Clima no Timor-Leste: quando ir, melhor época e fuso horário

Clima no Timor-Leste: quando ir, melhor época e fuso horário

O clima no Timor-Leste é tropical. Por isso, você encontrará somente duas estações climáticas durante todo o ano: a chuvosa e a seca.

Por possuir característica de relevo devido às variadas montanhas, sua vegetação é, na maior parte de seu território, fechada e de difícil acesso. Apesar disso, sua fauna marinha é uma das maiores riquezas de biodiversidade que você poderá encontrar em Timor-Leste, na Ásia. 

No mapa de Timor-Leste é possível observar que o país faz fronteira terrestre somente com a indonésia que, após a descolonização portuguesa, quis transformar todo o território em solo indonésio.

Atualmente, o país é independente, com a maioria da população católica e tendo o português como língua oficial, juntamente com o tétum.  

Durante minha temporada no Timor-Leste, passei pelas duas estações climáticas existentes na região e, tanto na seca quanto na chuvosa, não percebi influência do clima da região nos preços das hospedagens ou passeios em geral.

A alta temporada é sim em época de clima seco, mas somente aumenta-se um pouco o número de turistas, não acontecendo o mesmo com os preços. Isso pode ser bom, pois o Timor-Leste se torna um destino perfeito para se visitar durante o ano todo. 

Planeje sua viagem=> Hotéis no Timor-Leste

Seguro viagem Ásia »

 

Melhor época para viajar para o Timor-Leste

timor leste verão
Valu Beach, em Timor-Leste | Foto: Colin Trainor, via Wikimedia Commons.

Se você está pensando em conhecer as cidades de Timor-Leste praianas, certamente irá preferir marcar sua viagem de junho a novembro.

É nessa época que na Ásia a seca predomina e o mar fica mais calmo, te permitindo passeios de barco mais tranquilos ou até mesmo visitas aos corais belíssimos, que são características de algumas das regiões do país, assim como a sua enorme diversidade de fauna.

Em dias mais chuvosos ou com o mar mais agitado, barcos que vão de uma ilha até outra costumam reduzir o número de vezes que fazem a travessia podendo, até mesmo, cancelar a saída se o mar estiver muito violento ou se a chuva estiver muito forte. 

Agora, se você não perde a oportunidade de praticar esporte ou até mesmo de dar aquela corridinha na praia, com certeza irá preferir dias de sol.

Mas cuidado, as temperaturas em Timor-Leste podem chegar a 32ºC em épocas de maior calor, o que pode se tornar um pouco incômodo se seus passeios forem, em sua maioria, ao ar livre.

Lembre-se sempre de se hidratar e utilizar o protetor solar. Aproveite que, se for fazer um roteiro em Díli, na capital a água de coco gelada na praia não passa dos 2 dólares. 

Contudo, se o seu desejo é adentrar as partes montanhosas do país, como o Monte Ramelau, meu conselho é que também vá na época da seca, pois o caminho pode se tornar escorregadio e o acesso dificultado devido ao terreno acidentado da região.

timor leste turismo
Mata em Covalima, no Timor-Leste | Foto: Colin Trainor, via Wikimedia Commons.

De modo geral, subidas até às montanhas ou viagens de uma cidade à outra em Timor-Leste são mais recomendadas que sejam feitas em épocas sem chuvas, devido a algumas estradas não estarem em condições perfeitas, assim como os meios de transportes que realizam estes trajetos. 

É importante lembrar que até mesmo em épocas de seca, o alto das montanhas pode ser um locais bastante frio; é melhor estar preparado para o frio levando roupa adequada, mesmo que na parte de baixo da montanha, ao nível do mar, esteja fazendo calor.

Apesar de existir o tempo chuvoso, as chuvas em Timor-Leste são bem características tropicais e não duram muito tempo, principalmente em regiões que estão ao nível do oceano. Leia também sobre o Timor-Leste na estação chuvosa.

Dessa forma, não se preocupe se sua viagem para Timor-Leste coincidir com a época chuvosa, pois você ainda poderá aproveitar bastante sua estadia, tendo em vista que a temperatura da água do mar está sempre agradável; te permitindo, dessa forma, dar um mergulho mesmo em dias um pouco mais frios. 

O melhor período para viajar para o país, por ser uma ilha com diversas praias incríveis, é na época de seca. Veja também um post sobre o Timor-Leste no verão.

O mar fica mais calmo, os corais mais fáceis de ser visitados a partir de saídas de barcos para mergulho e as estradas e subidas às montanhas muito mais seguras.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Qual é o clima do Timor-Leste?

timor leste vegetação
Clima no país é tropical e, por isso, predominantemente quente.

Em Timor-Leste, a estação chuvosa se inicia em meados de dezembro e termina em maio; enquanto que a estação seca acontece entre junho e novembro. 

Por Timor-Leste estar localizado em uma área tropical, a maior parte de seu território possui característica de temperaturas altas na maior parte do tempo, sobretudo em áreas que estão ao nível do mar; como é o caso da parte sul, por exemplo. Saiba como montar um roteiro no Sudeste Asiático.

Apesar disso, ainda nas estações chuvosas, a temperatura em Timor-Leste continua relativamente alta, chegando aos 25ºC em dias mais frios, às vezes um pouquinho menos a depender do horário do dia.

Ou seja, ainda que seja época de chuva, a temperatura relativa não diminui tanto, o que pode ser ótimo caso você esteja planeando passeios ao ar livre ou por cidades praianas. Descubra quais são as praias mais bonitas da Ásia.

timor leste praias
Região de Ataúro no Timor-Leste | Foto: Torbenbrinker, via Wikimedia Commons.

Por outro lado, o Timor-Leste também possuí diversas regiões realmente frias, uma vez que é possuidor de montanhas que podem possuir mais de 2 mil metros acima do nível do mar, o que pode fazer com que você queira levar alguns casacos e cachecóis caso queira visitar estes lugares.

Ainaro, por exemplo, é uma cidade histórica localizada nas montanhas que costuma receber bastante turistas devido a sua fama de produção de morangos e também por conta da pousada Maubisse, um local tranquilo e possuidor de uma maravilhosa vista.

Outras regiões do sul, como Covalima, que estão no nível do mar, pouco frequentemente são regiões frias. Por falar em variações climáticas, confira tudo o que precisa saber sobre as monções asiáticas.

Na maior parte do tempo a temperatura está sempre nas alturas, fazendo valer a pena andar sempre com um lencinho para secar o suor durante o passeio; caso este seja ao ar livre ou em lugares onde não possuam ar-condicionado.

Tanto o sol quanto a chuva são características do clima tropical, que é predominante em Timor-Leste. A boa notícia é que existem ótimas opções de passeios e lugares que você pode visitar, ainda que esteja chovendo.

Na capital, por exemplo, existem museus, shopping e cinema que podem entrar em seu roteiro em dias um pouco mais nublados, por exemplo. Saiba quais os principais pontos turísticos de Díli.

Na parte da noite, bares perto da praia também podem ser ótimas opções de passeios noturnos tanto em épocas de seca quanto em épocas de maiores chuvas.

Como ter? => Internet na viagem

 

Qual é o fuso do Timor-Leste?

timor leste fuso
Fuso do país em relação ao do Brasil possui 12 horas de diferença.

Por ser um país considerado pequeno, é possuidor de apenas um fuso horário. Se comparado ao horário oficial de Brasília, Timor-Leste e Brasil possuem exatamente 12 horas de diferença

Se você partir de países das Américas, provavelmente sofrerá por alguns dias com o jet lag, mas não se preocupe, ele passa em, no máximo, uma semana e você poderá aproveitar o país com toda a sua energia e disposição. 

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Em Timor-Leste, o sol costuma nascer por volta das 6 horas da manhã e se pôr mais ou menos às 7 horas da noite.

Ou seja, os dias tendem a ser bastante longos e, na maior parte do tempo, quentes, o que te possibilita ter mais tempo para aproveitar ao máximo tudo o que o país pode oferecer. Leia também sobre as principais curiosidades do Timor-Leste.

O pôr do sol na praia é um evento incrível e marcante que, com certeza, você irá querer ver e fotografar. 

Uma ótima dica para você que vai passar por Timor-Leste em época de seca é observar a lua. O céu em épocas não nubladas pode expor a iluminação da Lua cheia em praticamente toda a sua totalidade.

Sem dúvida, é um show à parte que ocorre nessa época do ano e que, com certeza, vale a pena ser observado.

Conheça também => Passeios em Bali

 

Aproveite o clima no Timor-Leste

O Sudeste Asiático é uma região que atrais muitos turistas, principalmente, por conta de suas praias maravilhosas, e o clima de Timor-Leste contribui bastante para que este país especificamente seja um destino que vale a pena ser visitado durante todo o ano.

A depender do tipo de viagem que você deseja fazer, roupas de banho e de frio podem sim compor uma mesma mala, ainda que esteja no mesmo lugar.

As altas montanhas, muito acima do nível do oceano podem ser lugares bastante frios, assim como as regiões praias podem atingir temperaturas altíssimas durante a maior parte do ano.

Vale muito a pena planejar seu roteiro – seja para o tempo seco ou chuvoso – e aproveitar todas as experiências climáticas e de aventura que essa pequena ilha asiática pode te proporcionar!

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro no Timor-Leste, com os melhores lugares e atrações turísticas do pais para conhecer em até 15 dias de viagem.

E você, entendeu tudo sobre o clima no Timor-Leste? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *