Comidas típicas da Holanda: tudo sobre a culinária holandesa

por Raquel Araujo
5/5 - (4 votes)

Comidas típicas da Holanda: tudo sobre a culinária holandesa

A gastronomia holandesa pode até não ser uma referência quando você a compara com a cozinha de outros países da Europa, mas as comidas típicas da Holanda são deliciosas, e eu posso provar neste post! Inclusive se você não sabia, a influência da culinária e cultura holandesa no Brasil é bem considerável.

A verdade é que nem sempre a culinária holandesa é devidamente explorada pelos turistas. O foco dos visitantes no país é, principalmente, aproveitar as atrações culturais e não a gastronomia em si, prática que acontece com mais frequência nas vizinhas Itália e França, por exemplo.

Mas basta prestar a atenção ao redor que você vai encontrar muitos dos pratos, sucos e outros quitutes holandeses populares pelas ruas. O stroopwafels é um deles, não deixe de provar, além do Frikandel e os deliciosos queijos nacionais.

A cultura holandesa gastronômica recebe influencias dos países vizinhos, principalmente da Alemanha com as batatas e a carne, mas o tempero tem inspiração na Indonésia, que foi colônia da Holanda por muito tempo. Fora isso, holandês adora uma sobremesa. E como eu também amo, acho que fui para o pais certo!

Planeje sua viagem => Como ter internet na Holanda

Como viajar mais seguro para a Holanda »

 

Quais são os pratos típicos da Holanda?

  1. Stroopwafel
  2. Queijos holandeses
  3. Appeltaart
  4. Haring / Hollandse Nieuwe
  5. Kibbeling
  6. Oliebol
  7. Bitterballen
  8. Batata Frita
  9. Stamppot
  10. Pannenkoeken
  11. Gerookte Paling
  12. Frikandel
  13. Kipsaté
  14. Jenever
  15. Koffie Verkeerd

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios da Holanda »

 

O que comer na Holanda?

1. Stroopwafel

Comida típica de Amsterdam
Stroopwafel.

Começando a lista de comidas típicas da Holanda, aparece o popular Stroopwafel! Essa é a receita de biscoito mais antiga da Holanda. Consiste em um waffle bem fino e redondo recheado com um caramelo que parece um melado.

O biscoito é bem popular e em muitos lugares ainda é fabricado de forma artesanal, o que só faz com que fique ainda mais gostoso! Se você provar quentinho então… E, dependendo do lugar, ainda dá para acrescentar toppings por cima: chocolate, granulado, etc.

Dizem que a receita é guardada a sete chaves por quem sabe fazer a sobremesa. Mas a verdade é que essa se tornou a minha sobremesa preferida. O stroopwafel surgiu em Gouda e era considerado uma comida das classes mais baixas. Hoje é produzido em larga escala! Vai bem puro ou acompanhado de uma bebida quente. Você tem que incluir essa delícia no seu roteiro em Amsterdam.

Delícia => Food tour em Amsterdam

 

2. Queijos holandeses

Influência da culinária holandesa no Brasil
Queijo gouda.

E por falar em Gouda, além de ser a casa dos stroopwafels, ela também é a casa do queijo. A Holanda, aliás, é uma das maiores exportadoras de queijo. E não é à toa, a produção em território holandês é milenar. E por isso o queijo também é uma das comidas típicas da Holanda.

Os mais famosos queijos são o Edam, o Leyden, e, claro, o Gouda, considerado um dos melhores do mundo. Você pode degustar queijos holandeses em mercados de rua com a facilidade de poder comprar direto dos produtores (em Gouda, por exemplo, há um famoso mercado de queijos; e em Amsterdam há o Albert Market) ou em queijarias espalhadas pela cidade.

Esses queijos são umas das iguarias provadas durante um tours de comida de rua em Amsterdam com visitas a pequenos restaurantes e produtores locais.

Acredite, são muitas. O holandês realmente gosta de queijo! E ele está errado?!

 

3. Appeltaart

Sobremesas holandesas
Appeltaart, a famosa torta de maça.

Sabe a torta holandesa? Então, na verdade ela é feita de maçã! Essa com biscoito e creme é exclusividade do Brasil, você não irá encontra-la na Holanda. Conhecida como appeltaart, essa, sim, é uma torta que é a cara da Holanda! Especialidade típica do país, a appeltaart é sempre bem cremosa e cheia de pedaço por dentro.

Pode ser encontrada facilmente em cafés e restaurantes. Mas a melhor de todas, dizem, fica em Amsterdam, na Winkel 43, um lugar charmosinho, perto do cinturão dos canais. Se for a Amsterdam, não deixe de provar, afinal, com torta de maçã os holandeses não brincam!

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

4. Haring/Hollandse Nieuwe

Comidas típicas da Holanda com frutos do mar
Prato de haring | Foto: Janericloebe, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta peixe cru, o haring é um pequeno peixe arenque servido cru, apenas marinado ou temperado com sal, acompanhado de cebola picada e picles.

Ele pode ser comido o ano todo, já que pode ser congelado ou colocado em conserva, mas comer o arenque durante o verão é especial. Os arenques pegos durante esse período são chamados de Hollandse Nieuwe (novo arenque), já que o verão é a temporada de pesca.

Há toda uma tradição que envolve a produção do peixe. O arenque ideal deve ser pescado entre maio e julho, que é quando o peixe tem, no mínimo, 16% de gordura corporal. Também há um ritual especifico, bem holandês, na hora de comer: pegue o peixe pelo rabo e coloque-o inteiro, de uma vez só na boca.

Essa iguaria é comercializada em vários lugares da Holanda, principalmente em Volendam, uma cidade portuária onde o haring é vendido facilmente em barraquinhas perto da dique.

 

5. Kibbeling

Comidas tradicionais da Holanda
Kibbeling.

E por falar em Volendam, o kibbeling é outra comida típica da Holanda bem comum na cidade, mas você também o encontra em outras partes do país. Mas se você faz questão de experimentar o original, marque uma excursão para Volendam.

O prato consiste em um bacalhau fresco empanado servido com um delicioso molhinho de alho e normalmente acompanhado por batata frita, praticamente uma variação do fish and chips inglês. Vai bem como um aperitivo!

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

6. Bitterballen

O que comer na HolandaAs melhores comidas típicas da Holanda em bares
Porção de bitterballen.

Um bolinho frito recheado de ragu de carne e alguns temperos para dar aquele gostinho especial. Esse é o bitterballen, presença garantida em bares e pubs da Holanda. Esses croquetinhos são acompanhados de um molho de mostarda e vão bem com uma cerveja gelada.

 

7. Oliebol

Melhores comidas típicas da Holanda para sobremesa
Oliebol.

Pensa em um bolinho de chuva. Talvez ele seja um primo do oliebol. Comida típica da Holanda, ele é um bolinho frito e doce, servido com açúcar por cima e que no país é mais conhecido como oliebollen.

Costuma ser uma iguaria típica do fim de ano e é consumido tradicionalmente no Ano Novo. O doce é tão popular que até rende concurso!

O jornal holandês Algemeen Dagblad organiza um concurso anual de “oliebollen”, em que o vencedor é eleito por um conselho anônimo encarregado de provar cada um dos bolinhos concorrentes. A padaria Baker Richard Visser, em Roterdã, já acumula oito vitórias. Conheça Roterdã de bike e pare nessa padaria.

 

8. Batata Frita

Fast food a Holanda
Porção de fritas no cone.

A essa altura você já entendeu que holandês curte uma fritura. E eles amam batata frita. E você até pode argumentar que batata frita existe no mundo inteiro. Mas na Holanda ela é uma paixão nacional.

Em Amsterdam, é muito comum andar na rua e encontrar várias lojinhas que vendem batata frita no cone, o melhor jeito holandês de comer a democrática iguaria. As batatas são grossas e normalmente acompanhadas de molho a sua escolha. Você pode prová-las em um passeio com degustação de comida no bairro de Jordaan.

 

9. Stamppot

Culinária holandesa
Stamppot | Foto: M.Minderhoud, via Wikimedia Commons.

Como eu disse, a batata é uma paixão nacional. E ela é a base do Stamppot, um prato bem típico holandês. Ele consiste em um purê de batatas com vários outros legumes e vegetais, como espinafre, cenoura e cebola. Para complementar, normalmente é servido com salsicha defumada por cima.

 

10. Pannenkoeken

Panqueca holandesa
Pannenkoeken.

Os holandeses têm um jeito bem diferente do nosso quando o assunto é fazer panquecas. Na Holanda, elas são grandes e finas, servidas abertas com o recheio por cima, como se fosse uma pizza.  E os holandeses adoram as pannenkoeken!

As mais tradicionais são as doces, claro, com calda de açúcar por cima ou de maçã. A Pancake Bakery, em Amsterdam, é especializada em panquecas e tem um ótimo custo-benefício. Tem uma loja bem pertinho do museu da Anne Frank, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Amsterdam, vale a pena passar para experimentar!

 

11. Gerookte Paling

Gastronomia holandesa
Prato de paling | Foto: Tasja, via Wikimedia Commons.

Outra comida que envolve frutos do mar é o paling, uma enguia defumada que faz muito sucesso entre os holandeses, normalmente acompanhada de pão e/ou salada.

A aparência pode não ser das mais apetitosas, mas o alimento é bem saboroso, rico em ômega3, vitaminas e proteína. É mais uma iguaria de Volendam, que você pode conhecer em um tour para os moinhos de vento.

 

12. Frikandel

Pratos holandeses mais populares
Frikandel.

Fazendo jus à inspiração na cozinha alemã, o frikandel é uma salsicha, mas servida no seu toque holandês, o que significa que é acompanhada por batatas fritas! Mas não é só isso, a salsicha é frita (claro!), cortada no meio e recheada com cebola, maionese e ketchup.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

É um prato bem popular na Holanda, tanto que são produzidos milhões de frikandel ao ano!

   

 

13. Kipsaté

Pratos para comer na Holanda
Kipsaté.

Outro prato de comida típica da Holanda, o kipsaté é um espeto de frango bem saboroso com molho de amendoim. É encontrado tanto em feiras de rua como em restaurantes. Vale a pena provar!

 

Bebidas

14. Jenever

Bebidas holandesas
Smeets Jenever | Foto: Paul Hermans, via Wikimedia Commons.

Todo mundo já bebeu, ou pelo menos já ouviu falar no gim. Mas, o que nem todo mundo sabe é que bem antes do gim ser criado já existia uma bebida bem similar chamada Jenever, um destilado a base de cereais com um toque de especiarias e de um fruto chamado zimbro, que em holandês se chama jeneverbes, daí o nome.

O Jenever se popularizou nos séculos XVI e XVII, época em que as relações comerciais entre Holanda e Inglaterra se intensificaram com a Guerra dos 30 Anos. Nesse período o Jenever se tornou muito consumido pelos soldados.

De lá para cá, a bebida manteve a sua fama entre os holandeses e ainda é o destilado mais consumido no país. Além de fazer um tour para beber em Amsterdam, cidades como Delft, Dordrecht, Groningen e Schiedam possuem fábricas de Jenever e são referências quando o assunto é a bebida.  Inclusive, em Schiedam há um museu dedicado ao Jenever.

 

15. Koffie Verkeerd

Bebida típica da Holanda
Koffie Verkeerd.

Se você gosta de café forte, talvez não vá curtir o Koffie Verkeerd, ou café errado! Pelo menos os holandeses sabem que o conceito não é exatamente o tradicional. Consiste em uma versão holandesa para o famoso café com leite. Ou seria leite com café?

Isso porque no koffie verkeerd a proporção é quase 50/50! Outra diferença é que esse tipo de café vem numa xícara generosa e não naquelas pequenas que estamos acostumados.

 

Deguste as comidas típicas da Holanda

Agora que já ficou claro tudo sobre as comidas típicas da Holanda, aproveite para na próxima viagem ao país curtir não só o turismo, mas também toda a cultura holandesa gastronômica. Saiba quando é melhor viajar para a Holanda e inclua alguns dos melhores destinos gastronômicos para visitar.

Confira mais sobre a comida típica da Holanda nesse vídeo incrível pelo site oficial de turismo da Holanda:

E você, qual foi o prato que mais te chamou a atenção? Quais das comidas típicas da Holanda você fará questão de provar quando estiver no país?

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Raquel Araujo

ESCRITO POR

Raquel Araujo

Raquel Araujo, de 28 anos, é jornalista formada pela PUC-Rio, com pós graduação em Transmídia. É carioca, pisciana, ama os livros e batatas fritas. Para ela, viajar é se conectar com outras culturas enquanto descobre um pouco mais de si mesma.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *