Trabalhar na Holanda: emprego, vagas para brasileiros e mais

Trabalhar na Holanda: emprego, vagas para brasileiros e mais

Se você tem interesse em trabalhar na Holanda, mas ainda não sabe muito sobre o assunto, pode ficar tranquilo que este artigo te ajudará com informações sobre vagas de emprego, salários, áreas e visto de trabalho.

Mas porquê a Holanda? Muitos imigrantes miram no mercado de trabalho holandês, já que o país possui uma economia estável, um baixo nível de desemprego (3,4% – dados de fevereiro de 2019) e uma ótima qualidade de vida. Isso sem contar o fato de estar entre os 29 países mais ricos do mundo, ocupando a 14ª posição, segundo levantamento recente do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Depois dessa notícia, talvez você esteja ainda mais animado e com vontade de trabalhar neste país da Europa. Fique atento às próximas linhas e descubra como funciona o mercado de trabalho na Holanda!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Amsterdam

Seguro viagem Holanda »

 

Como trabalhar na Holanda?

Morar na Holanda

Independente da sua formação acadêmica, experiência e área profissional, para trabalhar na Holanda é preciso falar inglês (holandês é um grande diferencial, mas não é obrigatório para grande parte das vagas), ter um visto de trabalho para residir e exercer um cargo legalmente neste país da Europa.

Além disso, você deve apresentar um bom nível de adaptação; já que a cultura, clima e gastronomia são bem diferentes do Brasil. Saiba do país ao ler sobre as curiosidades da Holanda.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Visto de trabalho na Holanda

Documentos necessários para morar na Holanda
Primeiro passo é organizar toda a documentação e tirar o visto de trabalho.

Dentre os tipos de visto para Holanda, o de trabalho é fundamental, pois está ligado a residência temporária no país.

Com ele, você consegue exercer função de trabalho remunerado e morar na Holanda pelo período determinado em contrato. A permissão de residência é necessária para trabalhar e morar no país.

Opções para conseguir o visto:

  • Trabalhar para uma empresa estabelecida fora da União Europeia e ser transferido pela sua filial na Holanda
  • Trabalhar em uma posição de alto nível (migrante altamente qualificado)
  • Trabalhar através do cartão azul europeu (European Blue Card) em cargos altamente qualificados
  • Trabalhar como pesquisador (Directive EU 2016/801)
  • Trabalhar em um emprego remunerado (residência padrão):
    • Regulamentação do comércio internacional
    • Conselheiro espiritual
    • Empregado no setor de catering asiático
    • Fornecimento de bens por uma empresa estrangeira
    • Fornecimento de bens para uma empresa estrangeira
    • Trainee, membro principal da equipe ou especialista de um grupo internacional de empresas (Directive 2014/66/EU)
    • Posições específicas na área de arte e cultura
    • Funcionário de uma organização internacional sem fins lucrativos
    • Correspondente de mídia de massa
    • Outros trabalhos em emprego remunerado
  • Estagiário ou aprendiz em uma empresa holandesa
  • Prestador de serviços transfronteiriço (EU, EEA ou Suíça)

Quem cuida dos requisitos e processo de entrada na Holanda (permissão de trabalho e de residência) é o Serviço de Imigração e Naturalização (IND).

Em geral, é o empregador que solicita a autorização de residência na Holanda para os seus funcionários. Assim, ao ser contratado por uma empresa, você deve fornecer os documentos necessários e a empresa aplica para o seu visto e residência.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

Onde procurar trabalho na Holanda?

Sites de empregos da Holanda
Pesquise vagas nos sites de emprego da Holanda.

Na Holanda é comum o uso do LinkedIn, agências e sites de emprego. O primeiro passo (e mais fácil) é investir na sua rede de contatos profissionais; atualize o seu perfil para inglês, assim como o seu currículo.

Assim, você pode buscar e se candidatar nas vagas da sua área, além de ficar por dentro das empresas e seus requisitos. Geralmente as empresas pedem uma carta de motivação durante a candidatura também.

Essa carta deve ser redigida em inglês e contar com as suas inspirações para deixar o Brasil e trabalhar na Holanda, explorando a cultura, história, arte, estilo de vida, enfim, novos ares em um país europeu.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Sobre as agências de emprego, elas facilitam a pesquisa de vagas e orientam a sua colocação no mercado de trabalho. As que recomendo são: a Randstad, a Manpower e a Uitzend Bureau; todas essas com sites em holandês.

Assim como as agências, os sites de emprego normalmente são em holandês também. Aí é só traduzir e buscar por vagas onde os requisitos incluam o idioma inglês e, quem sabe, até português ou outro idioma que você domina. Veja os sites mais conhecidos:

Confira => Anne Frank Walking Tour em Amsterdam

 

Em que áreas trabalhar na Holanda?

Em que área trabalhar na Holanda?
Área da tecnologia é um ótimo mercado de trabalho na Holanda.

Nos últimos anos, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) se manteve em alta na Holanda, sendo essa uma das áreas que mais empregam estrangeiros no país.

Além de TI, existem outros ramos que demandam muitos profissionais também, como engenharia, publicidade, energia, e petróleo.

Se você não procura emprego nessas áreas, fique tranquilo e seja flexível. Há ofertas de trabalho em todas as áreas, especialmente no setor de moda, varejo, administração e finanças; basta fazer uma boa pesquisa e mostrar o seu diferencial.

Apenas as áreas de educação e medicina, que são um pouco mais complicadas para estrangeiros, pois o processo de estudar na Holanda envolve validar o diploma no país.

E isso leva tempo, dinheiro e o risco de não conseguir uma boa colocação sem a fluência no idioma local. Caso seu objetivo seja fazer intercâmbio, é importante saber sobre seguro viagem para estudante.

Dúvida => Como usar WhatsApp no exterior

 

   

Vagas de emprego na Holanda para brasileiros

Como conseguir um emprego na Holanda?
Falar inglês ou holandês fluente te ajudará a conseguir um emprego.

É comum saber de muitos brasileiros que trabalham na Holanda dentro do setor de tecnologia, mas alguns também trabalham nas mais diversas áreas como profissionais qualificados, experientes e fluentes no inglês.

Quer uma dica para se candidatar a vagas de emprego específicas para brasileiros? Pesquise nas agências e sites de emprego por vagas que pedem fluência em português.

Não se esqueça de ser flexível e ver as ofertas e considerar a ideia de conhecer diferentes cidades para morar na Holanda. Quem sabe não aparece algo legal para a sua carreira?

Ingressos => Museu Van Gogh em Amsterdam

 

Vale a pena trabalhar na Holanda?

Qualidade de vida na Holanda
Trabalhar no país não é fácil, mas a qualidade de vida é excelente.

Essa é uma questão bastante pessoal, mas em geral, os estrangeiros – inclusive brasileiros – adoram trabalhar na Holanda. O país oferece uma infraestrutura ótima, garantindo boas condições de vida aos holandeses e aos novos locais.

Sem contar uma grande vantagem no bolso: vindo como imigrante altamente qualificado, você tem a possibilidade de pedir reembolso de 30% no imposto de renda.

Certamente existem condições para adquirir o benefício e se você as cumpre, recebe essa parcela do salário sem impostos durante o período máximo de 5 anos.

Existe uma seção no site do governo holandês chamada New in the Netherlands (Novo na Holanda), que oferece muitas informações sobre morar e trabalhar no país. Vale a pena dar uma olhada no site e ficar por dentro das regras e novidades!

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Holanda

 

Familiares

A Holanda geralmente permite que os familiares possam viver junto com a pessoa que trabalha no país. No entanto, isso não é possível quando se trata de um trabalho sazonal ou uma colocação de trabalho ou para ganhar experiência profissional.

Conheça => Excursão pelo Porto de Rotterdam

 

Melhores cidades para trabalhar na Holanda

Cidades para viver na Holanda
Rotterdam é uma boa opção para viver na Holanda.

Normalmente, as pessoas associam a oportunidade trabalhar na Holanda com empresas sediadas em Amsterdam. O que não é algo ruim, já que a capital está cheia de empregos para estrangeiros. Confira quais as cidades mais baratas para morar na Holanda.

No entanto, há outros lugares interessantes também para trabalhar no país. Desde cidades menos conhecidas até cidades ligadas à rota do turismo, é indicado procurar trabalho em Amsterdam, Rotterdam, Haia, Eindhoven, Utrecht e Maastricht.

Além de contarem com polos industriais e comerciais importantes, essas cidades apresentam uma grande comunidade internacional, o que facilita as conexões e a adaptação dos estrangeiros no país.

Incrível => Volendam, Marken e Moinhos de vento na Holanda

 

Qual é o salário na Holanda?

Qual o salário na Holanda?
Na Holanda a idade implica diretamente no valor do salário.

O salário mínimo na Holanda é de € 1.615,80 (dados de janeiro de 2019). Convertendo esse valor para o real seria aproximadamente R$ 7.045,00 (cotação do dia 6/6/2019 – 1 euro equivalente a 4,36 reais).

Apesar desse salário apresentar um bom índice de remuneração, o valor de cada salário é definido por hora de trabalho, carga horária semanal e idade do empregado. Quem tem menos de 22 anos, por exemplo, recebe menos.

Essa diferença se dá por causa de uma medida governamental para reduzir o desemprego da população jovem no país. Quanto mais jovem é o empregado, menos dinheiro ele irá receber por hora.

   

Tire suas dúvidas => Comprar euro online

 

Impostos

Sistema financeiro da Holanda
Na Holanda quanto mais se ganha maior é a declaração.

A Holanda conta com uma alta taxa de impostos. A tarifa de valor agregado (Belasting Toegevoegde) é de 9%; enquanto que o imposto de renda depende do salário anual.

Um salário de até € 20.142 (anual) declara 36,65% em imposto de renda, por exemplo; já uma renda de até € 68.507 (anual) declara 38,10%.

Quando o salário ultrapassa esse valor (€ 68.507 anual), a porcentagem sobe para 51,75%. Logo, o rendimento é reduzido após o pagamento de impostos e seguro de saúde (obrigatório).

Por outro lado, alguns empregadores oferecem benefícios como despesas de transporte e alimentação pagas. No final das contas, a qualidade de vida acaba compensando e muito a experiência dos imigrantes.

Como ter? => Internet na Holanda

 

Média salarial

Custo de vida na Holanda
Viver no interior da Holanda pode gerar uma boa economia.

A média salarial depende de cada cidade, empresa, área de mercado e função. Em Amsterdam, por exemplo, a média salarial costuma ser mais alta, assim como as despesas de moradia, alimentação e transporte também.

O salário de profissionais altamente qualificados gira em torno de € 3.000 e € 5.000 mensais. Com esse valor é possível viver bem no centro de cidades grandes ou, ainda melhor, cidades pequenas ou vilarejos (a economia é muito maior).

Por isso, apesar da Holanda oferecer um salário mínimo alto em comparação aos outros países europeus, o custo de vida no país é elevado também. Para saber mais sobre o assunto, entenda como é o custo de vida na Holanda.

Leia também => Feriados na Holanda

 

Vantagens de trabalhar na Holanda

Em geral, encontrar emprego na Europa não é a tarefa mais fácil do mundo. Muita gente vai até dizer que é praticamente impossível dependendo da área de formação e experiência; no entanto, é preciso abrir os olhos para um novo horizonte.

Trabalhar na Holanda é um sonho que pode se tornar realidade. Para comprovar isso, busque traçar os seus objetivos na mesma linha das suas ações e avalie as melhores opções profissionais para a carreira que você está trilhando ou deseja trilhar.

Esse é um desafio grande, ainda mais quando estamos falando de trabalhar em um dos mais importantes centros comerciais da Europa. Preparado para essa nova aventura?

E você, está com planos de se mudar e trabalhar na Holanda? Tire suas dúvidas nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

Ana, 25 anos, é gestora ambiental no diploma e redatora no dia a dia. Apaixonada por diferentes culturas, já morou na Espanha, na Bélgica, e hoje mora na Holanda. Ama viajar, escrever e viver novas aventuras, além de sonhar acordada e rir sozinha.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Sandra guimaraes lafon

    Tenho planos em trabalhar na holanda sou formada em auxiliar de veterinaria .domino bem a lingua portuguesa , espanhoa e um pouco do ingles. Gostaria de saber como posso conseguir emprego na area pet na holanda ? Aguardo resposta. Sandra g lafon.

  2. Jessica

    Tenho planos futuros de ir morar na Holanda a trabalho, não tenho experiência nenhuma.. andei lendo muitos sites sobre empregos, tem alguém que possa me auxiliar a isso? Qquer dica e emprego seriam muito bem vindos nesse momento. Obrigada