Moeda do Timor-Leste: qual levar, cotação e dicas de câmbio

por Lucivânia Gosaves

Moeda do Timor-Leste: qual levar, cotação e dicas de câmbio

A moeda do Timor-Leste, diferentemente de outros países do sudeste asiático, foi importada dos Estados Unidos.

Atualmente, o dólar americano é a moeda oficial em curso em Timor-Leste, na Ásia. Dessa forma, se torna simples trocar o seu dinheiro até mesmo no Brasil, uma vez que qualquer casa de câmbio pode fazer isso para você.

Antes de pensar em sua estadia no Timor-Leste, vale a pena considerar seu percurso até seu destino. Foi exatamente o que eu fiz antes de visitar o país pela primeira vez.

Não existem voos diretos para o Timor-Leste, então, muito provavelmente, você fará escalas em países europeus e/ou asiáticos, lugares em que você também irá precisar estar preparado para eventuais gastos em conexões. 

A depender do tipo de turista ou viajante que você é, precisará se planejar sabendo que a descolonização do Timor-Leste foi apenas em 1999. Então trata-se de um país pobre, possuidor de um PIB não tão expressivo, mas com uma importante história política de superação entre as guerras e invasões que acometeram suas terras e seus habitantes. 

Neste artigo, te conto tudo o que precisa saber sobre a moeda do Timor-Leste, dicas de câmbio e a média de quanto se gasta por dia no país.

Planeje sua viagem=> Hotéis no Timor-Leste

Seguro viagem Ásia »

 

Qual moeda levar para o Timor-Leste?

timor leste moedas rupia indonésia
Prioridade ao viajar pra o Timor-Leste deve ser levar dólar.

A moeda do Timor-Leste é o dólar americano, portanto, é importante pensar nele em primeiro lugar quando estiver planejando sua viagem a Timor-Leste, na Ásia.

Por ser um país que faz fronteira com a Indonésia, pode ser interessante que você também tenha Rúpias Indonésias pois, com elas, você se sentirá mais seguro quando fizer sua escala em Bali, última parada antes do voo direto para Timor-Leste.

E não se preocupe se te sobrarem muitas rúpias, pois é possível trocá-las por dólar em Timor-Leste ou também usá-las durante a viagem de volta. 

Considere também levar um pouco de euro, uma vez que muitos voos para o Timor-Leste fazem longas escalas em países como a Holanda ou a Alemanha, a depender do trajeto que você comprou. Confira como fazer um roteiro no Sudeste Asiático.

Mas não se preocupe, você poderá trocá-los depois quando chegar no Timor-Leste.

CLIQUE AQUI para comprar moeda estrangeira online com segurança »

 

Onde fazer câmbio para viajar para o Timor-Leste?

comprar dólar barato
Fazer câmbio online é a forma mais prática e segura de adquirir moeda estrangeira.

Como o dólar americano é a moeda de circulação no Timor-Leste, é possível encontrar com facilidade casas de câmbio brasileiras que possam trocar o seu real por dólar.

Contudo, se você planeja fazer uma viajem relativamente longa, o recomendado é que você também utilize casas de câmbio online. Essa foi a minha principal escolha durante meu intercâmbio em Timor-Leste e me ajudou bastante. 

Mas antes de sair comprando sua moeda estrangeira, é necessário antes conferir a sua cotação; o dólar, por exemplo, pode sofrer diversas alterações durante um mesmo dia. Saiba tudo sobre comprar moeda online.

Ou seja, é bom ficar atento antes de sair correndo em uma casa de câmbio quando moedas fortes como o dólar, euro ou rúpias, baixam. Por isso, confira essa dica que eu usei durante o meu intercâmbio em Timor-Leste: é possível fazer câmbio online, sem sair de casa!

Funciona assim: você entra no site da Confidence Câmbio, faz a cotação, paga pelo valor que você precisa e a empresa leva o dinheiro no seu endereço. 

Mas se você é do tipo que prefere cartão pré-pago é a mesma coisa: é só escolher o valor, pagar e esperar a entrega chegar na sua casa. 

remessa online
Em caso de viagens mais longas, utilize a plataforma Remessa Online.

Incrível, não é? Mas não é tudo: você também pode ativar notificações para saber quando a moeda muda de cotação, te ajudando a pagar o menor valor pelo câmbio.

Viu só quanta praticidade? É o fim das altas taxas, da correria dias antes da viagem e da insegurança ao transportar seu dinheiro por aí; afinal, do Brasil até Timor-Leste são cerca de 30 horas de voo e muitas conexões também.  

Mas se você for realizar viagens longas ou intercâmbio como eu, pode fazer uma Remessa Online, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país e vice-versa. 

Tudo é simples e seguro: você só precisa preencher seus dados, inserir informações da conta de destino, verificar cotação, taxas de impostos e enviar. 

Não se preocupe, pois toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Essa comodidade facilitou muito o meu intercâmbio e pode facilitar também a sua viagem. Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens. 

Como ter? => Internet na viagem

 

Quanto vou gastar por dia no Timor-Leste?

quanto custa viajar para Timor leste
Fique atento aos gastos básicos essenciais.

Ainda que Timor-Leste esteja no Sudeste Asiático, os dias em terras leste-timorenses podem se tornar caros, a depender da cotação do dólar que você pegou e também do tipo de viagem que planeja fazer.

Se decidir conhecer a capital e fazer um roteiro em Díli, a alimentação não será uma preocupação para você, assim como no restante do país.

É possível comer em ótimos restaurantes por menos de 10 dólares em Timor-Leste. Ademais, se quiser experimentar comidas de rua preparadas pelos próprios habitantes da região, o preço cai mais ainda. 

A carne bovina e de frango encarecem bastante; pratos com folhas e leguminosas tendem a ser, às vezes, metade do preço de um prato com esse tipo de proteína. Leia mais sobre as comidas típicas de Timor-Leste.

Te indico ainda que vale muito a pena experimentar as opções vegetarianas dos cardápios e, de quebra, economizar alguns dólares. 

O transporte e acomodação podem ser os itens com os quais você mais irá gastar, mas não se preocupe, em Timor-Leste também existe transporte público custando 25 centavos e pousadas simples por menos de 50 dólares a noite. 

Timor-Leste dinheiro
Tente conseguir economizar ao máximo para não resultar em muitos gastos.

Quanto aos táxis, as corridas com o veículo que possui taxímetro e que custam, em média, 7 dólares e são facilmente negociadas por 4 dólares pelos táxis sem o equipamento.

Os veículos com o taxímetro possuem ar-condicionado e são mais novos, mas, a depender da distância da sua corrida, vale mais a pena pagar um pouco menos e utilizar um carro sem tanto conforto. 

Mas se você pensa em conhecer as cidades do Timor-Leste ao redor da capital para conhecer mais de perto a religião local ou a cultura como um todo, esses preços podem aumentar.

É possível tentar abaixar o preço dos passeios conversando diretamente com as pessoas que oferecem o serviço se você pensa em fazer uma viagem um pouco mais econômica, já que, como em todo lugar turístico, os preços podem ser bem mais altos só pelo fato de você ser um turista. Por isso a técnica da pechincha pode valer a pena. 

Hotéis e pousadas localizados perto das praias possuem as diárias mais altas. Dessa forma, seu orçamento diário vai depender do tipo de viagem que você deseja ter. 

No geral, considere 80 dólares por dia no Timor-Leste, considerando alimentação, transporte, hospedagem e gastos extras. 

É importante também se organizar na hora de comprar os presentes e lembrancinhas, pois o Timor-Leste é rico em produções de artesanatos que representam sua história como um todo, e seus olhos podem brilhar ao ver uma peça de cerâmica, por exemplo, feita pelas habitantes locais.

Reserve um dia para conhecer os mercados de artesanato da região e considere reparar nos preços dos itens caso queira fazer comprar moderadas. 

Descubra => Quanto custa viajar pela Ásia

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Dicas práticas para lidar com dinheiro no Timor-Leste

 timor leste euro ou dólar
Você também pode levar euro para o Timor-Leste.

Além de fazer seu câmbio no Brasil ou online, também existe a possibilidade de trocar seu dinheiro no shopping de Díli.

E, para isso, te aconselho a levar rúpias ou euro, pois o real pode ser muito difícil de ser trocado em Timor-Leste, uma vez que o Brasil é um país distante da Ásia. Leia também dicas para viajar com pouco dinheiro.

Veja, a principal moeda que você necessita levar é o dólar, até porque terá que usá-lo para pagar o visto de turista assim que chegar ao aeroporto. O euro e a rúpia Indonésia são moedas que você utilizará no seu trajeto. 

Uma dica muito importante é sobre a bandeira do cartão que você irá levar. Apesar de existir diversos caixas de saque de dinheiro na capital de Timor-Leste, eles somente aceitam cartões com a bandeira Visa.

A bandeira Mastercard foi recentemente extinta na região. Portanto, se atente para não se frustrar e ficar sem dinheiro na hora de usar o caixa eletrônico. Confira erros comuns de viajantes que você não deve cometer.

Se o seu cartão for de bandeira Mastercard, a melhor opção é sacar seu dinheiro em rúpias quando passar por Bali ou alguma outra região da Indonésia e depois trocar por dólar quando chegar em Timor-Leste. 

Adquira => Passeio pelas fontes termais em Bali

 

Tudo sobre a moeda do Timor-Leste

Para que a parte financeira não seja um problema durante sua viagem para Timor-Leste, saia do seu país de origem com, pelo menos, dois tipos de moeda: euro e dólar.

Eles irão ser suficientes durante seu trajeto até Timor-Leste. Se você fizer uma escala longa para conhecer os pontos turísticos de Bali, o aeroporto de Denpasar possui casas de câmbio, onde você pode trocar seu dinheiro por Rúpia Indonésia. 

Se sua viagem for longa, as opções de câmbio online são as mais seguras, pois te livram da obrigação de viajar com uma quantidade muito grande de cédulas com você. 

Seguindo todas essas dicas, sua relação com a moeda de Timor-Leste será muito tranquila e sua viagem proveitosa!

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro no Timor-Leste, com dicas de quais lugares visitar em até 15 dias de viagem.

E você, entendeu tudo sobre qual moeda levar para Timor-Leste? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *