir uma boa dose cultura e fugir do frio, o Museu Van Gogh é uma boa opção. Ele está localizado em Amsterdã e possui o maior acervo mundial de pinturas de Van Gogh, artista holandês. Dica: compre seus ingressos antecipados para o Museu Van Gogh.

Opção => Cruzeiro para Keukenhof 

 

Museumplein

Dicas de passeios na Holanda no inverno
Museumplein é o quarteirão dos museus.

Museumplein, a praça pública dos museus, é cartão-postal da Holanda no inverno. Uma pista de gelo temporária é instalada lá durante o inverno. A praça fica em Amsterdã e é cercada pelo Museu Van Gogh, Rijksmuseum e Concertgebouw. Vale a pena dar uma olhada em um ônibus turístico em Amsterdam que contempla esse espaço.

Divertido => Segway em Amsterdam

 

   

Leidseplein

Roteiro de inverno na Holanda
Leidseplein | Foto: Alf van Beem, via Wikimedia Commons.

Seguindo a opção de patinação no gelo em Amsterdã, Leidseplein é uma praça bem agitada e cercada por cafés, restaurantes, bares, teatros e barracas de Natal (no final do ano).

Os turistas e locais patinam no local entre dezembro e janeiro. E aproveitam para participar de um pub crawl em Leidseplein.

Delícia => Food tour em Amsterdam

 

Schaatsbaan

Esportes de gelo na Holanda no inverno
Schaatsbaan é opção de passeio no inverno da Holanda.

Saindo um pouco de Amsterdã, mas sem perder o assunto patinação no gelo, Schaatsbaan é uma boa saída. Localizada em Delft, 11 quilômetros de Haia, a praça garante a diversão de muita gente em uma ampla pista de gelo.

 

Amsterdam Light Festival

Pontos turísticos da Holanda no inverno
Festival de Luzes | Foto: Erik Zachte, via Wikimedia Commons.

Conhecer a Holanda no inverno e ter a oportunidade de ver o Amsterdam Light Festival (festival das luzes de Amsterdã) é uma experiência única. Instalações luminosas enormes são distribuídas pelo centro da capital e refletem os canais e a arquitetura. Vale a pena conferir!

 

Gouda bij Kaarslicht

Cidades mais visitadas da Holanda no inverno
Gouda fica iluminada e tem shows no Natal.

Além de levar o nome do queijo holandês, a cidade Gouda é o centro de fabricação de velas na Holanda.

Durante a época de Natal, a cidade é iluminada por luzes e velas, sem contar a apresentação de alguns shows e exposições também. E, por falar nisso, confira as comemorações na Holanda, como o natal.

Marque => Walking Tour em Gouda

 

Glow Eindhoven

Inverno em Amsterdã
Glow Eindhoven.

Mais um destino para ver a Holanda no inverno cheia de luz é atender ao evento Glow Eindhoven. Onde são projetadas instalações modernas em monumentos históricos e a cidade se enche de brilho. Eindhoven está ao sul do país, a 90 quilômetros de Maastricht.

Confira => Tour privado em Eindhoven

 

Dutch Ice Sculptures Festival

Eventos de inverno na Holanda
Dutch Ice Sculptures Festival.

O Dutch Ice Sculptures Festival (festival de esculturas de gelo) é um dos eventos mais esperados do inverno holandês.

Nele são reunidos os melhores escultores de gelo do mundo para uma exposição com efeitos especiais. O festival é geralmente sediado em Zwolle, a 100 quilômetros de Amsterdã.

Prático => Tour para Volendam e moinhos de vento

 

   

Christmas Market

Christmas Market Amsterdam
Foto: InSapphoWeTrust, via Wikimedia Commons.

Os mercados de Natal estão distribuídos nas grandes cidades holandesas, mas o que recebe maior atenção é o de Maastricht por ser um dos mais famosos da Europa. Ele ocorre na Vrijthof e possui diversas barracas com comidas e bebidas diferentes, roda-gigante e pista de gelo.

Divertido => Excursão para beber em Amsterdam

 

Oud & Nieuw

Vai passar a véspera de ano novo em Amsterdã? Então, você vai ouvir falar em Oud & Nieuw. Essa é a celebração da virada de ano que ocorre em várias praças da capital (Museumplein, Leidseplein e Nieuwmarkt) e também em lugares fechados.

Seja na rua ou em festas privadas, você pode contar com muita música e boa energia. Já para ver os fogos de artifício, siga até a ponte Magere Brug sob o rio Amstel. De lá você poderá apreciar a dança de luzes no céu.

 

Comidas típicas de inverno na Holanda

Gastronomia da Holanda
Olliebollen, lembra o bolinho de chuva brasileiro.

A Holanda é mundialmente conhecida pelo queijo e stroopwafles, mas existem também algumas comidas típicas servidas no inverno. Começando pela Erwtensoep, uma sopa de ervilhas acompanhada de linguiça defumada. É um dos pratos mais pedidos para esquentar durante frio.

Além dela, existem dois famosos e deliciosos purês de batata. Stampot contém batatas e legumes cozidos juntos. E Hutspot é um purê de batatas com cenoura. Geralmente ele é acompanhado com almôndegas, dando um toque especial ao prato.

De sobremesa, vale a pena provar o Olliebollen – versão holandesa dos bolinhos de chuva brasileiros, e o Kruidnoten, um tipo de biscoito que leva canela, gengibre, pimenta branca e anis junto com açúcar, farinha e manteiga. Com eles você terá energia de sobra para aproveitar todos os passeios! Neste artigo há tudo sobre os pratos típicos da Holanda.

Interessante => Excursão Coffee Shops em Amsterdam

 

Holanda no inverno: escolha o seu roteiro

Sem dúvidas, a Holanda no inverno é um destino imperdível para quem gosta de explorar lugares diferentes e encantadores. Cada um dos belos canais, casinhas de contos de fadas e bicicletas por toda parte tornam o país muito especial.

Para aproveitar tudo isso de perto, escolha o seu roteiro. Em outras palavras, opte por uma programação que leve em conta o seu bolso, a quantidade de dias que você vai estar no país e as suas preferências (o que você gosta e quer ver).

Não sabe nem por onde começar? Confira aqui as nossas recomendações para montar seu planejamento de viagem para Holanda. E qualquer dúvida, deixa um comentário que vamos ficar felizes em poder te ajudar!

Você está com planos de viajar para a Holanda? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

Ana, 25 anos, é gestora ambiental no diploma e redatora no dia a dia. Apaixonada por diferentes culturas, já morou na Espanha, na Bélgica, e hoje mora na Holanda. Ama viajar, escrever e viver novas aventuras, além de sonhar acordada e rir sozinha.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *