15 curiosidades da Hungria: tudo sobre fatos culturais, idioma etc

por Cecília Garcia

15 curiosidades da Hungria: tudo sobre fatos culturais, idioma etc

Você tem interesse em conhecer algumas curiosidades da Hungria antes de embarcar em uma viagem para o país?

Então, este artigo que eu preparei é ideal para você, pois conhecer sobre a diversidade histórica e cultural da Hungria te animará ainda mais para sua viagem, já que rende histórias que são motivos de conversa e faz parte inclusive do humor húngaro.

No meu primeiro dia de viagem em Budapeste, fiz um passeio caminhando pela cidade com duas locais e em poucas horas elas me contaram tantos fatos interessantes do país que descobri o quão múltipla e interessante uma viagem para a Hungria poderia ser.

Essa, inclusive, foi a forma que mais me aproximou e me interessou pelo país durante minha viagem, já que através das curiosidades culturais da Hungria pude aprender mais sobre sua cultura forte, assim como sua história, idioma, bandeira, moeda, comida, geografia e hábitos húngaros.

Leia abaixo as 15 curiosidades que achei mais interessantes sobre a Hungria e prepare-se para uma dias cheios de descobertas e fatos divertidos neste país do Leste Europeu.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Hungria

Seguro viagem Europa »

 

Curiosidades da Hungria: tudo o que precisa saber

  1. Idioma da Hungria
  2. Terra das invenções
  3. Sem saída para o mar, mas tem “mar”
  4. Florim Húngaro
  5. Maior lago de água termal da Europa
  6. Cidade dos Spas
  7. Banhos medicinais
  8. Pálinka medicinal
  9. Uma tonelada de páprica
  10. Maior caverna da Europa
  11. Pubs em ruínas
  12. Atenção ao atravessar a rua
  13. Bandeira da Hungria
  14. Nomes regulados por lei
  15. Um dos países mais antigos da Europa

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Hungria »

 

Fatos interessantes da Hungria

budapeste o que fazer
Hungria é um país mais visitados da Europa.

Não bastasse ter uma arquitetura barroca de impressionar, castelos incríveis, ótimos festivais de música e uma comida boa, a Hungria ainda guarda muitos fatos e curiosidades interessantes que valem uma viagem!

Não saia deste artigo sem saber o simbolismo das cores da bandeira da Hungria, o nome do mar húngaro e o significado de ruin pubs, que eu espero que faça parte da sua viagem para a capital Budapeste.

As 15 curiosidades da Hungria provavelmente vão te deixar ainda mais interessado em conhecer sobre este país da Europa e conversar com os húngaros, que adoram compartilhar sobre sua cultura, suas invenções e os fatos mais exóticos do seu país.

Descubra => Quanto custa viajar para Budapeste

 

1. Idioma da Hungria

idioma da hungria
Idioma húngaro é uma mais complexos | Foto: Vaula Rex, via Wikimedia Commons.

Se você perguntar a qualquer húngaro se seu idioma é fácil, você provavelmente vai ouvir uma risada e em seguida alguns fatos interessantes que eles adoram contar sobre sua língua tão complicada.

O que acontece é que o idioma da Hungria é complexo e único, considerada uma das línguas mais difíceis de aprender do mundo, sendo parte do grupo de línguas fino-úgrico, comparada apenas à língua da Finlândia em nível de dificuldade.

Parte dessa complexidade é justificada pelo húngaro não ter nenhuma relação próxima com as demais línguas europeias; até o russo é mais parecido com o inglês! Saiba como montar um roteiro no Leste Europeu.

Dois fatos interessantes são o fato de a língua húngara ter 14 vogais (enquanto nossa língua tem 5) e a palavra mais longa no idioma da Hungria ter 44 letras: megszentségtelenithetetlenségeskedéseitekért, que significa a expressão por suas atitudes improfanáveis.

Para você ter uma ideia, a palavra complicada Magyarország quer dizer “Hungria”. Nada simples, não é?

Desfrute => Cruzeiro em Budapeste

 

2. Terra das invenções

país que inventou a caneta
Caneta esferográfica foi inventada na Hungria.

Além de ser a origem do cubo mágico, o país faz parte de outras invenções muito importantes para a humanidade, como a programação de computador, o motor elétrico, a bomba nuclear e a caneta esferográfica e até a Vitamina C, que foi descoberta pelo húngaro Albert Szent-Gyorgyi.

Os húngaros também são conhecidos por terem uma inteligência ainda mais admirável na matemática, como John von Neumann, que foi um dos pioneiros nos domínios da mecânica quântica e dos jogos aplicados à economia.

Seus ótimos cientistas talvez expliquem também o fato de os húngaros já terem recebido 13 prêmios Nobel, mais que China, Índia e Japão, que detém uma população muito maior.

Conheça => Excursão guiada ao parlamento de Budapeste

 

3. Sem saída para o mar, mas tem “mar”

lago balaton
Lago Balaton é destino de férias certo entre os húngaros.

A Hungria fica localizada bem ao centro da Europa e faz fronteira com sete países, por isso, não existe saída para o mar.

Por outro lado, provavelmente os húngaros não sentem tanta falta do mar, já que além de grande parte do Rio Danúbio, o país tem mais de 1.000 lagos.

Isso incluí os famosos lagos termais e o grande Lago Balaton na região da Transdanúbia no mapa da Hungria, que é destino comum de férias entre os húngaros e chamado carinhosamente de “mar húngaro”.

Este lago de água doce é enorme – o maior da Europa! – e várias cidades charmosas o cercam e possibilitam que os locais e turistas aproveitem muitas atividades no lago, tanto no verão como no inverno.

Aproveite => Cruzeiro turístico no Lago Balaton

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Hungria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

4. Florim Húngaro

hungria moeda
Florim é a moeda da Hungria.

Ainda que a Hungria faça parte da União Europeia desde 2004, o país não utiliza o euro como moeda.

A moeda oficial da Hungria é o florim húngaro e a boa notícia para os viajantes é que sua cotação costuma ser mais desvalorizada que o euro, fazendo com que a viagem saia um pouco mais em conta” do que alguns países vizinhos e que esteja entre os países baratos da Europa para turismo.

Para se ter uma ideia, 1 florim húngaro equivale a 0,017 reais e a 0,0029 euros.

Tudo sobre => Moeda da Hungria

 

5. Maior lago de água termal da Europa

lago heviz hungria
Lago Hévíz na Hungria.

O lago Hévíz tem 38 metros de profundidade, o que o torna o maior lago de água termal da Europa e o segundo maior do mundo! Sendo este um dos motivos pelos quais a Hungria é conhecida por sua tradição dos banhos termais.

A água do lago é rica em substâncias benéficas para a saúde e a temperatura da água é simplesmente uma delícia, podendo chegar até 23 ºC no inverno e 36 ºC no verão. Saiba como é o clima da Hungria.

O lago Hévíz fica na região da Transdanúbia, nas proximidades do grande lago Balaton.

Conforto => Traslado do aeroporto de Budapeste para o centro

 

6. Cidade dos Spas

spa budapeste
Budapeste é repleta de spas e banhos termais.

Uma das mais interessantes curiosidades da Hungria é que existem cerca de 1.500 spas na Hungria.

Entre eles, cerca de 150 estão localizados na cidade de Budapeste, que por isso também é conhecida como a “cidade dos spas”.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Em especial, Budapeste tem cinco “casas” ainda em funcionamento que mantém sua arquitetura histórica (e incrível) que seguem influências romanas e turcas, um tanto responsáveis pelo hábito cultural dos banhos termais e das casas termais no país.

Entre tanto o que fazer nos spas de Budapeste, alguns são ainda casas de festas UAU, com direito a DJs internacionais para curtir à noite em Budapeste.

Adquira => Ingresso para o Spa Géllert

 

7. Banhos medicinais

banhos termais budapeste
Spa Széchenyi é o mais famoso de Budapeste.

E além das relaxantes massagens e saunas dos spas húngaros, os banhos termais também têm poderes medicinais e de cura, usados para tratamentos diversos em suas termas e spas ao redor do país, que estão entre os principais passeios em Budapeste.

Alguns dos cômodos nas termas húngaras são dedicados exclusivamente para tratamentos com dióxido de carbono, massagem médica, ginástica aquática curativa, balneoterapia e tratamento de lama, e alguns dos tratamentos só estão disponíveis sob prescrição médica.

Além disso, os banhos termais também têm o poder de tratamento para doenças inflamatórias nas articulações, distúrbios musculoesqueléticos e ainda são conhecidos entre os húngaros para curar a ressaca, o que me parece uma ótima desculpa para experimentar um banho termal húngaro durante uma viagem para o país.

Incrível => Ingresso para as fontes termais de Széchenyi em Budapeste

 

8. Pálinka medicinal

palinka hungria
Palinka é a bebida típica da Hungria.

Se os banhos termais não curarem você, experimente uma boa dose de Pálinka e suas chances de cura aumentarão.

É que os húngaros juram que sua bebida tradicional, existente há mais de 500 anos, tem poderes medicinais e é boa para dor de cabeça, ansiedade e cólicas.

Portanto, se algum húngaro oferecer uma dose de Pálinka para você durante sua viagem, não seja rude de não aceitar.  Afinal, mal não vai fazer, certo?

Principais => Pontos turísticos da Hungria

 

9. Uma tonelada de páprica

comidas tipicas da hungria
Páprica é fundamental nos pratos húngaros.

Se você já ouviu falar sobre a culinária húngara, já sabe que a páprica é presença garantida em quase todas as comidas típicas da Hungria.

Pois saiba que os húngaros são os maiores produtores e consumidores de páprica no mundo, chegando a produzir cerca de uma tonelada da especiaria a cada ano!

A páprica é tão importante que você vai encontrar até museus de páprica na Hungria, que pode ser um passeio bem diferente para conhecer mais sobre seu processo industrial e provar os até 40 tipos diferentes do tempero mais consumido na país.

Ah, e comprar uma porção de páprica em um dos mercados tradicionais da Hungria como lembrancinha de viagem também vale, ok?

Romântico => Cruzeiro com jantar à luz de velas em Budapeste

 

10. Maior caverna da Europa

maior caverna da europa
Baradla é a maior caverna da Europa | Foto: Hanc Tomasz, via Wikimedia Commons.

A caverna Baradla tem mais de 25 km de comprimento e com isso é considerada a maior caverna de toda a Europa!

Ela fica localizada no norte da Hungria e faz fronteira com a Eslováquia, tornando-se parte do sistema de grutas e cavernas do Parque Nacional de Aggtelek, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Além de Baradla, vale destacar que várias cidades da Hungria proporcionam ao menos um passeio em cavernas entre seus principais atrativos turísticos, incluindo Budapeste, que tem o maior sistema de cavernas geotérmicas do mundo, o Pál-völgyi-Mátyás-hegyi.

Excursão => Exploração de cavernas em Budapeste

 

11. Pubs em ruínas

ruin pubs budapeste
Conheça os ruin pubs na noite de Budapeste | Foto: Christo, via Wikimedia Commons.

Este de fato é uma das curiosidades da Hungria que eu acho das mais interessantes sobre o país. Especialmente em Budapeste, um passeio obrigatório para fazer na cidade é conhecer os seus ruin pubs, isso mesmo, os pubs em ruínas.

É que alguns dos bares e pubs mais descolados e moderninhos da capital do país ficam localizados justamente em ruínas, em construções que foram alvejadas por balas e até mesmo bombardeadas durante a guerra; alguns completamente abandonados, que hoje foram revertidos em lugares para uma boa conversa e diversão entre os húngaros.

Você poderá tomar uma boa cerveja, uma taça de vinho húngaro, uma dose de pálinka e até fumar o narguilé, que está presente em muitos pubs; provavelmente trazidos até a Hungria por influência da invasão dos turcos, que ficaram no país mais de 150 anos.

A decoração dos pubs em ruínas geralmente é um ponto alto, já que muitos deles têm uma forte presença artística e criativa com grafite nas paredes, velas decorativas e muitos móveis e artigos vintage, como banheiras antigas que fazem de sofá para os clientes. Interessante, não?

Divirta-se => Maratona de bares em Budapeste

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

12. Atenção ao atravessar a rua

o que nao fazer na hungria
Atravessar a rua corretamente é primordial na Hungria.

Durante sua viagem, tenha atenção redobrada ao atravessar a rua. Não que o risco de você ser atropelado seja muito grande, mas sim multado!

Na Hungria, os pedestres que atravessam fora da faixa e do sinal verde podem ser multados. Para evitar que você corra esse risco, aproveite para utilizar as muitas passagens subterrâneas que existem em Budapeste para atravessar as largas avenidas da capital do país.

Saiba mais => Transporte em Budapeste

 

13. Bandeira da Hungria

bandeira da hungria significado
Bandeira húngara homenageia as batalhas e as belezas naturais do país.

Já que falei anteriormente nas invasões sofridas pelos húngaros em seu país, elas realmente fazem parte da história da Hungria, assim como suas batalhas. E tanto faz que suas muitas batalhas estão representadas pela cor vermelha na bandeira da Hungria.

As outras cores da bandeira são o branco, que simboliza a importância dos rios húngaros e o verde, representando as montanhas e áreas verdes preservadas no país, como seus incríveis parques nacionais.

Até 3 dias => Ônibus turístico em Budapeste

 

14. Nomes regulados por lei

nomes húngaros
Nomes dos húngaros devem ser aprovados pelo governo.

Outro fato interessante entre as curiosidades da Hungria é que só é possível escolher nomes que são aprovados pelo governo, você acredita?

Ao menos a lista pré-aprovada de nomes é bastante extensa. No entanto, se você quiser escolher outro nome para seu filho, você precisará preencher um formulário para solicitar aprovação do governo.

Para diferenciá-los um pouquinho mais, é comum entre os húngaros ao escrever seus nomes ou se apresentarem, usarem o sobrenome antes do nome.

Sem fila => Ingresso e tour guiado para a Grande Sinagoga

 

15. Um dos países mais antigos da Europa

Castelo de Buda
Castelo de Buda é um dos lugares que preservam a rica história do país.

E se você gosta de história, saiba que a Hungria é um dos países mais antigos da Europa! Fundado em 895 AC, o país tem ainda mais tempo do que os mais conhecidos do continente como França, Inglaterra e Alemanha.

Além disso, claro, o país faz fronteira com sete outros países: Eslováquia, Áustria, Sérvia, Ucrânia, Romênia, Croácia e Eslovênia, por isso já foi invadido diversas vezes durante sua história, como pelos mongóis e otomanos.

Imperdível => Excursão para o Castelo de Buda em espanhol

 

Conheça as curiosidades da Hungria

Com uma cultura forte e uma história que se mistura com a influência de tantos povos que já estiveram no país, a Hungria ainda impressiona através de seus fatos interessantes, que vão desde sua geografia até suas incríveis invenções.

Conhecer as curiosidades da Hungria é certamente uma dose extra de interesse no país e mostra até um sinal de respeito a esse povo tão especial, que traz heranças culturais marcantes e ricas de se conhecer durante uma viagem para o país.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro em Budapeste, com dicas do que fazer na capital e seus arredores durante a viagem.

Veja mais das belezas da Hungria neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Hungria:

E você, quais destas curiosidades da Hungria achou mais interessante? Já esteve no país e tem mais alguma para destacar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Cecília Garcia

ESCRITO POR

Cecília Garcia

Cecília, 29 anos, é publicitária, redatora, viajante e muito curiosa. Trabalhou dez anos na área editorial, a maior parte deles juntando dinheiro para viajar. Em 2016, pediu demissão e tirou um ano sabático, viajando por 23 países e fazendo transbordar aquela chama de viajante. Voltou ao Brasil, se mudou para São Paulo por uns anos e logo sentiu a chama bater de novo. Entregou a casa, doou e vendeu o pouco que tinha e agora com sua inseparável mochila segue o antigo e intenso sonho de viajar pelo mundo trabalhando como freelancer e nômade digital. Gosta de viajar devagar, sem pressa. Ter tempo para ouvir e compartilhar histórias de viagens, provar a cultura local de diversas formas, desconstruir a cabeça e viver novas aventuras nesse mundão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *