Roteiro em Díli, no Timor-Leste: o que fazer em até 7 dias

por Lucivânia Gosaves

Roteiro em Díli, no Timor-Leste: o que fazer em até 7 dias

Planejar um roteiro em Díli deve ser, sem dúvida, uma de suas principais tarefas antes de embarcar para a capital do Timor-Leste. Um planejamento bem organizado ou a falta dele será a diferença entre uma viagem dos sonhos e uma não tão boa.

Saber quando visitar cada atração e qual a melhor rota para otimizar seu tempo faz com que aproveite da melhor forma sua viagem e tudo o que este destino na Ásia pode lhe oferecer.

Díli é a cidade que recebe mais visitantes no país. É dela que saem e chegam voos que ligam Timor-Leste a outros lugares.

E é em Díli também aonde fica o principal porto de Timor-Leste. Apesar de ser uma cidade pequena, possui diversos lugares e atividades que podem entrar em seu roteiro e te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a biografia do país e de seu povo.

Com a minha experiência de ter passado alguns meses no Timor-Leste, preparei dicas de roteiro em Díli para quem deseja ficar de 1 a 7 dias para conhecer a cidade e seus arredores.

Planeje sua viagem=> Onde ficar em Díli

Seguro viagem Ásia »

 

Roteiro em Díli: quantos dias?

  • Largo de Lecidere (dia 1)
  • Cristo Rei de Díli (dia 2)
  • Little Pattaya (dia 2)
  • Igreja de Santo Antônio de Motael (dia 3)
  • Catedral da Imaculada Conceição (dia 3)
  • Palácio do Governo (dia 3)
  • Tasi Tolu (dia 4)
  • Restaurante Esplanada (dia 4)
  • Arquivo & Museu da Resistência Timorense (dia 5)
  • Xanana Gusmão Reading Room (dia 5)
  • Museu “Chega!” (dia 5)
  • Praia Dolok Oan (dia 6)
  • Restaurante Tito’s (dia 6)
  • Mercado de Tais (dia 7)
  • Praia Areia Branca (dia 7)

Levando em consideração seus principais interesses com sua visita à Díli e sua quantidade de dias disponíveis na Ásia, seu roteiro pode incluir passeios pelas praias, visita a monumentos, mercados, locais históricos etc.

Pensando nisso, para fazer uma tranquila e conhecer o básico da cidade, sugiro neste artigo um roteiro de até 7 dias para conhecer os pontos turísticos de Díli.

Lembre-se que, se você tiver menos dias na cidade, poderá adaptar estas sugestões e visitar os locais que mais se encaixam no tipo de viagem que você deseja fazer.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

Roteiro em Díli

Dia 1

o que fazer em dili
Largo de Lecidere | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Minha sugestão é de que em seu primeiro dia você visite algum dos restaurantes em Díli que possuem vista para o mar.

Também vale a pena dar uma caminhada pelo Largo de Lecidere, apreciar a orla, minha recomendação, saborear uma água de coco enquanto tem a primeira impressão da cidade.

Você provavelmente chegará em Díli na parte da tarde e estará cansado do longo voo de cerca de 30 horas, por isso será melhor que você recarregue suas energias para o próximo dia permanecendo em seu hotel.

Sem contar que, por conta do jet-lag, seu corpo poderá ficar ainda mais cansado se você não se der esse momento de descanso no primeiro dia. Se instale em seu hotel, saia para jantar e descanse bastante para conseguir aproveitar ao máximo todos os próximos dias.

Tudo sobre => Monções Asiáticas

 

Dia 2

cristo rei dili
Cristo Rei de Díli | Foto: yeowatzup, via Wikimedia Commons.

Na manhã de seu segundo dia, recomendo que dispense o café da manhã do hotel e vá tomar café da manhã na Praia Areia Branca.

Nesta praia existe um estabelecimento chamado Caz Bar que serve ótimos cafés da manhã, além de ser um ambiente super agradável para iniciar o dia. Conheça as melhores praias da Ásia.

Será um bom momento para você começar a entrar em contato com a ilha e seu mar. Após o café da manhã, faça a subida até o Cristo Rei de Díli, que fica próximo à Praia Areia Branca.

Recomendo que a subida seja feita pela manhã ou no final da tarde, já que o sol em Díli pode realmente ser bastante forte e não tão agradável caso você não esteja acostumado.

A subida é um pouco longa e cansativa, mas a vista de cima com certeza vale a pena; lembre-se sempre de se proteger do sol com chapéu, protetor solar e se hidratar bastante com água. Saiba como é o clima no Timor-Leste para decidir quando embarcar.

Reserve a noite deste dia para conhecer algum restaurante de Díli com culinária asiática. O meu preferido é o Little Pattaya.

Delícia => Comidas típicas de Timor-Leste

 

Dia 3

independência do timor leste
Catedral da Imaculada Conceição em Díli | Foto: Torbenbrinker, via Wikimedia Commons.

Em seu terceiro dia, visite as igrejas de Díli. A Igreja de Santo Antônio de Motael e a Catedral da Imaculada Conceição são as mais famosas da cidade.

Ambas são importantes, pois fizeram parte da luta do povo Leste-timorense pela independência do país na época de ocupação indonésia. Saiba quais as curiosidades do Timor-Leste.

Visita a igrejas e templos religiosos em geral são sempre boas opções para você que quer saber mais sobre a biografia do país pois eles sempre carregam muitas histórias consigo.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Neste dia aproveite também para conhecer o Palácio do Governo de Timor-Leste.

Descubra => Quanto custa viajar pela Ásia

 

Dia 4

timor-leste religião
Igreja de Santo Antônio de Motael | Foto: David Stanley, via Wikimedia Commons.

Visitar locais com vista para o mar era sempre uma das minhas atividades favoritas em Díli. Por isso recomendo que conheça o Tasi Tolu.

Esta, além de linda, também é uma parte histórica da cidade, pois foi neste local onde Timor-Leste declarou sua independência após o referendo e saída dos indonésios do país. É um bom lugar para ver o pôr-do-sol e fazer fotos fabulosas.

Quando chegar a noite em Díli, você pode escolher um bom restaurante da cidade para visitar. Minha recomendação é que vá a algum lugar que tenha Happy Hour com música ao vivo.

O restaurante Esplanada, por exemplo, possui boa comida e boa música; a vista para o mar o torna ainda mais agradável.

Confira => Experiências no Sudeste Asiático

 

Dia 5

timor leste museu
Arquivo & Museu da Resistência Timorense | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Dedique o quinto dia para conhecer alguns dos museus da cidade. O Arquivo & Museu da Resistência Timorense é um que, sem dúvida, você deve visitar.

Com uma exposição permanente, o museu conta por meio de textos, fotos, vídeos etc. a história de luta do povo de Timor-Leste durante a ocupação indonésia que houve no país. Ele fica aberto de quarta a segunda-feira das 9 horas às 16 horas e 30 minutos.

Outro museu que recomendo é o Xanana Gusmão Reading Room, um local dedicado a homenagear um dos principais líderes políticos de Timor-Leste.

Além do museu, você também poderá conhecer uma biblioteca e livraria. Estes dois locais ficam próximos um do outro, portanto é interessante que sejam visitados no mesmo dia. Saiba qual é a moeda do Timor-Leste.

O museu Chega! também é um bom lugar para visitar e conhecer mais da história de luta de luta do povo Leste-timorense frente aos períodos de guerra. Ele funciona em uma antiga prisão e fica fechado aos sábados e domingos.

Saiba como => Comprar dólar mais barato

 

Dia 6

Timor leste turismo
Vista de Dolok Oan | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Em seu sexto dia conheça a Praia Dolok Oan, localizada no lado oposto à Praia Areia branca. Seu acesso é um pouco dificultoso pois é necessário fazer a subida de alguns lances de escada e depois uma descida para conseguir chegar.

Contudo, não é um trajeto de alto risco ou dificuldade extrema; a chegada sempre recompensa o esforço. Conheça as principais cidades perto de Dili.

A Praia Dolok Oan é mais vazia, se comparada à Praia Areia Branca, pois não possui restaurantes ou bares nas redondezas. É um ótimo lugar para passar o dia nadando, fazendo piqueniques e churrasco.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

No fim do dia você pode aproveitar para comer no Restaurante Tito’s. Ele possui diversas opções de frutos do mar e uma bonita vista para a praia. Veja, também, sobre importantes dicas do Timor-Leste.

Prático => Como usar WhatsApp no exterior

 

Dia 7

praias em díli
Praia Areia Branca | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Em seu último dia na cidade, sugiro que torne a visitar os locais que mais lhe agradaram e aproveite para fazer compras em Díli de lembranças  e roupas locais.

Inicie seu dia experimentando o café local orgânico no Café Latefoho. Além de café o estabelecimento também oferece alguns tipos de doces para acompanhar.

O Mercado de Tais é o meu local preferido para fazer compras de lembranças de Díli. Nele, você encontra diversos produtos feitos a partir do tais, tecido tradicional local.

São vendidas coisas como cadernos, agendas, brincos, roupas, instrumentos musicais, itens de decoração, mochilas, bolsas etc.

No fim do dia assista ao pôr-do-sol na Praia Areia Branca; é um dos mais incríveis que eu já vi e será uma linda maneira de você se despedir da cidade.

Viagem internacional => Viajar com dinheiro ou cartão?

 

Roteiro completo em Díli

O melhor roteiro é sempre aquele que contempla o tipo de viagem que você deseja fazer e o tipo de viajante que você é. Se você gosta de história, com certeza irá preferir gastar seus dias com passeios por igrejas e museus.

Mas se você gosta de mergulhar, provavelmente irá querer conhecer os corais existentes no país. E se prefere os dois, encontrará em Timor-Leste para realizar todas estas atividades.

Por isso, analise quantos dias você terá para aproveitar Díli e adapte esta sugestão de roteiro que eu te dei à sua realidade para aproveitar da melhor forma todos os seus dias na cidade.

Se eu pudesse te sugerir somente uma coisa que não deve faltar em seu roteiro em Díli seria a de que você não deixasse de ver o pôr-do-sol todos os dias em partes diferentes da cidade. Essa experiência poderá ser única para você.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro no Timor-Leste, para você ampliar os horizontes e conhecer todo o país em até 30 dias e viagem.

E você, gostou do roteiro em Díli? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *