Cidades do Timor-Leste: 5 principais para visitar

Cidades do Timor-Leste: 5 principais para visitar

Antes de conhecer as cidades do Timor-Leste, saiba que este é um pequeno país composto por três ilhas, na Ásia.

O arquipélago possui, além da ilha principal onde se encontra a capital Díli, também Ataúro e Oe-Cusse; facilmente acessadas por meio de barcos, que saem do porto de Timor-Leste.

Por muito tempo, durante a ocupação da Indonésia que ocorreu no território, a língua predominante foi o Bahasa, mas com a independência, o português tomou a posição como idioma do Timor-Leste, junto com o tétum.

O Bahasa Indonésia, assim como o inglês, ainda é usado pelos leste-timorenses, mas somente como língua de trabalho. Dessa forma, você consegue se comunicar em Timor-Leste por meio de várias línguas.

Nos meses em que estive no país não tive nenhuma dificuldade de comunicação. Por isso, não se preocupe com a questão da língua pois as pessoas de Timor-Leste estão sempre dispostas a lhe ajudar com o que seja.

Neste artigo, te mostro quais as cidades turísticas do Timor-Leste para conhecer, com distância para a capital e dicas do que fazer em cada uma delas.

Planeje sua viagem=> Hotéis no Timor-Leste

Seguro viagem para os países da Ásia »

 

Turismo nas cidades de Timor-Leste

Timor-Leste cidades
É interessante começar o seu roteiro por Díli, capital do país.

Após sua longa história de colonização portuguesa e de ocupação da Indonésia, seu país vizinho na Ásia, a descolonização do Timor-Leste colocou o país em um processo de reconstrução oferecendo aos viajantes estrangeiros experiências incríveis para quem está disposto a conhecer seu pequeno território.

Da sua capital, Díli, é de onde partem e chegam os principais voos do país e onde está a maioria dos principais pontos turísticos de Timor-Leste.

A forma mais usual de se chegar em Timor-Leste vindo de regiões da Europa e das Américas é fazendo o trajeto até as ilhas indonésias, uma vez que a distância de Díli a Bali é de 1143 km, sendo cerca de 1 hora o tempo do voo; permitindo tal trânsito com maior facilidade.

Voos chegam e saem por, pelo menos, uma vez ao dia. Então, será fácil encontrar passagens aéreas para o país. Confira como montar um roteiro no Timor-Leste para até 30 dias no país.

O visto de turista válido por 1 mês é retirado assim que você chega no aeroporto, bastando apenas o pagamento de uma tarifa de 30 dólares. Veja como comprar dólar mais barato e chegue ao país já preparado.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

Cidades turísticas de Timor-Leste

  1. Díli
  2. Lautém
  3. Ataúro
  4. Ainaro
  5. Covalima

 

Díli

Timor-Leste capital
Cidade é repleta de belos pontos turísticos | Foto: Torbenbrinker, via Wikimedia Commons.

Se você vai conhecer  o Timor-Leste, separe alguns dias para passear pelas ruas de Díli, a principal cidade e capital do país; nela é possível encontrar passeios para todos os tipos de gosto. Conheça .

Desde praias mais badaladas e com um lindo pôr-do-sol – como a Areia Branca – até museus e mercados aonde são vendidos produtos feitos por pessoas locais, os pontos turísticos de Díli oferecem todas as comodidades que uma capital é capaz de proporcionar.

Bares e restaurantes de todas as nacionalidades como Italianos e Tailandeses são facilmente encontrados por um preço bacana; contudo, tenha atenção em pedir para não colocarem pimenta no seu prato caso não seja acostumado com comidas muito picantes.

Enquanto que os restaurantes em Díli costumam utilizar bastante pimenta em seus preparos que, por muitas vezes, eles podem ser extremamente fortes. Mesmo assim vale a pena conhecê-los, já que estão entre os melhores restaurantes da Ásia.

A cidade também conta com um shopping local o Timor Plaza, onde é possível fazer câmbio de dinheiro, comer em fast-foods famosos, comprar roupas locais e também ver um filme no cinema.

 

Lautém

Timor-Leste praias
Valu Beach em Lautém | Foto: Colin Trainor, via Wikimedia Commons.

Lautém talvez seja a cidade mais visitada por turistas depois da capital Díli. Por isso já a inclua no seu roteiro sem falta.

O que chama a atenção dos viajantes para este lugar é a Ilha de Jaco, pois se você gosta das praias paradisíacas e mar cristalino, com certeza irá ama-la. Conheça também outras opções entre as melhores praias da Ásia.

   

Localizada no ao norte de Timor-Leste, seu acesso somente pode ser feito por meio de carros 4×4 que te levarão ao local de onde saem os barcos que fazem a travessia até Jaco. O trajeto dura, em média, vinte minutos.

Em Jaco é possível encontrar variados tipos de corais e animais marinhos bem próximos à areia branca da praia. Apesar de não ser permitido dormir na ilha, o passeio diurno te renderá lembranças incríveis, além de maravilhosas fotos.

Entenda como é o clima no Timor-Leste e como o país é afetado pelas monções asiáticas, muito comuns em todo o continente.

Por ser um destino bastante turístico, hotéis e pousadas são facilmente encontradas em Lautém.

  • Distância para a Capital: 186,6 km.

 

Ataúro

timor leste ilhas
Região conta com mar calmo | Foto: Torbenbrinker, via Wikimedia Commons.

Assim como a Ilha de Jaco em Lautém, Ataúro também conta com um mar sem ondas, águas cristalinas e praia deserta.

Saindo de Díli é possível chegar até a ilha de Ataúro por meio de um Ferry que faz a travessia saindo do porto de Díli aos sábados de manhã e voltando ao final da tarde. O trajeto dura, em média 3 horas e custa 4 dólares.

Aos sábados é possível encontrar na ilha barracas de comidas típicas como peixe fresco assado e katupa, uma espécie de bolinho de arroz enrolado na folha de bananeira. Conheça as curiosidades do Timor-Leste.

A ilha também conta com passeios de mergulho e também lindas hospedagens localizadas em frente ao mar. Um ótimo lugar para quem busca conhecer a biodiversidade marinha do Timor-Leste.

  • Distância para a Capital: 35,6 km.

 

Ainaro

Timor-Lestemorangos
Cidade possui extensa riqueza histórica | Foto: J. Patrick Fischer, via Wikimedia Commons.

Muito famosa por sua produção de morangos, Ainaro é uma cidade histórica situada, relativamente, perto de Díli.

Se você decidir visitar esta cidade localizada nas montanhas do país, não pode deixar de conhecer a pousada de Maubisse, um dos principais pontos turísticos da cidade e de Timor-Leste.

Além da maravilhosa vista, a pousada de Maubisse também conta com maravilhosos jardins e excelentes comidas típicas do Timor-Leste.

Ainaro é um ótimo destino para quem deseja ver paisagens de tirar o fôlego vistas de cima. Por isso, recomendo que tenha internet na viagem para poder publicar nas suas redes sociais as fotos maravilhosas do local sem esperar o wi-fi do hotel.

Por estar no alto da montanha, o clima pode ser um pouco frio, mas nada com que você deva se preocupar.

Saindo de Díli é possível pegar uma espécie de caminhão com vários assentos na caçamba que leva os passageiros até a cidade por 4 dólares.

Esse tipo de viagem é interessante pois, durante o trajeto, é possível sentir o clima esfriando, além de observar de perto a subida pela montanha.

   
  • Distância para a Capital: 110,6 km.

 

Cova-Lima

roteiro Timor-Leste
Cidade está no nível do mar | Foto: Colin Trainor, via Wikimedia Commons.

Talvez a cidade mais distante da capital, Cova-Lima não conta com muitas opções de transporte a não ser por meio de uma espécie de micro-ônibus chamada localmente de biskota; o trajeto custa 20 dólares. Saiba qual é a moeda do Timor-Leste.

Cova-Lima é uma cidade que está no nível do mar, dessa forma, a temperatura pode ser bem alta na maior parte do ano. Apesar de possuir belas praias, o banho de mar não é recomendado devido ao alto número de crocodilos presentes na região.

É um ótimo destino para quem busca um maior contato com a cultura local, pois é uma cidade conhecida por sua dança e música.

Seu período turístico mais importante acontece em abril com a festa do milho, época em que homens, mulheres e crianças dançam, tocam seus instrumentos tradicionais e cantam por vários dias. Saiba quais são os eventos e feriados do Timor-Leste e escolha se quer viajar ou fugir do período festivo e movimentado no país.

  • Distância para a Capital: 176,1 km.

 

Curta as cidades de Timor-Leste

O Sudeste Asiático conta com diversas ilhas paradisíacas para quem busca conforto, mar tranquilo e água transparente e Timor-Leste é uma dessas.

O país que, ainda pouco visitada, esconde paisagens naturais incríveis, além de uma população hospedeira que adora receber turistas e estão dispostos a revelar os tesouros naturais ainda inexplorados existentes nesta terra.

Muito próximo de destinos badalados como Bali e Bangkok, as cidades de Timor-Leste oferecem lindas paisagens, história, arte e mar calmo que são capazes de agradar a todos os gostos.

Como se tornou independente de fato em 2002, o Timor-Leste ainda é um território em reconstrução, mas o fato de ser um dos países que falam português, terem um cenário deslumbrante e um povo muito acolhedor com certeza podem te convencer a visitá-lo quando for viajar pela Ásia.

Dar uma esticada no Timor-Leste e conhecer suas cidades turísticas é ótima ideia para quem vai visitar destinos famosos como Bali e Bangkok, já que com voos curtos de menos de 2 horas você já estará na capital leste-timorense. Certamente não irá se arrepender.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro no Sudeste Asiático, com dicas de destinos para conhecer em outros 7 países da região.

E você, quais destas cidades do Timor-Leste gostaria de conhecer? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *