Templos de Ayutthaya: o magnífico passeio saindo de Bangkok

Templos de Ayutthaya: o magnífico passeio saindo de Bangkok

Os templos de Ayutthaya estão entre as principais atrações turísticas desse país que atrai milhares de viajantes devido à sua fascinante cultura, natureza exuberante, culinária e diversas outras características que tanto encantam os turistas do ocidente. Fazer uma viagem para a Tailândia é entrar num mundo de diferentes imagens, barulhos, cheiros e sabores, que levam o turista a experimentar algo que existe somente neste magnífico país.

Logo em meu primeiro dia em Bangkok, após chegar de 2 maravilhosas semanas nas Filipinas, conheci uma americano hospedado no mesmo albergue. Eu estava cansado, era tarde e não pensava em sair, mas recebi o convite para um tour pela agitada Khao San Road, a principal rua turística da cidade. Não resisti, queria ver porque Bangkok é tão idolatrada por diferentes tipos de viajantes.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bangkok

Hotéis nas principais ilhas da Tailândia »

 

História de Ayutthaya

O que fazer saindo de Bangkok
Buda deitado em Ayutthaya.

A região onde está localizada a cidade de Ayutthaya, na Tailândia, foi um importante eixo comercial que disputava importância com o poderoso império Khmer, onde hoje é o Camboja. Fundada em 1350, Ayutthaya passou a ser capital do antigo reino do Sião, que chegou a ocupar um território que engloba o Camboja, Laos e Mianmar.

A importância de Ayutthaya numa época onde realmente valia a lei do mais forte, deixaram muitas marcas. A cidade foi crescendo, se desenvolvendo e dizem que no final do século XVIII foi a maior cidade do planeta, cheia de relíquias construídas em homenagem aos seres iluminados da filosofia budista, os Budas.

Ayutthaya
Buda dourado em Ayutthaya.

Tanta importância teve um preço. Em 1767, Ayutthaya foi saqueada e destruída pelo exército da Birmânia, transformando a região no que hoje conhecemos como a Cidade Histórica de Ayutthaya, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991.

As marcas da guerra estão por todos os lados, nos templos que viraram cinzas e nas estátuas de buda-sem-cabeça.

Mesmo que toda essa destruição, saques e provavelmente o descuido das autoridades tenham acabado com boa parte da riqueza histórica de Ayutthaya, a cidade é hoje um dos destinos turísticos mais importantes da Tailândia, além de ser um santuário para os praticantes do budismo, uma vez que mais de 400 templos foram construídos na região.

 

O que fazer no Templos de Ayutthaya

Procuro sempre conhecer as atividades que pretendo fazer em meus próximos destinos, mesmo sabendo que muitas vezes acabo pegando dicas locais e sigo com a maré.

Esse amigo americano, já havia comprado um tour para conhecer os Templos em Ayutthaya e resolvi aproveitar a “carona”. No dia seguinte, a van nos buscou no ponto de encontro combinado.

Entrei na van e logo conheci uma turista italiana, que acabou fazendo todo o passeio junto comigo. Tudo bem que viajar sozinho pode ser bem difícil, mas é uma ótima maneira de fazer novos amigos. Depois de pouco mais de uma hora, chegamos na 1ª parada do passeio, o início de minha experiência com os templos tailandeses.

Outro passeio também famoso, é visitar Ayutthaya com um cruzeiro por rio que também sai de Bangkok. É uma pouco mais caro, mas é uma ótima chance de fazer um passeio bem diferente. Outra opção é fazer uma excursão com motorista particular.

Tour ou por conta própria | Dezenas de agências oferecem o tour para Ayutthaya partindo de Bangkok, com a vantagem de contar com um guia, transporte ida e volta e visita aos principais pontos de interesse. Se quiser economizar, gastando cerca de 1 dólar e possível ir de trem (Mais informações aqui), partindo da estação Hualamphong. Se for mais conveniente de ônibus, eles partem do terminal norte de Bangkok.

Conhecendo Ayutthaya | Se escolher ir por conta própria, minha dica é fechar um tour com algum taxista ou tuk-tuk local. Fique tranquilo, pois muitos te abordarão oferecendo o serviço na saída do trem. Negocie o preço e pergunte se também pode fornecer informações históricas e dicas sobre os principais templos. Se tiver paciência, poderá encontrar um bom guia gastando pouco.

Bate e volta | O mais comum é chegar cedo em Ayutthaya, entre 9 e 10 da manhã, visitar os principais templos e chegar em Bangkok no fim da tarde. Isso é o suficiente para ter uma visão geral sobre a cidade histórica, mas perderá o magnífico por do sol. Minha dica é dormir pelo menos uma noite por lá, o que te dará mais tempo para explorar os templos. Clique aqui pesquisar hotéis em Ayutthaya.

Tour com agência | É o mais comum e fácil, vale a pena pelo custo benefício. É possível contratar online com antecedência para a melhor data, assim não correrá o risco de perder o tour ideal, que são concorridos. Há opções para ir de carro, van, ônibus e até barco. Se possível, escolha um tour com menos pessoas, será mais confortável e ágil visitar os templos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Tailândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

CLIQUE AQUI para encontrar as melhores atrações em Ayutthaya »

 

O que ver num passeio de 1 dia em Ayutthaya

Ayutthaya é uma pequena cidade tailandesa distante 80 km ao norte de Bangkok. No passado, por volta do século XIV, transformou-se na capital de Sião que foi durante um período o reino mais poderoso do Sudeste Asiático. Nesse post te mostrarei 10 fotos dos templos de Ayutthaya que tirei na minha visita!

Em 1767 a cidade foi invadida pelo exército birmanês, que deixou tudo em ruínas, região que hoje em dia é conhecida como Cidade Histórica de Ayutthaya, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Após os ataques, outra cidade foi construída a poucos quilômetros da cidade histórica.

É muito fácil visitar os Templos de Ayutthaya, com diversos tipos de passeios a partir de Bangkok. Você pode ir de trem para economizar uma graninha, ou ainda contratar uma das inúmeras agências de turismo. Devido ao calor e inúmeros locais de visitação, achei que foi uma boa opção.

 

Os Templos Budistas de Ayutthaya

Os Templos de Ayutthaya
Fotos dos templos de Ayutthaya

Sendo um país com 85% de sua população budista, a Tailândia provavelmente possui mais templos que qualquer outro país do mundo.

Além de ser o local frequentemente utilizado como mosteiro pelos monges budistas, os templos são o local onde os praticantes procuram a salvação através da prática religiosa.

 

O significado do Buda

Imagens de Ayutthaya
Fotos dos templos de Ayutthaya

Como muita gente imagina, Buda não foi apenas um mestre religioso que viveu em alguma época do passado, mas uma categoria de seres iluminados que alcançaram o pleno entendimento da filosofia budista, transmitindo e compartilhando todo o seu conhecimento.

   

De acordo com as escrituras budistas, pelo menos 24 budas surgiram em alguma época do passado, mas atualmente a grande maioria das da referências é para o mestre Siddhartha Gautama, fundador do budismo no século VI antes de Cristo.

Este seria o último Buda, atingindo sua iluminação sentado sob a árvore Bodhi, mundado seu nome para Buda, que significa “desperto”.

Leia também => Melhor época para ir à Tailândia

 

Oferendas em ouro

Oferendas em ouro no Budismo
Fotos dos templos de Ayutthaya

É comum em toda a Tailândia, ver estátuas de Buda com partes folheadas a ouro, ou pelo menos alguma parte delas. Os budistas costumam fazer esse ritual com forma de puja, uma cerimônia de oferecimento, que pode elevar o coração e tornar a mente mais leve fazendo com que as preocupações do dia não pareçam tão atormentadoras. Porém, muitas pessoas fazem isso esperando ficar ricas.

 

As orelhas alongadas

As longas orelhas
Fotos dos templos de Ayutthaya

As longas orelhas em estátuas e imagens do budismo, significam vida longa para aqueles que praticarem a filosofia.

 

A mais curiosa estátua de Buda

Wat Phra Mahathat

Wat Phra Mahathat, um dos Templos de Ayutthaya, é o local onde está uma das mais curiosas estátuas de Buda em toda a Tailândia.

Existem duas hipóteses para para a imagem estar entrelaçada com as raízes das árvores: não existem evidências sobre o aparecimento desta cabeça de Buda, mas acredita-se que no período quando Ayutthaya foi atacada pelos birmaneses, o templo Mahathat foi incendiado, destruído e muitas partes caíram pelo chão.

O templo ficou abandonado por mais de 100 anos e muitas árvores cresceram no local, envolvendo a cabeça com seus galhos e raízes. A segunda hipótese foi a tentativa de roubo, mas devido ao peso da estátua ou por ter sido descoberto, o ladrão teve que deixar a cabeça antes de conseguir atravessar os muros do templo.

Conheça os melhores hotéis da Tailândia »

 

As estátuas sem cabeça

As estátuas sem cabeça

Mesmo em lugares onde os templos não foram totalmente destruídos, a grande maioria das estátuas estão sem cabeça. Durante a invasão da Birmânia, as cabeças foram arrancadas, pois acreditavam que dessa forma estariam matando os espíritos dos deuses locais, mas também foi uma maneira de demonstrar seu poder.

 

Arquitetura

Arquitetura de Ayutthaya

Wat Phra Si Sanphet, o templo mais glorioso de Ayutthaya, foi construído com arquitetura típica do Sri Lanka. Infelizmente, devido às invasões que acabaram com o apogeu da antiga capital tailandesa, o que restou foram as ruínas do Palacio e três templos. É uma regiao muito valorizada pelo seu patrimônio histórico, cultural e por conservar as cinzas de alguns reis.

   

Outros templos e palácios também receberam influências européias, uma vez que o Rei Rama V, por exemplo, que almejava trazer o desenvolvimento econômico e proteger a independência da Tailândia, visitava frequentemente a Europa, trazendo algumas referências para a arquitetura.

 

Cinzas dos reis de Ayutthaya

Wat Phra Si Sanphet

O Wat Phra se Sanphet foi construído no mesmo local do antigo palácio real do Reino do Sião. É um dos lugares mais impressionantes de Ayutthaya, onde os destaques são as três chedis que continham as cinzas de três reis de Ayutthaya: o Rei Borommatrailokanat, o Rei Boroma-Rachathirat III e Rei Ramathibodi II.

Saindo de Bangkok => Excursão particular de 1 dia em transporte público

 

O famoso Buda deitado de Ayutthaya

A estátua do Buda deitado

O incrível Buda deitado de Ayutthaya (Wat Lokayasutharam), cuja cabeça repousa sobre uma flor de lótus, é uma das maiores estátuas do país com 37 metros de comprimento, onde o Buda está na posição do Nirvana, aguardando sua morte para atingir a iluminação espiritual.

 

Os verdadeiros construtores

Elefantes sagrados de Ayutthaya

Os elefantes são animais muito importantes em toda a história do Sudeste Asiático. Em Ayutthaya, foram a força que possibilitaram a construção de templos tão grandiosos.

 

Pretende visitar os Templos de Ayutthaya?

Planejar uma viagem e não conhecer os templos de Ayutthaya é o mesmo que visitar o Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor. Claro, que existem centenas de templos espalhados nas cidades da Tailândia, mas a energia de cada um deles, sua arquitetura e todo o envolvimento dos tailandeses, realmente fazem as visitas valerem a pena.

Planejando conhecer os templos de Ayutthaya? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10