Cidades da Tailândia: as 8 mais bonitas para seu roteiro

por Juliano Oster

Cidades da Tailândia: as 8 mais bonitas para seu roteiro

Escolher as cidades da Tailândia para incluir num roteiro pelo país pode ser tarefa difícil, mas também instigante. Quanto mais se pesquisa sobre a “Terra dos Sorrisos”, mais dá vontade de conhecer diferentes cidades da Tailândia.

O país apresenta muitos contrastes ao longo do seu território, e as cidades tailandesas representam muito bem essa diversidade. Relevo, clima, costumes, gastronomia. Muitos pontos que enriquecem a experiência da viagem para esse país da Ásia.

Há cidades turísticas para curtir praia, outras para conhecer de perto a cultura típica tailandesa. Há a Tailândia natural, de clima mais ameno e natureza farta. Em resumo, a Tailândia é país incrível e repleto de atrativos espalhados por todos os cantos.

Assim conhecer as cidades da Tailândia, a cultura, a rua, as pessoas, sua relação entre si e com a natureza é a própria experiência de viagem. A proximidade, a observação, a vida como um local. É a experiência de vida.

Conhecer as cidades famosas da Tailândia é conhecer o país e, ao mesmo tempo, conhecer o mundo. Vem comigo conhecer um pouco mais sobre as cidades da Tailândia, único país do Sudeste Asiático que não foi colonizado por europeus.

Ao ler este artigo, você certamente não terá dúvidas, por exemplo, sobre as cidades da Tailândia famosas, com praia, sobre qual delas é a capital, mapa das principais cidades do país, como Chiang Mai, Chiang Rai, entre outras. Confira!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Tailândia

Seguro viagem Ásia e Sudeste Asiático »

 

Cidades da Tailândia imperdíveis

  • Ayutthaya
  • Lopburi
  • Sukhothai
  • Chiang Mai
  • Chiang Rai
  • Pai
  • Surat Thani
  • Krabi

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Tailândia »

 

Melhores cidades da Tailândia

Ayutthaya

O que fazer na Tailândia
Capital da província de Aiutaia | Foto: PlusMinus, via Wikimedia Commons.

A lista de cidades da Tailândia começa com Ayutthaya, a mais importante do reino e que deu origem à Tailândia moderna e capital do Reino de Ayutthaya. Durante a guerra birmano-siamesa, os birmaneses tomaram a cidade e destruíram seus templos budistas.

Hoje tornou-se destino obrigatório para visitação as ruínas dos templos de Ayutthaya, um belo ponto turístico e histórico do país. São alguns sítios, cada um com sua entrada e seu ingresso. veja uma excursão por 5 templos em Ayutthaya.

Se você não tem muito tempo, pode escolher apenas os principais sítios, mais centrais, e é bom lembrar de ir cedo! Eles abrem para visitação ao amanhecer e fecham ainda na tarde.

Há diversas imagens de buda com a cabeça decepada, feita por birmaneses como dominação, eliminado as imagens adoradas pelos siameses.

Não perca uma que virou quase uma lenda: a cabeça do buda na árvore. Dizem os tailandeses que a cabeça, largada no terreno, acabou envolta por raízes, que foram crescendo e formaram uma imagem incrível. Veja fotos dos templos de Ayutthaya.

Ayutthaya fica a cerca de duas horas ao norte de Bangkok, ou uma hora a partir do aeroporto de Don Mueang. É uma excelente primeira parada rumo às cidades do norte. A melhor forma de chegar é por trem, que parte da estação central, Hua Lamphong, e passa por Don Mueang. Confira o post com o mapa da Tailândia.

Pode-se escolher primeira ou segunda classe, garantindo um pouco de conforto (evite a terceira classe se não quiser acabar em pé). Uma excelente experiência de vida thai, e que permite contemplar as belas vistas dos caminhos tailandeses rumo ao interior.

Descubra => Hotéis em Ayutthaya

 

Lopburi

cidades tailandia praia
Rua comercial em Lopburi | Foto: Bjoertvedt, via Wikimedia Commons.

Lopburi é uma das cidades da Tailândia que raramente integra roteiros tradicionais do país, mas vem crescendo em procura pelos turistas por um fato inóspito: ela é conhecida como a cidade dos macacos

Sim, a cidade é tomada por simpáticos macacos. São milhares deles, por todos os cantos, ruas, prédios, até nos fios de luz. Lopburi é uma prova prática da relação de respeito dos tailandeses com os animais e com a natureza como um todo. Agende um tour por Lopburi.

Faz parte de sua educação espiritual, já que 95% da população é budista. Por sinal, em todo o país se vê cachorros e gatos pelas ruas sem maiores problemas, pois eles são bem tratados assim, sem precisar que vivam confinados.

Situada um pouco mais ao norte de Ayutthaya, a cerca de 3 horas de trem de Bangkok. Por isso, se quiser, você pode se hospedar na cidade – veja hotéis em Lopburi.

Lopburi também tem ruínas budistas (sim, você vai cansar de vê-las no caminho rumo ao norte da Tailândia). É a mesma linha de trem que parte de Hua Lamphong, em Bangkok, e passa por Ayutthaya.

Saiba mais => Clima, monções e melhor época para ir para Tailândia

 

Sukhothai

capital da tailandia
Parque histórico em Sukhothai | Foto: Caspar, via Wikimedia Commons.

Sukhothai forma quase que uma dobradinha com Ayutthaya na lista das imperdíveis cidades da Tailândia. Um pouco mais distante, localizada mais ao norte e com acesso que necessita de programação, é outra cidade conhecida por suas incríveis ruínas budistas.

De Bangkok ou Ayutthaya, o caminho mais clássico envolve a mesma linha de trem que ruma ao norte, porém, parando na cidade de Phitsanulok. Fica a aproximadamente 420 km de Bangkok, e a partir dela se pega um ônibus até Sukhothai, levando mais uma hora e meia neste trajeto.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Tailândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

É bom pesquisar horários dos trens e dos ônibus, a fim de encaixar bem no roteiro. Há também a possibilidade de fazer toda a viagem de ônibus.

Sukhothai é a antiga capital do Reino de Sukhothai, de grande importância antes do período de ascensão de Ayutthaya. Também teve templos destruídos pelos birmaneses que são a grande atração da cidade, sendo maiores e mais suntuosos, com estopas e budas incríveis.

Sukhothai tem a parte antiga, onde fica o sítio arqueológico (reconhecido como patrimônio da humanidade), chamada Old Sukhothai. A parte mais nova, onde ficam a maioria dos restaurantes, comércios e hospedagens é a New Sukhothai.

Na região das ruínas de Sukhothai, é bom alugar uma bicicleta ou um dos famosos tuk-tuk, dada a quantidade de locais para visitar e a distância entre eles.

Veja => Preços de hotéis em Sukhothai

 

Chiang Mai

Cidades imperdíveis da Tailândia
Área da cidade velha (Old City) | Foto: Bjørn Erik Pedersen, via Wikimedia Commons.

Chiang Mai fica a 700 km ao norte de Bangkok e é a principal cidade do norte da Tailândia. Encantadora, a capital do antigo Reino Lanna traz muito da cultura “northern thai” (norte tailandês), distinta do restante do país.

Por ser a segunda cidade mais importante da Tailândia, há variedade de opções para chegar a Chiang Mai. As principais são por trem ou avião, havendo diversos horários por dia, seja desde a capital, seja partindo de outras cidades.

Chiang Mai, apesar de pequena, oferece de tudo. Desde bairros modernos com opções em design e gastronomia avançada, até eventos famosos que atraem gente do mundo todo. É o caso do Festival das Lanternas, que ocorre anualmente em novembro.

A cidade também tornou-se polo dos nômades digitais, por oferecer ótima infraestrutura, internet de qualidade (como em grande parte da Tailândia), além dos preços módicos do norte tailandês, mais baixos que no resto do país.

O clima também é outro fator positivo, pois o calor é muito mais ameno que no sul. Por ser uma área mais montanhosa, chega-se a sentir um leve frio no outono e inverno.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Também há oferta de passeios na abundante natureza da região, incluindo montanhas, santuários de elefantes e as famosas mulheres-girafa. E também ótimas referências gastronômicas, como fazer uma aula de culinária em Chiang Mai.

O que fazer em Chiang Mai
Templo em Chiang Mai.

Há vasta rede hoteleira, desde opções simples até mais luxuosas, sempre com valores honestos – Veja preços de hotéis em Chiang MaiVale ficar pela “Old City”, área cercada por muralhas, onde se entra pelos portais.

Há os pequenos ônibus de linha, que poderiam ser chamados de táxis coletivos, semelhantes a carros de bombeiros, além de novas linhas de ônibus modernos. Os tuk-tuk também estão sempre à disposição.

Talvez Chiang Mai seja a cidade ideal para conhecer os templos budistas da Tailândia. A cidade tem aproximadamente a mesma quantidade que Bangkok, a capital, imensamente maior. Os templos são inspiração para qualquer pessoa, seja pela paz, pela beleza, pela arte envolvidas.

Você pode até cansar de visitá-los, mas não deixe de ir a pelo menos uma dezena deles. Outra coisa também é certa: nunca deixe Chiang Mai fora de um roteiro pelas cidades da Tailândia. 

Tour Particular => Templos de Chiang Mai e Centro Artesanal

 

Chiang Rai

Cidades da Tailândia para conhecer
Templos em Chiang Rai | Foto: Thawatchai Thandee, via Wikimedia Commons.

Chiang Rai fica a aproximadamente 3h30 a nordeste de Chiang Mai, via transporte terrestre. Fica na região conhecida como Triângulo Dourado, divisa com Laos e Myanmar. A localidade é conhecida por ser grande produtora de ópio, havendo inclusive um museu a respeito.

Chiang Rai fica a 800 km de Bangkok, e pode ser acessada por avião. Há vôos regulares vindo de Chiang Mai, assim como entre a cidade e a capital. 

Por ser distante do restante do país, o Aeroporto de Chiang Rai torna-se bem interessante, mas o trajeto terrestre desde Chiang Mai é talvez a principal via de acesso.

A cidade entrou de vez nas rotas turísticas pelos seus templos diferentes, muito bonitos. Um ou dois dias são o suficiente, caso você não disponha de mais tempo.

Não perca o Templo Branco e o Templo Azul, verdadeiras edificações artísticas. Saiba quais os templos mais bonitos do mundo e confira uma excursão para o Templo Branco e Dourado em Chiang Rai.

O Templo Negro (Black Temple), que reúne as obras de um famoso artista da região, vale uma visita com mais calma.

A região também ganhou os holofotes do mundo em 2018, acompanhando o tenso resgate do time de futebol que ficou preso numa caverna junto com seu técnico, próximo à divisa – felizmente, com final feliz.

Dicas => Hotéis em Chiang Rai

 

Pai

Dicas de Bangkok
Rua comercial em Pai | Foto: Kansaikiwi, via Wikimedia Commons.

Pai é uma pequena cidade a noroeste de Chiang Mai, próxima à fronteira com o Myanmar, distante 840 km de Bangkok. Muitos a consideram um pequeno paraíso e, por isso, faz parte da lista de cidades da Tailândia.

Primeiro que ela não é para os fracos. O acesso para Pai é mais complicado que para outras cidades, além de ser um pouco desgarrada e com um único acesso terrestre via Chiang Mai, exigindo um pouco mais de programação no seu roteiro. 

Pai virou destino turístico pelas belezas naturais. A cidade é atração pelo turismo de aventura, por suas montanhas, cavernas, cachoeiras e canyons. Como em todo o país, há templos, mas nada comparado aos demais vistos em Chiang Mai e Chiang Rai, por exemplo. Consulte um dia em Pai saindo de Chiang Mai.

Pai é um recanto rural de tranquilidade e contato com a natureza, pra quem quer desbravar um pouco mais a Tailândia e se distanciar do agito de Bangkok e do Sul.

Veja também => Hotéis em Pai

 

Surat Thani

Praias da Tailândia
Ilha Ko Pha Ngan, em Surat Thani | Foto: Gezginrocker, via Wikimedia Commons.

Mudando totalmente de região, partindo para o sul, o calor, as praias paradisíacas, chegamos a Surat Thani. Na costa leste, a 650 km de Bangkok, Surat Thani é a porta de entrada para as ilhas mais famosas do Golfo da Tailândia.

A cidade propriamente dita não é atraente. Trata-se de um polo portuário do sul, para transportar passageiros às ilhas e escoar as produções de coco e borracha, principais produtos da região.

Chegar é tranquilo, há opções de trem, ônibus ou avião, e o lance é ir direto pegando os transfers para o píer já no aeroporto (há sites onde se compra o transporte completo para as ilhas, como o 12go.asia). Mais umas 3 horas navegando e você chega às ilhas mais próximas, Ko Pha Ngan ou Ko Samui.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Mas ao mar, abrem-se as comportas do paraíso. Ko Pha Ngan, Ko Samui e Ko Tao são as principais ilhas, verdadeiros paraísos desse lado da costa. Alugar uma moto para o transporte dentro das ilhas é sempre uma boa pedida.

Ko Pha Ngan tem a famosa Full Moon Party, festa que acontece em noites de lua cheia e transformou a ilha, até então destino de tranquilidade, yoga e meditação, em ponto turístico muito procurado. Veja a lista com opções de hotel em Surat Thani.

Importante => Vacinas necessárias para viajar

 

Krabi

Dicas de Krabi
Praia Railay | Foto: Wokshots, via Wikimedia Commons.

Krabi é uma cidade do Sul situada na costa oeste, porta de entrada para as ilhas e praias mais procuradas pelos turistas na Tailândia.

Fica a 800 km de Bangkok, e a forma ideal é chegar via aérea. O aeroporto de Krabi tem vôos regulares nacionais e internacionais.

Krabi, assim como Surat Thani, não tem muitos atrativos, mas precisa entrar na lista como cidade que dá acesso aos maiores paraísos da Tailândia. A cidade tem praias continentais, distantes 40 minutos de van desde o centro, chamado de Krabi Town.

A melhor praia no continente é Railay Beach, sempre presente nas listas de praias mais bonitas do mundo. Chegando à costa, na praia principal, Ao Nang, toma-se um long tail boat, o clássico barco de madeira tailandês, e em mais 20 minutos chega-se a Railay. É a única forma de acesso.

Além das praias continentais, o Mar de Andaman abre todo o universo espetacular das ilhas paradisíacas tailandesas. São inúmeras, e é sempre difícil escolher, dependendo do seu tempo. Confira os preços dos melhores passeios guiados em Krabi.

A mais famosa e mais procurada é Koh Phi Phi, destino obrigatório. Para mais leia sobre as praias da Tailândia que valem a pena a visita.

Para um roteiro bem otimizado, saiba mais sobre onde ficar: Krabi, Ao Nag ou Railay Beach?

Imperdível => Safári em Koh Samui na Tailândia

 

Atrativos das cidades da Tailândia

turismo na Tailândia
Tailândia tem cidades lindas de norte a sul.

Escolher cidades da Tailândia para montar um roteiro de viagem envolve uma boa programação. O primeiro ponto é o tempo disponível, que definirá tudo.

Como as cidades mais bonitas da Tailândia estão espalhadas pelo seu território longilíneo, invariavelmente você precisará fazer escolhas.

Se a ideia é conhecer os paraísos do Sul, provavelmente você precise cortar cidades do Centro/Norte. No mínimo uma semana para o Sul ou cinco dias, caso escolha apenas um lado da costa, mas é bom lembrar que não é gastar tempo demais conhecendo mais praias e ilhas da Tailândia.

A sugestão seria incluir Ayutthaya, Sukhothai e Chiang Mai, talvez os principais destinos, histórica e culturalmente. Para as cidades das ruínas, três dias seria o mínimo. Chiang Mai merece pelo menos cinco.

Caso as praias fiquem para a próxima, você pode concentrar as ações no Centro/Norte, conhecendo mais a fundo a cultura tailandesa e chegando às áreas mais rurais e distantes, como Pai e Chiang Rai. Dois dias em cada cidade são suficientes . Lop Buri pode tomar apenas um dia.

Ilhas e praias paradisíacas, cidades cosmopolitas, belezas naturais, cultura, história e um povo sorridente e hospitaleiro. Uma coisa é certa: a Tailândia tem cidades que agradam todos os gostos.

Depois de ler este artigo, você irá conhecer as cidades da Tailândia famosas, com praia, mapa das principais cidades do país, como Chiang Mai, Chiang Rai etc.

Veja esse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Tailândia sobre as possibilidades de turismo país:

O que você achou das cidades da Tailândia indicadas? Tem vontade ou pretende visitar alguma? Participe nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliano Oster

ESCRITO POR

Juliano Oster

Juliano Oster, 37 anos, publicitário, fotógrafo e viajante. Em 2018 fez seu ano sabático, viajando por Europa e Tailândia, sempre buscando viver como um local por onde passava. Gosta de conhecer diferentes culturas, escrever sobre as experiências e fotografar pessoas, lugares e histórias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *