13 dicas do Timor-Leste: turismo, praias e mais

por Lucivânia Gosaves

13 dicas do Timor-Leste: turismo, praias e mais

Conferir essas dicas de Timor-Leste irão te ajudar a aproveitar sem preocupações o melhor que esse pequeno país de língua portuguesa pode oferecer.

Viajar para a Ásia, um continente tão longe para nós que moramos no Brasil, à primeira vista pode parecer uma tarefa que exige muita organização e planejamento.

De fato, para qualquer viagem que você vai fazer, um roteiro bem feito e escrito a partir de uma boa pesquisa sobre o seu destino, com certeza, é o principal pré-requisito para que sua trip – seja ela à passeio ou à trabalho – seja incrível.

Neste artigo, compartilho as principais dicas de Timor-Leste de acordo com a minha experiência morando neste país, para que sua visita ao Sudeste Asiático possa ser maravilhosa como a minha.

Planeje sua viagem=> Hotéis no Timor-Leste

Seguro viagem para Timor-Leste »

 

Dicas do Timor-Leste para você se dar bem

  1. Adquira o seu certificado internacional de vacina
  2. Imprima suas reservas e documentos
  3. Leve euro e dólar
  4. Contrate um seguro viagem
  5. Faça um curso rápido de inglês para viagem
  6. Viaje com uma roupa confortável
  7. Converse com as pessoas locais
  8. Leve creme de cabelo para pentear
  9. Leve uma necessaire com seus remédios básicos
  10. Leve uma cópia autenticada do seu passaporte
  11. Dê preferência para conhecer as praias de Timor-Leste
  12. Dê atenção às crianças
  13. Compre lembranças no mercado de tais

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

1. Adquira o seu certificado internacional de vacina

A primeira das dicas do Timor-Leste, na Ásia, é o documento obrigatório que você deve apresentar para conseguir o visto de turista: o certificado internacional de vacinação.

Não deixe de leva-lo. Os aeroportos costumam fazer este serviço, bastando apenas agendar um horário em seus sites.

Quais são? => Vacinas necessárias para viajar

 

2. Imprima suas reservas e documentos

documentos para viajar para o Timor-Leste
Leve em uma pasta com os seus documentos impressos.

Antes de embarcar, imprimar todas as reservas dos hotéis que você irá ficar em suas escalas. Além disso, imprima também seus cartões de embarque, assim como seguro viagem e uma cópia do seu passaporte.

Coloque tudo em uma pasta de fácil acesso e guarde tudo em sua mala de mão. Confira quais os erros comuns de viajantes.

Como proceder? => Extravio de bagagem

 

3. Leve euro e dólar

moeda do timor leste
Dóla americano é a moeda do Timor-Leste.

Por conta das escalas que você irá fazer, minha dica é que você leve euro e dólar para Timor-Leste. Se for passar por países da Europa, ter euro na carteira poderá ser bem prático para você.

Caso ainda reste euros quando chegar em Timor-Leste, você consegue trocá-los facilmente por dólar no país, já que o dólar americano é a moeda do Timor-Leste.

Tudo sobre => Comprar dólar e euro online

 

4. Contrate um seguro viagem

seguro viagem ásia
Seguro viagem com boa cobertura te deixa resguardado no Timor-Leste.

Nunca se sabe o que poderá acontecer durante viagens tão distantes como essa. Portanto, sempre contrate um seguro viagem para te acompanhar durante sua trip e aproveitar o Timor-Leste sem medo.

Em Timor-Leste também existe hospital público, mas para maiores emergências é essencial que você tenha um seguro saúde internacional.

Dicas => Saúde nas férias

 

5. Faça um curso rápido de inglês para viagem

timor leste lingua
Apesar de no Timor-Leste se falar português, aprenda inglês por conta das conexões.

Se você não sabe nada de inglês, recomendo que faça um curso rápido para viagens. Aprender esse idioma pode ser de grande valia no momento da imigração em aeroportos nos países da Europa, por exemplo.

Além disso, você também precisará pedir comida e bebida no avião e nas escalas que irá fazer. Portanto, saber um pouco de inglês pode fazer uma grande diferença durante o seu percurso até Timor-Leste.

Confira => Curiosidades do Timor-Leste

 

6. Viaje com uma roupa confortável

conexao na europa
Viaje com roupas confortáveis por conta das conexões.

A viagem até Timor-Leste é bastante longa (cerca de 30 horas do Brasil). Provavelmente você irá fazer de duas a três conexões entre países da Europa e da Ásia.

Por isso, viaje com sua roupa mais confortável, inclusive nos calçados. A classe econômica dos aviões não costuma ser espaçosa e roupas confortáveis te ajudarão a ter uma noite de sono mais tranquila. Confira o que fazer em uma conexão no aeroporto.

Outra dica importante é caminhar um pouco pelo avião, pois passar muitas horas sentado na poltrona do avião poderá não fazer tão bem. Por isso, ande para ativar a circulação do seu corpo.

Quando ir? => Clima no Timor-Leste

 

7. Converse com as pessoas locais

timor leste curiosidades
Conheça os moradores locais do Timor-Leste.

O português é a língua oficial juntamente com o tétum, mas mesmo que a pessoa com a qual você esteja tentando conversar não saiba falar português, tente conversar em inglês ou até mesmo por gestos.

Provavelmente ela saberá alguma coisa de português e se animará com o seu empenho em tentar se comunicar. Saiba quais os pontos turísticos de Díli, capital do país.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Durante o tempo que fui morar no Timor-Leste, fiz bastantes amizades dessa forma; acabei me aproximando das pessoas e conhecendo a região a partir das conversas que eu tinha com eles. Com certeza vale muito a pena dar essa abertura.

Leia também => Alternativas para viajar sozinho

 

8. Leve creme de cabelo para pentear

creme ara pentear timor leste
Caso tenha cabelos cacheados, leve seu creme para pentear.

Uma das dicas do Timor-Leste que são fundamentais para mulheres: no país existem as mais diversas marcas de condicionadores, shampoos e cremes de hidratação para o cabelo, assim como no Brasil.

Contudo, para a minha surpresa, não existem cremes para pentear. Conheças as principais cidades do Timor-Leste.

Se você, assim como eu, tem cabelo cacheado ou ondulado, com certeza não ficará feliz se seu creme de pentear preferido acabar e não tiver como comprar outro. Eu queria ter lido essa dica antes de ir para o Timor-Leste.

Descubra => Quanto custa viajar pela Ásia

 

9. Leve uma necessaire com seus remédios básicos

remédios básicos para viajar
Leve medicamentos para a viagem por segurança.

Comprar remédios em farmácias no seu roteiro no sudeste asiático pode ser uma tarefa difícil, pois talvez você não encontre o que esteja precisando ou ainda não confie nos medicamentos vendidos pelo país.

Por mais que no Timor-Leste seja possível compra-los sem receita médica, te incentivo a levar remédios básicos como para cólicas, dor de cabeça, gripe, dor de barriga e também dor de garganta.

Por conta do longo voo em ar-condicionado, pode ser que assim como eu, quando chegar em Timor-Leste, você pegue uma Portanto, é bom que vá  preparada com sua necessaire de remédios essenciais.

Monte o seu => Roteiro em Díli

 

10. Leve uma cópia autenticada do seu passaporte

passaporte timor-leste
Passaporte será seu documento cotidiano no Timor-Leste.

Sua carteira de identidade brasileira não serve para nada em Timor-Leste. Portanto, recomendo que a deixe em casa para evitar a possibilidade de perdê-la.

Por outro lado, se você possui carteira de habilitação e pensa em dirigir em Timor-Leste (carro ou moto), minha dica é que leve, pois pode lhe servir caso a empresa se empréstimo de veículos te peça algum documento na hora de alugar sua moto.

Normalmente não precisa de documentos, mas é bom estar sempre prevenido(a). Saiba como agir em caso de passaporte perdido.

Além da sua carteira de habilitação, leve também uma cópia autenticada do seu passaporte para ser seu documento do dia-a-dia.

É melhor tê-la sempre em mãos, para não ocorrer a possibilidade de perder seu documento original, que será o seu documento mais importante durante toda a viagem.

Passo a passo => Como tirar passaporte

 

11. Dê preferência para conhecer as praias de Timor-Leste

timor leste praias
Timor-Leste possuí praias e ilhas fabulosas.

Ospontos turísticos do Timor-Leste contam com praias incríveis, com mar sem ondas e águas cristalinas. São muitas praias, em diversas cidades que merecerão entrar em seu roteiro.

Por isso, quando estiver se planejando, inclua em seu roteiro as principais praias de Timor-Leste. Em alguns lugares da ilha, será possível fazer mergulho e conhecer a diversidade marinha da região.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Leia mais => Timor-Leste no verão

 

12. Dê atenção às crianças

timor-leste costumes
Interaja com as crianças no Timor-Leste | Foto: Petty Officer, via Wikimedia Commons.

Enquanto estiver caminhando pelas ruas de Timor-Leste, seja na capital ou em alguma outra região, provavelmente algumas crianças se aproximarão de você.

As crianças são super amigáveis e podem te proporcionar boas risadas. Para mim, estar com elas foram um dos melhores momentos para mim no Timor-Leste, por isso te encorajo a dar atenção e aprender o que elas têm a ensinar.

Mais dicas => Viajar com crianças

 

13. Compre lembranças no mercado de tais

mercado de tais timor leste
Mercado de tais é parada “obrigatória” | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Além de outras coisas, o Timor-Leste é conhecido por produzir um tecido tradicional chamado tais, que lidera a lista de compras em Díli.

No mercado de tais em Díli, é possível encontrar, além dos tecidos em si, produtos como bolsas e bijuterias feitos a partir dele. Se você gosta de levar lembranças do lugar que visita, comprar coisas no mercado de tais de Díli é uma ótima dica.

Aproveite para conversar com as mulheres e homens das bancas sobre o processo de produção do tecido. Com certeza você irá aprender muito.

Conheça => Pontos turísticos de Díli

 

Conheça o Timor-Leste

Com todas estas dicas do Timor-Leste, sua viagem para o Sudeste Asiático certamente se tornará uma das melhores da sua vida.

Se está viajando sozinha para o sudeste asiático, recomendo que se atente para questões importantes, como validade do seu passaporte, vacinas, dinheiro dos países pelo qual você irá passar e também impressão de todas as suas reservas de hotéis pelos quais você irá passar até chegar em Timor-Leste.

Hoje em dia, os cartões de embarque podem ser apresentados no celular, mas nunca se sabe quando a sua bateria irá acabar ou você irá perder seu celular. Por isso, tenha sempre uma cópia impressa de tudo.

Conheça bem o destino para que você aproveite ao máximo toda a experiência que o país pode te oferecer. Dê abertura para conversar com as pessoas locais e esteja aberto para aprender com elas.

Sua relação com os leste-timorenses te fará aprender coisas que só podem ser aprendidas em Timor-Leste. Esteja aberto(a), se organize e se divirta!

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro no Timor-Leste, com os melhores lugares e atrações turísticas para conhecer em até 30 dias de viagem.

Confira o vídeo oficial do turismo do Timor-Leste:

E você, as dicas do Timor-Leste te deixaram com mais vontade de conhecê-lo? Já esteve no país e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *