Estudar na Holanda: faculdade, mestrado e universidades
Saber como estudar na Holanda pode abrir muitas portas, tanto acadêmicas quanto profissionais. Desde medicina até direito, economia e artes, muitos brasileiros têm escolhido a Holanda como foco principal do currículo.
E o melhor é que o país é bastante receptivo aos estudantes internacionais, tanto que há muitos cursos ministrados em inglês.
Segundo o Nuffic Neso Brazil, fundação que visa promover cooperação internacional entre universidades holandesas e brasileiras, existem mais de 2.100 programas de ensino superior totalmente ministrados em inglês na Holanda. Já pensou nessa oportunidade?
Independente se você quer fazer graduação ou mestrado nas melhores universidades da Holanda e até quem sabe ganhar uma bolsa para isso, confira a seguir dicas e informações práticas para estudar no país e ter um diferencial na sua carreira!
Depois de ler este artigo você não mais terá dúvida, por exemplo, sobre quanto custa uma faculdade de medicina na Holanda; e ainda, também sobre quais são as universidades públicas da Holanda, se é possível cursar faculdade na Holanda em várias áreas.
Planeje sua viagem => Seguro viagem na Holanda
Bairros para se hospedar em Amsterdam »
Neste artigo você vai ver:
Formas de como estudar na Holanda
Intercâmbio
Diferentemente de outros países da Europa, o intercâmbio de idiomas não é comum na Holanda. Afinal, o holandês é uma língua difícil e o investimento no aprendizado só vale a pena se você tem um objetivo em mente como conseguir um trabalho e/ou imigrar, por exemplo.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Já o intercâmbio cultural, como é o caso do Au Pair, é mais comum. O programa é regulamentado para brasileiros entre 18 e 30 anos e visa a troca cultural entre uma família anfitriã e uma pessoa estrangeira.
Essa pessoa é responsável por cuidar das crianças da família no período máximo de um ano (30 horas semanais), enquanto a família provém acomodação, alimentação, curso e pocket money (entre 300 e 340 euros mensais).
Para participar do Au Pair é obrigatório o uso de agência. Com esse programa é possível estudar holandês, inglês ou até mesmo fotografia ou design. Essa é uma boa oportunidade para trabalhar e estudar na Holanda por um período de um ano! Conheça os tipos de intercâmbio que existem.
CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »
Técnico
O ensino técnico não é tradicional na Holanda como é no Brasil. Os estudantes nível técnico geralmente são alunos do ensino médio direcionados para a preparação profissional de cargos mais técnicos.
O ensino fundamental e médio é bem diferente do brasileiro, preparando os adolescentes para as suas carreiras.
Nesse sentido, é possível atender ao ensino técnico se você concluiu o ensino regular na Holanda. Outro caminho é cursar um programa universitário voltado mais à prática do que à teoria.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Esse é o caso das universidades de ciências aplicadas. Nessa direção, você encontrará a oportunidade de estágios e trabalhos práticos, como todo nível técnico exige.
Universidade na Holanda
Estudar na Holanda requer entender como funciona o ensino superior no país e as suas instituições. Começando pela divisão entre universidade pública e privada, a qual não se aplica da mesma forma que no Brasil.
Afinal, as universidades públicas na Holanda são pagas também. A anuidade irá depender do curso, programa e instituição. Outro ponto importante é a divisão entre as universidades. Existem 3 tipos de instituições de ensino superior na Holanda:
- Universidades de pesquisa
- Universidades de ciências aplicadas
- Institutos de educação internacional
As universidades de pesquisa representam a Wetenschappelijk Onderwijs (WO), isto é, a educação científica. Elas são focadas no aspecto mais acadêmico, em que as carreiras oferecidas geralmente solicitam mestrado e doutorado.
Entre as universidades mais prestigiadas dessa linha de pesquisa estão: University of Amsterdam, Leiden University, Eindhoven University of Technology, Maastricht University, Delft University of Technology e Erasmus University Rotterdam.
Já as universidades de ciências aplicadas representam a Hoger Beroepsonderwijs (HBO), ou seja, a educação profissional superior. Elas focam mais na prática e possuem um módulo de estágio obrigatório.
Entre as universidades de ciências aplicadas se destacam: Amsterdam University of Applied Sciences, Business School Netherlands, Design Academy Eindhoven, University of Arts The Hague e HKU University of the Arts Utrecht.
Os institutos de educação internacional (EI) oferecem cursos avançados em diversas áreas de conhecimento. Geralmente esses institutos são conectados a uma universidade de pesquisa.
Diplomas na Holanda
As universidades de pesquisa e de ciências aplicadas conferem diplomas de bacharel e mestre, enquanto que os institutos de educação internacional geralmente concedem apenas diplomas de mestrado.
Para títulos de doutor (PhD), o diploma é conferido apenas por universidades de pesquisa. Segundo a Nuffic Neso, a duração e o diploma dos programas de estudo são basicamente assim:
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
- Universidades de pesquisa
- Bacharel em Ciências (3 anos)
- Bacharel em Artes (3 anos)
- Mestre em Ciência (1 – 2 anos)
- Mestre em Artes (1 – 2 anos)
- PhD (4 anos)
- Universidades de ciências aplicadas
- Bacharel (4 anos)
- Mestre (1 – 2 anos)
- Institutos de educação internacional
- Mestre em Ciências (1 – 2 anos)
- Mestre em Artes (1 – 2 anos)
- PhD (possível em apenas um instituto – duração flexível)
Qual universidade escolher?
Essa questão vai depender do seu objetivo enquanto estudante e profissional. Se você quer algo mais prático, invista na universidade de ciências aplicadas. Já se o seu interesse é voltado para a área acadêmica, invista nas universidades de pesquisa.
Os requisitos de admissão nas universidades variam muito de curso para curso, assim como de instituição para instituição. Por isso, você deve pesquisar os cursos e ver o que melhor se encaixa no seu perfil.
Em questão de valores, os cursos de graduação giram em torno de 7 mil euros por ano, enquanto que cursos de mestrado ficam entre 12 e 15 mil euros por ano. O valor exato vai depender da área, curso e universidade escolhidos.
Se você tem dupla cidadania há a vantagem de pagar a anuidade até 3 vezes mais barata. Uma graduação pode sair por aproximadamente 2 mil euros para cidadãos europeus, por exemplo.
Melhores universidades da Holanda
Segundo o Times Higher Education’s World University Rankings 2019, 13 universidades holandesas estão na lista das 250 melhores do mundo. Elas se concentram em 12 diferentes cidades distribuídas pelo mapa turístico da Holanda, sendo que duas instituições estão em Amsterdam.
Essas universidades oferecem ao todo mais de 40 programas de graduação e pós-graduação em inglês. Quer saber o nome delas? Confira a lista a seguir:
- Delft University of Technology
- Wageningen University & Research
- University of Amsterdam
- Leiden University
- Erasmus University Rotterdam
- Utrecht University
- University of Groningen
- Radboud University Nijmegen
- Maastricht University
- Vrije Universiteit Amsterdam
- Eindhoven University of Technology
- University of Twente
- Tilburg University
Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »
Graduação na Holanda
A graduação é um caminho interessante para começar a estudar na Holanda. Nas universidades de ciências aplicadas você tem uma enorme diversidade de programas que vão desde economia até agricultura, saúde e artes.
A maioria das instituições oferecem certa liberdade aos estudantes para definir o conteúdo e estrutura do programa. Sem contar a experiência prática a partir dos estágios. Lembrando que a graduação nessas universidades dura 4 anos.
Já nas universidades de pesquisa você se prepara para um estudo mais profundo sobre uma área específica como medicina, engenharia, tecnologia, linguagem, ciências sociais e cultura, por exemplo.
Nesses programas de pesquisa é geralmente necessária a produção de uma tese para concluir o título de bacharel e assim poder seguir para o mestrado. A graduação nas universidades de pesquisa dura 3 anos.
Medicina na Holanda
Irei aqui expor o exemplo de curso de medicina na Holanda para brasileiros interessados nessa carreira. Entre as melhores instituições que oferecem a graduação em medicina está a University of Groningen (BSc in Medicine – Global Health).
O curso é oferecido em período integral, com a duração de 3 anos e a anuidade é de 32 mil euros, ou seja, cerca de R$ 140 mil por ano. Às vezes sai o mesmo valor ou até mais barato do que estudar em uma boa universidade privada no Brasil.
Pós-graduação na Holanda
Geralmente, os brasileiros que optam por estudar na Holanda focam na pós-graduação, especialmente nos programas de mestrado. Nas universidades de ciências aplicadas o objetivo principal é melhorar a competência profissional em um setor específico.
Por isso, muitos programas de mestrado são ministrados em meio período, já que o estudante estará provavelmente trabalhando. Em geral, os cursos podem durar de 1 ano até 4 anos, dependendo do programa.
As universidades de pesquisa possuem programas voltados ao mestrado acadêmico, mestrado em pesquisa e mestrado para treinamento de professores. Todos eles têm como foco a realização de investigação independente.
Os programas podem durar de 1 até 3 anos. Mestrado em medicina, por exemplo, tem a duração de três anos. Já o mestrado em engenharia tem a duração de 2 anos. A duração exata depende da universidade e do programa selecionado.
Bolsas de graduação e pós-graduação na Holanda
Estudar na Holanda não é lá muito barato, mas existem bolsas de graduação, mestrado e especialização para facilitar a vida de estudantes e pesquisadores brasileiros. O programa mais famoso nesse sentido é o Orange Tulip Scholarship Brazil (OTS).
Criado pelo Nuffic Neso Brazil, em 2012, ele concede bolsas (integrais e parciais) para estudantes brasileiros, privilegiando a excelência acadêmica. As bolsas cobrem o valor da anuidade e em alguns casos outros custos, como seguro e visto.
O OTS envolve cursos de graduação (completo ou último ano), pós-graduação (completo) e MBA em várias áreas de conhecimento ministrados em inglês e de qualidade reconhecida internacionalmente.
Em 2019, por exemplo, o programa contou com mais de 70 bolsas de estudos exclusivas para brasileiros, mais de 30 institutos participantes e benefícios de até 50 mil euros em anuidades e ajuda de custo em cursos nas áreas de artes, ciências biológicas e saúde, exatas, tecnológicas e humanas.
Além do OTS, existem outros programas de bolsas concedidos por instituições e fundos privados. Lembrando que para se candidatar a qualquer bolsa é necessário já ter recebido a carta de aceite de uma universidade.
Como preparar os estudos na Holanda
Assim como qualquer país, a Holanda possui um processo burocrático de acesso à universidade que demanda tempo e dinheiro. O ideal é começar a se preparar com um ano de antecedência, e você pode seguir os passos abaixo:
- Pesquise os programas de estudos de sua preferência;
- Encontre um curso que atenda às suas expectativas;
- Verifique todos os pré-requisitos do curso;
- Entre em contato com a instituição para tirar dúvidas;
- Confira como funciona o processo de visto (www.ind.nl/en/study/Pages/study-at-university.aspx);
- Ao atender aos pré-requisitos tanto da instituição quanto do governo holandês, comece o seu processo de inscrição no curso diretamente com a instituição.
Olhando assim parece fácil. E na verdade é, basta fazer uma boa pesquisa, se planejar financeiramente e atender aos requisitos do curso escolhido para preparar o seu intercâmbio na Holanda.
Dicas para intercâmbio na Holanda
- Pesquise a possibilidade de bolsas de estudo;
- Comprove a proficiência do inglês (no caso dos cursos ministrados em inglês) alcançando a nota mínima do teste recomendado pela instituição (IELTS e TOEFL são os mais comuns);
- Faça um seguro viagem que atenda às suas necessidades;
- Procure acomodação com antecedência para garantir um bom custo-benefício;
- Mantenha contato com a instituição para eventuais dúvidas do processo;
- Verifique todas as informações sobre documentos no site do consulado (www.holandaevoce.nl) e no site do Serviço de Imigração e Naturalização (www.ind.nl/en/study);
- Pesquise e acompanhe grupos no Facebook de estudantes na Holanda;
- Aprenda o básico do holandês para se virar bem no dia a dia (e se você quiser morar na Holanda e trabalhar, invista bastante no aprendizado do idioma para conseguir melhores oportunidades);
- Acompanhe dicas e informações sobre a cultura, turismo, trabalho e lazer na Holanda (essa é fácil e você já está fazendo só de acessar o blog, parabéns!).
Vale a pena estudar na Holanda?
Se você procura enriquecer o seu currículo profissional ao ter uma experiência morando no exterior, certamente estudar na Holanda vale a pena. Afinal, o país é um dos melhores do mundo para morar, trabalhar e estudar.
Muitas pessoas optam por fazer um intercâmbio na Holanda e voltar ao Brasil com um grande diferencial na trajetória profissional e acadêmica. Já outros pensam nos estudos como um caminho para fixar residência na Holanda ou em outro país.
Independentemente da sua escolha, investir em educação é muito importante para garantir melhores oportunidades de trabalho e, consequentemente, qualidade de vida. Um período fora do Brasil vai te ajudar bastante nisso!
E aí, está pensando no assunto? Conta para a gente o que você que pretende estudar na Holanda deixando um comentário!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *