10 comidas típicas do Timor-Leste: o que comer no país

por Lucivânia Gosaves

10 comidas típicas do Timor-Leste: o que comer no país

As comidas típicas do Timor-Leste, além de muito saborosas, são capazes de contar sua própria história por meio de seus pratos e da forma como são preparados e servidos.

Se você está planejando visitar as terras leste-timorenses na Ásia e deseja conhecer mais profundamente sua cultura e modo de viver, com certeza você deve experimentar as comidas típicas do Timor-Leste.

A Culinária local possuí influências de países como Portugal (do qual foi feita a descolonização do Timor-Leste), Indonésia e outros lugares do Sudeste Asiático, como as Filipinas.

Estas comidas típicas do Timor-Leste tem base em alimentos como arroz, peixe, milho e papaia que, durante os anos de guerra, se mostraram como alimentos ricos em proteínas e também passíveis de se tornarem grandes pratos, capazes de representar a nação de Timor-Leste.

Mesmo tendo sido colonizado durante vários anos por Portugal e ter sido invadido pelo país vizinho, a Indonésia, o Timor-Leste desenvolveu a sua própria culinária com uma identidade única e influências internacionais; tanto de países próximos quanto de europeus, agora é capaz de oferecer a seus visitantes uma gama de pratos saborosos e únicos em sabores e história.

Planeje sua viagem=> Melhores hotéis no Timor-Leste

Seguro viagem ideal para viajar na Ásia »

 

Quais são os pratos típicos do Timor-Leste?

  1. Katupa
  2. Peixe assado
  3. Bakso
  4. Milho
  5. Papaia
  6. Midar-Siin
  7. Bebinca de Timor
  8. Singa de camarão
  9. Pisang goreng
  10. Mano Tem

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

O que comer no Timor-Leste?

1. Katupa

Katupa Timor leste
Este é um dos pratos mais típicos do país | Foto: Sakurai Midori, via Wikimedia Commons.

A Katupa talvez seja uma das comidas mais típicas do Timor-Leste, na Ásia. É possível encontrá-la em todas as regiões do arquipélago. Trata-se de uma espécie de bolinho de arroz cozido em leite de coco, temperado com açafrão, alho e sal e enrolado em uma folha de coqueiro.

Geralmente, é servido em festas diversas, mas também é muito feito na casa dos moradores locais para comer no dia a dia. Confira quais as principais curiosidades sobre o Timor-Leste.

A trama de folhas que envolve o bolinho de arroz possui uma estética própria muito bonita; ela é feita pelas próprias pessoas que cozinham a comida, e é um saber que se transmite de geração em geração. Você verá a katuta em todos os lugares onde existir comida, portanto não deixe de prová-la.

 

2. Peixe assado

pratos típicos da ásia
Em todos os restaurantes da ilha você encontra pratos à base de peixe.

O peixe assado, juntamente com a Katupa, com certeza, formam um prato de comida típica em Timor-Leste.

Em todo o país, são encontrados muito facilmente peixes frescos por todas as partes do país que estão próximas ao mar. Eles são vendidos nos supermercados da região ou por comerciantes independentes que vendem suas mercadorias pelas ruas da capital.

Os restaurantes mais populares de comidas típicas do Timor-Leste sempre possuem algumas opções de peixe assado em seu cardápio. Veja, também, a lista dos melhores restaurantes em Díli, capital do país.

Este, com certeza, é um prato que vale a pena provar, pois o peixe é fresco e o tempero muito saboroso e único. Lembre-se sempre de pedir o molho de pimenta à parte, caso não esteja acostumado com comidas muito picantes.

 

3. Bakso

gastronomia timor-leste
Prato teve origem na Indonésia.

Bakso é, em sua origem, um prato da Indonésia, mas atualmente se faz muito presente em Timor-Leste. Por conta da presença de indonésios durante muitos anos em cidades do Timor-Leste, alguns aspectos deste país foram incorporados pelos lestes-timorenses e este foi um deles.

O Bakso é basicamente uma espécie de sopa composta por macarrão e uma pasta de proteína animal como gado, por exemplo, moldada como uma bola, ou uma almôndega.

Geralmente é servido em uma tigela acompanhado de ovo cozido e legumes como repolho ou brotos de feijão. É uma comida de rua típica do Timor-Leste muito barata e que também vale a pena ser experimentada por você.

 

4. Milho

Comidas timor-leste
País tem uma cultura gastronômica que celebra muito o milho.

O milho é uma importante comida típica do Timor-Leste. Em algumas regiões do país são feitas festas e cerimônias no momento da colheita da espiga para agradecer a presença deste alimento específico.

Assim como o arroz, trata-se de um importante grão para os leste-timorenses. Devido a sua versatilidade é possível fazer diversos pratos por meio dele.

A comida mais típica do Timor-Leste feita a partir do milho é como nós o conhecemos no Brasil: milho cozido ou assado na brasa.

Apesar dos brasileiros terem bastante familiaridade com o milho, vale a pena experimentar como ele é preparado no país.

 

   

5. Papaia

frutas típicas da ásia
Fruta possui diversos usos no país.

Durante os anos de maiores dificuldades econômicas e grande pobreza, o povo leste-timorense se viu obrigado a extrair dos alimentos tudo o que eles poderiam oferecer em sua totalidade; a papaia é a maior representante disto em Timor-Leste.

Além da fruta, também é possível utilizar as folhas e as raízes. Uma planta muito presente nos trópicos, a papaia é uma fruta muito rica em variados nutrientes e, portanto, muito útil nos momentos de carestia vividos pela população leste-timorense.

Em Timor-Leste é muito comum utilizar suas folhas como chá. E, apesar de seu gosto amargo, também são refogadas e servidas para acompanhar outros pratos como peixe e arroz.

 

6. Midar-Siin

midar-sin
Aproveite os restaurantes e comidas típicas do Timor-Leste.

Midar-Siin, na língua local de Timor-Leste quer dizer agridoce, portanto, este é um prato doce e salgado ao mesmo tempo.

Preparado com temperos e ingredientes como tamarindo, cebola roxa, açúcar, capim limão e porco, o Midar-Siin é uma comida típica do Timor-Leste bastante servida em grandes hotéis do país e também em restaurantes.

A presença da carne de porco encarece um pouco o prato, dessa forma você não o verá muito nos restaurantes mais populares da cidade ou servida como comida de rua.

É uma comida bastante temperada e de muito sabor que merece ser provada por você que irá visitar o país.

 

7. Bebinca de Timor

Bebinca de Timor
Prato parece com pudim de leite | Foto: Warren Noronha, via Wikimedia Commons.

Se você está com vontade de comer os doces do Timor-Leste, com certeza irá querer provar a Bebinca de Timor.

Este é um doce feito à base de farinha, gemas, leite de coco e açúcar; seu modo de preparo é relativamente fácil e é cozido no forno. Esta sobremesa é perfeita para os intolerantes ou alérgicos à lactose, pois o preparo não leva leite. Saiba também qual moeda levar para o Timor-Leste.

A Bebinca de Timor se parece muito com a textura do pudim de leite servido no Brasil, mas não é tão doce quanto o nosso doce brasileiro.

Em Portugal e também nas Filipinas também existem variações da Bebinca, ainda que cada uma possua sua própria particularidade.

 

8. Singa de camarão

Países que comem camarão
Este é um prato de frutos do mar muito típico no país.

Para você que gosta de crustáceos e frutos do mar, não pode deixar de provar a singa de camarão. Esta é uma comida típica do Timor-Leste feita com alho, tamarindo, pimenta, hortelã e camarão.

É um cozido bem temperado que pode nos fazer lembrar um pouco da nossa moqueca brasileira. Confira como é o clima no Timor-Leste.

O camarão é um ingrediente relativamente caro em Timor-Leste, portanto, assim como o Midar-Siin, você não o encontrará em todos os restaurantes ou como comida de rua.

Ainda assim, vale a pena incluir a singa de camarão em seu tour gastronômico por Timor-Leste.

 

   

9. Pisang goreng

doces do Timor Leste
Prato é à base de banana frita | Foto: ProjectManhattan, via Wikimedia Commons.

O Pisang Goreg é uma das comidas típicas de Bali que se tornou muito popular em Timor-Leste. É uma banana frita doce que costuma encantar muitos turistas que visitam o sudeste asiático.

É uma comida de rua que também pode ser encontrada como sobremesa em restaurantes e também nas casas das pessoas locais.

Seus ingredientes são, basicamente, banana, açúcar, ovo e farinha de trigo. Em alguns casos o doce é polvilhado com canela em pó, mas não é obrigatório. É um doce crocante e muito típico em todo o sudeste asiático.

 

10. Mano Tem

bolinho de chuva em outros paises
Doce se parece com o bolinho de chuva brasileiro | Foto: Domenico Citrangulo, via Wikimedia Commons..

Mano Tem é um doce muito parecido com os bolinhos de chuvas brasileiros. É uma sobremesa feita com farinha de trigo, leite, açúcar, banana e ovos muito servida nos ambientes domésticos.

Se visitar uma família leste-timorense, provavelmente irão te servir um Mano Tem. Diferente do bolinho de chuva, após a fritura ele é, geralmente, polvilhado com canela em pó.

 

Aproveite a culinária do Timor-Leste

Você percebeu que as comidas típicas do Timor-Leste são capazes de contar a própria história do país!

Assim como no Brasil onde temos pratos como a feijoada, que reconta a história da época da escravidão, por exemplo, em Timor-Leste a culinária pode ser um caminho muito interessante – e saboroso – para se conhecer mais sobre o povo e a história leste-timorense.

Muitas das comidas típicas descritas neste artigo como o peixe assado, o milho e a Katupa podem ser provados em festas culturais promovidas pelo governo de Timor-Leste por um preço baixo.

Além disso, vale a pena se perder pelas ruas na noite em Díli, capital do país, fazendo uma espécie de tour gastronômico e provar o que os ambulantes podem oferecer em relação à culinária local.

É muito comum os próprios moradores de Timor-Leste saírem de casa para comer bakso, por exemplo, sentados na beira da praia conversando com seus amigos. Vale muito a experiência!

Para finalizar, recomendo o artigo com uma sugestão de roteiro no Timor-Leste, com os melhores lugares para conhecer em até 30 dias de viagem.

E você, quais destas comidas típicas do Timor-Leste gostaria de experimentar? Já esteve no país e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *