Mapa da Tailândia: conheça as principais regiões turísticas do país

Mapa da Tailândia: conheça as principais regiões turísticas do país

Visualizar o mapa da Tailândia é fundamental para se familiarizar e otimizar uma viagem a esse país incrível da Ásia. Com história, cultura e natureza impressionantes, o turismo na Tailândia pode ser uma das melhores experiências da sua vida.

A Tailândia é um país relativamente pequeno, mas de distribuição bastante peculiar, apresentando todo tipo de contraste ao longo de seu território.

Ao Norte possui relevo acidentado e ao Sul ampla área litorânea, clima tropical, muito verde, um povo educado, hospitaleiro e espiritualizado.

Logo você vai entender porque a Tailândia é conhecida como Land of Smiles, a “Terra dos Sorrisos”, mesmo com muita pobreza em volta da capital. Bangkok é um dos principais pontos de chegada e saída na Ásia, com um dos aeroportos mais movimentados do mundo, o Suvarnabhumi.

Muito provavelmente você não terá o tempo necessário para conhecer a Tailândia por completo, mesmo escolhendo apenas seus principais pontos turísticos, espalhados de norte a sul.

Como o mapa da Tailândia é complexo, neste artigo descrevo as regiões e suas peculiaridades, cidades históricas, os pontos turísticos, destinos de praias e passeios imperdíveis.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Tailândia

Seguro viagem Ásia e Sudeste Asiático »

 

Mapa da Tailândia: regiões turísticas

Podemos dividir o mapa da Tailândia em três grandes regiões turísticas. Cada uma com suas peculiaridades, costumes, gastronomia típica. Essa divisão pode ajudar a montar seu plano de viagem, dependendo do tempo disponível. 

Todas têm atrativos distintos, passando pelas praias paradisíacas do Sul, a vida cosmopolita e o agito de Bangkok, até o encanto de Chiang Mai, no Norte. E centenas de templos budistas por toda a parte.

A Leste/Nordeste fica uma área mais rural, agrícola, igualmente bonita, mas sem tantos atrativos turísticos. Entenda também como é o clima, monções e melhor época para ir para Tailândia.

  • Bangkok e Região Central
  • Região Norte
  • Região Sul

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Tailândia »

 

Bangkok e região central

Cidades da região central da Tailândia
Capital do país, Bangkok, fica na região central.

A história da Tailândia tem início no Norte, mas foi na região central que se desenvolveu a partir da Idade Moderna. Hoje sua posição é estratégica não só no país, mas também internacionalmente. 

O atual mapa da Tailândia é bem próximo do que era no final do século XVIII, quando o povo thai – antigamente chamados siameses – reconquistou Ayutthaya, antiga capital, que fora tomada pela Birmânia (hoje Myanmar).

Ayutthaya nunca foi reconstruída, sendo a capital transferida para Bangkok, na margem do Rio Chao Phraya, com saída para o mar. Sua história é motivo de orgulho para seu povo, que destacam que a Tailândia, então Reino de Sião, é o único país que não foi colonizado por europeus.

Só no século XX muda seu nome para Tailândia. Não à toa, dentre os possíveis significados de “thai” está “livre”, o que nos leva à “terra da liberdade”, “terra dos livres”. Comecemos pela sua capital, ponto de partida para qualquer viagem a esse país fantástico.

Dica => Excursão para Ilha James Bond

 

Bangkok

Roteiro na Tailândia
Templo Wat Arun, em Bangkok.

Bangkok é um dos principais destinos turísticos do mundo e uma das cidades mais movimentadas da Ásia, assim é imprescindível no mapa da Tailândia. A fusão da cultura oriental e ocidental aproxima o mundo dessa cidade. Há muitos chineses em Bangkok, assim como muitos ingleses.

Falam na cidade que a Chinatown de Bangkok é a maior do mundo. Hoje, se respira tecnologia e a cidade só cresce. Por entre arranha-céus e viadutos se vê os Sky Train (trens bem acima da superfície), mas há metrôs e os precários veículos tentam vencer o trânsito caótico. 

Aliás, de cara você conhecerá os tuk-tuk, motos adaptadas em três rodas usadas para transporte de passageiros, típicas do país. Combine o valor antes para não ser enganado. Inclusive, tem até passeio de tuk-tuk turístico.

Mas, apesar de ressalvas de locais, a sensação de segurança em Bangkok parece alta, como no restante do país. O budismo, religião de 95% da população, colabora para uma educação espiritualizada e uma visão do outro diferenciada.

Pontos turísticos de Bangkok
Wat Pho, o templo do Buda deitado em Bangkok.

Na dúvida, olho vivo à noite. Afinal, trata-se do centro político, financeiro, mercantil e cultural da Tailândia, e a pobreza é uma realidade latente.

Ao mesmo tempo que ostenta monumentais templos, há enormes shoppings e tantas outras opções de lazer. A famosa e caótica Khao San Road tem restaurantes, som alto, vendedores de terno. É ponto obrigatório para muitos (não para mim).

Aliás, “caos” é uma palavra que define bem a cidade. Os mercados de rua e mercados noturnos são marca registrada e numerosos. As feiras, como a gigantesca Chatuchak (imperdível, todos os finais de semana), são atrações turísticas.

A cidade é um verdadeiro paraíso de consumo para os ocidentais. Tudo gira em torno de Bangkok. Nos arredores você pode conhecer o Maek Long Railway Market, o famoso “mercado do trem”. Há inúmeros mercados flutuantes, outro patrimônio da região.

Bangkok é uma das principais portas de entrada para o mundo do oriente. A partir dali, um ótimo passo é ir para Ayutthaya, apenas duas horas de trem ao norte, partindo da estação central.

Aproveite para conheçer:

 

Ayutthaya

Pontos turísticos da Tailândia
Ayutthaya.

Ayutthaya era capital do imponente Reino de Ayutthaya, por volta do século XIV. Foi um dos mais importantes centros comerciais da Ásia ainda no século XV. No século XVI estabeleceram-se relações com os europeus.

O Reino de Ayutthaya teve seu declínio após a Guerra Birmano-Siamesa, no século XVIII. Os birmaneses dominaram a região e destruíram os majestosos templos budistas da cidade. Dá para visitar os templos de Ayutthaya saindo de Bangkok.

São as famosas Ruínas de Ayutthaya, mantendo a cidade viva até hoje, mesmo sem a importância comercial ou política de seu passado. Ayutthaya é relativamente pequena. Um contato com o que hoje é o interior da Tailândia, numa atmosfera pacata e quase rural (boa parte do país é assim).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Tailândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Hoje a cidade se resume a isso: a antiga capital de um reino próspero que perdurou pela Idade Moderna, até o surgimento do Reino de Sião, com a expulsão dos birmaneses. As ruínas são lindas e vale muito o dia, até pelo seu valor histórico.

Estamos nos dirigindo ao norte, onde encontraremos as origens mais ancestrais desse país culturalmente tão rico, conhecendo o que antigamente eram os Reinos de Sukhothai e Lanna. Veja preços de hotéis em Ayutthaya.

Tire suas dívidas => Comprar dólar online

 

Região Norte da Tailândia

Onde ficar em Sukhothai
Reino de Sukhothai fica na região Norte.

A segunda região do nosso mapa da Tailândia é a Norte. Nesta região estão os antigos Reinos de Sukhothai, onde hoje está a cidade de mesmo nome, e Lanna, região cuja principal cidade é a encantadora Chiang Mai. Aqui nasceu a Tailândia.

Foram chineses vindos da parte mais ocidental que desceram e se estabeleceram na região, dando origem aos siameses. A espiritualidade, a gastronomia, os hábitos, muita coisa se destaca no dia-a-dia na cultura “Northern Thai”. Comecemos por Sukhothai.

Confira => Ingresso Siam Park City

 

Sukhothai

Pontos turísticos de Sukhothai
Sukhothai.

Sukhothai é a antiga capital do Reino de Sukhothai, provavelmente o mais importante na Idade Média, anterior a Ayutthaya e Sião. A viagem a Sukhothai vindo de Ayutthaya ou Bangkok é uma experiência clássica nos transportes tailandeses.

A cidade não tem estação férrea e há duas opções mais comuns, ir de trem até Phitsanulok, cidade localizada a 1h30 de ônibus ou uma viagem completa de ônibus desde a origem.

A dica é: sempre que possível, escolha os trens. Há várias razões para isso, dentre elas a segurança, e a experiência é realmente boa. 

A exemplo de Ayutthaya, Sukhothai também é reconhecida por enormes ruínas budistas, resultado da dominação birmanesa. Um sítio reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, ainda mais impressionante que o da vizinha localizada mais ao Sul.

As ruínas estão na chamada “Old Sukhothai”, bem próximo à “New Sukhothai”, onde a maioria dos turistas encontra hospedagem, alimentação etc. A locomoção pode ser por tuk-tuk ou veículos coletivos que fazem a ligação entre as áreas.

A extensão das ruínas também impressiona. Há incontáveis templos e stupas, com vários budas, inclusive um de tamanho majestoso. Um passeio turístico obrigatório pelo antigo Reino de Sukhothai, penetrando nas raízes culturais da Tailândia. Saiba mais sobre as impressionantes ruínas de.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Veja => Preços de hotéis em Sukhothai

 

Chiang Mai

Pontos turísticos de Chiang Mai
Chiang Mai.

Avançando rumo ao Norte, chegamos à segunda cidade mais importante no Tailândia: Chiang Mai. Antiga capital do Reino Lanna e posição estratégica na rota da seda, Chiang Mai é uma cidade pequena com quase 800 anos.

Longe do ar cosmopolita de Bangkok, é a representação perfeita da mistura entre tradição e a modernidade tailandesa. Há universidades, a vida noturna é bem ativa, o turismo é intenso.

A cidade tem aeroporto conectado com diversas cidades, estação ferroviária e terminais rodoviários. Dentro da cidade, além dos tuk-tuk, existe um misto de táxi e ônibus. A escolha por alugar uma moto não é má ideia.

Se visitar templos está em qualquer roteiro turístico do país, em Chiang Mai torna-se obrigatório. A cidade tem aproximadamente 300 templos, a mesma quantidade de Bangkok. Há praticamente um em cada esquina. Veja uma excursão para o Templo Branco saindo de Chiang Mai.

Roteiro em Chiang Mai
Templo dourado de Wat Phra That Doi Suthep.

Chiang Mai também tem uma “Old City”, cercada por fortalezas antigas. A maioria dos passeios, mercados noturnos, feiras de comida de rua, templos e centros de compra estão aqui. Por isso, veja preços de hotéis em Chiang Mai.

Impossível esquecer o mundialmente famoso Festival das Lanternas (Loy Krathong/Yee Peng Festival), que ocorre anualmente em novembro. Se você puder estar na cidade nessa época, aproveite. Você não vai se arrepender.

Por estar em zona montanhosa, oferece diversos passeios na natureza, além dos famosos tours em santuários de elefantes. Uma questão bastante controversa no universo do turismo, afinal os animais são seres vivos, mamíferos em risco de extinção.

Muitos tratam os animais como produto, sujeitando-os aos prazeres dos turistas. Há muitas empresas que oferecem esses tours. Busque informações mais aprofundadas sobre as práticas de cada uma, embasando sua escolha de forma responsável.

Nós, do Quero Viajar Mais, não propagamos passeios com animais. Na Tailândia há inúmeras formas de fazer turismo, sem explorar os bichos.

Tour Particular => Templos de Chiang Mai e Centro Artesanal

 

Chiang Rai

Dicas de passeios em Chiang Rai
Chiang Rai.

Chiang Rai é capital da província de mesmo nome situada no extremo norte da Tailândia. É a região denominada Triângulo Dourado, na divisa com o Myanmar e o Laos. Veja uma excursão pelo Triângulo Dourado.

Também muito antiga, é um destino muitas vezes relegado a um passeio de bate-e-volta, mais pela distância (3h30 meia de ônibus).

Pelos seus pontos de interesse, vale a pena se hospedar um ou dois dias e desbravá-la. Chiang Rai não tem ferrovias, mas um aeroporto faz ligação com diversas cidades tailandesas. A cidade ficou conhecida pelos templos Branco e Azul, verdadeiras obras de arte.

Há os famosos e também controversos passeios às tribos das “mulheres-girafa”, em especial as da própria tribo Lanna, o principal povo originário da região. Passeios em rios, cachoeiras e montanhas completam as possibilidades, valendo alugar uma moto na cidade para otimizar o tempo.

Chiang Rai virou destaque em função do time de futebol mirim que ficou preso numa caverna junto com seu técnico, perto da cidade. O mundo acompanhou ansioso o desfecho daquele difícil resgate, que, devido principalmente à espiritualidade do povo tailandês, foi feliz.

O técnico do time ensinou os garotos a meditar, fazendo com que todos mantivessem a calma e soubessem lidar com aquela situação extrema. Além disso, o tratamento das autoridades demonstrou o nível de consciência humana e coletiva dos tailandeses. Dicas de hotéis em Chiang Rai.

Leia também => Melhores ilhas da Tailândia

 

Região Sul da Tailândia

O que fazer nas cidades do sul da Tailândia
Ilha Koh Phi Phi, na região sul.

Migramos para o outro lado do país, o Sul e seus encantos tropicais. No país inteiro a temperatura varia pouco, mas no Sul é sempre calor. Sempre! A diferença são os períodos das monções asiáticas, a época de grandes chuvas. 

Aqui é o verdadeiro paraíso, por isso, fique atento as dicas desta parte do mapa da Tailândia. É onde os preços dão uma subida, dado o impacto do turismo.

É também a região com marcante presença muçulmana – quase 5% da população do país. Com sua cultura milenar, sua gastronomia envolvente e seu povo encantador, é onde você vai entender porque a Tailândia é um dos destinos turísticos mais impressionantes do mundo.

A região sofreu um forte revés com o tsunami de 2004, com muitas mortes e destruição, principalmente em Koh Phi Phi e Krabi.

Aliás, convém deixar uma dica: nunca puxe assunto sobre o tsunami com os locais. Eles sentem-se desconfortáveis com isso. Há áreas sem reconstrução até hoje.

Abaixo destaquei as três cidades do mapa da Tailândia que são porta de entrada para as centenas de ilhas e praias. E você pode ler mais sobre os melhores lugares para mergulhar na Tailândia.

Programe-se => Cruzeiro de lancha nas ilhas Phi Phi

 

Phuket

Praias de Phuket
Phuket.

É a maior ilha da Tailândia, talvez o principal acesso aos paraísos de praias do país. Fica na parte mais ocidental do Mar de Andaman, na costa oeste tailandesa, a 825 quilômetros de Bangkok.

A principal forma de chegada é por avião, com voos vindos de várias localidades da Tailândia e também de outros países. Nenhum trem passa pela costa oeste.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Apesar das belas praias na própria ilha, como a famosa Patong Beach, Phuket atualmente é conhecida como destino agitado em demasia. Turismo predatório, inclusive na rota do turismo sexual, problema em algumas regiões do país. Por isso, muita gente tem dúvida sobre ir ou não ir para Phuket

Por outro lado, há grande estrutura de lazer e serviços, além da grande oferta de tours e saídas para os demais destinos paradisíacos da região. Aproveite e veja os bem avaliados hotéis em Phuket.

Por Phuket se chega, entre tantas outras, a Hong Island e a Koh Phi Phi, arquipélago mais procurado do país, por exemplo. Veja os melhores passeios de bate-volta de Phuket.

Imperdível=> Aula de culinária tailandesa em Phuket

 

Krabi

Dicas de Krabi
Krabi.

Krabi é uma cidade de praia, capital da província de mesmo nome, também no Mar de Andaman, a leste de Phuket. Tem uma parte central, chamada pelos locais de Krabi Town, e sua principal praia é Ao Nang.

A cidade fica a aproximadamente 780 quilômetros de Bangkok, onde se chega também preferencialmente por avião. Assim como Phuket, não possui ferrovias. Krabi também é movida pelo turismo, porém não tão agitada quanto Phuket.

Não que isso a torne devagar, pelo contrário. Mas é possível conhecer suas outras praias continentais com certa tranquilidade, como Railay Beach e Phra Nang – melhores que Ao Nang. Por isso, vale a pena ficar na cidade. Para isso, veja os hotéis em Krabi.

Ambas são praticamente obrigatórias, e o acesso é exclusivamente via long tail boat – aqueles barcos de madeira motorizados, típicos da Tailândia. O turismo de aventura também é marcante nessas praias, especialmente a escalada.

De qualquer uma delas se pode tomar barcos para as mesmas ilhas e praias que Phuket, com destaque para Koh Phi Phi. Krabi tem forte influência islâmica, possuindo uma grande mesquita, a Ao Nang Mosque.

Saiba mais => Excursão para Selva de Krabi

 

Surat Thani

Passeios em Surat Thani
Surat Thani.

Surat Thani é uma cidade na costa leste no nosso mapa da Tailândia, acesso às ilhas do Golfo da Tailândia. É capital da província de mesmo nome, a 650 quilômetros de Bangkok, onde se chega por avião, trem ou ônibus.

É um importante caminho ao Sul e à Malásia. Seu porto faz a conexão com as ilhas de Koh Samui, Ko Pha Ngan e Koh Tao, muito procuradas pelos turistas, além de escoar as produções de borracha e côco, principais produtos da região. 

A cidade não tem atrativos turísticos, a não ser a saída para as ilhas, redutos paradisíacos que valem muito a viagem. 

Ko Pha Ngan, ilha menos conhecida até pouco tempo, ficou famosa devido à Full Moon Party, festa que acontece mensalmente em noites de Lua cheia, na praia, reunindo milhares de pessoas.

Também é destino de praticantes de yoga e meditação, no lado oposto da ilha, mais calmo e místico. Por isso, a ilha tem diversos tipos de hospedagem. Veja na lista o melhor hotel em Surat Thani para você.

Imperdível => Safári em Koh Samui na Tailândia

 

Dicas do mapa da Tailândia

É sempre interessante mergulhar na cultura, entender a história e se relacionar com os nativos do local em que estamos visitando. Qualquer viagem requer o desenho de um bom roteiro, ainda mais quando tratar-se de um país repleto de atrações.

Assim, um bom mapa da Tailândia fará você aproveitar melhor cada momento da viagem, conhecer as principais cidades, entender seu povo, sua rica história e sua realidade. Confira também o post sobre as praias da Tailândia para você inserir no seu roteiro. Se ficar com dúvidas sobre onde ficar nas Ilhas da Tailândia, nesse post explico a melhor localização para se hospedar em cada uma delas 😉

Como citei, é impossível conhecer todas as áreas turísticas de uma só vez, seja pelo tempo, seja pela profusão de locais espalhados por seu território, de Norte a Sul.

Mas, um bom mapa da Tailândia é crucial na escolha, com certeza deixando encaminhado o roteiro para uma segunda viagem, pois quem viaja à Tailândia uma vez, vai embora programando o retorno.

E, para finalizar, curta um vídeo lindo feito pelo site oficial de turismo da Tailândia sobre as experiências que você pode viver no país:

Você está com planos de viajar para Tailândia? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliano Oster

ESCRITO POR

Juliano Oster

Juliano Oster, 37 anos, publicitário, fotógrafo e viajante. Em 2018 fez seu ano sabático, viajando por Europa e Tailândia, sempre buscando viver como um local por onde passava. Gosta de conhecer diferentes culturas, escrever sobre as experiências e fotografar pessoas, lugares e histórias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *