9 pontos turísticos de Díli, no Timor-Leste

por Lucivânia Gosaves

9 pontos turísticos de Díli, no Timor-Leste

Os pontos turísticos de Díli tendem a chamar bastante atenção por quem passa pela cidade, pois são lugares muito agradáveis para quem deseja conhecer o mais jovem entre os países que falam português, seja por meio de suas praias, seus museus ou igrejas.

Durante meus dias na capital Díli, visitar e descobrir um pouco mais sobre cada um desses locais me fizeram me apaixonar ainda mais por Timor-Leste, na Ásia.

Em Díli, você pode conhecer desde museus, passando por praias, monumentos antigos e mercados. Tudo isso reconta um pouco da biografia do país e te fazem ficar mais perto da história e da cultura local.

Minha dica é que, quando estiver nos pontos turísticos de Díli, dê oportunidade para conversar com os moradores locais; eles irão ensinar bastante coisa e te indicar vários outros locais interessantes para o seu roteiro no Timor-Leste.

Planeje sua viagem=> Onde ficar em Díli

Seguro viagem para Timor-Leste »

 

Principais pontos turísticos de Díli

  1. Tasi Tolu
  2. Praia Areia Branca
  3. Praia Dolok Oan
  4. Igreja de Santo Antônio de Motael
  5. Catedral da Imaculada Conceição
  6. Largo de Lecidere
  7. Cristo Rei de Díli
  8. Arquivo & Museu da Resistência Timorense
  9. Mercado de Tais

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

O que fazer em Díli

Existem muitas coisas para fazer em Díli, uma das principais cidades do Timor-Leste. Mesmo que você goste de locais mais calmos ou mais agitados na Ásia, a capital leste-timorense possui um lugar para você.

Confira, a seguir, os principais pontos turísticos de Díli abaixo que poderão te ajudar a montar o seu roteiro turístico pela cidade.

Passo a Passo => Comprar moeda estrangeira

 

Tasi Tolu

pôr-do-sol timor leste
Local é excelente para ver o pôr-do-sol | Foto: yeowatzup, via Wikimedia Commons.

Se você deseja ver o famoso pôr-do -sol em Díli em um lugar bonito, recomendo que visite Tasi Tolu. O lugar recebe este nome pois, na língua local, significa três águas ou três mares, e dela é possível enxergar três lagoas.

Você também estará visitando uma parte histórica da cidade, pois foi onde o Timor-Leste declarou sua independência em 2002, após o referendo de independência e saída dos indonésios do território. Confira outras curiosidades do Timor-Leste.

Também é em Tasi Tolu, onde foi construído um monumento que homenageia o João Paulo II. Ou seja, além de se encantar pelo pôr do sol você também irá conhecer e ter contato com um local importante para a história do país. Aproveite para fotografar.

Saiba tudo => Monções Asiáticas

 

Praia Areia Branca

timor leste praias
Atrativo é excelente para tirar fotos | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Essa com certeza é uma das praias mais famosas de Díli. Desde o café da manhã até depois de escurecer, a Praia Areia Branca oferece atividades a seus visitantes como bares e restaurantes em Díli de comidas nacionais e internacionais.

É um local de encontro muito agradável para conversar, relaxar e tirar fotos.

E se você preferir se exercitar, provavelmente irá encontrar companhia para caminhar ou correr pela areia da praia, pois este também é um local bastante visitado pelas pessoas que gostam de fazer atividades físicas no começo da manhã ou no final da tarde.

Um de seus pontos altos é, sem dúvida, o pôr-do-sol: é o mais maravilhoso que eu já vi. Você vai gostar bastante de terminar o seu dia nesta praia.

Descubra => Quanto custa viajar pela Ásia

 

Praia Dolok Oan

timor leste turismo
Vista de Dolok Oan em Díli | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Visitei a praia Dolok Oan na minha primeira semana em Díli. Ela fica do lado oposto da Areia branca e é uma praia mais vazia, já que não tem bares ou restaurantes.

Por outro lado, é um local bastante visitado aos domingos pelos moradores locais, que fazem almoços e churrascos na areia. É um bom lugar para tomar sol e nadar. Conheça as melhores praias da Ásia.

O acesso para a praia Dolok Oan pode é um pouco difícil, pois para ir para o lado onde ela se encontra, é necessário enfrentar alguns lances de escadas um pouco cansativos.

Não são tantas escadas quando a subida até o monumento do Cristo Rei, mas ainda assim é um pouco longo. Mas já te garanto que vale a pena o esforço.

Como ter? => Internet na viagem

 

Igreja de Santo Antônio de Motael

timor-leste religião
Templo foi erguido em 1955 | Foto: David Stanley, via Wikimedia Commons.

Construída em 1955 na época da colonização portuguesa, a Igreja de Santo Antônio de Motael é a igreja católica mais antiga de Timor-Leste.

Durante a luta pela independência do país, a igreja católica se mostrou uma importante aliada do povo leste-timorense e de seus interesses de independência.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Na época de ocupação indonésia, a Igreja de Santo Antônio de Motael foi palco de confronto entre pessoas que queriam a integração de Timor-Leste à Indonésia e ativistas a favor da independência. Portanto, é um local histórico da região, que não pode faltar no roteiro em Díli.

Para você que deseja saber mais sobre a história de Timor-Leste, visitar igrejas como a de Santo Antônio de Motael pode ser ótimo. Aproveite também para tirar fotos.

Quando ir? => Clima no Timor-Leste

 

Catedral da Imaculada Conceição

o que fazer em dili
Igreja foi construída em 1988 | Foto: Torbenbrinker, via Wikimedia Commons.

Conhecer as igrejas e instituições religiosas dos locais visitados pode ser sempre uma boa ideia, principalmente pelas histórias que elas carregam consigo desde a data de sua construção.

A Catedral da Imaculada Conceição é a principal igreja da Diocese de Díli e que vale muito a pena a visita.

Inaugurada em 1988 e consagrada pelo então Papa João Paulo II, a catedral da Imaculada Conceição teve um papel importante na época de invasão indonésia e luta pela independência.

Dólar ou Rúpia? => Moeda do Timor-Leste

 

Largo de Lecidere

lago de lecidere dili
Tome água de coco e aprecie a vista do local | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Este era um local que eu sempre gostava de ir para assistir ao pôr-do-sol e tomar água de coco.

Na praça do Largo do Lecidere, você irá encontrar muitas pessoas caminhando, conversando ou vendendo comidas típicas do Timor-Leste, como o famoso Bakso.

Por ser uma região mais central, fica próximo a diversos mercados, feiras e restaurantes. É um bom local para se sentar e observar o mar.

Incríveis => Melhores restaurantes da Ásia

 

Cristo Rei de Díli

cristo rei dili
Estátua foi erguida em 1996 | Foto: yeowatzup, via Wikimedia Commons.

Inaugurada em 1996 e localizada na Península de Fatucama em Díli, a estátua de Jesus Cristo Rei é um dos pontos turísticos do Timor-Leste.

A subida até o monumento pode ser difícil para quem não está acostumado com escadarias, mas não é nada impossível, pois as escadas estão em relativas boas condições e você pode subir devagar e parar algumas vezes para descansar e tirar fotos.

Este é um bom local para ver a cidade de cima e ter uma maior noção sobre o território da Díli e arredores. A vista é bem bonita e poderá te render belas fotos.

Monte o seu => Roteiro de viagem pelo Sudeste Asiático

 

Arquivo & Museu da Resistência Timorense

museus em dili
Local possui exposições | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

De todos os museus que visitei em Díli, este foi o que mais me deixou, ao mesmo tempo, arrepiada e emocionada.

O Arquivo & Museu da Resistência Timorense possui uma exposição permanente nomeada “Resistir é Vencer” que fica aberta para visitação de quarta-feira a segunda-feira, das 9 horas às 16 horas e 30 minutos. Conheça as cidades perto de Díli.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

A entrada é gratuita e a exposição conta, a partir de vídeos, textos, fotos etc. a história de luta dos Leste-timorenses durante a ocupação indonésia que ocorreu no país.

É um lugar super importante para quem está interessado em conhecer um pouco sobre a história de Timor-Leste.

Você pode saber mais sobre o Arquivo & Museu da Resistência Timorense visitando o site oficial do Governo de Timor-Leste.

Confira => Erros comuns de viajantes

 

Mercado de Tais

compras em dili
Local funciona das 8h às 19h | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Comprar uma lembrança ou objeto que remete ao local que visitamos é sempre interessante. Omeu lugar preferido para compras em Díli é o Mercado de Tais.

Trata-se de um local aonde são vendidos variados produtos feitos a partir do tais, um tecido local.

Neste mercado, você encontra coisas como bolsas, cadernos, agendas, brincos, blusas, pulseiras, mochilas e outros objetos construídos a partir da madeira como instrumentos musicais.

Além de local de compras, é também um bom local para conversar com os vendedores sobre a origem dos produtos e saber um pouco mais sobre a feitura de cada um deles.

O mercado de Tais funciona todos os dias, das 8 horas às 19 horas.

Viagem internacional => Viajar com dinheiro ou cartão?

 

Curta os pontos turísticos de Díli

Uma das coisas que mais me encantaram em Díli foi a sua variedade de opções de lugares e coisas para fazer.

Tinham dias que eu queria caminhar, e tinha o Largo de Lecidere para fazer isso; também tinham dias que eu me juntava com os meus amigos na Praia de Areia Branca para conversar e assistir ao pôr do sol e curtir a noite em Díli.

Por isso, mesmo que à primeira vista algum destes pontos turísticos pareça não te interessar tanto, dê uma chance a si mesmo de ser surpreendido.

Se você tiver alguma dúvida pode deixa-la aqui embaixo nos comentários. E não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares que estão planejando visitar Timor-Leste para que eles também conheçam os pontos turísticos de Díli.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro no Timor-Leste, com os melhores lugares para conhecer em até 30 dias de viagem.

E você, quais destes pontos turísticos de Díli gostaria de conhecer? Já esteve na cidade tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *