Cidades perto de Díli, Timor-Leste: arredores para conhecer

Cidades perto de Díli, Timor-Leste: arredores para conhecer

Conhecer as cidades perto de Díli pode ser o programa ideal para você que possui alguns dias livres na capital do Timor-Leste.

Viajar para cidades próximas pode te surpreender (assim como foi comigo) de variadas formas, além de ser uma maneira prática e mais rápida de conhecer mais lugares durante a viagem a Ásia.

Muita gente me pergunta onde fica Timor-Leste e, quando digo que é no Sudeste Asiático e próximo a Indonésia, as pessoas se interessam em fazer um roteiro em Díli e arredores antes ou depois de conhecer a turística Bali.

Por essa razão, fiz uma lista com cidades perto de Díli para te ajudar a escolher lugares para visitar, com atrações turísticas e distância para capital.

Se você já montou o seu roteiro no Timor-Leste, mas ainda não sabe o que fazer naquele dia que ficou livre em Díli, confira as dicas neste aritgo..

Planeje sua viagem => Onde ficar em Díli 

Seguro viagem para Timor-Leste »

 

Cidades perto de Díli: arredores para curtir

    1. Liquiça
    2. Maubisse
    3. Ataúro

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

Arredores de Díli

1. Liquiça

liquiça timor-Leste
Liquiça possuí lindas praias | Foto: Janina M Pawetz, via Wikimedia Commons.

Liquiça é a cidade turística mais próxima a Díli. Localizada a oeste da capital, possui 19 mil habitantes e é ótima para conhecer na Ásia; principalmente se você deseja ir e voltar no mesmo dia.

Existem na cidade bons lugares para visitar que podem lhe propiciar um maior conhecimento sobre a cidade e também sobre as curiosidades do Timor-Leste.

A igreja de São João de Brito, por exemplo, é importante para a cidade pois foi palco de um massacre em 1946, na época da colonização do Timor-Leste.

Além disso, edificações do tempo colonial como a Prisão do Ai Pelo, a Escola Municipal, o Hotel Tokodede e a antiga Sede do Administrador de Liquiça são alguns dos locais que podem ser visitados durante o seu dia na cidade.

Além dos prédios históricos, a cidade também conta com boas praias para nadar. As praias também são sempre os melhores lugares para assistir ao pôr-do-sol. Saiba quais as principais cidades do Timor-Leste.

O meio de transporte que liga Díli a Liquiça sai do terminal rodoviário de Tasi Tolu.

  • Distância para a capital: 33,2 km.

Paradisíacas => Melhores praias da Ásia

 

2. Maubisse

maubisse timor leste
Maubisse no Timor-Leste | Foto: David Stanley, via Wikimedia Commons.

Se você deseja realmente conhecer as belezas de Timor-Leste, sem dúvida não deve deixar de visitar as suas montanhas.

Maubisse é uma ótima opção de cidade, pois é relativamente perto de Díli e pode te proporcionar uma boa experiência com a região montanhosa do país. Saiba montar um roteiro no Sudeste Asiático.

Para chegar em Maubisse, é necessário pegar um pequeno caminhão no terminal de Taibessi; o trajeto é feito na caçamba dele, de teto aberto. A viagem dura, em média, 4 horas e lhe custará somente 3 dólares.

Como este meio de transporte não possui muito conforto, recomendo que use um boné para se proteger do sol e também um lenço no rosto para se proteger da enorme quantidade de poeira na estrada.

Observe como as pessoas utilizam esse meio de transporte, pois elas terão mais experiencia que você nesse trajeto. Caso prefira mais conforto, recomendo que alugue um carro no Timor-Leste.

Para voltar para Díli você deve pegar o mesmo tipo de caminhão no mesmo local em que ele te deixou em Maubisse. Ele costuma parar no mercado local. O valor da passagem é o mesmo e o tempo de viagem também é igual ao de vinda.

 

]]O que fazer em Maubisse?

Onde ficar em Mubisse
Pousada Maubisse é famosa na cidade | Foto: yeowatzup, via Wikimedia Commons.

Assim como todas as regiões de montanha, Maubisse possui um clima frio mesmo no verão, muito diferente do enorme calor das regiões que estão ao nível do mar. Conforme você vai subindo as montanhas, mais frio o clima vai ficando.

   

É uma sensação incrível; contudo, não esqueça de levar roupas adequadas para se aquecer. Entenda como é o clima no Timor-Leste.

Justamente por seu clima mais frio e tranquilo, Maubisse é um ótimo lugar para relaxar e não fazer muitas coisas; possuí muita natureza e também pessoas simpáticas que irão adorar te receber.

Na cidade, existem opções de hotéis no Timor-Leste, que te deixam em contato com a natureza e poderão te ajudar em sua missão de não fazer muitas tarefas e somente relaxar. A pousada Maubisse, por exemplo, é uma construção da época colonial que, além de local turístico, também oferece acomodações.

Outro local bacana para se vistar, além da pousada, é o mercado local. Nele, você entrará mais em contato com as pessoas locais e terá oportunidade de comprar coisas como comida e objetos diversos. Confira outras dicas do Timor-Leste.

Aproveite seu tempo Maubisse para aproveitar a tranquilidade e o silêncio. Dê oportunidade de conversar com os moradores da região, coma as comidas típicas e relaxe bastante.

  • Distância para a capital: 70,4 km.

Tudo sobre => Moeda do Timor-Leste

 

3. Ataúro

atauro timor leste
Ataúro é uma ilha fantástica próxima a Díli | Foto: Colin Trainor, via Wikimedia Commons.

Ataúro é uma pequena ilha localizada ao norte de Díli e é sem dúvidas, um dos principais destinos do Timor-Leste no verão.

A ilha possui, aproximadamente, 25 km de extensão por 9 km de largura e possui, em média, 10 mil habitantes. Meu dia preferido para visitar a ilha era aos sábados pois sai neste dia do porto de Díli um ferry chamado Nakroma por volta das 7 horas da manhã que retoma à capital no final da tarde.

É uma ótima opção de destino para fazer um bate-volta. A compra do bilhete do ferry, que custa 4 dólares, pode ser feita no mesmo dia no porto de Díli.

O Nakroma é um barco bem grande que, além de pessoas, também carrega carros, motos, caminhões e diversos tipos de comida pertencentes aos passageiros.

Ele possui poltronas confortáveis e também uma cantina a bordo onde é possível comprar macarrão instantâneo, biscoitos, café e sucos.

Meu lugar preferido do barco é na varanda, ao ar livre, pois é um local bastante ventilado e pode ser o local ideal para você que fica enjoado em embarcações marítimas. Descubra quanto custa viajar pela Ásia.

nakroma timor leste
Navio Nakorma faz o trajeto de Díli | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Além disso, deste local é possível observar a vista do mar de timor e também conhecer pessoas novas e conversar. A viagem entre Díli e Ataúro tem duração média de 3 horas, podendo ser mais demorada a depender da força do vento e do mar.

O Nakroma aporta no porto de Beloi, em Ataúro. Saindo do barco, você encontrará um mercado local com barracas de comidas típicas do Timor-Leste, como peixe fresco assado e Katupa. Você pode conhecer mais sobre as comidas típicas de Timor-Leste clicando aqui.

Se você desejar voltar para Díli ainda no sábado, fique atento ao Ferry Nakroma que costuma sair do porto de Beloi por volta das 15 horas. O bilhete pode ser comprado diretamente na entrada do barco e também custa 4 dólares, assim como na vinda.

A viagem possui quase 4 horas de duração. Por isso, aproveite para descansar um pouco, tirar fotos e observar o mar.

   

 

Atrativos de Ataúro

timor leste booking
Ataúro Dive Resort é ótimo para ficar mais de 1 dia na ilha | Foto: Booking.

Em Beloi, além de comer bem, você também pode fazer snorkeling e conhecer os incríveis corais da ilha, que são um dos com maior biodiversidade do mundo. Existem empresas em Beloi que oferecem este tipo de atividade em diversos horários durante o dia.

A Ataúro Dive Resort, por exemplo, faz o trajeto das 7 horas às 15 horas 3 vezes por dia. Além da praia de Beloi, você pode conhecer também a praia de Akrema, que fica a 30 minutos do porto de Beloi.

Assim como a praia de Beloi, a praia de Akrema possui águas cristalinas e sem ondas. Em sua água morna e azul você também poderá observar incríveis corais.

Também é possível conhecer a capital de Ataúro, chamada Vila, onde você pode conhecer as ruínas da antiga prisão que existia na ilha no tempo de colonização portuguesa. Para chegar é fácil, basta pegar o tuk-tuk que faz o trajeto entre Beloi e Vila que custa, em média, 2 dólares.

Se você quiser aproveitar um dos feriados no Timor-Leste e passar mais que um dia em Ataúro, vale a pena conhecer também outra parte da ilha chamada Makili. O trajeto pode ser feito a pé a partir de Vila.

O sol pode ser bastante quente e incomodar durante a caminhada, por isso se proteja com chapéu e protetor solar. Não se esqueça também de levar repelente para insetos.

  • Distância para a capital: 35,6 km.

Principais => Pontos turísticos de Díli

 

Conheça as cidades perto de Díli

Nas cidades perto de Díli, você vai encontrar desde lugares históricos, passando por mercados, montanhas e também muitas praias. A depender do seu tipo de viagem preferida, com certeza encontrará lugar para você em uma dessas três cidades.

Minha dica é sempre se deixar levar pela vibe da viagem. Mesmo que você já tenha montado seu roteiro em Díli de viagem para os seus dias na capital não deixe de visitar alguma outra cidade interessante se aparecer a oportunidade para você.

Se a visita a outra cidade aos arredores couber em seu orçamento, não deixe de visitar. Em uma viagem bem planejada, os imprevistos e mudanças de planos também devem ser imaginados.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro no Timor-Leste, com os melhores lugares para conhecer em até 15 dias de viagem.

E você, quais destas cidades perto de Díli gostaria de conhecer? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *