10 pontos turísticos do Timor-Leste, na Ásia

10 pontos turísticos do Timor-Leste, na Ásia

Os pontos turísticos do Timor-Leste serão os principais locais que você irá querer conhecer quando chegar ao país. Caso esteja planejando seu roteiro, considere incluir aos seus dias as dicas desse artigo.

A primeira coisa que pesquisamos quando estamos prestes a visitar um novo lugar na Ásia são as suas principais atrações, é por isso que eu trouxe para você os pontos turísticos do Timor-Leste que, segundo a minha experiência pelo país, você não pode deixar de conhecer. 

Por isso, lembre-se de consultar esse artigo quando estiver organizando seu roteiro a Timor-Leste. Ainda que seja uma ilha pequena localizada no sudeste asiático, Timor-Leste pode oferecer atrações a todos os tipos de turistas.

Desde aqueles que gostam de praias tranquilas e comidas típicas àqueles que curtem saber sobre história, religião e política do lugar visitado. Timor-Leste possui tudo isso, além de um povo incrível que irá adorar te receber. 

Minha experiência em terras leste-timorenses foi incrível e, com certeza, a sua também será. 

Planeje sua viagem=> Hotéis no Timor-Leste

Seguro viagem para Timor-Leste »

 

Pontos turísticos do Timor-Leste

  1. Cristo Rei
  2. Praia Areia Branca
  3. Praia Dolok oan
  4. Arquivo e Museu da Resistência Timorense
  5. Cemitério de Santa Cruz
  6. Xanana Gusmão Reading Room
  7. Mercado de Tais
  8. Bar panorama
  9. Tasi Tolu
  10. Monte Ramelau

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

1. Cristo Rei

cristo rei timor leste
Monumento do Cristo Rei fica em uma praia | Foto: yeowatzup, via Wikimedia Commons.

Se você deseja ver as cidades do Timor-Leste do alto, precisa ir até o Cristo Rei de Díli. A estátua de Jesus Cristo construída sobre um globo terrestre foi um presente dado pelo governo Indonésio aos leste-timorenses.

De cima, é possível observar os oceanos na Ásia que banham a ilha, uma vez que a estátua está voltada para o mar. A subida é feita por meio de longas escadarias que podem ser cansativas, mas a vista do alto faz valer a pena todo o esforço. 

O percurso das escadas conta com algumas estações que representam o caminho que Jesus Cristo fez até a sua crucificação. Conheça os pontos turísticos de Díli.

Este local também é bastante visitado por pessoas para fazer atividade física, uma vez que as escadarias são bastante longas e acabam servindo de circuito para exercícios.

Principais => Cidades do Timor-Leste

 

2. Praia Areia branca

areia branca timor leste
Praia da Areia Branca é destino paradisíaco do Timor-Leste.

Uma parada obrigatória para se fazer em Díli em qualquer horário, desde o café da manhã até a noite. A praia da areia branca é um lugar de encontros para observar uma das mais preciosas vistas do Timor-Leste: o pôr-do-sol.

O local privilegiado com a vista para um dos pores-do-sol mais bonitos do Sudeste Asiático conta com bares que servem comidas e bebidas, além de ser um bom lugar para conhecer pessoas e fazer fotos.

Este é um local agradável também para correr, caminhar e se exercitar de modo geral, principalmente no final da tarde.  

Aos domingos, é comum que a praia fique cheia desde as primeiras horas da manhã até a noite. Apesar disso, é um local tranquilo e bastante harmonioso.

Confira => Roteiro no Sudeste Asiático

 

3. Praia Dolok oan

timor leste praias
Praias é uma das mais bonitas do Sudeste Asiático | Foto: Kok Leng Yeo, via Wikimedia Commons.

Dolok oan ou Praia dos Portugueses, como também é chamada e conhecida localmente, está localizada no lado oposto à Areia Branca e é um dos pontos turísticos do Timor-Leste.

Com ondas um pouco mais fortes, é um local bastante visitado aos domingos e feriados pela população local e também por turistas que acabam fazendo churrascos e festas, uma vez que o ambiente não conta com bares ou comércios do tipo. 

A praia Dolok oan é um pouco menos visitada devido ao fato de que, para acessá-la, é necessário subir alguns níveis de escada que podem ser um pouco cansativos, uma vez que a praia se localiza do lado oposto à Praia Areia Branca. Conheça as melhores praias da Ásia.

Por conta disso, se você estiver procurando uma praia mais vazia em Díli para fazer fotos, por exemplo, irá adorar a Praia Dolok oan, mas prepare-se para caminhar um pouco.

Tudo sobre => Timor-Leste no verão

 

4. Arquivo e Museu da Resistência Timorense

descolonização do timor leste
Museu da resistência do Timor-Leste | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Para quem está interessado em saber um pouco mais sobre a história desde o tempo da colonização do Timor-Leste e passando pelos anos de invasão Indonésia e guerra, o Arquivo e Museu da Resistência Timorense de Díli é uma ótima pedida.

Este local conta com uma exposição permanente chamada “Resistir é Vencer”, que funciona de quarta a segunda, das 9 horas às 16 horas e 30 minutos.

A exposição conta, por meio de textos e vídeos, a história de luta do povo leste-timorense diante da invasão indonésia que exterminou boa parte da população no final dos anos 90. 

   
   

No local, também é possível encontrar livros e outros objetos que remetem a cultura local. Além disso, algumas vezes durante a semana também são exibidos filmes e documentários de diversos temas que também valem a pena ser conferidos.

Conheça => Comidas típicas do Timor-Leste

 

5. Cemitério de Santa Cruz

massacre de santa cruz
Cemitério é um lugar marcante da luta pela liberdade | Foto: yeowatzup, via Wikimedia Commons.

Assim como o Arquivo e Museu da Resistência Timorense, o Cemitério de Santa Cruz é um local para você que busca conhecer um pouco mais sobre a história de Timor-Leste.

Este cemitério foi palco do massacre que ocorreu em 1991, comandado pelas forças indonésias, que havia invadido o país. O massacre deixou aproximadamente 400 vítimas e é até hoje relembrado pela população leste-timorense no dia 12 de novembro como o Massacre de Santa Cruz.

Quais são => Feriados no Timor-Leste

 

6. Xanana Gusmão Reading Room

heroi da independencia do timor leste
Museu conta história das lutas pela independência | Foto: Bahnfrend , via Wikimedia Commons.

Se você busca conhecer um pouco mais sobre o principal líder de guerrilha durante a ocupação Indonésia, a sala de leitura Xanana Gusmão de Díli será um bom local para você visitar.

Este museu conta com pinturas, textos, fotos, depoimentos e objetos que relembram este momento histórico tão importante para Timor-Leste.

O local também possui uma biblioteca pública, com variados títulos e também computadores com acesso a internet, caso você precise pesquisar algo. E não se preocupe, é tudo gratuito.

Incrível => Roteiro em Díli

 

7. Mercado de Tais

tais timor leste
Mercado é ideal para comprar itens típicos | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Não dá para viajar para esse lugar maravilhoso e não levar para casa nenhuma lembrança, não é mesmo? O Mercado de Tais de Díli é um local em que são vendidos diversos produtos feitos a partir do tais, um tecido local feito principalmente por mulheres.

Nele, é possível encontrar variadas bolsas, mochilas, cadernos, brincos, colares, pulseiras e também instrumentos musicais como tambores. Descubra qual a moeda do Timor-Leste.

Além disso, no mercado de tais você também encontrará joias utilizadas em rituais tradicionais como tiaras e pulseiras. Com certeza é uma parada obrigatória para quem está visitando Timor-Leste.

Dicas => Compras em Díli

 

8. Bar Panorama

Para um programa na parte da noite em Díli, o Panorama é uma ótima opção. Localizado de frente para o mar, o bar conta sempre com música ao vivo, além de boa comida como hambúrgueres, sanduíches e variados tipos de cerveja.

Os preços não são tão altos e é um ótimo lugar para um happy hour após um dia de praia e sol. Seus frequentadores são, em sua maioria, pessoas estrangeiras que estão fazendo turismo na região ou que estão trabalhando em Timor-Leste.

Por isso, bares como esse são ótimos locais para conhecer pessoas novas, se divertir e fazer novas amizades.

Melhores => Restaurantes em Díli

   
   

 

9. Tasi Tolu

independencia do timor leste
Visual deslumbrante | Foto: Nuno_Alex_GM, via Wikimedia Commons.

Tasi Tolu, na língua local, pode ser traduzido por três mares ou três águas. O lugar, localizado em Díli, leva esse nome pois é possível observar três lagos da região. Conheça as curiosidades do Timor-Leste.

É um local a mais de 400 metros acima do nível do mar que conta também muita história. Foi em Tasi Tolu , em meados de 2002, onde o Timor-Leste declarou sua independência e também foi neste local em que foi construída uma casa tradicional dedicada ao Papa João Paulo II.

Portanto, além de possuir uma vista incrível e que rende maravilhosas fotos, Tasi Tolu também faz parte da história de Timor-Leste e é considerado atualmente como um Parque da Paz, devido sua importância histórica.

Descubra => Quanto custa viajar pela Ásia

 

10. Monte Ramelau

timor leste viagem
Vita do Monte Ramelau ao nascer do sol | Foto: AlipioJG, via Wikimedia Commons.

Este é um daqueles pontos turísticos do Timor-Leste que você, com certeza, deve conhecer. O monte Ramelau é a montanha mais alta do país, com quase 3.000 metros de altitude.

Por isso, não esqueça de levar roupas de frio no dia em for subir o monte, pois as temperaturas do alto podem ser realmente baixas. Confira como é o clima no Timor-Leste.

O Monte Ramelau está localizado no município Ermera, a 120 km da capital Díli, nele está localizada uma das mais famosas estátuas de Timor-Leste: o monumento da virgem Maria, representação do catolicismo da região e também da colonização portuguesa. 

Geralmente, o objetivo de quem vai ao monte Ramelau é de assistir ao nascer do sol; por essa razão, é recomendado que se comece a subida por volta das 3 horas da manhã. A subida pode ser um pouco difícil, mas a vista, com certeza, compensa todo o esforço.

Saiba como => Comprar dólar e euro online

 

Conheça os pontos turísticos do Timor-Leste

Viajar para o Timor-Leste e conhecer todos estes lugares certamente vale muito a pena. O contato com sua história, assim como suas curiosidades, suas praias e sua gente fazem de Timor-Leste uma parte do mundo muito especial.

O sabor de suas receitas, a translucidez de seus mares e as paisagens incríveis com certeza foram aspectos que me fizeram me apaixonar, sem contar o fato de ser um dos países que falam português pelo mundo.

Se você quiser saber com mais detalhes sobre a moeda, a culinária, as cidades e tudo o que tudo isso pode oferecer a você, recomendo o artigo roteiro no Timor-Leste.

Timor-Leste foi uma ilha apaixonante para mim e, com certeza, pode ser para você também.  

E você, quais destes pontos turísticos do Timor-Leste gostaria de conhecer? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *