Koh Phi Phi: o que fazer e onde ficar na famosa ilha da Tailândia

por Guilherme Tetamanti

Koh Phi Phi: o que fazer e onde ficar na famosa ilha da Tailândia

O arquipélago de Koh Phi Phi, localizado no Mar de Andaman ao sul da Tailândia, é um dos destinos turísticos mais procurados do país, ainda mais com a fama que uma da suas ilhas recebeu após ser palco do filme “A Praia”, estrelado por Leonardo Di Caprio. O filme foi rodado em Maya Bay, uma pequena praia na ilha de Koh Phi Phi Leh, menor e menos estruturada que Koh Phi Phi Don, mas igualmente venerada por turistas na alta temporada.

A ilha de Koh Phi Phi Don é bastante desenvolvida para o turismo, com diversas categorias de hotéis, alguns albergues, restaurantes, bares, escolas de mergulho e oferece vários tipos de passeios, tudo espremido num vilarejo que mesmo bagunçado, não da vontade de sair. Mesmo sendo um local turístico, não perdeu suas características que a fazem ser um paraíso natural, ainda mais por não haverem carros na ilha.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bangkok

Hotéis nas principais ilhas da Tailândia »

 

O arquipélago de Koh Phi Phi

Como chegar em Koh Phi Phi / Tailândia
Foto que tirei enquanto aguardava o almoço em restaurante.

A irmãzinha caçula Koh Phi Phi Leh, onde fica a famosa Baía de Maya, é tão espetacular que foi tombada como parque nacional pelo governo tailandês. É uma pena que receba tantos e tantos turistas, em passeios de barco que partem da ilha principal, proporcionando cenas que nada se assemelham aos lugares que imaginamos como paraíso.

No entanto, a costa sudoeste da Tailândia já passou por momentos infinitamente mais tumultuados, quando em 2004 foi devastada por um tsunami, destruindo as ilhas e matando milhares de pessoas.

Os turistas sumiram por algum tempo, mas após a reconstrução tudo voltou ao normal. Hoje a ilha conta com um sistema de alarme que avisa a população em caso de perigo, além de haverem placas ao redor da ilha sinalizando as rotas de fuga…para o alto, e avante!!!

 

O que fazer em Koh Phi Phi

O que fazer em Koh Phi Phi / Tailândia
Barcos e turistas em Maya Bay.
  • Mergulho
  • Passeio de barco em Maya Bay
  • Vida noturna
  • View point

CLIQUE AQUI para encontrar as melhores atrações em koh Phi Phi »

 

Mergulhar em Koh Phi Phi

Mergulho em Koh Phi Phi

Mergulhar na Tailândia é algo que todos os amantes da natureza sonham em fazer alguma vez na vida. Existem lugares realmente privilegiados e foi em Koh Phi Phi que fiz um dos mergulhos mais lindos de toda a viagem. Vale a pena se aventurar!

Praticar mergulho livre em Koh Phi Phi é um prato cheio para quem gosta do esporte, ou mesmo para quem pretende se aventurar pela primeira vez. A vida marinha é incrivelmente rica, e os mergulhos que fiz aqui estão entre os meus favoritos no mundo, mesmo depois de ter mergulhado em paraísos como Great Barrier Reef, a famosa barreira de corais na Austrália.

 

Maya Bay

Outra atividade bastante comum é fazer um passeio de barco até Maya Bay e outras ilhas, mas recomendo escolher um passeio bem recomendado, para evitar multidões. Como muita gente quer conhecer a famosa praia, não se parece em nada com o lugar deserto e tranquilo dos sonhos de qualquer mortal.

Se quiser uma experiência realmente exclusiva e fascinante, a dica é fazer o passeio para dormir em Maya Bay, pois o barco chega na praia após a saída dos outros turistas. Acordar e curtir a manhã ali, garanto que fará dessa experiência uma de suas preferidas na viagem para a Tailândia.

Como não existe nada na ilha, a noite será num camping improvisado sob a luz das estrelas. Quem topa???

 

Vida noturna

A vida noturna é outra atração, com dezenas de bares que ficam abertos até altas horas da manhã. A praia de Ao Lo Dalam concentra a maioria das festas, onde todos se encontram para curtir a noite e ver o sol nascer.

 

View Point

Onde ficar em Koh Phi Phi
Entardecer em View Point. Vale a pena ou não subir até aqui???

Uma das atrações imperdíveis para quem visita Koh Phi Phi, é contemplar o pôr do sol em View Point. Após uma boa caminhada para chegar ao topo do morro, uma explosão de cores parecem gratificar quem teve a curiosidade de visitar o local. Um dos espetáculos mais lindos que já presenciei.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Tailândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Com águas tranquilas num tom verde-esmeralda difícil de acreditar, as duas ilhas são cercadas por enormes falésias de rocha calcária, um prato cheio para escaladores, compondo um cenário perfeito para apreciar o pôr do sol no lugar mais procurado da ilha, o View Point. A caminhada até o topo é longa e cansativa, mas as vistas lá de cima valem cada segundo de esforço.

 

Onde ficar em Koh Phi Phi

Hotéis em Koh Phi Phi / Tailândia
No caminho entre Ao Lo Dalam e Hat Yao, o local mais tranquilo de Koh Phi Phi Don.

Como você já deve saber, Koh Phi Phi é a ilha mais famosa da Tailândia, o que pode decepcionar muita gente que estava procurando somente sombra e água fresca. Claro que isso pode e vai acontecer, mas apenas em pontos isolados da ilha.

A maioria dos hotéis está localizado no centrinho ou próximo à praia de Ao Lo Dalam, onde a agitada vida noturna parece ser o principal objetivo dos turistas. Porém, também existem praias desertas e afastadas, como a tranquila Hat Yao; basta pegar um barquinho no píer ou encarar a trilha a pé para chegar nesse cantinho mais monótono de Koh Phi Phi.

Para saber mais sobre onde ficar em Koh Phi Phi e outras ilhas, confira o artigo que preparei com dicas de hotéis nas principais ilhas da Tailândia, com a localização para você saber onde vale a pena se hospedar de acordo com seu perfil.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como chegar em Koh Phi Phi

Turismo em Koh Phi Phi Island
Barco fazendo transporte de turistas entre ilhas no sul da Tailândia.

Existem várias maneiras de chegar em Koh Phi Phi, quase sempre utilizando os joint tickets, que explico melhor no post sobre como viajar na Tailândia utilizando transportes locais. Tanto de ônibus, trem ou avião, será necessário chegar até Krabi ou Phuket, de onde partem os barcos que fazem o transporte dos turistas entre o continente (no caso de Krabi) e ilhas no sul da Tailândia.

Recomendo => Melhores ilhas da Tailândia

 

Fotos de Koh Phi Phi e mais dicas

A minha porta de entrada na Tailândia foi a capital Bangkok, uma cidade cheia de vida, com seus virtuosos templos, transito caótico e infinitas opções quem gosta de grandes metrópoles.

Fiquei poucos dias, apenas para conhecer os principais roteiros turísticos e logo após partir para explorar as ilhas paradisíacas que existem no país. Sou viciado em praia e verão, então não via a hora de sair logo de Bangkok.

Logo no segundo dia na capital, estava tomando meu café da manhã no albergue, o excelente Niras Bankoc Cultural Hostel. Vejo o rapaz do balcão conversando com outro hóspede, apontando pra mim.

Logo imaginei: “deve estar dizendo que sou brasileiro”. Minutos depois o sujeito veio falar comigo. Era de fato um brasileiro, com mais coisas em comum comigo que poderia imaginar.

Fiz amizade com o Renato, que também estava fazendo uma volta ao mundo e escrevendo suas andanças no falecido blog Viagem Mundo Afora.

Exploramos a capital Bangkok por alguns dias, mas o que realmente nos uniu foi o objetivo de conhecer as mais belas praias da Tailândia. Partimos num ônibus noturno com destino a famosa ilha de Koh Phi Phi.

 

O primeiro passeio por Koh Phi Phi

Praia de Koh Phi Phi
Fotos de Koh Phi Phi

Sempre faço uma caminhada inicial para conhecer um pouco sobre o lugar que irei visitar pelos próximos dias. Logo nos primeiros minutos, me deparei com um caminho de terra que chegaria numa das praias mais desertas e tranquilas da ilha de Koh Phi Phi.

Leia também => Melhor época para ir à Tailândia

 

Relaxar é a pedida

Lindas praias de Koh Phi Phi
Fotos de Koh Phi Phi

Apesar de ser uma das ilhas mais badaladas da Tailândia, com diversos bares que atendem os turistas até altas horas da manhã, Koh Phi Phi também é um lugar para relaxar. Em vários pontos da ilha é possível ver sinais de que a vida aqui realmente anda bem devagar.

 

Meio de transporte

Barcos em Koh Phi Phi
Fotos de Koh Phi Phi

Koh Phi Phi é um ilha bem pequena, apenas com vielas para pedestres e bicicletas. Os únicos meios de transportes motorizados são os barulhentos barcos de madeira que fazem traslados entre as praias da ilha, barcos de passeio, além dos ferry boats que transportam turistas para outros destinos.

As vezes o barulho pode incomodar, mas nada que tira o prazer de contemplar paisagens tão lindas.

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Ver a vida passar

Gato descansando em Koh Phi Phi

Os moradores locais transparecem uma tranquilidade que apenas quem vive em lugares assim parecem conseguir. Todos os animais são dóceis e tranquilos, assim como esse gato que chamou bastante minha atenção.

 

Culinária tailandesa

Barraquinha de rua em Koh Phi Phi.

Adoro conhecer a culinária típica tailandesa. Claro que frequentar bons restaurantes é uma delícia, mas muitas vezes os preços acabam com o orçamento de um viajante, ainda mais numa viagem tão longa. As barraquinhas de rua são excelentes maneiras de provar de tudo sem gastar muito.

 

A famosa Maya Bay

Maya Bay

Koh Phi Phi começou a ganhar fama após o filme “A Praia“, estrelado por Leonardo Di Caprio. Num ilhota bem pertinho dali está Maya Bay, praia onde aconteceram muitas filmagens.

Hoje em dia, é quase impossível ter uma experiência tranquila nesse lugar, pois o turismo cresceu bastante. Há um passeio para passar uma noite em Maya Bay, experiência que realmente nos deixa com a sensação de estar no paraíso.

 

Alerta de Tsunami

Placa de evacuação

Foi em Koh Phi Phi que aconteceu o tsunami que devastou algumas áreas da Tailândia em 2004. Por toda a ilha, existem placas informando as rotas de fuga caso seja necessária uma evacuação.

 

Planejando visitar Koh Phi Phi?

Mesmo preferindo lugares mais desertos e que realmente transmitem a cultura local, gostei muito de Koh Phi Phi. A natureza é fantástica e todos os viajantes deveriam passar alguns dias na ilha durante uma viagem na Tailândia.

Planejando viajar para Koh Phi Phi? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Ticiana

    Olá Guilherme, Estou indo passar réveillon na Tailândia. Irei dia 30 para Krabi, mas estou em dúvida qual seria o melhor lugar para passar a noite da virada. Havia pensado em Railay Beach, mas ainda fico em dúvida de Phi Phi Don ou até mesmo a famosa Pha Ngan. O que vale a pena? Qual você sugere? Não precisa ser a mais badalada como a Full Moon (a não ser que valha muuuito a pena), mas é bom que tenha algo legal.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Ticiana, Sinceramente não sei como é o reveillon na Tailândia, mas imagina que Koh Phi Phi deva ser o meio termo entre Railay Beach e Koh Phangan, provavelmente o lugar mais agitado. Mas certamente Phi Phi será bem divertido também, e cheio kkkk. Railay é bem menor e se o foco de grandes festas. Abraços e boa viagem

  3. Suzany Stival

    Estou indo para a Tailândia mês que vem e adorando as dicas!

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Suzany, Sempre bom saber que ajudo, ainda mais para quem vai para um destino tão top. Aproveite e precisando tirar dúvidas, só escrever. Beijos

  5. Guilherme Tetamanti

    Kaue, Você tem duas opções: 1) Voar até Koh Samui e pegar um barco até Koh Phangan (mais rápido e prático). 2) Comprar um joint ticket até Koh Phangan, aí vc escolhe ônibus ou trem. Expliquei os joints tickets e outras dicas no post sobre os meios de transporte na Tailândia. Nessa opção o ideal é fazer o trajeto por terra durante a noite. Abraços

  6. Kaue

    Guilherme, primeiramente agradeço pela resposta! Estava olhando meu "planejamento" aqui e meu problema é o seguinte: Chego em Bangkok no dia 26/dezembro! Pretendo passar uns 3 dias em Bangkok e por volta do dia 30/dezembro ir pra Ko Phangan pra passar o reveillon na Full Moon Party (não pretendo ficar mais que isso por lá). Já no dia 01/janeiro gostaria de ir pra Ko Phi Phi. Pra mim que estou olhando apenas por mapas é meio abstrato por isso gostaria da opinião de alguem que conhece. Como você faria o trajeto entre esses locais? (pegaria voo até onde, etc..). Poderia me dar uma luz? Agradeço desde já!

  7. Kaue

    Qual o melhor jeito de chegar a Ko Phi Phi de Bangkok. Como estou meio sem tempo prefiro avião. Onde seria o aeroporto mais perto?

  8. Guilherme Tetamanti

    Kaue, Vc pode escolher entre Krabi e Phuket, os dois ficam perto. Abraços

  9. Guilherme

    Valeu sim! o blog tem ajudado bastante na elaboração do roteiro com dicas... abraço

  10. Guilherme

    E ai Guilherme, beleza? Acompanho o site e achei as dicas excentes. Gostaria de dica de hospedagem em Phi Phi, que tenha im bom custo beneficio e que seja próximo da praia e do centro? Valeu e parabéns pelo site!

  11. Guilherme Tetamanti

    Fala Guilherme, Fiquei num hotel bem simples em Phi Phi. Estava viajando sem fazer reservas antecipadas, então acabei não marcando os nomes dos hotéis. Para se localizar e escolher uma região legal, pegue o mapa de Koh Phi Phi. Há uma faixa estreita, bem no meio da ilha, onde estão a maioria dos hotéis, baladas, bares, etc. Espero ter ajudado. Abs

  12. Juliana

    Boa noite Guilherme, Tudo bem? Pesquisando sobre a Tailândia achei seu blog. Parabéns pelas dicas. Estou programando minha viagem para o mês de abril ou maio. Vou ficar uns dias em Dubai e depois Bangkok. Escolhi a Ilha de Koh Phi Phi. Como mencionou que fica mais próximo de Krabi vou pegar um voo. Quantos dias sugerem em Koh Phi Phi e Krabi? Consigo ir até Railay Beach de lá? O passeio também aconselha a fechar diretamente ? Muito obrigada, Juliana

  13. Guilherme Tetamanti

    Oi Juliana, Bem e por aí?? Krabi usei só como lugar de trânsito...sei que existem lugares lindos, mas acabei priorizando as ilhas. Fiquei 5 noites entre Koh Phi Phi e Railay Beach. É só pegar um barco pra ir, compra na hora mesmo. Feche o passeio por lá também. Espero ter ajudado. Beijos

  14. Karen

    Oi, parabens pelo Blog, estou querendo ir a TAilandia no dia 08, quero muito sua ajuda nos roteiros, acredita que é melhor chegar la e procurar os hoteis e tudo mais, inclusive os passeios, ou é melhor reservar aqui no Brasil?

  15. Guilherme Tetamanti

    Oi Karen, Acho que vale reservar os hotéis no lugares principais, tipo Bangkok. Nas ilhas, fiz tudo na hora. Passeios, com ctz faça isso por lá. Abs

  16. Helen Lycariao

    helpppp kkk Oi Guilherme , estou a menos de uma samana para em barcar para Cambodia 4 dias e depois ilhas da tailandia 9 dias e nao sei o que fazer ainda , me da um help please , nao curto mto aglomeraçao nem balada , amo as paisagens paradisiacas e atividades o que pode me sugerir com tao pouco tempo ? tks

  17. Guilherme Tetamanti

    Oi Helen, No Cambodia vc tem que conhecer os Templos de Angkor Wat, uns 2 dias lá é suficiente. Gostei muito também de uma ilhazinha chamada Koh Rong. Sobre a Tailândia, você pode dividir os 9 dias entre as ilhas do Golfo da Tailândia, ou então ir mais para o sul, conhecendo Phi Phi Island e Railay Beach. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só escrever. Até + !!!

  18. Vitor

    Oi, Guilherme! Muito bom o seu blog! Estou planejando minha viagem para a Tailândia e gostaria de uma opinião sua em relação ao barco de Phi Phi para Krabi. Você acha que é tranquilo sair de Phi Phi pela manhã para pegar um voo em Krabi às 13:45 ou seria melhor ir para Krabi no dia anterior ao voo? Desde já, agradeço por estar me ajudando no meu planejamento!

  19. Guilherme Tetamanti

    Fala Vitor, O primeiro barco sai de Phi Phi as 9:00 (Veja tabela de horários). A viagem dura umas 2 hs. Mesmo tendo tempo de sobra, eu iria no dia anterior. Evita dor de cabeça e ainda conhece um pouco de outra cidade. Abs

  20. Neguinho

    Ola Guilherme, parabens pelo seu blog! Minha viagem esta sendo toda baseada em suas dicas!!!! Mas ainda tenho algumas duvidas: Ficar em Ko Phi Phi sai mais caro do que ficar em Pukhet ou Krabi? Quanto sai mais ou menos o voo de Bancok para as ilhas do sul? preciso reservar com muita antecedencia? Ficando em Ko phi phi onsigo visitar por exemplo Ko Lanta ou Krabi e voltar no mesmo dia??? Abraco muito Obrigado!

  21. Guilherme Tetamanti

    Olá, Não é mais caro, os preços são equivalentes. Quanto os voos, escrevi um artigo sobre os meios de transporte na Tailândia. Não é essencial reservar com tanta antecedência. Koh Phi Phi é perto de Koh Lanta e Krabi, mas recomendo passar pelo menos 1 noite em cada lugar para otimizar seu tempo. Se precisar, acho possível sim voltar no mesmo dia. Obrigado pela visita. Até + !!!

  22. diego eda

    E ai Guilherme... Achei interessante suas dicas, elas tem me ajudado bastante, mas queria te perguntar uma coisa, queria uma dica sua. Estou indo para Tailandia e vou chegar em bangkok no dia 8 de fevereiro, de la vou partir no mesmo dia para krabi de aviao e vou chegar la as 7 e 45 da noite aproximadamente, meu destino final e koh phi phi, mas pelas pesquisas que eu fiz os ferry boats so funcionam ate as 3 horas, por isso vou ter que passar a noite em krabi, eu queria saber se e muito dificil encontrar o pier de krabi que leva ate koh phi phi e seu eu consigo comprar a passagem na hora ou vou ter que fazer alguma reserva ???

  23. Guilherme Tetamanti

    Fala Diego, Fiquei um mês viajando na Tailândia e fui para umas 5-6 ilhas. Sempre comprei as passagens na hora, no máximo com um dia de antecedência no próprio hotel...todos eles vendem. O pier não é longe e provavelmente no seu hotel haverão outras pessoas indo pra lá. Mesmo se tiver que ir sozinho, pegue um tuk-tuk, aqueles taxis asiáticos, por cerca de 1 dólar. Valeu pela visita...abraços

  24. Mariane Barbosa

    Seu blog está me ajudando mto no planejamento da minha futura viagem a tailândia q se tdo correr bem acontecerá ano q vem!!! Parabéns!!!

  25. Guilherme Tetamanti

    Oi Mariane. Se tiver dúvidas, só perguntar. Obrigado pela visita. Abraços

  26. Cida Figueira de Andrade

    E A MÃE DELA VAI JUNTO,OK???