Phuket, a maior ilha da Tailândia: o que fazer e dicas sobre ir ou não
Numa noitada qualquer na paradisíaca e super agitada ilha de Phuket, um turista europeu descobriu que existia um mundo secreto escondido em alguma ilhota da Tailândia, uma comunidade que deixou de lado o desenvolvimento e passou a viver num universo paralelo. Após ter encontrado um mapa, o tal viajante se juntou a dois outros mochileiros numa aventura para chegar ao paraíso perdido, levando com eles centenas de milhares de turistas.
Essa história você provavelmente conhece, pois foi estrelada por Leonardo Di Caprio no filme “A Praia”, lançado em 2000, o que trouxe fama a esse antes inexplorado destino tailandês. O tal paraíso existe e se chama Maya Bay, uma praia localizada numa das ilhas de Koh Phi Phi, a sudeste de Phuket.
Planeje sua viagem => Onde ficar em Bangkok
Hotéis nas principais ilhas da Tailândia »
Vá direto ao ponto
Um pouco sobre Phuket
Phuket é a maior e mais visitada ilha da Tailândia, com o segundo maior aeroporto do país, muito movimentado por ser bem próximo a outros cobiçados destinos na região. Na minha opinião, a ilha já perdeu o encanto do passado, pois hoje em dia é dominada por resorts, excursões de turismo e o centro de Phuket virou uma bagunça, onde turistas de diversas partes do mundo estão mais interessados na badalação.

É verdade que a grande maioria das pessoas que já visitaram Phuket, dirão ser um destino que não vale a pena gastar muito tempo, pois existem roteiros nas ilhas vizinhas que caem no gosto de qualquer um. Porém, por ser uma ilha tão grande existem sim lugares menos explorados, paraísos secretos e passeios imperdíveis que somente um viajante com paciência e tempo poderá descobrir.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Tailândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

Para quem não tem muitos dias para viajar pela Tailândia, realmente aconselho pular o destino e usá-lo somente como conexão, caso seja sua escolha, mas isso explico melhor no post sobre como viajar na Tailândia, utilizando transportes locais.
“A Phuket” que merece ser vista
Eu sei que bate uma baita indecisão no momento de definir o roteiro na Tailândia, mas acredite, mesmo sendo um viajante experiente, também passei por isso ao pesquisar sobre Phuket. Alguns contam maravilhas, pois de fato a natureza é exuberante e existe sim uma Phuket que merece ser vista.

Por outro lado, a prostituição sempre às claras e a urbanização desordenada no centro da ilha, que pegou pesado com o meio ambiente e afetou a beleza natural do lugar, deixou marcas irreversíveis que somente uma visita menos superficial, talvez poderá apagar.
Patong Beach é a praia mais famosa e onde estão localizadas as grandes redes de hotéis e boa parte da infra-estrutura turística de Phuket. Em português bem claro, essa é a Phuket que todo mundo vê, que tanta gente odeia e diz não fazer parte da Tailândia.
Onde ficar em Phuket => Encontre ofertas em hotéis no Booking.com

Sim, isso é um fato consumado, mas apenas dizer “não vá para Phuket” é pouco para convencer um viajante curioso. Afastando-se da caótica Patong, é possível encontrar uma Phuket ainda escondida de turistas estrangeiros, em praias que são frequentadas quase que exclusivamente por tailandeses, caso das pacatas Hat Nai Yang e Hat Mai Khao, ou então Ao Bang Thao e Hat Nai Ton com seus resorts e condomínios de luxo.
Se ainda precisar se convencer, leia o artigo do blog Viajadora, com suas 10 razões para você visitar Phuket quando for a Tailândia.
Saindo de Phuket
Apesar de ser internacional, o aeroporto de Phuket geralmente serve para nós brasileiros apenas como conexão para o paraíso, pois a entrada na Tailândia é a partir de Bangkok. Tendo Phuket como base, é preciso pegar uma barco ou lancha rápida até seu destino escolhido, geralmente Koh Phi Phi.

Eu não me preocuparia em planejar isso com antecedência, pois é bem fácil organizar os deslocamentos uma vez que esteja Tailândia, mas lembre-se de sempre dar preferência para as principais agências locais, geralmente indicadas por bons hotéis.
Por ser um destino concorrido e bastante procurado por homens em busca de turismo sexual, o preços são exorbitantes em relação à média tailandesa. Como o motivo principal de vir até aqui é visitar as ilhas paradisíacas do Mar de Andaman, recomendo usar a cidade de Krabi como sua base, ao invés de Phuket. Krabi também tem aeroporto, fica mais próxima aos principais destinos que recomendo e ainda é bem mais barata.
Viajar ou não para Phuket?
Você já deve ter percebido que Phuket não está no gosto popular da maioria dos turistas brasileiros, afinal após uma viagem tão longa até chegar lá, queremos merecidos dias numa praia paradisíaca qualquer, aquele paraíso tropical que sonhamos conhecer. Enfim, para procurar mais argumentos para decidir se vale a pena ou não ir para Phuket, recomendo que leia os relatos dos blogs 360 Meridianos e Preciso Viajar.
Planejando viajar para Phuket? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história? Deixe suas dicas e comentários!
Até + !!!
Sara
Olá! Obrigada pelos posts, irei viajar pra Tailândia na lua de mel e já consegui decidir muita coisa, sempre me baseando pelo seu blog. Vou ficar cerca de 8 dias nas ilhas do Sul, 3-4 dias em Koh Lipe e mais 4-5 dias em alguma outra ilha. Só não consegui me decidir se ficarei em Phuket, Krabi, ou até mesmo Phi Phi. Sei que eu e meu noivo iremos fazer muitos passeios para ilhas vizinhas, queremos muito conhecer Phi Phi (Maya Bay, Bamboo Island) e a James Bond Island, mas não conseguimos chegar a uma decisão de onde ficar. Você tem alguma sugestão? Contando que queremos um hotel legal, com vista pro mar, já que será nossa lua de mel. Me parece que Phuket tem hotéis melhores que Krabi. É verdade ou é apenas impressão minha? Obrigada!
Guilherme Tetamanti
Oi Sara, Veja o post que escrevi sobre onde ficar no sul da Tailândia, com certeza te ajudará a decidir :) Sobre Phuket, realmente existem mais bons resorts, mas não que sejam necessariamente melhores! Abraços
Larissa Manzalli
Olá! Muito legal o seu blog. Estou indo para a Tailandia em Abril de lua de mel. Fizemos o roteiro de Bangkok (3 noites), Chiang Mai (2 noites), Krabi (3 noites), Phi Phi (2 noites) e Phuket (1noite). O que acha?? Fica muito cansativo?? O que mais estou em dúvida é sobre Phuket de tanto todos falarem q vale ou nao vale a pena estou confusa, rs Em Phi Phi vamos ficar com certeza no Phi Phi Island Village Resort, mas já vi falando que ele é bem dificil o acesso? Sabe me falar? Em Phuket estamos pensando em ficar em um hotel muito top q acho q nem vamos explorar nada além dele, até pq nao tem tempo né; O que acha do Anantara Layan Resort Phuket? E sobre a localização dele? Tem alguma outra sugestão? Obrigada.
Guilherme Tetamanti
Oi Larissa, Não achei corrido, seria se você tivesse incluído alguma ilha do outro lado, como Koh Tao. Sobre Phuket, o problema é ser a ilha mais desenvolvida, então tem de tudo né. Chegar lá pode ser um pesadelo para alguns, muita moto, bagaunçado, etc. Mas é uma ilha grande, ao se afastar da muvuca tem sim seus encantos e muita beleza natural. Sobre o Phi Phi Island Village Resort, não fica perto do centrinho principal, e como não tem carro em Phi Phi vcs terão que caminhar uns minutinhos se quiserem passear em outros cantos da ilha...nada absurdo. E certamente o hotel oferecerá serviço para levar as bagagens, ou mesmo um barquinho para check-in e check-out. Eu não me preocuparia com isso, afinal ele por si vale a pena. Sobre o Anantara Layan Phuket Resort, será o último dia da viagem, praia cansa né? Aproveite que é perto do aeroporto e só saia de lá para voltar ao Brasil :) Boa viagem!
Manolo
Boa tarde! Irei no final de janeiro à Tailândia. A minha viagem é curta e gostaria de saber se é viável o roteiro: Krabi - Phi Phi - Phuket em 4 dias? Quais as melhores opções? Grato.
Guilherme Tetamanti
Oi Manolo, Na minha opinião o melhor é ficar hospedado em Krabi, perto de Ao Nang, e de lá contratar passeios de barco que exploram as ilhas da região. Abraços
Jessica
Oioii,tudo bom? Estou indo para Tailândia em março e gostaria de saber sua opinião sobre pacotes de viagens, pelo fato de ser perigoso ir somente eu e mais uma pessoa pra lá sem conhecermos nada, talvez a agencia nos ajude em algo que possamos precisar e também com o fato de ter já tudo fechado, como traslados e etc..Ouvi dizer que é perigoso e tem a exploração sexual muito forte, eu sendo mulher acabei ficando com medo. O que você acha? É muito ruim ir por mim mesma?? ah... ficarei em Bangkok, é interessante??
Guilherme Tetamanti
Oi Jessica, bem e por aí? A questão da exploração sexual é mais uma questão cultural, em relação aos transsexuais. Como as famílias são muitos pobres, acabam incentivando os meninos a virarem travestis para se prostituírem. É uma situação triste, mas não perigosa para os turistas comuns. Muitas mulheres viajam sozinhas na Tailândia e países vizinhos do sudeste asiático. Caso queira fechar um pacote, recomendo a Stray Asia. Viajei com eles no norte da Tailândia, Laos e Camboja. Foi incrível! Bangkok é demais :) Abraços
Marcelo Ribeiro
Guilherme mais uma vez obrigado pela sua ajuda! como disse pra minha esposa, esses dilemas sao dilemas bons ne..hehe..abraços!
Guilherme Tetamanti
Imagino que os passeios incluam ilhas diferentes, afinal Krabi e Phuket estão distantes cerca de 100km. Algo deve se repetir, mas creio que são tours diferentes!
Guilherme Tetamanti
Eu prefiro sim dormir algumas noites em cada lugar, porque goste de conhecer a vida noturna, pegar o pôr e nascer do sol em lugares diferentes, sempre pensando mais nas fotos e blog do que na viagem. Para mim nunca mais é férias kkkk Cara, esse dilema é o mesmo para todos os leitores que escrevem por aqui. Eu sempre digo o mesmo, acho melhor conhecer bem um lugar, do que ficar correndo e perder tempo com muitos deslocamentos. Angkor Wat é muito top sim, mas se sua prioridade é conhecer as ilhas, deixe mais tempo para viajar sem pressa de ver as coisas. Abraços
Marcelo Ribeiro
ah, quando digo ficar em Krabi, sempre estou falando em ficar em um hotel em Railay Beach e nao necessariamente em Krabi.. e outra duvida , de Phuket nao da pra fazer estes passeios de 7 Islands por exemplo (ou ficam muito longe)? obrigadoooo!!
Marcelo Ribeiro
Guilherme muito obrigado pela resposta.. é imagino que perto de Krabi estao os lugares mais fantasticos mesmo.... quando voce diz dividiria o tempo, dividiria ficando um tempo em Krabi e outro em Phi Phi? olha so minha situacao...hehe.. teriamos umas 14 ou 15 noites por la.. ai temos Bangcoc, Chiang Mai onde pensamos em ficar 4 em cada (em Chiang Mai conhecer um dia Chiang Rai, nao sei se vale o tempo ate la e esforco de um dia)... ai pensamos em incuir nesse rolo todo Siem Riep.. tipo..putz, estamos ali do lado do Angkor Wat e nao vamos conhecer? (apesar de sempre poder ser objeto de uma outra viagem para o sudeste asiatico com Laos, Vietna etc, mas vai saber..hehe).... então nossa duvida é.. incluimos SIem Riep nessa? e ai vamos apenas umas 4 noites para uma praia? ou nao incluimos Siem Riep e vamos para duas bases na praia (Krabi e Phi Phi por exemplo).... incluindo Siem Riep melhor ficar em Phuket mesmo que seria mais facil ?(aeroporto internacional a gente ja vai direto pro Brasil sem passar de volta a Bangcoc de novo) ou , nao.. vai pra Krabi mesmo , pois o sacrificio de voltar a Bangcoc em conexao vai valer a pena..hehe.... nossos dilemas sao esses hehe.. obrigado mais uma vez...
Marcelo Ribeiro
Ola Guilherme , como vai td bem? estamos indo para a Tailandia provavelmente agora em Novembro (sim bem em cima da hora, mas esta praticamente tudo quase fechado numa agencia)... e vamos para Bangcoc, Chiang Mai (pegar o festival das velas) e depois para o sul... a principio nos sugeriram por causa da conexao de volta (tem voo direto Pukhet - dubai - sp) ficar em Phuket (num dos resorts muito bons)...e sair ali do hotel sempre pra explorar a regiao... inclusive um dia pra Phi Phi... duvidas.. vc acha que vale ficar uns dias tambem em Phi Phi? e mesmo ficando num hotel resort bacana em Phuket , vc acha que valeria mais a pena mesmo por causa dos passeios ficar em Krabi ? ( passeios saindo de Krabi seriam bem mais bonitos que Phuket?) obrigado desde ja
Guilherme Tetamanti
Oi Marcelo, bem e por aí? Sinceramente eu não explorei tanto a ilha de Phuket, mas sei que ela é a mais desenvolvida, muitos turistas e tal. É perfeitamente possível fazer o que você sugeriu, mas é perto de Krabi que estão os lugares mais incríveis. Koh Lipe, Railay Beach, etc. Há um passeio conhecido como 7 Islands, que vai pulando de ilha em ilha, imperdível. Em Phuket, imagino que você ficaria mais restrito aos passeios oferecidos ao grande público! Mas isso não quer dizer que não vale a pena ir, também existem ótimas praias! Como é fácil ir de um lugar para o outro de barco, eu dividiria o tempo, pois aí você vive um pouco de cada lugar. Abraços
Leandro
Olá amigo, ficarei em phuket apenas dois dias e com pouco dinheiro, vc recomenda ficar num hotel próximo ao aeroporto,? A praia é boa
Guilherme Tetamanti
Oi Leandro, Phuket é famosa pela massificação do turismo, tudo é muito cheio e algumas regiões são bem caoóticas. Porém, existem resorts com praias praticamente particulares que são muito bons, mesmo perto do aeroporto. Alguns exemplos são Coriacea Boutique Resort, Dewa Phuket e TT Naiyang Beach Phuket, esse último com preço bem acessível. Vejas as avaliações :) Abraços
Silvia Santos
Amei Phuket... Antes de chegar aqui estava com receio devido a quantidade de reclamacoes daqui, mas resolvi encarar. AMEI Patong Beach, inclusive estou num hostel na rua principal. Achei demais. Tem turismo sexual sim, mas para quem vai atras. Para mim vejo somente m monte de mulheres, homens, travestis e vendedores tentando ganhar seu ganha pao. Eles te abordam e se vc falar "Nao, obrigado", eles vao embora de boa. Nao achei nada demais e AMEI as barracas e lojinhas aqui. Achei que era muito mais pesada a abordagem da prostituicao, mas eh de boa... Adoro lugares com luzes e animacao... Varios bares com cantores arriscando musicas sertanejas brasileiras Tambem fui pra Phi Phi, pois este meu sonho inicial,
ELI
qual hostel vc ficou?
Guilherme Tetamanti
Oi Silvia, Pooo que legal seu relato, sempre bom ter diferentes opiniões. Aproveite a Tailândia e volte sempre ao blog :) Abraços e boa viagem
Thaís Freitas
Oi, Guilherme! O post sobre Phuket ficou muito legal, eu defendo a ilha até não poder mais, adoro aquele lugar! Obrigada por postar o link para o Viajadora. :) Beijos
Guilherme Tetamanti
Oi Thaís, Você é uma das poucas que recomenda, tive que indicar :) Beijos
Simone
Parabéns pelo site! Ótimos textos! Estivemos lá recentemente e escrevi algumas passagens em . Estimulo que os seus leitores aproveitem as suas dicas e conheçam a região.
Guilherme Tetamanti
Oi Simone, Depois vou explorar seu blog com calma. Eu passaria vários meses na Tailândia...há muito p que ver e aprender. Obrigado pela visita. Abraços
Adriana Lima
Oi Guilherme, Acabei de voltar da Tailandia e no final desisti de ir para Phuket e Phi Phi exatamente porque estava muito lotado e queria fugir de tanto turista! Resolvi ir para o outro lado da Tailandia e fiquei em Ko Phangan e Ko Tao. Amei! Essa viagem é realmente incrível!
Guilherme Tetamanti
Oi Adriana, Todas as ilhas são lindas, mas realmente o lado mais famoso as vezes fica insuportável. Já vi seu post sobre o planejamento da viagem. Fico show!!! Obrigado pela visita...Beijos
Simone
Legal Guilherme, vou acompanhar as próximas postagens pois tô "coletando" dicas de lá! Abraço
Beatriz Zangerolami
A Tailândia é o máximo, fui para Koh Samui, Koh tao, Ko Phangan e um parque nacional marinho de Angtong (algo parecido). Também conheci Bangkok (demais), Ayuthaya, Kathanabury. Da proxima vez quero conhecer o norte da Tailândia e talvez Bali. O que vc me diz de Bali, conheço gente que ama e tem gente que não gosta? Adoro seu blog, bye
Guilherme Tetamanti
Oi Beatriz, Também conheci todas essas ilhas, logo mais tem artigo. O norte da Tailândia também é incrível, bem menos turístico. Bali é um destino que ficou muito famoso, o que acaba tirando as características naturais da cultura local, mas é possível sim fugir do agito. Para isso, é preciso fazer a viagem por si. Tive a sorte de ir com um primo que trabalha lá, mas foi em 2008, ainda não tinha o blog. Acabei perdendo muita informação. Obrigado por participar. Até + !!!
Simone
Legal a dica, confirmando o que muitos falam sobre Phuket. Fui tb ler seu artigo sobre Krabi, que é a cidade na qual pretendo usar de base para ir até as ilhas, de fato parece mais interessante, bonita e barata para se passar meio dia ou um dia inteiro. Um lugar que achei bem interessante em Krabi Town e fiquei com muita vontade de ver é o Tiger Temple Cave. Dá uma procurada e se achar interessante passa a dica lá no seu outro post! ;-)
Guilherme Tetamanti
Oi Simone, Para quem tem pouco tempo de viagem, Krabi é realmente melhor para utilizar como base. Porém, minha dica é guardar uns dias a mais e pular de ilha em ilha, ficando 2 ou 3 dias em cada. Fui no Tiger Temple em Chiang Mai...logo mais tem post. Vou verificar esse de Krabi :)!!! Obrigado por participar novamente. Até + !!!