12 comidas típicas da Hungria: o que comer nos restaurantes

por Cecília Garcia

12 comidas típicas da Hungria: o que comer nos restaurantes

Saborear as comidas típicas da Hungria significa conhecer uma culinária rica e extravagante em sabor. Tenho certeza que você irá se apaixonar por muitas delas ao visitar os restaurantes em Budapeste ou nas demais cidades turísticas.

Durante os primeiros dias da minha viagem pela Hungria, acabei comendo muitos sanduíches e pratos comuns em qualquer parte do mundo.

Mas após experimentar algumas das comidas típicas da Hungria, a cada dia que passava tinha uma descoberta nova de sabores, que valia como uma experiência de viagem. Resultado: nunca mais vi um sanduíche comum na minha frente até eu sair do país!

Ao ler este artigo, você vai saber do que é feito o Goulash, o prato típico mais popular no país e conhecido mundo afora; além de uma lista completa para saber o que comer na Hungria e experimentar esta culinária tão particular, que é parte da tradição e cultura deste país no Leste Europeu.

Aproveite este artigo e fique com água na boca ao conhecer as melhores comidas típicas da Hungria!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Budapeste

Seguro viagem para entrar na Europa » 

Comidas típicas da Hungria para provar

  1. Goulash
  2. Lángos
  3. Halászlé
  4. Lecsó
  5. Pörkölt
  6. Főzelék
  7. Paprikás Csirke
  8. Töltött Káposzta
  9. Somlói galuska
  10. Dobos torte
  11. Meggyleves
  12. Rétes

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Hungria »

O que comer na Hungria

A Hungria é um país muito rico em história e cultura e a sua culinária não é diferente. Ela foi desenvolvida ao longo de milhares de anos de história e seus pratos carregam uma herança cultural milenar.

Na cozinha húngara, você vai encontrar influências de toda a Europa: austríaca, turca, eslava, judia entre outras culturas; elas trazem uma mistura de sabores que combina muito com o conhecido conceito de comfort food (gostosa e que aquece).

Quando estiver na Hungria, vai ver que os pratos são muito completos, bem servidos e a base da alimentação húngara são os cozidos e sopas, que podem ser encontrados em praticamente todos os restaurantes de Budapeste.

A sopa, inclusive, é uma forma comum de começar a refeição como uma entrada típica. Já o pão, a batata e o macarrão também acompanham alguns pratos, tornando a culinária até um pouco pesada em comparação com outras cozinhas europeias.

Como aperitivos, você vai encontrar salsichas, salames apimentados, repolhos recheados e diversos tipos de picles. As geleias húngaras também são de ótima qualidade e vale experimentar, especialmente no café da manhã.

E é claro que eu também não posso deixar de falar da páprica, que certamente é o ingrediente mais utilizado na maior parte das comidas típicas da Hungria. Em suas versões doce e picante, ela é presença certa nas receitas húngaras.

E isso não é à toa, já que a Hungria é o maior produtor e consumidor de páprica do mundo, o que também torna a especiaria uma excelente lembrancinha de viagem para você levar do país ao fazer compras em Budapeste.

Por último, mas não menos importantes, os doces não podem ficar de fora dessa lista. Os bolos tradicionais húngaros são de comer com os olhos e o tradicional strudel também tem sua versão húngara, fazendo você encontrar pratos grandes e bonitos de doces típicos que valem cada caloria.

1. Goulash

o'que é goulash
Goulash é o principal prato típico da Hungria.

Considerado o prato mais típico do país, o Goulash é uma daquelas comidas típicas da Hungria que você precisa provar em sua versão original durante uma viagem para o país.

O Goulash é feito de um cozido com carne, batata, cenoura, temperos e muita páprica; razão do prato ter uma cor forte e bonita.

Tradicionalmente, é um ensopado bem temperado e cozido por horas em panelas ao ar livre, intensificando seu sabor forte e picante. Você pode encontrar algumas versões diferentes de Goulash em diferentes cidades da Hungria, mas a base e o sabor não mudam drasticamente.

A carne é um dos elementos que pode variar na receita, já que além da bovina, não é incomum que você encontre versões com carne de porco e frango. Devido à popularidade do prato, também é possível encontrar versões vegetarianas nos restaurantes locais, especialmente na capital.

Durante sua viagem, você vai ver que não é preciso trabalho nenhum em procurar pelo tradicional Goulash, porque é praticamente obrigatório que todos os restaurantes húngaros tenham alguma versão dele em seu cardápio!

Mas é claro que, se você quiser experimentar realmente uma versão especial do prato, vai encontrar restaurantes especializados e reconhecidos por ter “o melhor Goulash da cidade”, que vale a pena provar.

Delícia => Tour do vinho em Budapeste com refeições

2. Lángos

pizzaria na hungria
Prato se assemelha a uma mini pizza | Foto: Kobako, via Wikimedia Commons.

Se a origem do Lángos vem dos romanos ou dos turcos, não se sabe, m as é indiscutível que trata-se de um dos pratos mais queridinhos da culinária húngara, entre locais e viajantes, principalmente em função da sua praticidade, que faz deste a especialidade fast-food do país.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Hungria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O lángos está numa categoria entre uma esfiha e uma pizza, feito com um tipo de pão frito e as vezes assado, com diversas opções de cobertura. A opção que eu mais gostava – e acho que a mais encontrada no país – é a tradicional com queijo, molho de alho e um tipo de creme azedo.

Simples e delicioso, que você pode encontrar e comer a qualquer momento de um roteiro em Budapeste.

Você vai encontrar lángos em todos os mercados tradicionais da cidade, em comidas de rua e, claro, nos restaurantes típicos de comida húngara pelo país.

3. Halászlé

Halászlé hungria
Peixe é servido com sopa nos restaurantes húngaros | Foto: János Korom, via Wikimedia Commons.

Conhecido como a sopa dos pescadores, o Halászlé é uma boa pedida para você variar entre os pratos com carne da culinária húngara.

Ainda que o peixe não seja o ingrediente mais comum entre as comidas típicas da Hungria, até pela ausência de litoral no país, o Halászlé consiste em uma sopa de peixe muito bem temperada.

O peixe normalmente é pescado no famoso Rio Danúbio, aquele que fica entre Buda e Peste na capital do país. Interessante, não é?

Este prato é servidos com sopa em pedaços grossos e generosos, a receita também inclui uma boa dose de páprica e por isso você vai encontrar uma cor avermelhada na sua Halászlé.

Romântico => Cruzeiro com jantar à luz de velas em Budapeste

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

4. Lecsó

pratos tipicos de budapeste
Trata-se de uma ótima ideia para uma refeição mais leve na Hungria | Foto: sporst, via Wikimedia Commons.

Se você é vegetariano, precisa saber do que se trata o Lecsó, um dos poucos pratos sem carne da cozinha húngara.

O Lecsó é uma mistura de vegetais como tomate, cebola e pimentão, que lembra o famoso ratatouille encontrado na França e que também é muito comum mesmo no Brasil. A diferença aqui, claro, é que o prato ganha a cor e o sabor mais intenso da páprica típica da Hungria.

Você também encontrará versões com um ovo frito bem bonito por cima e outras que incluem batata.

Alguns restaurantes também oferecem Lecsó com salsichas e bacon, mas tradicionalmente é um prato vegetariano, feito somente dos vegetais.

5. Pörkölt

pratos tipicos da hungria
Prato é ideal para quem gosta de carne | Foto: Ralf Roletscheck, via Wikimedia Commons.

Além da sopa, o ensopado também é um modo de preparo muito utilizado na culinária húngara, o que torna o Pörkölt um prato super clássico na Hungria.

Aqui, as carnes são cozidas em pedaços generosos, com o clássico molho caprichado com páprica, claro, e também é servido com o tradicional macarrão húngaro.

Saboreie => Degustação de vinhos e queijos em Budapeste

6. Főzelék

Főzelék Hungria
Ensopado é ótimo para os vegetarianos | Foto: Flóra Soós, via Wikimedia Commons.

Mais um prato para a alegria (e alívio) dos vegetarianos, o Főzelék agrada também aqueles que preferem uma comida mais leve e nutritiva, sem as tantas calorias comuns da culinária húngara.

Este prato é um ensopado de vegetais, com batata, repolho, cenoura, lentilha, ervilha e espinafre; além de um caldo delicioso, que combina tomate, pimentão e suco de limão.

7. Paprikás Csirke

frango hungaro
Frango recebe um sabor especial com o molho húngaro | Foto: Kobako, via Wikimedia Commons.

Outro clássico da culinária húngara é o Paprikás Csirke, que leva como base o frango cozido em pedaços com bastante páprica e o delicioso sour cream, muito utilizado na culinária húngara.

O resultado é um frango cremoso e picante, muito encontrado nos restaurantes tradicionais acompanhado de uma massinha do tipo noodles típico da Hungria, de nome Nokedli, ou até mesmo com pão. É uma ótima dica para provar enquanto conhece os pontos turísticos de Budapeste.

Além do frango, você também encontrará o Paprikash com vitela nos restaurantes húngaros e, de forma mais rara, com a carne de boi.

Adquira => Aula de culinária e tour no mercado em Budapeste

8. Töltött Káposzta

repolho recheado
Repolho é recheado geralmente com carne | Foto: Christo, via Wikimedia Commons.

Assim como na culinária de alguns países vizinhos no continente europeu, a Hungria também tem um prato típico feito de repolho recheado, muito comum para ser apreciado durante o inverno.

Na versão húngara de nome Töltött Káposzta, ele leva uma camada de repolho, recheio de carne, arroz, vegetais e uma generosa cobertura de creme de leite ou do famoso creme azedo.

Além da receita tradicional com o repolho, você também pode experimentar o Töltött Paprika, que são os pimentões com recheios e cobertura similares. Entenda também o clima da Hungria para saber quando visitar o país.

Ainda que a versão com carne seja a clássica, hoje também é possível encontrar recheios vegetarianos dessa delícia.

9. Somlói galuska

Bolo húngaro
Bolo é um dos doces mais típicos da Hungria | Foto: Toben, via Wikimedia Commons.

Os bolos húngaros são as estrelas da confeitaria local e uma das versões mais tradicionais e muito encontradas no país é o Somlói Galuska.

Nele, você vai encontrar um bolo de pão de ló com três tipos de camadas: uma de massa tradicional, outra de nozes e mais uma de chocolate.

Para complementá-las, o bolo ganha uma cobertura bem generosa de chantilly, nozes, passas e calda de chocolate sem economia. Saiba também o que fazer à noite em Budapeste.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Se você gosta de doce, não pode deixar de experimentar essa delícia húngara. Suas muitas camadas e coberturas transformam o Somlói galuska num doce daqueles de comer com os olhos.

   

 Aprenda => Workshop de bolos húngaros em Budapeste

10. Dobos torte

bolo de chocolate com caramelo
Sobremesa é sucesso entre os húngaros | Foto: Isabelle Hurbain-Palatin, via Wikimedia Commons.

Outro bolo super típico que tem a assinatura húngara é o Dobos Torte, cujo nome se dá devido sua criação ter sido feita pelo confeiteiro Jószef Dobos, em 1884.

Este é um dos bolos mais bonitos e mais clássicos entre os doces húngaros, e sua marca registrada são as muitas camadas de creme amanteigado de chocolate e uma cobertura perfeita e bem bonita de caramelo. Não tem como ser ruim, não é?

11. Meggyleves

sopa doce hungria
Experimente a sopa doce na Hungria | Foto: Heather Cowper, via Wikimedia Commons.

E você sabia que a sopa é tão típica na Hungria que você pode encontrar até uma sobremesa neste formato?

Esse é o caso da Meggyleves, que trata-se de uma sopa de frutas vermelhas, em especial a cereja, que ainda leva açúcar e o creme azedo húngaro. O resultado é uma iguaria meio doce e meio azedinha, bem equilibrada e saborosa.

Experimente => Degustação de bebidas alcoólicas típicas em Budapeste

12. Rétes

strudel hungria
Strudel hungaro é uma ótima dica de doce no país | Foto: MartinThoma, via Wikimedia Commons.

Para fechar minha lista de delícias húngaras, não posso deixar de falar do Rétes, o tradicional strudel húngaro.

Aqui você vai encontrar uma variedade quase infinita de recheios, não só doces, mas também salgados, que vão muito além do tradicional strudel de maçã e canela.

As variações vão desde as frutas ao queijo cottage e até mesmo ao repolho! Curioso, não?

Aproveite => Aula de strudel em em Budapeste 

O que pedir nos restaurantes da Hungria

A comida húngara é uma boa tradução para o que chamamos de comfort food: uma comida gostosa, cheia de sabor e que aquece.

Seus pratos bem servidos e em sua maioria de cor avermelhada, devido ao grande uso de páprica, representam uma forma deliciosa de explorar a história, graças a tantas heranças culturais que a culinária do país carrega.

A culinária da Hungria ainda inclui vários outros pratos típicos, mas se você experimentar os 12 pratos que eu listei acima, terá uma ótima introdução às receitas locais e poderá saborear algumas variações incríveis da culinária húngara.

Permita-se conhecer esta culinária rica e apimentada e descubra uma mistura muito interessante de sabores na sua viagem para a Hungria!

Para finalizar, recomendo que leia o artigo sobre os destinos turísticos da Hungria, onde você confere quais são os principais atrativos espalhados pelo país.

E você, quais destas comidas típicas da Hungria gostaria de provar? Tem mais alguma para indicar? Deixe a sua resposta nos comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Cecília Garcia

ESCRITO POR

Cecília Garcia

Cecília, 29 anos, é publicitária, redatora, viajante e muito curiosa. Trabalhou dez anos na área editorial, a maior parte deles juntando dinheiro para viajar. Em 2016, pediu demissão e tirou um ano sabático, viajando por 23 países e fazendo transbordar aquela chama de viajante. Voltou ao Brasil, se mudou para São Paulo por uns anos e logo sentiu a chama bater de novo. Entregou a casa, doou e vendeu o pouco que tinha e agora com sua inseparável mochila segue o antigo e intenso sonho de viajar pelo mundo trabalhando como freelancer e nômade digital. Gosta de viajar devagar, sem pressa. Ter tempo para ouvir e compartilhar histórias de viagens, provar a cultura local de diversas formas, desconstruir a cabeça e viver novas aventuras nesse mundão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *