Timor-Leste na estação chuvosa: o que fazer?

Timor-Leste na estação chuvosa: o que fazer?

Viajar para o Timor-Leste na estação chuvosa ou no “inverno” pode parecer uma má ideia à primeira vista. Existem vezes em que os dia de férias não batem com a época de sol ou com o verão do destino que queremos visitar.

Isso pode se tornar uma tristeza maior ainda se seu destino for uma ilha maravilhosa como é o caso de Timor-Leste.

Mas posso te garantir que visitar o mais novo entre os países que falam português é uma ótima ideia em todas as estações do ano, pois trata-se de um lugar bonito e com uma cultura bastante interessante.

É por essa razão que trago este artigo: para te ajudar a montar seu roteiro e decidir pelos melhores lugares e passeios, caso seus dias de visita ao país sejam no inverno; te mostro também como é o clima no Timor-Leste e todas as dicas necessárias para a viagem.

Planeje sua viagem=> Hotéis bem avaliados no Timor-Leste

Qual é o melhor seguro viagem para Timor-Leste? »

 

Quando começam as chuvas no Timor-Leste?

timor leste clima
Areia Branca fica mais vazia nos dias mais frios | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

O Clima no Timor-Leste, assim como os países tropicais, não possui as quatro estações da forma como a conhecemos: outono, inverno, primavera e verão.

Em Timor-Leste, assim como em todo os sudeste da Ásia, os climas predominantes são a estação chuvosa e a estação seca.

A estação chuvosa acontece de dezembro a maio e a estação seca se inicia em junho e vai até novembro; porém, podem existir algumas pequenas variações se você está ao nível do mar ou nas montanhas, pois o clima pode ser mais chuvoso nas partes mais altas do país.

É importante salientar que, pelo Timor-Leste possuir um clima tropical, quente e úmido, mesmo em época de chuva a temperatura pode continuar alta, diminuindo um pouco somente no mês de julho, que é o mês mais frio do ano; por esse mesmo motivo, as chuvas tendem a ser rápidas.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

Lugares para conhecer no Timor-Leste com chuva

  1. Livrarias
  2. Cafés orgânicos locais
  3. Museus
  4. Cinema no Timor Plaza
  5. Proema Restaurant School
  6. Fundação Oriente
  7. Happy Our no Timor Plaza

 

1. Livrarias

timor leste literatura
Timor-Leste possuí uma literatura rica e bem interessante | Foto: Livros e Companhia.

Se você – assim como eu – gosta de conhecer mais sobre o seu destino por meio da literatura local, provavelmente irá se interessar por uma visita às livrarias de Díli, capital, principalmente se for para o Timor-Leste na estação chuvosa.

O Timor-Plaza, principal shopping de Díli, é o lugar aonde ficam as principais livrarias da cidade: Lalenok Study Timor e a Livros e Companhia.

Comprar livros em Timor-Leste, ou dedicar um tempo para leitura das produções literárias realizadas no país, podem te fazer conhecer mais sobre  aspectos como colonização, descolonização, esportes e culinária; tudo isso pela ótica dos próprios leste-timorenses.

Portanto, utilize o clima chuvoso para dedicar um tempo para conhecer as histórias de Timor-Leste por meio da leitura. Aproveite também para trazer algum livro como lembrança do Timor-Leste ou até mesmo para presentear alguém.

Eu mesma trouxe dois exemplares do clássico O Pequeno Príncipe escrito na língua local, tétum, para presentear meus amigos e eles adoraram ganhar um presente tão único assim.

 

2. Cafés orgânicos locais

o que comer no timor-leste
Cafés orgânicos são muito frequentados em Díli | Foto: Latefoho Specilty.

Além das lindas praias da ilha, o Timor-Leste também é conhecido pelo seu saboroso café; atualmente, é o principal produto de exportação de Timor-Leste e também a maior fonte de remuneração dos agricultores da região.

O município de Ermera, localizado a 58 km de Díli, é um dos principais locais de plantação de café e, portanto, referência em Timor-Leste quando falo neste assunto.

Por outro lado, em Díli também existem ótimas cafeterias que também oferecem o café nacional orgânico em seu cardápio e que são também ótimos locais para se visitar em dias de chuva.

O mais famoso dos cafés em Díli é o Latefoho Specialty, que possui vista para o mar e fica aberto das 7 horas às 19 horas. Nele é possível comprar pacotes de café para levar para casa, além de ser um ambiente super agradável. Saiba qual é a moeda do Timor-Leste.

Já o Café Wesa’e, além de café orgânico, também serve comida e opções de pratos vegetarianos.

   

 

3. Museus

museu da resistencia timor leste
Museu conta a história de lutas pela liberdade | Foto: Fms amrt, via Wikimedia Commons.

Para dias de chuva e frio, os museus são sempre uma boa pedida no Timor-Leste na estação chuvosa. O país possui alguns muito interessantes e que merecem entrar em seu roteiro.

O mais famoso deles é o Arquivo e Museu da Resistência Timorense, aonde, em uma exposição permanente, você pode aprender sobre a história a invasão indonésia e da descolonização do Timor-Leste.

Nesse museu você também encontra livros de história e política que podem te acompanhar durante a viagem.

O outro local que te incentivo a conhecer é o Centro Audiovisual Max Stahl, que reúne vídeos e documentários que retratam a época de guerra em Timor-Leste em virtude da invasão indonésia e também do período após a reinstauração da independência do país.

Para realizar a visita, é necessário marcar um horário pela conta do Facebook do museu.

 

4. Cinema no Timor Plaza

cinema timor leste
Shopping é um grande atrativo em Díli | Foto: Ludwig Muller, via Wikimedia Commons.

Pode parecer uma coisa super comum, mas conhecer as salas de cinema de regiões e países diferentes do seu é uma experiência interessante, além de preencher um tempo entre um passeio e outro.

Em Díli existe apenas um cinema, que fica localizado no Timor Plaza, o shopping da região. O local transmite a maioria de seus filmes em inglês e com legendas na mesma língua.

As salas são boas e a qualidade do áudio não deixa a desejar.  Os ingressos custam, em média, 5 dólares. Aproveite também para almoçar ou jantar no shopping antes ou depois de sua sessão.

 

5. Pro-Ema Restaurant School

restaurante timor leste
Restaurante é muito bom ajuda mulheres necessitadas | Foto: Pro-Ema.

O Pro-Ema é uma organização de Timor-Leste criada por voluntárias com o objetivo de apoiar adolescentes e mulheres vítimas de violência sexual.

Fica localizado em Bidau-Lecidere e funciona de segunda a sábado, de 9 horas às 17 horas; eles servem almoços preparados pelas meninas e mulheres que fazem parte do projeto.

No local, também são vendidos artesanatos feitos também pelas meninas e mulheres assistidas pelo Proema. É um ótimo lugar para conhecer.

Os cardápios contam com sobremesas e o atendimento é excelente. Se você está procurando por algum restaurante para incluir em seu roteiro na hora do almoço, vá ao Proema, pois vai comer muito bem e ainda irá ajudar meninas e mulheres em situação de risco.

 

6. Fundação Oriente

timor leste cultura
Local conta também com exposições interessantes | Foto: Fundação Oriente.

A Fundação Oriente é uma instituição portuguesa existente em Díli há muitos anos. O local, situado na Rua José Maria Marques, conta com auditório e espaços para diversos eventos.

É comum existir na fundação muitos shows de música de vários países, assim como apresentação de filmes, exposições, feiras de comida e artesanato.

   

Toda a programação é, geralmente, gratuita e aberta à comunidade. São eventos muito interessantes para você que gostaria de saber mais sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e também sobre o Timor-Leste em si.

Durante minha estadia no país, participei de shows de música brasileira, timorense e também de exposição de fotos de fotógrafos leste-timorenses. Ao longo de tais eventos, feiras com produtos locais e artesanais sempre marcam presença.

É um local bastante agradável e que, com certeza, pode entrar no seu roteiro de inverno no Timor-Leste.

 

7. Happy hour no Timor Plaza

noite timor leste
Happy hour no shopping é muito famoso em Díli.

Esse é um dos eventos que eu mais tenho saudade em Díli. O happy hour no shopping Timor Plaza em Díli acontece, geralmente às quintas-feiras de cada semana. A depender do horário, cervejas são vendidas com desconto.

Esse local é bastante animado e conta sempre com música ao vivo de artistas locais. Se você quer conhecer gente nova, o happy hour no Timor Plaza é perfeito para você pois ele costuma atrair bastante turista e pessoas divertidas que gostam de dançar, comer e beber e curtir a noite.

O cardápio é bastante variado e conta também com opções de receitas vegetarianas. E não se preocupe com a volta para o seu hotel, pois sempre existem táxis próximos.

Por isso, inclua o happy hour no Timor Plaza em alguma das noites do seu roteiro para que você possa aproveitar o que as noites de Díli podem te oferecer.

 

Conheça o Timor-Leste na estação chuvosa

Viajar no inverno para uma ilha conhecida por suas praias pode parecer uma ideia não muito boa; contudo, o Timor-Leste na estação chuvosa ainda propicia ao turista aproveitar suas belezas, cultura e singularidades… até mesmo nos dias mais frios e nublados.

Escolhendo um roteiro que se encaixa melhor no seu bolso e em sua quantidade de dias no país, além de considerar todas as dicas que te dei neste artigo, sua viagem com certeza será maravilhosa.

As estradas de Timor-Leste para cidades muito distantes de Díli, ou para as montanhas, podem ser realmente perigosas em épocas chuvosas, pois são escorregadias e algumas não estão com a manutenção em dia. Tente evitar estes locais no inverno e concentre seu roteiro em regiões próximas à capital.

E você, pretende conhecer o Timor-Leste no inverno? Já esteve no país e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *