Mapa da Holanda: 12 regiões turísticas do país

Imagem do Autor por Ana Paula Zanibão
5/5 - (4 votos)
Atualizado em:

Mapa da Holanda: 12 regiões turísticas do país

Engana-se quem pensa que o mapa da Holanda envolve apenas Amsterdam e algumas pequenas cidades ao seu redor. Existem diversas regiões turísticas para se explorar no país das tulipas e dos moinhos de vento.

A Holanda oferece destinos carregados de cultura, arte, gastronomia, história e arquitetura diferenciadas. Por onde você for, poderá sentir uma atmosfera especial. Mas é preciso se organizar e, claro, se localizar no país para criar um roteiro que atenda aos seus interesses e expectativas.

Por isso, se você quer conhecer esse país da Europa pelas regiões turísticas e mais bonitas, continue a leitura. Aqui indico a Holanda no mapa e um roteiro interessante para você conhecer o país e seus encantos!

Planeje sua viagem => Melhor internet para a Holanda

Seguro viagem Holanda »

 

Regiões turísticas da Holanda

  1. Groningen (Groningen)
  2. Drenthe (Drenthe)
  3. Friesland (Friesland)
  4. Flevoland (Flevoland)
  5. Overijssel (Overijssel)
  6. Holanda do Norte (Noord-Holland)
  7. Holanda do Sul (Zuid-Holland)
  8. Utrecht (Utrecht)
  9. Gelderland (Gelderland)
  10. Brabante do Norte (Noord-Brabant)
  11. Zelândia (Zeeland)
  12. Limburgo (Limburg)

Para começar a entender melhor as regiões turísticas, é importante saber que o mapa da Holanda na Europa está dividido em 12 províncias.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAIS, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Todas essas províncias possuem características exclusivas e, se você estiver com bastante tempo, para um roteiro pela Holanda de até 30 dias, vale a pena conhecer cada uma delas e se aventurar pelo país afora.

Aqui indico cinco das 12 províncias: Groningen, Holanda do Norte, Holanda do Sul, Utrecht e Limburgo; em geral, elas são verdadeiros atrativos turísticos em todas as estações do ano. Saiba o que conhecer em cada uma delas a seguir!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios da Holanda »

 

Groningen

Cidades mais bonitas da Holanda
Belas paisagens como esta são a marca de Groningen.

Começando o mapa da Holanda pela região norte, temos Groningen. A capital leva o mesmo nome da província e é conhecida por ser um lugar com muitas construções históricas, museus, restaurantes e paisagens bonitas.

Durante um Tour privado em Groningen com um local, você pode visitar o Grote Markt (principal praça da cidade), o Hortus Haren (um dos jardins mais antigos da Holanda), o Museu Groninger (possui uma construção interna e externa únicas além de uma coleção de arte bem interessante).

Além disso, tem a Martinitoren (torre considerada a maior construção da cidade – você pode subir e ver a cidade do alto).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Fora da capital, você pode conhecer as áreas naturais da província. Ao visitar a cidade de Haren, por exemplo, você verá um dos destinos considerados mais verdes da Holanda. Gosta de caminhada? Vá para Pieterburen e faça a Het Pieterpad, a mais famosa trilha de caminhada do país.

Na mesma cidade você encontrará o Centro de Reabilitação e Pesquisa de Focas Lenie ‘t Hart também. O ideal é passar no mínimo duas noites em Groningen (capital) e um dia para cada passeio em outras cidades (possibilidade de bate e volta).

Groningen está um pouco afastada de Amsterdam. São cerca de 200 km de distância entre a capital do país (Amsterdam) e a capital da província (Groningen). É possível fazer o trajeto utilizando transporte público – média de 2h (trem) – ou carro (1h50).

 

Holanda do Norte

Cidades para conhecer na Holanda
Curiosa e inigualável arquitetura de Volendam.

A Holanda do Norte é a província principal do mapa da Holanda. Isso porque ela contém alguns dos principais símbolos do país: Volendam, Zaanse Schans, Haarlem, Bloemendaal e, claro, a própria capital Amsterdam.

Volendam é uma vila tradicional de pescadores que fica a 20 km de Amsterdam. Lá você encontra um pequeno porto de pesca, muito peixe para saborear e um centro cheio de muita história. Um dia é o suficiente para explorar a vila.

Em Zaanse Schans, bairro histórico localizado a 19 km de Amsterdam, você verá muitos moinhos de vento e belas construções antigas. Um período do dia é o suficiente para conhecer a região e tirar fotos bem legais com os moinhos de fundo.

Haarlem, 30 km de Amsterdam, possui um charme espetacular – além de ser a capital da província Holanda do Norte, ela recebe o apelido de cidade das flores. Seu centro é cheio de cultura, ruas comerciais e restaurantes. Um dia é suficiente para visita-la.

 

Desfrutando das praias e da capital

Pontos turísticos da Holanda
Charmosos canais de Amsterdã te conduzem pela cidade.

Já chegando à costa da província, está Bloemendaal (33 km de Amsterdam) – destino litorâneo muito atraente no verão. Lá você encontrará diversos clubes e festas. Se você gosta de praia, vale a pena fazer um bate e volta de um mais ou dias desde Amsterdam.

E agora, Amsterdam! Ah, a capital! Com uma atmosfera única, a cidade oferece muitas atrações de cultura, história, lazer, gastronomia e arte. Grande parte do turismo se concentra em Amsterdam durante todo o ano. Descubra quais são os principais pontos turísticos de Amsterdam.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Recomendo um passeio de barco pelos canais, uma visita aos museus Van Gogh, ao Rijkmuseum e a Casa de Anne Frank, alugar uma bicicleta e sair explorando a cidade, e participar da Heineken Experience se você é fã de cerveja.

Enfim, escolha as atrações que você quer ver (museus, parques, igrejas, cafés, lojas etc.) e monte um roteiro por Amsterdam. A cidade é bem grande e não faltam coisas para fazer!

Melhores => Passeios e tours guiados em Amsterdam

 

Holanda do Sul

O que faze na Holanda
Roterdã torna-se ainda mais bela e iluminada a noite.

No mapa, a província Holanda do Sul está situada um pouco abaixo da Holanda do Norte. Ela é representada por grandes cidades (Roterdã e Haia), pequenas cidades (Delft e Gouda), além de atrações naturais (Keukenhof e Kinderdijk).

Começando pelas grandes cidades, Rotterdam (80 km de Amsterdam) é conhecida como a cidade inovadora do país.

Além de ser portuária, Roterdã possui uma arquitetura moderna, uma vida noturna agitada e muitos shoppings; um ou dois dias são suficientes para explorar a cidade.

Próximo de Roterdã (25 km) está Haia, sede do governo holandês, cheia de história, cultura e arte, a cidade está perto da costa do Mar Norte e possui alguns palácios reais muito elegantes; vale a pena passar um ou dois dias na cidade.

Escolha => Passeios imperdíveis sem Rotterdam

 

Aventurando-se em pequenos e encantadores destinos

Dicas de turismo na Holanda
Castelo localizado na florida Keukenhof | Foto: WikiFB3, via Wikimedia Commons.

Ainda na Holanda do Sul está Delft, localizada a 11 km de Haia; é uma cidade universitária que oferece muitos canais, museus, igrejas e mercados. Já Gouda (23 km de Roterdã), é a cidade do queijo e dos stroopwafels cheia de tradições, história e, claro, gastronomia.

Um dia em cada uma dessas cidades é o suficiente para conhecer mais da cultura holandesa. Sobre as atrações naturais da província, estão o maior parque de tulipas do mundo, o Keukenhof e os moinhos de vento reconhecidos pela Unesco (Kinderdijk).

O Keukenhof abre apenas na primavera (meados de março até meados de maio) e fica 40 km de Amsterdam. Já o Kinderdijk é aberto para visita o ano inteiro e está cerca de 100 km de Amsterdam. O ideal é passar um dia em cada um deles.

A província também conta com cidades litorâneas, como Scheveningen e Noordwijk. Portanto, se o clima estiver bom, vale a pena visitar as praias e relaxar na areia. Ambas as cidades estão entre 50 e 70 km de Amsterdam.

 

Utrecht

Atrações na Holanda
Utrecht e suas diversas construções vistas do alto.

Ligeiramente próxima à Holanda do Sul no mapa da Holanda, está localizada a província Utrecht. Ela é a menor província do país e leva a capital com o mesmo nome. Lá você encontra reservas naturais e castelos, dignos de fotos bem bonitas.

Utrecht, a capital, fica a 50 km de Amsterdam e é uma das cidades mais antigas da Holanda. Ela oferece muita cultura e movimentação em meio à museus, canais, igrejas, muitos restaurantes, galerias e lojas, sem contar a vida noturna agitada.

O ideal é passar no mínimo uma noite em Utrecht. Próximo à cidade, você pode conhecer o maior castelo da Holanda, o Kasteel de Haar. O monumento está localizado a cerca de 15 km de Utrecht e conta com torres, pontes levadiças, capela e jardins.

   

Para visitar o castelo, você precisa reservar uma visita guiada que vai te explicar tudo sobre a construção, história e curiosidades medievais. Um período do dia é o suficiente para passear pelo castelo e tirar fotos no seu interior e exterior.

Romântico => Excursão noturna de barco pelos canais de Amsterdam

 

Limburgo

Cidades que fazem fronteira com a Alemanha
Proximidade com Bélgica e Alemanha tornam Limburgo muito visitada.

No extremo sul do mapa da Holanda está a província Limburgo.

A região faz fronteira com a Bélgica e Alemanha, e possui uma característica própria, desde uma paisagem montanhosa e um clima mais ameno, até uma população mais jovem e receptiva. Falando nisso, você pode fazer um tour privado de Amsterdam para Bruxelas

Grande parte das atrações de Limburgo encontram-se em Maastricht, uma bela cidade localizada a aproximadamente 200 km de Amsterdam (apenas 2h30 de transporte público). Lá você encontra uma atmosfera agradável que simboliza a província.

Desde museus, prédios históricos, grandes praças e igrejas até muitos mercados e lojas para fazer compras, Maastricht reúne arte, cultura, gastronomia, design, moda e lazer para todos os estilos e idades.

Por ser uma cidade universitária, o lugar oferece uma vida noturna agitada e muitos parques para passar uma tarde de primavera ou verão ao lado do Rio Mosa, que corta a cidade e dá um charme único ao lugar.

Você pode passar duas ou mais noites por lá para conhecer Maastricht e os seus arredores. De repente, você também pode estender a sua viagem para a Bélgica ou Alemanha, desde transporte público ou carro alugado na Holanda.

 

Aproveite a Holanda de uma forma única

Agora que você já conhece o mapa da Holanda, chega o momento de colocar as suas ideias nele e traçar um roteiro.

Ao conhecer as regiões turísticas e mais bonitas do país, você poderá aproveitar a Holanda de uma forma única; seja uma viagem solo ou com família, amigos ou companheiro, certifique-se que a programação atenda às expectativas de cada um.

E você, pronto para criar o roteiro e fazer as malas? Compartilhe a sua opinião, dúvida e/ou experiência nos comentários!

 

CATEGORIAS
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Ana Paula Zanibão

Ana, 25 anos, é gestora ambiental no diploma e redatora no dia a dia. Apaixonada por diferentes culturas, já morou na Espanha, na Bélgica, e hoje mora na Holanda. Ama viajar, escrever e viver novas aventuras, além de sonhar acordada e rir sozinha.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.