Feriados no Timor-Leste: 8 festas e eventos imperdíveis

por Lucivânia Gosaves
5/5 - (1 vote)

Feriados no Timor-Leste: 8 festas e eventos imperdíveis

Assim como no Brasil, alguns dos feriados no Timor-Leste possuem origem na religião cristã católica, por conta do passado de colonização portuguesa do país.

Durante meus dias em Timor-Leste, pude participar de alguns desses feriados e festas que, com certeza, foram muito enriquecedores para mim.

Apesar das datas religiosas, em Timor-Leste existem também feriados nacionais que foram criados para lembrar os acontecimentos históricos que exaltam seu mapa e bandeira, como o Dia da Consulta Popular e também o Dia dos Heróis Nacionais, por exemplo.

Eles são muito importantes para a população leste-timorense e que também podem te ajudar a conhecer mais e melhor a história e cultura do país, cuja língua é o português.

Se você está com viagem marcada para Timor-Leste, na Ásia, esse artigo te ajuda a se programar para curtir os feriados e festas do país ou evitar estas datas se seus planos não incluírem esse tipo de evento.

Planeje sua viagem=> Quais os melhores hotéis no Timor-Leste

Melhor cobertura de seguro viagem para Timor-Leste »

 

Feriados e eventos importantes no Timor-Leste

  1. Dia da Restauração da Independência
  2. Idul Fitri
  3. Idul Adha
  4. Dia da Consulta Popular
  5. Dia Nacional da Juventude
  6. Dia da Proclamação da Independência
  7. Dia da Nossa Senhora da Imaculada Conceição
  8. Dia dos Heróis Nacionais

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

Datas comemorativas no Timor-Leste

1. Dia da Restauração da Independência

timor leste localização
Timor Leste tornou-se independente de fato em 2002.

Em Timor-Leste, na Ásia. o Dia da Restauração da Independência é celebrado no dia 20 de maio.

Apesar de ter se tornado independente primeiramente em 1975, deixando de ser um país de colônia portuguesa, Timor-Leste foi ocupado por forças da Indonésia logo após a Proclamação da Independência e só recuperou sua soberania em 2002, se tornando um dos países mais jovens do mundo.

Este feriado é bastante importante para a população leste-timorense, pois é lembrado o dia em que Timor-Leste se tornou livre e marcou o início do fim dos enormes conflitos e guerras que vinham acontecendo no território até então.

A comemoração conta com dança e gastronomia local, com as deliciosas comidas do Timor-Leste. Algumas feiras populares são montadas pelo Governo local, afim de promover os produtos desenvolvidos no país, principalmente pelos agricultores.

 

2. Idul Fitri

idul fitri
Feriado do islamismo | Foto: Goverment of Padangpanjang, via Wikimedia Commons.

Celebrado no dia 24 de maio, o Idul Fitri faz parte do calendário de festas islâmicas e consiste em uma celebração do fim do Ramadan.

De acordo com o calendário islâmico, o Idul Fitri deve ser celebrado no primeiro dia do décimo mês de seu calendário, que se chama Shawwal.

Apesar do número bem reduzido se comparado à quantidade de pessoas cristãs no país, em Timor-Leste também existe população islâmica e, por isso, esse feriado consta no calendário do país.

 

3. Idul Adha

idul adha
Feriado é uma herança da colonização | Foto: Ministry of Religious, via Wikimedia Commons.

O Idul Adha é um feriado muçulmano conhecido como a Grande Festa ou Festa do Sacrifício. Celebrado em Timor-Leste no dia 31 de julho, acontece a partir do décimo dia do mês no último mês do ano lunar do calendário islâmico.

Esta celebração faz referência ao sacrifício realizado por Abraão, que sucede à peregrinação a Meca. Neste ano, a data deste feriado cairá no sábado.

 

4. Dia da Consulta Popular

timor população
Museu retrata os fatos da independência | Foto: Fms amrt, via Wikimedia Commons.

O Dia da Consulta Popular é celebrado no dia 30 de agosto. e é um dos principais feriados do Timor-Leste no verão.

Este referendo foi realizado pelo Governo do Timor-Leste em 1999, afim de saber se a população de Timor-Leste optaria pela independência do país ou pela integração de Timor-Leste ao território da Indonésia que, até então, ainda estava no comando.

Os votos a favor da independência venceram e Timor-Leste se tornou um país livre. Assim como o Dia da Restauração da Independência, o Dia da Consulta Popular também é uma data importante para a população, pois relembra uma grande vitória na história do país.

Em Díli, museus como o Arquivo & Museu da Resistência Timorense que é um das atrações turísticas do Timor Leste, possuem o objetivo de recontar os conflitos que ocorreram no país durante a ocupação indonésia. Veja aqui 13 dicas do Timor-Leste: tudo para você que está embarcando.

 

   

5. Dia Nacional da Juventude

santa cruz timor leste
Cemitério abriga vítimas do massacre | Foto: Kok Yeng Leo, via Wikimedia Commons.

No dia 12 de novembro é lembrado o dia do massacre de Santa Cruz. Esta data faz referência ao caso em que centenas de pessoas, em sua maioria jovens estudantes, foram mortos por militares indonésios em um cemitério da cidade chamado Santa Cruz.

Durante minha passagem por Timor-Leste pude presenciar algumas das celebrações que são feitas neste dia que, sem dúvidas, marcou a história do país.

A Missa na Igreja de Motael, uma das mais importantes de Díli, seguida de uma procissão até o cemitério onde são acendidas velas são algumas das ações realizadas neste dia tão importante.

Para você que deseja visitar locais históricos de Timor-Leste, recomendo que inclua o Cemitério de Santa Cruz em seu roteiro. Será muito enriquecedor.

 

6. Dia da Proclamação da Independência

timor leste independencia
Soldados leste-timorenses são homenageados | Foto: Geoffrey C. Gunn, via Wikimedia Commons.

A Proclamação da Independência de Timor-Leste ocorreu no dia 28 de novembro de 1975. Contudo, o país não seguiu com sua soberania, pois logo foi ocupado pelas forças indonésias que permaneceram no país por longos anos, ocasionando diversos conflitos com muitos mortos, como aconteceu no Massacre de Santa Cruz, por exemplo.

Ainda assim, este dia é comemorado todos os anos pois, marca o fim da era colonial portuguesa e início da República Democrática de Timor-Leste com a eleição do primeiro presidente.

Comemorações são feitas em algumas cidades turísticas do Timor-Leste, assim como cerimônias na capital Díli como o içamento da bandeira nacional e o desfile das forças militares.

Trata-se de um evento interessante para participar enquanto você estiver em Timor-Leste. Eventos que contam a história e a relembram podem ser extremamente importantes para que você entenda e aprenda um pouco mais sobre o país.

 

7. Dia da Nossa Senhora da Imaculada Conceição

timor leste religiao
Catedral de Nossa Senhora Imaculada em Díli | Foto: Torbenbrinken, via Wikimedia Commons.

A Nossa Senhora da Imaculada Conceição é considerada pelos cristãos católicos como a padroeira de Timor-Leste e, por essa razão, o dia 8 de dezembro é dedicado a realização de celebrações para a Santa.

Assim como no Brasil, neste país asiático também existem vários feriados do calendário católico como dia de finados, Natal, Corpus Christi e também dias dedicados a Santos(as).

Em Díli existe uma catedral dedicada à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que foi construída no ano de 1988 e também desempenhou um importante papel na época da ocupação indonésia no país, uma vez que a igreja católica se colocou ao lado dos que buscavam a independência.

Se você estiver em Díli no mês de dezembro, coloque em seu roteiro uma visita nesta catedral, mesmo que não seja católico.

 

 

8. Dia dos Heróis Nacionais

dia dos heróis nacionais timor leste
Leste-timorenses saem as ruas para comemorar neste dia | Foto: Janina M Pawelz, via Wikimedia Commons.

Um dos mais importantes feriados no Timor-Leste acontece no dia 7 de dezembro é dedicado a celebrar os Heróis Nacionais.

   

Em 1975, nesta mesma data, as forças indonésias entraram em Timor-Leste e permaneceram no país por muito tempo, ocasionando diversas proibições, mudanças e conflitos.

Por essa razão, esse dia é lembrado em todos os anos como um dia importante para a população pois são homenageados os chamados heróis que lutaram pelo povo.

O Dia dos Heróis Nacionais é muito relevante para toda a população de Timor-Leste, pois neste dia é expressa a gratidão a aqueles e aquelas que lutaram na linha de frente para a libertação país na época de guerra e conflito.

Assim como o Dia Nacional da Juventude, o Dia dos Heróis Nacionais, uma das curiosidades famosas do Timor-Leste, acaba por contar todos anos a história de Timor-Leste, para que os conflitos e mortes não sejam esquecidos e também não sejam repetidos.

 

Conheça os feriados no Timor-Leste

Como você deve ter percebido, muitos dos feriados no Timor-Leste possuem ligação direta com os eventos históricos que ocorreram no país durante sua construção.

De um modo geral, conhecer estas datas de perto te ajudarão a entender melhor este país do Sudeste Asiático, que tem o português como idioma oficial e muitas histórias de luta que são inspiradoras.

Apesar de ser considerado um país novo, já carrega histórias e vivências de muitos e muitos anos consigo e que são relembrados pela população durante todos os anos afim de guardar a memória daqueles que sofreram e lutaram pela descolonização do Timor-Leste.

Outros feriados como Dia de Todos os Santos, Páscoa e Sexta-Feira Santa também fazem parte do calendário, assim como no Brasil. Por essa razão, decidi incluir nessa lista os eventos nacionais mais importantes que poderão também te ajudar a se decidir pelos dias em que você vai permanecer no país, podendo optar por participar ou não destas festas e eventos importantes para a população.

Não deixe também compartilhar também este artigo com seus amigos e familiares que estão embarcando para o Timor-Leste.

Para finalizar, recomendo também que veja o que fazer em até 30 dias no Timor – Leste, onde conto quais cidades e atrativos turísticos conhecer no país em até 30 dias de viagem.

Confira o vídeo oficial do turismo no Timor-Leste:

E você, quais destes feriados no Timor-Leste achou mais interessante? Esteve no país e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *