Timor-Leste no verão: 9 lugares incríveis para conhecer

Timor-Leste no verão: 9 lugares incríveis para conhecer

Visitar o Timor-Leste no verão, sem dúvidas, é uma ótima ideia para aproveitar bem o país. Além das incríveis praias cristalinas e sem ondas, este país da Ásia também vem sendo conhecido por possuir uma enorme diversidade marinha, com incríveis recifes de coral.

Para você que está pensando em visitar as praias e a parte montanhosa da ilha, a época de seca é a ideal. Em épocas de chuva, as estradas podem ser muito escorregadias e perigosas.

Além disso, em época de sol e verão fica mais fácil utilizar os meios de transporte locais, caso você não tenha ou não alugue seu próprio veículo.

Neste artigo, te deixo por dentro de como é o clima do país e também de quais lugares você pode conhecer para aproveitar Timor-Leste no verão, seja na capital Díli ou em seus arredores..

Planeje sua viagem=> Hotéis no Timor-Leste

Seguro viagem para Timor-Leste »

 

Quando começa o verão no Timor-Leste?

Verão no Timor-Leste
Época mais quente no Timor-Leste vão de junho a novembro.

Marcadamente, este país da Ásia possui dois climas: o chuvoso e o ensolarado; diferente das 4 estações anuais bem definidas que estamos acostumados no ocidente. Entenda como é o clima no Timor-Leste.

Apesar disso, o Timor-Leste é um destino ideal para se visitar o ano inteiro, pois até em dias mais nublados e chuvosos a temperatura relativa não diminui tanto e sempre existem coisas para fazer.

A época de verão e seca em Timor-Leste se inicia em junho e vai até novembro.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »

 

Lugares para conhecer no Timor-Leste no verão

  1. Jaco Island
  2. Akrema beach
  3. Marobo hot springs
  4. Liquiça
  5. Oecusse
  6. Suai
  7. Baucau
  8. Monte Ramelau
  9. Cristo Rei de Díli

Leia também => Timor-Leste na estação chuvosa

 

1. Jaco Island

jaco timor leste
Ilha de Jaco no Timor-Leste | Foto: Isabel Nolasco, via Wikimedia Commons.

A ilha de Jaco, localizada no município de Lospalos, a 248 km a leste da capital Díli, talvez seja um dos locais mais cobiçados por turistas que visitam o Timor-Leste no verão, devido a sua beleza paradisíaca.

Para chegar até a ilha é necessário se deslocar de Díli até Lospalos e de lá contratar um barco para realizar a travessia até a ilha de Jaco.

De Díli saem Biskotas (uma espécie de micro-ônibus) todos os dias pela manhã e também pela tarde; os bilhetes para Lospalos custam, em média, 14 dólares e a viagem dura aproximadamente 8 horas, a depender das condições da estrada. Confira outras dicas do Timor-Leste.

O barco que te levará do ponto em que desembarcou em Lospalos até a ilha de Jaco custa 10 dólares. É importante salientar que, por questões sagradas, não é permitido o pernoite na ilha, portanto, você deverá se hospedar em Lospalos.

Tudo sobre => Monções Asiáticas

 

2. Akrema beach

atauro timor leste
Atauro prossuí praias paradisíacas | Foto: José Roberto Real, via Wikimedia Commons.

Akrema é uma das praias de Ataúro, que é considerada uma das principais cidades do Timor-Leste, mas na verdade é uma pequena ilha do arquipélago, que fica localizada a 25 km ao norte de Díli.

Do porto de Díli, saem barcos que fazem a travessia até Ataúro. Aos sábados, o principal navio que faz o trajeto é o Nakroma, que custa 4 dólares e leva, em média, 3 horas para realizar o percurso. A embarcação sai do porto pela manhã e retorna à tarde.

Para chegar em Akrema, é necessário contratar um outro pequeno barco em Ataúro, em uma viagem que dura 30 minutos. Aproveite para tirar fotos e observar a vista. Talvez você tenha a sorte de ver golfinhos durante este trajeto.

Confira => Roteiro no Sudeste Asiático

 

3. Marobo hot springs

Marobo hot springs
Lugar é um ótima ideia para viajar com crianças | Foto: Sallybolton, via Wikimedia Commons.

As Maboro hot springs, como o nome já salienta, são fontes termais naturais. Estas fontes ficam localizadas no município de Bobonaro, a 149 km de Díli. Certamente é um ótimo destino para o Timor-Leste no verão.

Assim como as demais estradas de Timor-Leste, o caminho que liga Díli a Bobonaro pode ser mal pavimentado e perigoso, por isso viaje sempre em época de seca, com uma pessoa local ou alguém que conhece bastante o caminho.

Principais => Pontos turísticos do Timor-Leste

 

4. Liquiça

Liquiça timor leste
Praia de Liquiça no Timor-Leste | Foto: Janina M Pawels, via Wikimedia Commons.

Se você estiver hospedado em Díli, vale a pena visitar o município de Liquiça, uma vez que ele está localizado apenas a 32 km da capital.

Na cidade, você conhecerá monumentos históricos como a Prisão do Ai Pelo da época colonial; além disso, Liquiça também possui um mercado local e variadas lojas com diversos produtos. Saiba também onde fazer compras em Díli.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Inclua também em seu roteiro enquanto estiver em Liquiça, uma visita a praia Lauhata Beach, também conhecida como praia de areia preta. Se puder, aprecie o por do sol nesta cidade. Com certeza foi um dos mais bonitos que eu já vi e vivi em Timor-Leste.

Qual levar? => Moeda do Timor-Leste

 

5. Oecusse

cidades do timor leste
Vista aérea de Oecusee | Foto: Jorge Santos, via Wikimedia Commons.

Oecusse está localizado na ilha de Timor, mas apesar disso é considerada uma região administrativa especial, além de uma grande atração de Timor-Leste no verão.

É possível chegar em Oecusse de três formas: barco, avião ou ônibus. O barco que faz o trajeto até Ataúro é o mesmo que vai até Oecusse; a viagem dura, em média. 12 horas. Saiba quais as principais cidades perto de Díli.

Por outro lado, se você decidir ir de avião, o trajeto levará apenas 45 minutos. Se preferir ir de ônibus, precisará enfrentar um trajeto de 8 horas, com direito a troca de ônibus quando o veículo cruzar a fronteira entre o Timor-Leste e o Oeste.

Assim como as outras regiões do país Oecusse também possui um mar com águas cristalinas. Em sua capital, Pante Macassar, é possível conhecer campos de arroz e também construções históricas como a prisão Fatu-Suba, de onde é possível enxergar um lindo pôr-do-sol.

Descubra => Quanto custa viajar pela Ásia

 

6. Suai

timor-leste cultura
Festa típica em Suai | Foto: Natália Carrascalão Antunes, via Wikimedia Commons.

Suai, localizada a 138 km a sudoeste da capital Díli, é uma cidade que está no nível do mar, portanto, a temperatura pode ser realmente alta em épocas de seca.

A costa de Suai não é muito recomendada para banhos devido ao número de crocodilos, contudo, a região é ótima para você que quer entrar em contato maior com as pessoas locais e sua cultura. Confira outras curiosidades do Timor-Leste.

Na praia, você irá encontrar barracas de comida típica como peixe fresco e katupa. É uma região pouco turística, por essa razão, aproveite para conversar com os moradores locais e saber mais sobre seu dia-a-dia.

Delícia => Comidas típicas do Timor-Leste

 

7. Baucau

situação atual do timor-leste
Cidade preserva construções portuguesas | Foto: David Stanley, via Wikimedia Commons.

Depois de Díli, Baucau é a maior cidade de Timor-Leste e fica a 122 km da capital. Assim como para ir a Lospalos, o ônibus sai do terminal de Bekora ao longo do dia.

Em Baucau você poderá conhecer construções da época da colonização portuguesa como a igreja local que foi construída nos anos 1950, além do mercado local e também a famosa pousada da cidade. Descubra quais os feriados no Timor-Leste.

Já na parte praiana, aproveite para caminhar e fazer amizade com as crianças e pessoas locais. Isso sempre rende boas histórias e você poderá aprender muito. A praia se chama Uatabo.

Se você for visitar a ilha de Jaco, recomendo que pare em Baucau para descansar e também conhecer a cidade.

Paradisíacas => Melhores praias da Ásia

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

 

8. Monte Ramelau

lugar mais alto do timor leste
Monte Ramelau é o lugar mais alto do Timor | Foto: Colin Trainor, via Wikimedia Commons.

Se você pensa em conhecer o Monte Ramelau, recomendo que passe uma noite em Hato Builico, que fica na base do monte e te facilitará a subida, para que consiga ver o sol nascer.

É importante realizar este trajeto no Timor-Leste no verão, pois as estradas não possuem as melhores condições e podem ser perigosas em épocas chuvosas. Por isso, busque sempre viajar com um veículo mais potente e que suporte os buracos da pista.

O Monte Ramelau é o ponto mais alto de Timor-Leste e está localizado 120 km da capital. A partir da cidade de Hato Builico, a caminhada até o topo da montanha dura, em média, 4 horas. É certamente um dos lugares mais incríveis do Sudeste Asiático.

Este é um dos lugares mais famosos de Timor-Leste. Por estar a quase 3 mil metros de altura, leve com você roupas de frio quentes pois a temperatura no alto pode cair muito se comparada a de quando você estiver no nível do mar.

Prático => Comprar dólar e euro online

 

9. Cristo Rei de Díli

pontos turisticos de dili
Cristo Rei foi construído voltado para o mar | Foto: Bahnfrend, via Wikimedia Commons.

Este é um dos mais conhecidos pontos turísticos de Díli. Para chegar até ele, utilize a mikrolet (espécie de van) número 12 que custa 25 centavos.

A subida até o monumento pode ser um pouco cansativa pois as escadarias são bastante longas, mas nada que algumas paradas no meio do caminho não resolvam. Suba aproveitando o caminho e sentindo o vento ficar mais forte e frio conforme a altura vai aumentando.

Visitar o Cristo Rei de Díli no verão é essencial pois você poderá escolher vislumbrar suas melhores vistas que acontecem ao nascer e ao pôr-do-sol, uma vez que a estátua está voltada para o mar.

Melhores => Restaurantes em Díli

 

Conheça o Timor-Leste no verão

Visitar o Timor-Leste no verão pode ser a melhor opção se você está pensando em conhecer as diversas praias do país e também sua região montanhosa.

No verão é mais fácil que os barcos que vão até Ataúro ou Oecusse, por exemplo, não cancelem a viagem por questões climáticas e você tenha certeza de que seu roteiro poderá ser seguido tranquilamente.

Aproveite a biodiversidade incrível que Timor-Leste possui e construa seu roteiro pensando nos dias que você irá ficar na região, na distância entre as cidades e também em seu orçamento.

Por isso, recomendo que leia o artigo roteiro no Timor-Leste, com tudo o que você pode fazer no país em até 30 dias de viagem.

Lembre-se sempre de conversar com os moradores locais dos lugares que visitar. Esse tipo de conversa pode te ensinar muito em um país como Timor-Leste.

E você, pretende conhecer o Timor-Leste no verão? Já esteve no país e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

ESCRITO POR

Lucivânia Gosaves

Lucivânia Gosaves, 22 anos, é licenciada em Ciências Sociais, Fotógrafa e estuda Antropologia pela UnB. Mora em Brasília, mas é viajante (de todas as formas), apaixonada por conhecer lugares novos e, principalmente, a história das pessoas que vivem nesses lugares.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *