8 curiosidades do Timor-Leste: tudo sobre a cultura e costumes

8 curiosidades do Timor-Leste: tudo sobre a cultura e costumes

Ter conhecimento sobre as curiosidades do Timor-Leste pode ser fundamental para você que está planejando visitar este país da Ásia.

As questões como culinária, religião, história e política podem ser assuntos interessantes que te ajudarão a entender mais sobre esta incrível e interessante ilha que é o Timor-Leste.

Quando estive em época de decidir sobre o destino para o qual iria viajar,  pesquisei e fui atraída pelas curiosidades que o Timor-Leste possuí. Passei uma temporada no país e posso te dizer que minhas expectativas se confirmaram é um dos melhores países de língua portuguesa para se visitar.

E é por essa razão que este artigo traz uma lista com 8 curiosidades que Timor-Leste, uma pequena ilha do Sudeste Asiático, possui.

Planeje sua viagem=> Hotéis no Timor-Leste

Seguro viagem para Timor-Leste »

 

Curiosidades do Timor-Leste

  1. O crocodilo é um animal sagrado em Timor-Leste
  2. Os Leste-timorenses gostam muito de futebol
  3. Timor-Leste possui duas línguas oficiais
  4. Timor-Leste não possui uma moeda própria
  5. Timor-Leste possui uma das maiores biodiversidades do mundo
  6. Timor-Leste possui 13 municípios
  7. A maioria dos Leste-timorenses são católicos
  8. Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

Animal sagrado em Timor-Leste

timor leste história
Crocodilo é considerado um avô pelos leste-timorenses.

Existe uma lenda em Timor-Leste, na Ásia, que diz que a ilha foi criada a partir do corpo de um crocodilo. Há quem diga também que o mapa de Timor-Leste possui o formato de um crocodilo, e por isso a ligação com o animal.

A lenda conta a história de um crocodilo idoso que vagava pelo mar em busca de comida, mas não encontrava. Vendo a tristeza do animal, um menino se aproximou e se ofereceu para ajuda-lo em sua busca por alimento.

Os dois se tornaram grandes amigos. Por vezes, o crocodilo sentia vontade de devorar o menino, mas não o fazia pois era grato à ajuda que havia recebido dele no passado. Leia também sobre os principais pontos turísticos de Timor-Leste.

Este menino navegava nas costas do crocodilo até que um dia o animal morreu e seu corpo se transformou em uma ilha, a qual o menino deu o nome de Timor.

Essa é uma lenda muito antiga da história da criação de Timor-Leste. O crocodilo é considerado um avô pelos leste-timorenses e, portanto, sua caça é terminantemente proibida, tendo em vista a sacralidade do animal para a população da ilha.

A costa de Timor-Leste possui muitos crocodilos; contudo, o abate do animal ainda é uma questão delicada por conta de sua forte presença na cultura Leste-timorense e seu caráter sagrado. Saiba tudo também sobre as monções Asiáticas.

Tenha cuidado nas praias em Timor-Leste, pois em algumas delas o banho não é recomendado devido ao grande número de crocodilos.

Monte o seu => Roteiro no Sudeste Asiático

 

Os Leste-timorenses gostam muito de futebol

timor leste futebol
Seleções de futebol portuguesa e brasileira são muito admiradas no Timor-Leste.

Se você prestar atenção enquanto caminhar pelas ruas de Timor-Leste, não demorará a perceber adultos e crianças usando camisas de seleções de futebol. Por falar nisso, saiba tudo sobre como será a Copa do Mundo no Qatar em 2022.

O interessante é que, na grande maioria das vezes, os Leste-timorenses estarão usando as camisas da seleção de Portugal ou do Brasil e não a de Timor-Leste necessariamente.

É muito comum que em Timor-Leste um dos esportes mais comentados seja o futebol e que estas duas seleções possuam vários torcedores, ainda que o gosto por Neymar e Cristiano Ronaldo seja quase generalizado. Conheça os estádios de futebol mais bonitos do mundo.

As seleções brasileira e portuguesa de futebol são muito famosas entre os Leste-timorenses e este pode ser um bom assunto para iniciar uma conversa com eles.

Como economizar? => Pacote para Copa no Qatar

 

Timor-Leste possui duas línguas oficiais

timor leste idioma
Bandeira do Timor-Leste significa luta pela libertação, paz e obscurantismo a ser superado.

Entre as curiosidades do Timor-Leste, o tétum é a língua mais difundida no país. Desde antes da colonização portuguesa, o tétum já vinha sendo utilizado pelo povo de Timor-Leste.

Com a colonização, o Timor-Leste se tornou um dos países que falam português, ainda que a população continuasse utilizando a língua anterior.

Após a invasão da Indonésia, o uso do português foi proibido no território de Timor-Leste e somente o bahasa indonésia era legalizado e utilizado pela população.

Os leste-timorenses que possuem, atualmente, por volta de vinte anos de idade, foram criados utilizando o tétum e também o bahasa como língua nativa. Confira as melhores dicas do Timor-Leste.

Contudo, as pessoas mais velhas, da época da colonização, possuem bastante domínio da língua portuguesa até nos dias de hoje.

Atualmente, com a independência do país, o português e o tétum são reconhecidos como línguas oficiais, ainda que o Bahasa Indonésia e o Inglês ainda sejam classificados como língua de trabalho.

Os preços e números em geral em Timor-Leste são, na maioria das vezes, falados em bahasa Indonésia.

Lindas => Melhores praias da Ásia

   

 

Timor-Leste não possui uma moeda própria

Timor-Leste moeda
Dólar americano é a moeda oficial do país.

Durante a ocupação indonésia, a rúpia era utilizada em Timor-Leste como moeda oficial. Com a independência do país, o dólar foi implementado como a principal moeda em circulação.

Apesar de Timor-Leste não possuir moeda própria, possuem centavos próprios. Estes centavos possuem os valores de 1, 5, 25, 50, 100 (que equivale a 1 dólar) e 200 (que equivale a 2 dólares).

Por mais que possuam imagens que representam símbolos locas, seu valor é compatível com o dólar americano.

É importante também se atentar para os pontos de câmbio de moeda em Díli e também para as bandeiras de cartão que são aceitas no país. Você pode saber mais sobre este assunto lendo o artigo sobre a moeda de Timor-Leste.

Os centavos de Timor-Leste são bem bonitos e são uma ótima opção de lembrança para você levar do país para sua casa.

Descubra => Quanto custa viajar pela Ásia

 

Timor-Leste possui uma das maiores biodiversidades

Timor-Leste natureza
Região costeira de Ataúro | Foto: Torbenbrinker, via Wikimedia Commons.

Se você já pesquisou um pouco sobre o Timor-Leste ou está se planejando para visitar a ilha, provavelmente se deparou com fotos da enorme biodiversidade marinha do arquipélago.

Ataúro, ilha localizada a 23 km de Díli, é a protagonista local quando falamos de biodiversidade de peixes e corais; além de ser uma das regiões fria mais bonitas do país. Saiba como é o  clima no Timor-Leste.

A ilha é bastante visitada por amantes de mergulho e pessoas apaixonadas por biodiversidade marinha. Com certeza é uma beleza natural que merece cada vez mais ser melhor preservada e protegida.

Em Ataúro existem pessoas locais que levam turistas de barco para fazerem o mergulho. É sempre importante ir acompanhado de um morador da região, pois eles conhecem bem o mar e podem reduzir os riscos de possíveis perigos.

Como ter? => Internet na viagem

 

Timor-Leste possui 13 municípios

Mapa do Timor-Leste
Cadeia montanhosa em Ermera | Foto: Janina M Pawelz, via Wikimedia Commons.

O Timor-Leste é um arquipélago composto por 3 ilhas e subdividido em 13 municípios. Cada município, por sua vez, possui seus próprios postos administrativos e também uma capital própria.

Os municípios são: Oe-Cusse Ambeno, Cova Lima, Bobonaro, Ainaro, Ermera, Liquiçá, Manufahi, Aileu, Manatuto, Viqueque, Baucau, Lautém e Díli. A ilha de Ataúro, ainda que seja uma ilha separada, é considerada um município de Díli.

Cada uma das cidades do Timor-Leste possui sua própria história, seu próprio dialeto e seus próprios costumes e culinária. O tecido produzido pelas pessoas de Cova Lima, por exemplo, é diferente do tecido produzido em Bobonaro.

Isso também acontece com a dança, por exemplo. Danças de determinados municípios são mais famosas que outras. Portanto, vale a pena visitar alguns deles caso você esteja interessado em conhece-los um pouco mais a fundo em relação às suas diferenças.

Viagem internacional => Viajar com dinheiro ou cartão?

 

A maioria dos Leste-timorenses é católica

Timor-Leste religião
Catedral da Conceição, em Díli | Foto: Torbenbrinker, via Wikimedia Commons.

Outra das curiosidades do Timor-Leste é que, nos anos de colonização, o governo Indonésio tentou impor a Pancasila em Timor-Leste, uma lei que obrigava os cidadãos a professarem a fé de uma das cinco religiões mundiais: cristianismo, budismo, hinduísmo, islamismo e confucionismo.

Na época, a ideia foi fortemente rejeitada pois ela proibia a religião tradicional de Timor-Leste. Gosta de turismo religioso? Então saiba quais os templos mais bonitos do mundo.

   

A igreja católica romana que já existia na ilha desde a época da colonização portuguesa, ficou ao lado dos leste-timorenses e é atualmente reconhecida como a religião que participou junto ao povo na luta pela libertação nacional da invasão indonésia.

Acredita-se que, por essa razão, o número de católicos na ilha tenha chegado a mais de 90%.

Além de católicos, também existem protestantes e muçulmanos em determinadas regiões de Timor-Leste, mas em menor número se comparado aos praticantes do catolicismo existentes em toda a ilha.

Prático => Como usar WhatsApp no exterior

 

Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo

países mais jovens do mundo
Ilha de Jaco no Timor-Leste | Foto: Isabel Nolasco, via Wikimedia Commons.

Portugal colonizou o Timor-Leste por 400 anos e, assim que o país europeu deixou as terras leste-timorenses para que esta se autodeterminasse independente, o governo indonésio invadiu a ilha e a ocupou por vários anos.

Os anos de ocupação foram marcados por diversas guerras, destruições e massacres com inúmeros mortos. Saiba montar um roteiro em Díli, capital do Timor-Leste.

No final dos anos 90, por intermédio da ONU, o governo Indonésio que comandava a ilha realizou um referendo pedindo a opinião da população sobre se Timor-Leste deveria ser independente ou se tornar uma ilha integrada à Indonésia. Mais de 90% da população decidiu pela independência.

Somente em 2002 ocorreu, de fato, a independência do Timor-Leste, que elegeu o Xanana Gusmão como presidente.

País vizinho => Passeios na Indonésia

 

Curiosidades de Timor-Leste

Você pode conhecer mais sobre a história de Timor-Leste visitando seus museus e exposições em Díli. Clique aqui para saber onde encontra-los.

Depois de saber de todas essas curiosidades do Timor-Leste, tenho certeza que você ficou interessado em saber tudo o que essa pequena ilha do Sudeste Asiático tem para oferecer.

O Timor-Leste é ainda um destino pouco visitado, mas pode ser um lugar incrível para quem está buscando por história, culinária, belezas naturais e receptividade. Espero que essa lista de curiosidades tenha te ajudado a se encantar e se impressionar com o país.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro no Timor-Leste, com os melhores lugares para conhecer em até 15 dias de viagem.

E você, quais destas comidas típicas do Timor-Leste gostaria de experimentar? Já esteve no país e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *