Koh Samui: o que fazer, onde ficar e tudo sobre a ilha tailandesa

por Guilherme Tetamanti

Koh Samui: o que fazer, onde ficar e tudo sobre a ilha tailandesa

Um famoso destino turístico no Golfo da Tailândia, Koh Samui é a segunda maior ilha do país, perdendo somente para a caótica Phuket. Não que esse tamanho seja expressivo, uma vez que possui apenas 230 k, mas suas praias de areia branca banhadas por um mar azul cristalino e rochas de coral que beiram a perfeição, a transformaram numa das ilhas mais visitadas de todo o Sudeste Asiático.

Koh Samui fica no centro de um arquipélago com mais de 80 ilhas, 6 delas habitadas, e começou a atrair turistas na década de 80. Porém, foi a partir da construção do aeroporto em 1989 que a ilha entrou de vez no rota do turismo, motivando o investimento internacional e a chegada de resorts de luxo, que aliás estão entre os melhores da Tailândia.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bangkok

Hotéis nas principais ilhas da Tailândia »

 

O que fazer em Koh Samui

O que fazer em Koh Samui
Mae Nan Beach, em frente ao hotel Palm Point Village.

Se engana quem pensa que uma viagem para Koh Samui se resume a dias estirados na praia aproveitando o clima abençoado da região, não que isso seja ruim. Contudo, há muito mais o que fazer em Koh Samui, explorar seu rico interior que esconde jardins tropicais e cachoeiras, provar sua gastronomia rica e deliciosa, além de visitar lugares para entender mais sobre o budismo e toda a cultura tailandesa.

Como acontece em grande parte das ilhas da Tailândia, as praias paradisíacas e opções para praticar mergulho livre estão entre as principais atrações, mas vejo isso com um pouco de receio. As praias são lindas sim, mas algumas delas ficam lotadas de visitantes, o que pode transformar suas férias no paraíso, numa busca por espaço em restaurantes e bares de praia, tudo depende da região.

Alugar uma scooter é a melhor maneira de explorar a ilha, conhecer as praias, templos budistas e mercados locais, mas é claro que existem tours guiados por moradores locais. Dois ou três dias são suficientes para visitar os principais pontos turísticos, com tranquilidade. Ficar mais tempo, apenas se quiser relaxar na praia em frente ao hotel, pois as vizinhas Koh Phangan e Koh Tao, na minha opinião são bem mais interessantes.

Melhores praias de Koh Samui
Agito em Chaweng Beach.

As praias de Koh Samui não estão listadas entre as mais lindas da Tailândia, mas mesmo assim são fantásticas e merecem destaque. Não deixe de visitar as mais populares como Mae Nam, Chaweng e Lamai, com restaurantes, bares, casas de câmbio, discotecas e completa infra-estrutura turística; mas se o que você quer mesmo é paz e sossego, conheça as paradisíacas Tailing Ngam, Natien e Tongsai Bay.

Tours e passeios em Koh Samui
Ang Thong National Marine Park | Fonte: www.you-have-to-see.com

Falando em paraíso, um dos passeios mais recomendados para se fazer partindo daqui, é visitar o parque marinho de Ang Thong National Marine Park, um lindo arquipélago que reúne 42 ilhas tropicais a oeste de Koh Samui, com praias e barreiras de corais lindíssimas para mergulhar, praticar snorkeling e curtir um dia a bordo num dos iates que fazem esse tour. Recomendo em especial o tour de caiaque.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Tailândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Pontos turísticos de Koh Samui
Cachoeira Namuang | Foto: Maksim Sundukov, via Wikimedia Commons.

Fugindo da costa em direção ao centro da ilha, se sobrar um tempinho algumas atrações merecem ser vistas, em especial a cachoeira de Namuang, o Centro dos Macacos e o Parque das Borboletas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
Dicas sobre Koh Samui / Tailândia
Big Budha, o famoso templo de Wat Phra Yai em Koh Samui.

Os templos budistas também fazem sucesso entre os turistas, principalmente o Big Budha, ou Buda gigante. Com 15 metros de altura e todo coberto por folhas de ouro, é um lugar especial para entender um pouco mais sobre a religião mais popular da Tailândia. Outro templo, o Wat Khunaram, possui uma história curiosa, quando um de seus monges ao saber que sua vida chegava ao fim, pediu para ser mumificado na posição de meditação.

 

Dicas gerais sobre Koh Samui

Como chegar | Koh Samui é a única ilha do Golfo da Tailândia que possui aeroporto e recebe voos comerciais, tanto vindos de Bangkok, quanto de Krabi e Phuket. Também é possível ir de trem ou ônibus até Chumpton, e pegar um barco a partir da dali. Para quem está mais ao sul, os barcos parte, de Suratthani, mas para chegar lá é preciso pegar uma van em Krabi.

Enfim, mesmo que pareça complicado, na prática você escolherá entre duas opções: ir de avião (pesquise também voos para Surat Thani, em geral mais baratos), ou comprar um joint ticket no seu ponto de partida, uma espécie de combo entre vários meios de transporte para chegar no destino escolhido.

Transportes locais => Como viajar na Tailândia

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Quando ir | Os melhores meses são entre janeiro e abril, pois chove muito pouco. Ao longo dos outros meses do ano as chuvas são passageiras, como nossas chuvas de verão, com exceção de outubro e novembro, meses realmente úmidos.

Turismo em Koh Samui
Piscina com borda infinita + mar + entardecer em frente ao hotel.

Onde ficar | Isso depende de sua preferência, se viaja com amigos, casal ou em família. Explico melhor no post com dicas de hotéis nas principais ilhas da Tailândia, onde exploro a melhor localização para se hospedar de acordo com cada perfil de viajante.

 

Conhece a ilha de Koh Samui?

Não são todas as ilhas da Tailândia que merecem o status de paraíso natural. Claro que Koh Samui possui praias lindíssimas, mas a exploração do turismo acabou deixando marcas. A ilha vale a visita, mas uma passagem rápida caso esteja com tempo limitado, sendo uns 2 ou 3 dias suficientes para conhecê-la bem.

Planejando visitar a Ilha de Koh Samui? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Beatriz

    Ola Guilherme, eu e meu marido estamos indo para sudoeste asiático em maio/18, nosso roteiro é: Siem Reap > Luang Prabang > Chiang Mai > Koh Samui > Bangkok, gostaria de dicas de koh samui pois foi o único lugar que encontramos poucas informações, queríamos ir para Costa leste no caso Koh Phi Phi, mas ficamos com medo das chuvas. E 4 dias em chiang Mai dá pra ir me Chiang Rai?

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Beatriz, As dicas que tenho de Koh Samui estão nesse post, fiquei poucos dias. No site da RBBV (rede de blogueiros), certamente você encontrará mais informações. Realmente em Maio chove mais na região de Phi Phi. É um risco! Sobre 4 dias em Chiang Mai, dá sim ir para Chiang Rai...eu fiz um bate volta para visitar o templo branco. Abraços

  3. Diana

    Olá Guilherme, muito bom seu blog! Estou indo início de Abril para tailândia e estou muito na dúvida entre Phi Phi ou o outro lado por conta das moções. 7 dias em koh samui seria muito pelo que percebi, de lá seria fácil ir para koh tao? Arriscaria Phi Phi nessa data? Obrigado!

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Diana, Eu ficaria na região de Koh Samui, é bem fácil ir para Koh Phangan e Koh Tao, ilhas tão incríveis quanto qualquer outra da Tailândia. Abraços

  5. Nolah

    Oi Guilherme!! Muito muito obrigada pelo post! Eu e meu noivo compramos passagem para lua de mel entre 19 de junho e 08 de julho desse ano. Vimos só depois que é a época de mais chuva... Vamos ter 17 dias na Tailândia! Me pareceu tanto tempo para ficar só entre Bangkok e a costa do golfo... Você tem alguma dica para aproveitarmos esse período? Obrigada!

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Nolah, Eu ficaria pelo menos umas 3 noites em cada uma das ilhas, umas 4 em Bangkok e o resto em Chiang Mai. Você também terá tempo de ir até Chiang Rai, onde fica o templo branco que é incrível. Abraços

  7. Hugo Lampiao

    Oi Guilherme! Parabéns pelo seu blog, está mt bom! Eu daqui a uma semana parto para ko samui! Mas me preocupa o tempo! Acha que vou conseguir apanhar um bom sol para bronzear? Vou ficar do dia 22 ao 30! Obrigadao

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi Hugo, eu fui no final de fevereiro e não tive problemas. Fique tranquilo que não é época das chuvas. Abraços

  9. Guilherme Tetamanti

    Eu fiquei na região do Koh Tao Cabana Resort e gostei demais. O Blue Diamond Resort fica mais próximo ao píer, naturalmente mais agitado. Fora que aquela ilhazinha ao norte, é um dos lugares mais incríveis de Koh Tao. Abraços

  10. Márcia

    Obrigada Guilherme!!!! Estamos vendo o hotel "Blue Diamond Resort (24/1 Moo 2, Ko Tao, Surat Thani, 84360, Tailândia, 0800-762-1295)" ou o "Koh Tao Cabana Resort (16 Moo 1, Baan Haad Sai Ree, Ko Tao, Surat Thani, 84280, Tailândia, 0800-762-1295). O último só se conseguir um bom preço porque ele é meio caro. Queríamos uma praia tranquila mas não tão afastada, gostamos bastante de caminhar a tardinha ou a noite. Mas ficar numa praia agitada com criança pequena não é uma boa idéia, porque nosso ritmo é outro. Então vi esses dois aí, nas pontas de praias que me pareceram mais centralizadas. O que tu achas? Muito muito obrigada!!

  11. Márcia

    Guilherme, estou indo à Tailandia com meu marido e filho de 4 anos, estamos com muita duvida entre Koh Samui ou Koh Tao. Reservamos 5 noites (4 dias inteiros) para esse lado, qual tu irias?? Antes disso teremos 3 dias inteiros em Bangkok, 3 em chiang mai, 3 em krabi (railey beach) e 3 e meio em phi phi... Minha ideia inicial era ficar em koh phangan e ir passear em ambas (tao e samui), mas desisti porque li coisas maravilhosas a respeito de koh tao, então mudei de ideia e decidi por koh tao, mas agora me surgiu essa duvida entre koh tao e koh samui..... e ficar em Koh tao, estou vendo um hotel na praia que tem o pier, mas bem na ponta, tu achas legal? Outra perguntinha, consigo fazer passeios para as outras praias da ilha sem ser de moto (já que estarei com uma criança pequena)? Muito muito obrigada desde já!

  12. Guilherme Tetamanti

    Oi Márcia, Eu gostei muito mais de Koh Tao. Apesar de ambas serem bem cheias, Koh Tao é ainda mais paradisíaca. Koh Samui é quase uma metrópole perto das outras ilhas. Olha, você precisará sim de um meio de transporte para se deslocar para lugares mais afastados da ilha. Me passa o nome do hotel, aí vejo a localização! Abraços

  13. Dayane leal

    em novembro de 2017. teremos 15 dias Pensei em ficar uns 2 dias em bangkok. Os outros dias que estou sem saber quais os destinos melhores para um casal.

  14. Dayane leal

    Olá, Estou querendo passar minha lua de mel ano que vem na Tailandia, mas estou com muita dúvida dos lugares pq tenho tempo limitado. Quais lugares para um casal vc sugere? Obrigada

  15. Guilherme Tetamanti

    Oi Dayane, Quando você pretende ir? Quais as datas?

  16. Samuel

    Olá Guilherme. Qual a sua opinião quanto a viajar com criançar para Koh Samui? É seguro? Que programa recomendaria para uma viagem de 10 dias? Obrigado.

  17. Guilherme Tetamanti

    Oi Samuel, Eu acho uma boa escolher Koh Samui para ir com crianças. Primeiro porque você pode voar diretamente de Bangkok, e não precisar pegar barcos para chegar ao destino. Além disso, Koh Samui tem praias, hotéis e resorts que são recomendados para famílias, além de ser uma das ilhas com melhor infra-estrutura da Tailândia. Abraços

  18. Luan

    Olá Guilherme,estou montando meu roteiro pela Tailândia e por enquanto vou passar por Bangkok - Krabi (Ao Nang) e Phi Phi, Tenho três noites restando e quero saber se vale a pena incluir KohSamui e as vizinhas no roteiro ou seria melhor distribuir o tempo nos locais já confirmados?

  19. Guilherme Tetamanti

    Oi Luan, Eu ficarei na região de Phi Phi, porque se for para as ilhas do Golfo da Tailândia perderá muito tempo. Railay Beach é top, outra também famosa é Koh Lipe. Abraços

  20. Gabriela

    Oi! Estou indo pra ko samui semana que vem, e tenho uma duvida! tenho dos dias 25 ao 29 para fazer as ilhas koh samui e koh tao, como voce acharia melhor distribuir esses dias? E voce mencionou sobre guias locais, voce tem o contato de algum?? oBRIGADA

  21. Guilherme Tetamanti

    Oi Gabriela, Eu ficaria 2 em Samui e 3 em Koh Tao. Infelizmente não tenho guias para indicar, mas não se preocupe com isso, lá é bem fácil encontrar perguntando na recepção dos hotéis. Abraços e boa viagem :)

  22. lucas

    ola guilherme, muito bom seu blog. minha duvida e a seguiten. terei alguns dias para ficar na thailandia mas nao tentos para poder ver tudo. cerca de 10 dias. ficarei em bangkok, chiang mai e ilhas. pensei em 2 dias em krabi fazendo passeios e cerca de 4 ou 5 dias me ph phi. vc mudaria lago, iria para koh samui?? estou indo no comeco de maio, vc acha muito arriscado por causa das chuvas? posso perder minha viagem. fico em duvida pq todas agencias dizem que vendem thailandia ano todo e as chuvas ocorrem por periodos do dia nao tempo todo. obrigado abracos

  23. Guilherme Tetamanti

    Oi Lucas, Se quer fazer Krabi e Koh Phi Phi, fique por esse lado do litoral. Se quiser ir para o Golfo da Tailândia (Costa Leste), onde está Koh Samui, perderá muito tempo com deslocamento, não vale a pena. Sobre as chuvas, realmente é o começo das monções na costa oeste, onde está Koh Phi Phi...realmente a chuva é passageira, como as nossas chuvas de verão. Se não quiser arriscar, melhor ir para o lado de Koh Samui, onde as chuvas começam em setembro. Abraços

  24. Mari

    Guilherme, onde você acha que é o melhor lugar pra ficar hospedado em Koh Samui? Busco a melhor localização pra conhecer os pontos turisticos, ter mais facilidade nessa parte. Obrigada

  25. Guilherme Tetamanti

    Oi Mari, Eu gostei da parte norte e leste da ilha. Koh Samui tem hotéis por todos os lados, claro que não vi tudo, mas Lamai e Chaweng Beach são lindas. Obrigado pela visita. Até + !!!