Clima da Hungria: quando ir, melhor época e hora na Hungria

por Cecília Garcia

Clima da Hungria: quando ir, melhor época e hora na Hungria

Para conhecer Budapeste e seus arredores, é fundamental entender como é o clima da Hungria, pois assim fica mais fácil descobrir qual a melhor época para viajar a este país do Leste Europeu.

A Hungria é um país incrível para viajar e um dos que mais gostei de conhecer durante o tour que fiz por vários destinos da Europa. E me agradou muito por conta da temperatura, pois o clima em Budapeste é bem gosto para fazer um roteiro.

Durante a viagem, você encontrará uma história rica e cheia de fatos marcantes, arquitetura bonita e imponente, uma cultura presente que guarda heranças de outros povos, a língua da Hungria que está entre as mais interessantes do mundo e, sem dúvidas, muitos atrativos turísticos que são interessantes, tanto no verão quanto no inverno.

Se você procurar pela localização da Hungria no mapa, você vai ver que o país está localizado mais para o leste dos países mais visitados da Europa, como França e Inglaterra, o que mostra a importância de você saber como é o clima no país para que escolha a melhor época de ir e saiba as melhores roupas para levar para sua viagem.

Por isso, leia abaixo tudo sobre o clima da Hungria, para que você conheça os destinos turísticos do país, seja em época mais baratas ou em alta temporada.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Hungria

Seguro viagem Europa »

 

Qual é o clima da Hungria?

o que vestir na Hungria
Pessoas usam roupas de frio na Hungria na maior parte do ano.

Os húngaros costumam definir o clima de seu país como “extremo”, o que faz bastante sentido ao querer dizer um verão quente e um inverno bem frio.

Mas se eu pudesse responder esta pergunta em apenas uma frase, eu diria que o clima na Hungria é frio na maior parte do ano, especialmente para os padrões brasileiros, já que estamos acostumados a um clima tropical e tipicamente mais quente que no continente europeu.

As estações do ano na Europa costumam ser muito bem definidas e o clima não é diferente no Leste Europeu, com dias quentes no verão (junho, julho e agosto) e frios no inverno (dezembro, janeiro e fevereiro), que chegam a temperaturas negativas e neve, como é o caso da Hungria.

E ainda que o país seja conhecido assim, no geral a temperatura no verão não é tão alta, com poucos dias acima dos 30 ºC e noites geralmente frescas e agradáveis.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Hungria »

 

Clima nas cidades turísticas da Hungria

o que fazer em Budapeste
Budapeste fica lotada de turistas durante o verão.

Em Budapeste, a capital do país, a temperatura varia entre 16 ºC e 27 ºC no verão e dificilmente ultrapassa os 33 ºC. Os dias são abertos, claros e o pôr do sol só acontece em torno das 20:30 da noite! Nada mal, não é?

Já no inverno, prepare-se para temperaturas negativas em todo o país e dias mais encobertos, o que quer dizer muito frio e frequentemente neve, incluindo nevascas, que não são raras no país!

A temperatura na capital varia entre -3 ºC e 3 ºC no mês de janeiro, no auge do inverno, sendo que o tempo costuma ficar bem seco no país nessa estação. Entenda melhor como são as estações do ano em Budapeste.

Com relação às chuvas, esse não deve ser um motivo de preocupação para o seu planejamento, mesmo como o fato de que chove praticamente durante todo o ano no país, que costuma ter um clima mais úmido do que em outras capitais europeias.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Hungria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
verão na Hungria
Lago Balaton é um destino muito procurado pelos húngaros no verão.

O período mais próximo ao verão, especialmente entre os meses de maio a julho, é o mais chuvoso do ano. Já a neve é mais frequente entre janeiro e fevereiro, período de frio e inverno no Hemisfério Norte.

Se você também pretende viajar para outras cidades da Hungria, vale se atentar ao tempo que costuma fazer em cada cidade. As mais montanhosas costumam ter um clima bem mais frio e nevar mais, podendo chegar a -7 ºC no inverno e sensação térmica de até -15 ºC!

Em Debrecen, a segunda maior cidade da Hungria, a temperatura no verão vai de 15 a 27 ºC, enquanto no inverno vai de -1 a -6 ºC. Já em Pécs, no sul do país, a temperatura é semelhante no verão e o inverno é um pouco mais ameno, com máximas de 2 ºC e mínima de -4 ºC.

O Lago Balaton é muito procurado pelos húngaros e turistas no verão. O maior lago de água doce da Europa é ótimo para um passeio de barco e praticar esportes aquáticos, com temperaturas de 12 ºC a 25 ºC na estação.

Se você pensa em visitar algum dos incríveis parques nacionais da Hungria ou conhecer as famosas cavernas do país, considere também ter mais roupas de frio para se aquecer, já que geralmente a temperatura fica ainda mais fria nestes ambientes, mesmo no verão.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Em Aggtelek, onde fica o grande Parque Nacional de Aggtelek e a maior caverna da Europa, a temperatura é rígida no inverno, com temperatura máxima de 0 ºC e mínima de -7 ºC.

De Budapeste => Cruzeiro pelo Lago Balaton na Hungria

 

Melhor época para viajar para a Hungria

Hungria no Inverno
Janeiro e fevereiro são meses de neve na Hungria.

Você pode facilmente viajar para a Hungria e encontrar atrativos turísticos interessantes no país durante todo o ano!

No verão, as cidades ficam mais cheias de vida e você encontrará festivais, feiras e eventos pelo país todo, shows de música, as atrações ficam abertas até mais tarde e os dias são mais bonitos; o que normalmente nos dá um ânimo maior para aproveitar as cidades.

Por sua vez, no inverno particularmente eu acho a paisagem linda, com as pontes, os topos dos castelos e construções branquinhas cobertas de neve.

Nessa estação, você ainda poderá aproveitar os incríveis museus e até os famosos banhos termais, já que as piscinas são aquecidas, mas considere que os dias serão mais curtos, mais escuros e será um pouco mais difícil fazer passeios ao ar livre ao redor das cidades.

quando ir para Budapeste
Junho e setembro são os melhores meses para viajar para a Hungria.

Nas estações da primavera e do outono, especialmente nos meses de junho e setembro, antes e depois do verão, também são bons momentos para viajar para a Hungria; na minha opinião são os melhores meses para uma viagem pela Europa.

Esse período não é mais tão frio, a temperatura fica mais amena e agradável. As pessoas estão mais felizes e de bom humor, as cidades não estão tão cheias e não faz aquele calor que cansa ao passar o dia todo caminhando; sem contar é um clima ótimo para saborear as comidas típicas da Hungria.

Acho esse período “um meio termo” ideal. Em junho e setembro, você pode contar com temperaturas que vão dos 9 ºC aos 23 ºC; sem contar que os dias são longos e bonitos.

Ah, e mais uma dica: se você decidir viajar no inverno e estiver preocupado pois não tem muitas roupas de frio, não se preocupe. Ao fazer compras em Budapeste, encontrará muitas lojas e brechós muito bons que vendem blusas de frio, casacos, sobretudo e até botas por ótimos preços.

Além disso, conte também com um bom hidratante para o corpo e os lábios, já que o tempo fica bem seco no inverno, ok?

Banhos termais => Ingresso de 1 dia para as Termas de Széchenyi

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Qual é o fuso horário da Hungria

fuso horário brasil hungria
Fuso horário da Hungria varia de 3 a 4 horas em relação ao Brasil.

O fuso horário da Hungria é o GMT+1, acompanhando a hora padrão da Europa Central. Em resumo, na Hungria você estará 4 horas a mais do que no Brasil.

Essa diferença pode variar em uma hora a menos dependendo do horário de verão na Hungria, que vai, geralmente, entre o fim de março e o fim de outubro. Saiba tudo também sobre a moeda da Hungria.

Vale também dizer que todo o país tem um único fuso horário, então você não precisará se preocupar em ajustar o seu relógio caso viaje para outras cidades da Hungria.

No verão, espere dias longos, com o nascer do sol às 5 horas e 30 minutos e o pôr-do-sol depois das 20 horas; enquanto que, no inverno, os dias são bem mais curtos, amanhecendo em torno das 7 horas e anoitecendo bem cedo, pouco depois das 16 horas.

Delícia => Tour pelo Museu do Chocolate em Budapeste

 

Tudo sobre o clima da Hungria

Agora que você já sabe como é o clima da Hungria, pode planejar a época que lhe agrade para conhecer este país incrível e suas atrações, que são interessantes em qualquer época do ano.

Ainda que  possa conhecer os atrativos turísticos e até mesmo os famosos banhos termais húngaros, no verão ou no inverno, a sua experiência de viagem pode ser muito diferente dependendo da época da sua viagem, por isso vale a pena escolher o período que mais combine com o que você quer aproveitar o país.

Não deixe de ler também o artigo pontos turísticos da Hungria e conheça mais sobre o que fazer em Budapeste e outras cidades incríveis no país, como Eger, Esztergom e os arredores do lindo Lago Balaton.

Veja imagens lindas de um pôr do sol na Hungria, no vídeo feito pelo site oficial de turismo da Hungria:

E você, em qual época do ano pretende conhecer a Hungria? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Cecília Garcia

ESCRITO POR

Cecília Garcia

Cecília, 29 anos, é publicitária, redatora, viajante e muito curiosa. Trabalhou dez anos na área editorial, a maior parte deles juntando dinheiro para viajar. Em 2016, pediu demissão e tirou um ano sabático, viajando por 23 países e fazendo transbordar aquela chama de viajante. Voltou ao Brasil, se mudou para São Paulo por uns anos e logo sentiu a chama bater de novo. Entregou a casa, doou e vendeu o pouco que tinha e agora com sua inseparável mochila segue o antigo e intenso sonho de viajar pelo mundo trabalhando como freelancer e nômade digital. Gosta de viajar devagar, sem pressa. Ter tempo para ouvir e compartilhar histórias de viagens, provar a cultura local de diversas formas, desconstruir a cabeça e viver novas aventuras nesse mundão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *