Mapa da Hungria: o que fazer, onde ir, turismo e dicas

Mapa da Hungria: o que fazer, onde ir, turismo e dicas

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Você sabia que além da famosa Budapeste, o mapa da Hungria possuí outras regiões com atrativos turísticos muito interessantes ao redor de todo o país?

Por isso preparei este artigo, onde você conhecerá melhor o mapa da Hungria em detalhes, conhecendo as cinco principais regiões nas quais o país se divide e ainda quais são as nações vizinhas, que podem facilmente fazer parte do seu roteiro pelo Leste Europeu.

A Hungria, com sua localização geográfica,, oferece atrativos turísticos interessantes ao redor de todo o país, que vão desde os castelos históricos, parques nacionais incríveis, as maiores cavernas da Europa, um lago conhecido como praia, uma capital magnífica e regiões famosas pelo vinho de excelente qualidade.

Estes destinos estão espalhados por todos os cantos do país e eu felizmente pude visitar todos eles no meu roteiro na Hungria.

Por isso te conto tudo sobre as principais regiões turísticas da Hungria, essa terra das invenções, da língua difícil e da páprica, para que você saiba o que encontrará de mais interessante para o turismo em cada uma delas.

Continue artigo e conheça o mapa de Budapeste e de toda Hungria, com dicas adicionais para preparar  um roteiro de viagem incrível para conhecer o melhor deste incrível destinos de férias e dos seus países vizinhos na Europa!

Planeje sua viagem => Preço da internet na Europa

Seguro viagem para entrar na Europa »

Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Hungria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Hungria, usando o cupom VIAJARMAIS15.

 

Mapa da Hungria e regiões turísticas

  1. Hungria Central
  2. Transdanúbia
  3. Norte da Hungria
  4. Grande Planície do Norte
  5. Grande Planície do Sul

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Hungria »

Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Hungria!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.

 

Países que fazem fronteira com a Hungria

fronteira com a hungria
Hungria faz fronteira com a Eslováquia e outros seis países.

A Hungria tem suas raízes históricas na ocupação das margens do Rio Danúbio, o segundo maior rio da Europa.

Ela é considerada integrante do Leste Europeu e geograficamente próxima ao centro do continente. Sendo assim os sete países que fazem fronteira com a Hungria são: Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Romênia, Croácia, Sérvia e Ucrânia.

Dessa forma, eu te garanto que a Hungria é uma ótima porta de entrada para conhecer diversos lugares sensacionais e que, por conta das moedas menos valorizadas, estão entre os países mais baratos da Europa para viajar.

 

Mapa turístico da Hungria

hungria capital
Budapeste será sua porta de entrada para um roteiro na Hungria.

Se você pesquisar sobre as divisões do mapa da Hungria, vai encontrar várias possibilidades: cidades, regiões, sub-regiões e os condados. E ainda que o país não seja tão grande em sua extensão, você pode encontrar até 173 sub-regiões entre suas divisões!

Para você ter uma ideia do tamanho da Hungria, a distância da capital Budapeste até as fronteiras do país não passa de 300 km, o que corresponde a distância entre Salvador e Aracaju, uma pequena parte do Nordeste do Brasil. Deu para perceber que o país é pequeno, não é?

Em resumo, começar a viagem para a Hungria planejando alguns dias em Budapeste, é uma boa ideia. Aqui fica localizado o maior aeroporto do país e de onde chegam a maior parte dos voos locais e internacionais, além de a cidade ter uma ótima conexão terrestre, seja por, carro alugado, ônibus ou por trem.

 

1. Hungria Central

budapeste hungria
Budapeste é uma cidade fascinante, principalmente a noite.

É nesta região que você vai encontrar no mapa da Hungria a  capital e maior cidade do país. Budapeste é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa e é uma das líderes de turismo de verão entre os europeus.

Além de ter a maior concentração turística e sem dúvida ser a cidade de maior importância no país. Os atrativos turísticos de Budapeste podem preencher facilmente 5 dias completos de viagens, embora 3 ou 4 sejam suficientes para conhecer os atrativos mais importantes.

Estando na capital, você não pode deixar de visitar o Parlamento em Budapeste, com sua construção imponente e que chama atenção entre visitantes e locais, além do incrível Castelo de Buda e toda sua região ao redor, a Galeria Nacional Húngara e a Praça dos Heróis.

Além dos pontos turísticos, a cidade ainda é uma delícia de viajar. Como uma boa capital, aqui você poderá provar o melhor da comida da Hungria, poderá dar um passeio gostoso a pé ou de bicicleta nas margens do Rio Danúbio e conhecer as lindas pontes que cortam o lado Buda do lado Peste da cidade.

Ah, e sem contar nas inúmeros banhos termais em Budapeste. Recomendo que adquira um ingresso para as famosas Termas Széchenyi, que são simplesmente o maior complexo desta atividade em toda a Europa.

A região da Hungria Central também possuí outras cidades nos arredores de Budapeste, pequenas e interessantes para conhecer, com destaque para Esztergom, com sua importante basílica e Szentendre, com uma veia artística muito interessante.

As duas cidades estão localizadas a cerca de uma hora da capital, ideais para um bate-volta saindo de Budapeste.

Conheça => Excursão guiada para o Parlamento de Budapeste

 

2. Transdanúbia

balaton hungria
Balaton é um dos lagos mais bonitos o mundo.

A região da Transdanúbia, na verdade, se divide em três áreas no mapa da Hungria: Transdanúbia Central, Transdanúbia Ocidental e Transdanúbia do Sul.

Certamente, o principal atrativo dessa região da Transdanúbia sem dúvida é o Lago Balaton (135 km de Budapeste). Aqui fica o conhecido como “mar húngaro”, que é o maior lago de água doce da Europa, com 80 km de extensão e é um dos destinos de férias favoritos entre os húngaros.

No verão, os locais aproveitam para nadar e praticar atividades no lago como windsurf e vela; enquanto que no inverno, a superfície do lago congela e torna a incrível paisagem do lago favorável para pesca, patinação e vela no gelo.

As principais cidades ao redor do Lago Balaton que podem servir de base para explorar seus atrativos são Keszthely, onde você pode visitar o Castelo Festetics, Siofok com sua vida noturna agitada e a pequena e linda península de Tihany, com sua paisagem fenomenal.

Aqui também fica Héviz, o maior lago termal do mundo, que combina muito com uma viagem à Hungria, tão famosa por seus banhos termais.

hungria o que fazer
Pécs é uma cidade muito agradável na Hungria.

Já na Transdanúbia Ocidental, a cidade de Sopron fica na fronteira com a Áustria e é uma das mais interessantes para conhecer; além de ser conhecida como uma das cidades mais bonitas do país, tendo inclusive ganhado um prêmio europeu de proteção dos monumentos.

Gyor (121 km de Budapeste) também fica localizada nessa região e tem uma localização estratégica entre Bratislava e Viena, fazendo fronteira com a Eslováquia.

Por sua vez, a Transdanúbia do Sul é a região mais próxima da fronteira com a Croácia. Aqui, espere cidades mais multiculturais uma região que ainda guarda muitas ruínas romanas e turcas.

Nessa região, a cidade de Pécs (208 km de Budapeste) ganha destaque. Ela já foi considerada uma das capitais culturais da Europa e tem fama de ser uma cidade acolhedora que reúne diferentes etnias e religiões; vale muito a pena conhecer a Catedral de Pécs, a Mesquita Pasha Qasim e a Sinagoga Ter.

A região da Transdanúbia ocupa quase metade do país! Por isso, vale a pena reservar cerca de 5 dias para explorar os melhores atrativos do mapa da Hungria ali localizados.

Se você estiver de carro, pode fazer uma viagem mais compacta ao redor das cidades da Transdanúbia, deixando para se hospedar nas cidades mais interessantes da Hungria.

 

3. Norte da Hungria

cavernas na hungria
Baradla possuí 280 cavernas incríveis | Foto: Torma Jozsef, via Wikimedia Commons.

É na região Norte da Hungria que você poderá encontrar algumas das mais belas paisagens naturais do país.

Na fronteira com a Eslováquia, vale muito a pena visitar o Parque Nacional de Aggtelek (236 km de Budapeste). Aqui você poderá fazer passeios e trilhas guiadas a pé ou de bicicleta ao redor das belezas naturais e além da vegetação típica dessa região; observe também insetos raros e mais de 200 pássaros diferentes.

Além disso, aqui você ainda poderá conhecer as maiores cavernas da Europa, Baradla, com seus 25 km de comprimento e mais de 280 cavernas; elas foram nomeadas como Patrimônio Mundial da Unesco em 1995.

No norte, também ficam as montanhas de Mátraga, onde se encontra a elevação mais alta do país, o Mont Kékes, que são consideradas pontos turísticos imperdíveis da Hungria.

eger hungria
Eger é uma das principais cidades perto de Budapeste.

Eger (140 km de Budapeste) é outra cidade muito interessante localizada no Norte da Hungria e aos pés das montanhas de Bukk, onde você poderá conhecer uma cidade histórica, a arquitetura barroca impecável, um incrível castelo e forte e ainda poderá experimentar os vinhos de excelente qualidade dessa região, que ganham destaque no país e internacionalmente.

Além disso, a cidade de Miskolc (186 km de Budapeste), uma das maiores cidades da Hungria, também fica na região. A cidade é casa de bons museus, do famoso castelo Diòsgyör,

Perto dela também fica Lillafured (199 km de Budapeste), com seu castelo cheio de charme, beleza e vários atrativos turísticos interessantes, como cachoeiras e mais cavernas naturais.

Para conhecer as principais atrações na região norte da Hungria, quatro a cinco dias pode ser o ideal. Agora se você gosta de natureza e de parques naturais, vale reservar um tempo maior para Aggtelek.

 

4. Grande Planície do Norte

debrecen hungria
Debrecen é cidade com ótima infraestrutura | Foto: Niki Gabor, via Wikimedia Commons.

A segunda maior cidade da Hungria, Debrecen, fica localizada na parte leste do país a 230 km de Budapeste, na região chamada de Grande Planície do Norte, nas proximidades da fronteira com a Romênia.

Debrecen é muito interessante para conhecer a vida local, aproveitar os festivais que acontecem especialmente no verão e ainda os vários atrativos turísticos desta cidade, que é considerada um dos centros culturais e intelectuais da Hungria.

Outro local muito interessante para conhecer nessa região é o Parque Nacional de Hortobágy, o maior parque nacional da Hungria. Parte de Alfold, ele também é Patrimônio Mundial da Unesco e compreende a maior área protegida do país.

hungria no verao
Tiszafüred é muito procurada pelos húngaros no verão | Foto: Michal Gorski, via Wikimedia Commons.

Além dos lagos do próprio parque, estando nessa região também vale conhecer o Lago Tisza. Não é exatamente uma paisagem natural, já que esse é o fato interessante da Hungria, pois é maior lago artificial da Hungria, com 27 km de comprimento.

Mas conta com uma estrutura turística que vêm se desenvolvendo muito ao longo dos anos, muito comparado ao famoso Lago Balaton, na região da Transdanúbia.

Na Grande Planície do Norte, também vale a pena conhecer Tiszafüred, que pode ser um ótimo ponto de partida para visitar as paisagens de grandes planícies e embarcar nos passeios pelo Tisza e até mesmo para o Parque Nacional de Hortobágy.

Três dias são suficientes para explorar os atrativos da cidade de Debrecen e do Parque Nacional Hortobágy, dando uma passada nos arredores do Lago Tisza.

Conheça => Ingresso para a Grande Igreja em Debrecen

 

5. Grande Planície do Sul

szeged hungria
Szeged é uma ótima dica para quem vai da Sérvia para a Hungria.

A Grande Planície do Sul é a região mais próxima das fronteiras com a Sérvia, e onde fica a cidade de Szeged (175 km de Budapeste), o centro econômico e cultural do sul da Hungria.

Essa cidade universitária tem uma alma jovem e é conhecida por seus muitos dias de sol no ano. Aqui você poderá conhecer bons museus, palácios, uma linda catedral, uma forte concentração artística e excelentes restaurantes. Por falar nisso, saiba quais as comidas tradicionais da Hungria.

Se você viajar para a Hungria no verão, vale a pena combinar as datas do seu roteiro para estar em Szeged durante o Szeged Open-Air Festival, que reúne cerca de 70.000 pessoas e é um dos maiores festivais do país!

Em Szeged, um grande teatro ao ar livre é montado e você poderá assistir apresentações de música, ópera, dança e espetáculos teatrais, aos pés da linda catedral da cidade.

A menos que você vá no verão e queira aproveitar bastante o festival, acredito que dois dias sejam suficientes para conhecer os principais atrativos da Grande Planície do Sul e depois seguir viagem para outras regiões do país.

Daqui você também poderá combinar no seu roteiro a cidade de Belgrado, na Sérvia, que fica a apenas 200 km de distância ou até mesmo indo em direção à Croácia, já que a capital Zagreb, fica a 373 km de Szeged.

 

Conheça regiões imperdíveis da Hungria

Ao planejar uma viagem para a Hungria e se aprofundar em suas raízes históricas e culturais, vale muito a pena explorar outras regiões do país além de sua capital, Budapeste.

Conhecida como uma das cidades mais bonitas do mundo, começar uma viagem pelo país pelo aeroporto de Budapeste pode ser uma ótima ideia, já que a capital da Hungria está muito bem conectada com as principais regiões turísticas do país.

Você ainda poderá aproveitar os países vizinhos da Hungria e fazer uma viagem ainda mais completa pela Europa Central e pelo Leste Europeu, onde verá as semelhanças e diferenças históricas entre eles.

Entre estas cinco grandes regiões da Hungria que citei no artigo, a região Norte é uma das minhas favoritas, pois adorei conhecer Eger e os passeios do Parque Nacional de Aggetelek.

Para finalizar e te ajudar na viagem, recomendo o artigo sobre câmbio para a Hungria, com dicas para economizar no país.

Descubra mais do país neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Hungria:

E você, quais regiões do mapa da Hungria gostaria de conhecer? Já esteve no país e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Hungria – maio/2025

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Hungria? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões na Hungria

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Budapeste, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de celular na Hungria

Ter o melhor chip na Hungria é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.

Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Qual o melhor seguro viagem na Hungria?

Para uma viagem segura e sem preocupações, é essencial adquirir um seguro viagem válido na Hungria. Esse seguro oferece ampla proteção em casos de emergências médicas, hospitalares e odontológicas, assegurando atendimento imediato em situações de imprevistos de saúde durante sua estadia, com assistência disponível 24 horas por dia.

Na Seguros Promo, você faz o comparativo das melhores seguradoras, fácil e rápido. Para garantir um ótimo preço, use o cupom de desconto VIAJARMAIS15 e economize até 20%.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
Quero Viajar Mais