Roteiro no Timor-Leste: o que fazer em até 30 dias de viagem

Roteiro no Timor-Leste: o que fazer em até 30 dias de viagem

Possuir um roteiro no Timor-Leste bem preparado quando você for visitar o país deve ser uma das primeiras coisas na qual você deve pensar.

O Timor-Leste é um dos países da Ásia com o turismo mais inexplorado, se comparado aos outros locais do sudeste asiático como a Indonésia, por exemplo, por essa razão você deve viajar com todas as informações para aproveitar ao máximo sua viagem.  

Morei no país durante alguns meses e fui privilegiada por ter conhecido suas maravilhosas praias, assim como montanhas, sua culinária, curiosidades e todas as coisas que esta pequena ilha pode oferecer.

Por isso, com este artigo, além de te incentivar a visitar o Timor-Leste, trago também uma proposta de roteiro de 7, 15, 20 ou 30 dias, que você pode fazer em Timor-Leste conhecendo as principais cidades.

Planeje sua viagem => Hotéis no Timor-Leste

Seguro viagem ideal para a Ásia »

 

Roteiro de 7 dias no Timor-Leste

  • Díli (2 dias)
  • Ataúro (2 dias)
  • Díli (1 noite)
  • Baucau (2 dias)
timor leste pontos turisticos
Catedral da Conceição, em Díli | Foto: Torbenbrinker, via Wikimedia Commons.

A minha primeira sugestão para todos os roteiros é que você comece seu percurso em Timor-Leste por Díli, que é a capital deste país da Ásia.

É na cidade onde está o principal aeroporto do país, o Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato e também o Porto de onde saem os barcos para algumas regiões como Ataúro e Oecussi.

É em Díli também que você irá encontrar postos ATM para sacar dinheiro, comprar chip de celular e é também de onde saem os transportes, como biskotas e anggunas para as outras cidades de Timor-Leste.

Sugiro que você fique dois dias na capital, pois esta é uma cidade de colonização Portuguesa, por essa razão vale a pena visitar algumas de suas igrejas, como a Catedral e a Igreja de Motael. Veja também todos as outras atrações turísticas de Díli.

Além disso, também vale a pena fazer um passeio a pé pelo Jardim 5 de Maio, passando pelo Palácio do Governador e também conferir a exposição permanente do Arquivo E Museu da Resistência Timorense para saber mais sobre a história de Timor-Leste. 

Díli é uma cidade com bastante restaurantes de comidas internacionais e bares, mas também possui mercados locais de comida e também artesanato. Portanto, você sempre terá algo para fazer durante os seus dias em Díli.

timor leste cidades
Região costeira de Ataúro | Foto: Torbenbrinker, via Wikimedia Commons.

O melhor dia para ir para Ataúro é aos sábados. Do porto de Díli sai um baco, chamado Nakroma, todos os sábados de manhã por volta das 7 horas. O bilhete é comprado no mesmo dia no Porto de Díli, local de onde sai o barco, que custa 4 dólares. A viagem dua 3 horas.

Este barco Nakroma é bem grande, possui poltronas confortáveis e costuma carregar, além de dezenas de pessoas, também caminhões, carros, motos, animais e tudo o que as pessoas quiserem levar até a ilha, que uma das principais cidades de Timor-Leste.

Minha sugestão é que você fique na “varanda” do barco, pois é o local em que pega mais vento e também o melhor lugar para observar a vista e apreciar o mar. A viagem de Díli até Ataúro dura, em média, 3 horas. 

No sábado de manhã funciona o mercado de Beloi, local em que fica localizado o porto de Ataúro. O mercado é um ótimo local para você entrar em contato com as pessoas da ilha e saber como funciona seu dia-a-dia.

No mercado existem diversas barracas de peixe, água de coco e katupa, uma dos pratos típicos de Timor-Leste

No seu primeiro dia em Beloi você pode aproveitar para fazer Snorkiling e observar os maravilhosos corais locais e peixes existentes na região. Existem empresas que fazem o trajeto de barco e te levam para fazer o mergulho.

Em seu segundo dia, suba até o ponto mais alto de Beloi para assistir ao nascer do sol. Recomendo que vá bem cedo pois, o calor em Timor-Leste costuma ser bastante intenso e passeios a pé são mais confortáveis quando ele ainda não está tão quente. 

Nesse mesmo dia, contrate um barqueiro para te levar até a praia de Akrema, que fica a mais ou menos 30 minutos de Beloi. É uma praia de águas cristalinas e deserta. A água é morna e por lá também é possível observar lindos corais. 

Durante os meus dias em Ataúro, me hospedei na casa de uma família local em Beloi. Para mim, foi a melhor experiência que eu poderia ter.

Roteiro no Timor-Leste
Vista de Baucau no Timor-Leste | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Para ir embora de Ataúro, é necessário que você pegue outro barco de volta para Díli. Em dias de semana, o barco Nakroma não navega, portanto, pegue a balsa que sai da ilha por volta das 15 horas.

Aproveite a noite em Díli ou descanse no hotel para o próximo dia. Baucau fica localizada a 122 km da Capital, é possível chegar na cidade por meio do transporte local chamado Biskota.

Trata-se de uma espécie de micro-ônibus bem colorido e característico da região. A passagem custa 4 dólares e a viagem dura, em média, 3 horas. 

Reserve o primeiro dia em Baucau para conhecer as praias da cidade como a Praia Watabo’o e a Praia Fatuk Bo’ot. Assim como as outras praias de Timor-Leste, estas também possuem mar calmo e Cristalino.

Em seu segundo dia, visite s Lagoa Waikana e a Caverna Gua Tuhuj localizadas em Venilale, posto administrativo a 27 km de Baucau.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

Roteiro de 15 dias no Timor-Leste

  • Díli (2 dias)
  • Ataúro (4 dias)
  • Díli (1 noite)
  • Ermera (2 dias)
  • Díli (1 dia)
  • Oecussi (4 dias)
  • Díli (1 dia)
cristo rei timor leste
Cristo Rei de Díli | Foto: yeowatzup, via Wikimedia Commons.

Assim como sugeri no roteiro anterior de 7 dias, dê um passeio por Díli e saque dinheiro suficiente pois somente na capital existem caixas ATM em Timor-Leste. 

Não esqueça também de separar um casaco, pois nas montanhas o clima pode ficar realmente frio. Veja também como montar um roteiro em Díli.

Além de Beloi e da Praia de Akrema que sugeri no roteiro passado para conhecer em dois dias, com mais tempo em Ataúro é possível também conhecer as outras partes da ilha.

Vila é a capital de Ataúro e é onde também é possível observar ruínas da prisão que existia na ilha no tempo de colonização. Existem tuk – tuks que fazem o trajeto entre Beloi e Vila. 

Já o trajeto entre Vila e Makili é feito, geralmente, a pé. Por isso, lembre-se sempre de se proteger do sol; o trajeto possui subidas e descidas e dura, em média, duas horas a depender do seu preparo físico.

   

Outra dica importante é não esquecer de levar repelente de insetos. Esses bichinhos podem ser bem incômodos na hora de dormir; se você for alérgico a eles, é bom estar sempre preparado. 

montanhas na ásia
Cadeia montanhosa em Ermera | Foto: Janina M Pawelz, via Wikimedia Commons.

Utilize a noite na capital para recarregar as energias, e também as baterias de sua câmera e celular para sua ida às montanhas no próximo dia. 

Para chegar em Ermera você deve pegar uma biskota que sai do terminal de Tasitolu em Díli por volta das 7 horas da manhã; ela lhe custará 4 dólares e a viagem irá durar, em média, 3 horas.

Em seu primeiro dia recomendo que visite as plantações de café, que são as mais famosas do país. O café é realmente delicioso e irá valer muito a pena.

Logo em seguida você também pode passear pelo mercado de Gleno. Por ser uma cidade de montanha, pode ser um lugar bastante frio durante a noite.

No seu último dia em Ermera, visite a cachoeira. Ela é considerada uma das quedas d’aguas mais altas de Timor-Leste. 

morar no timor leste
Vista aérea de Oecussi | Foto: Jorge Santos, via Wikimedia Commons.

Viaje para Oecussi, a qual a melhor forma de chegar é pelo mar. O barco Nakroma faz o trajeto até a ilha duas vezes por semana e a viagem dura 12 horas. 

A maioria de seus passeios serão em Pante Macassar, capital de Oecussi. Por isso, em seu primeiro dia, sugiro que se empenhe em conhecer a costa da cidade.

Perto da costa também é possível visitar campos de arroz e também a famosa ponte Noefetan.

No segundo dia, conheça o centro de Pante Macassar e, além disso, aproveite para conhecer também a ruína da prisão de Fatu-Suba que era utilizada na época da colonização portuguesa. De cima, é possível apreciar um maravilhoso pôr-do-sol. 

Dedique-se, no terceiro dia, a conhecer a Fonte Sagrada, uma cachoeira considerada sagrada pelos moradores da região. Além disso, vale a pena visitar também os vulcões de lama localizados mais ao sul da região. 

Em seu último dia recomendo subir até o ponto mais alto de Oecusse, o monte Leolbatan. Nesse espaço existe um monumento dedicado à Virgem Maria da religião católica.

Em seguida vá para Dili. O barco de volta para Díli, geralmente, sai durante a tarde e demora de 8 a 12 horas para chegar na Capital.

 

Roteiro de 20 dias no Timor-Leste

  • Díli (2 dias)
  • Baucau (3 dias)
  • Díli (1 dia)
  • Ataúro (4 dias)
  • Díli (1 noite)
  • Bobonaro (2 dais)
  • Díli (1 dia)
  • Oecussi (4 dias)
  • Díli (1 dia)
Timor-Leste praias
Praia de Areia Branca, Díli | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Com vinte dias em Timor-Leste é possível conhecer as principais cidades e regiões.

A melhor e mais fácil forma de se deslocar pelo país é sempre partindo de Díli, pois é dessa cidade que saem todos os meios de transportes como barcos, carros e aviões que te levarão aos outros lugares. 

Bobonaro é uma cidade histórica; sua capital, Maliana, está localizada a 140 km de Díli.

O transporte que realiza o trajeto de Díli para Maliana sai do terminal de Tasitolu pela manhã, por volta das 7 horas e a viagem dura, em média, 5 horas. 

Em Maliana, a Marobo Hot Springs é o lugar da região que mais atrai visitantes vindos de fora. Marobo é uma espécie de vila que abriga nascentes de águas termais e também montanhas. 

É importante saber que o acesso até Maboro é difícil devido as condições do trajeto. Recomenda-se que o percurso seja feito por um carro de tração 4×4 ou acompanhado de um morador local que conheça o caminho. 

O trajeto para Maubisse, por outro lado, é mais simples. Maubisse está localizada a 70 km de Díli.

Uma angguna sai do terminal de Taibessi por volta das 7h da manhã e leva, em média, 3 horas até o destino final. Leve um lenço para cobrir o rosto pois a estrada tem bastante poeira.

 

Roteiro de 30 dias no Timor-Leste

   
  • Díli (2 dias)
  • Ataúro (4 dias)
  • Díli (1 dia)
  • Baucau (2 dias)
  • Jaco (4 dias)
  • Maubisse (2 dias)
  • Bobonaro (3 dias)
  • Ermera (3 dias)
  • Oecussi (4 dias)
  • Díli (1 dia)
Roteiro em Timor-Leste no verão
Ilha de Jaco | Foto: Isabel Nolasco, via Wikimedia Commons.

Em um mês e com este roteiro é possível fazer um ótimo tour por Timor-Leste.

Lembrando sempre que você pode acrescentar ou diminuir dias em cada destino, contudo, tente preservar a ordem dos locais pois eles foram ordenados desta forma por conta de sua facilidade de locomoção. 

Se você pesquisar sobre a Ilha de Jaco verá somente imagens de mar azul. Se você já pesquisou, provavelmente já se encantou pelo lugar.

É importante incluir em seu roteiro alguns dias na cidade de Baucau, pois ela fica no caminho para Jaco e é um ótimo lugar de Timor-Leste para se conhecer. Existem algumas formas de se chegar até Jaco, seja ela por meio de agências de turismos de Díli, de carro próprio ou alugando um carro.

O importante é saber que a estrada pode não estar boa e que a viagem poderá ser longa; 8 horas, em média, desde a capital Díli. 

Chegando em Tutuala é possível contratar um barco que faz a travessia até a Ilha de Jaco. Por questões religiosas não é permitida a pernoite na ilha, mas chegando cedo você terá bastante tempo para aproveitar a praia.

 

Curta o seu roteiro no Timor-Leste

Você percebeu que não dá para visitar Timor-Leste e não conhecer suas praias e sua parte montanhosa, né?

Aconselho começar e terminar seus roteiros por Díli porque é a o lugar mais fácil de entrar e sair de Timor.

Dessa forma, sempre que mudar de cidade, é mais fácil passar por Díli antes pois é de lá que saem a maioria dos transportes que ligam as cidades.

Contudo, no caso de Baucau e Jaco, por exemplo, se você estiver em um transporte próprio, é possível conhecer uma cidade logo após a outra.

A passagem por Díli é importante pois a cidade possui mais recursos como lugares para sacar dinheiro ou comprar algo mais específico que precise durante sua viagem pelas cidades de Timor-Leste.

Por isso é sempre importante possuir um roteiro com as especificações de dias, curiosidades sobre o loca, culinária, custos etc. 

Conversar com a população local para saber se eles gostariam de lhe apresentar algum ponto da cidade ou indicar algum local também pode ser interessante, uma vez que Timor-Leste ainda não é um grande país turístico e as informações ainda são escassas.

Se você descobrir bons lugares que não estão escritos neste roteiro, volte depois aqui nos comentários para nos indicar!

Confira o vídeo oficial do turismo no Timor-Leste:

E você, gostou do roteiro no Timor-Leste? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *