Custo de vida na Holanda: aluguel, alimentação, transporte

Custo de vida na Holanda: aluguel, alimentação, transporte

Por mais que o custo de vida na Holanda seja um tema que depende de muitos fatores, existem alguns pontos comuns que definem as despesas médias de aluguel, alimentação, transporte, educação e saúde no país.

Se você está pensando em visitar, passar uma temporada ou até morar definitivamente na Holanda, é interessante se planejar e conhecer melhor o país antes de tomar qualquer decisão.

Assim, você evita possíveis surpresas e frustrações no seu bolso ao viver em um dos países com melhor índice de qualidade de vida no mundo.

E aí, preparado para saber mais sobre o custo de vida no país das tulipas? Confira a seguir informações e dicas úteis sobre o assunto!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Amsterdam

Seguro viagem Holanda »

 

Custo de vida na Holanda: é caro?

Custo de vida na Holanda
Cidades maiores, como a capital Amsterdam, costumam ser mais caras.

Não é novidade que o custo de vida na Holanda na Europa é alto. As despesas com aluguel, transporte e alimentação são mais caras quando comparadas aos países vizinhos, como Bélgica e Alemanha, por exemplo.

No entanto, dependendo da cidade, os custos podem cair bastante e ficar dentro do esperado no orçamento.

Amsterdam, Haia, Maastricht, Utrecht e Rotterdam são cidades com muitos atrativos turísticos e conexões com cidades menores da Holanda.

Por isso, elas possuem um custo de vida mais alto. Mas, antes de falarmos sobre valores, vamos dar uma dica para você não cair em uma ideia falsa sobre as despesas para viver no país.

Para avaliar o verdadeiro custo de vida na Holanda é importante evitar a conversão direta da moeda. Aliás, a tendência que temos é converter o euro para o real e já se assustar com o preço.

Porém, não levamos em conta o fator salário e poder de compra, que são indispensáveis para saber o custo de vida de qualquer país.

Compare quanto ganha uma pessoa no Brasil e quanto ganha uma pessoa na Holanda. Após isso, avalie as despesas e busque entender as diferenças no orçamento.

Esse é um método justo para descobrir o custo de vida. Aqui vamos apresentar despesas básicas para morar na Holanda.

Tenha em mente que o salário mínimo atual na Holanda é de  1.615,80 euros. Logo, vou começar com o item que mais pesa no orçamento: moradia.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Quanto custa o aluguel na Holanda?

Aluguel em Amsterdam
Preço do aluguel depende da cidade e tamanho do imóvel.

Despesas com aluguel são um dos pontos que mais encarecem o custo de vida na Holanda. Tamanho e tipo de moradia, despesas básicas inclusas, mobília, impostos e localização são os fatores que diferenciam o preço do aluguel no país.

Existem duas opções para alugar moradia na Holanda. A primeira é alugar um quarto – alternativa mais viável para estudantes e quem vai morar sozinho –, e a segunda é alugar um apartamento, opção mais voltada para casais ou famílias.

O aluguel de um quarto com gastos de água, eletricidade, gás e internet inclusos varia entre 400 e 700 euros por mês. Já um apartamento com dois quartos fica entre 1.400 euros (área mais afastada) e 1.900 euros (área central). Saiba mais sobre internet na Holanda.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Custo médio por m² em Amsterdam

Em Amsterdam, alugar um apartamento custa em média 1.500 euros, podendo chegar até mais de 3 mil euros, dependendo da localização. As contas de água, eletricidade, gás, internet, entre outras, giram em torno de 200/300 euros mensais para duas pessoas.

Segundo estatísticas de 2018, o custo médio por metro quadrado de imóvel nas cidades holandesas era de aproximadamente 16 euros. J

á em Amsterdam, média é de 23 euros por m². Isso significa que por 1.400 euros você aluga um apartamento de um quarto em Amsterdam, mas em um vilarejo mais afastado, pelo mesmo valor, pode alugar um apartamento com três quartos.

Dica => Como usar WhatsApp no exterior

 

Quanto custa o transporte na Holanda?

Transporte público na Holanda
Metrô em Amsterdam | Foto: Maurits90, via Wikimedia Commons.

Despesas com transporte definitivamente pesam no custo de vida na Holanda. Em compensação, o serviço de transporte público e privado é excelente e incluí desde ônibus, trens e metrô até bicicletas, táxis e balsas.

É possível pagar por assinaturas mensais de transporte público, onde os preços dependem das zonas que você vai usar. Existem tickets com diferentes valores para Amsterdam, Roterdã e Haia, por exemplo.

Em Amsterdam, um bilhete unitário de transporte custa 3,20 euros. Assinatura mensal para usar todos os meios de transporte gira em torno de 90 euros. Os valores dependem do tipo de assinatura, zona e idade (crianças e estudantes pagam menos).

Opção => Cruzeiro para Keukenhof

 

Ande de bicicleta na Holanda

O que fazer em Amsterdam durante o dia
Amsterdam tem 500 km de ciclovias e 100 km de canais.

Um meio de transporte bastante econômico e viável na Holanda é a bicicleta. O país possui ciclovias em basicamente todos os lugares, inclusive rodovias. E como grande parte do território é plano, não é tão difícil entrar no clima dos holandeses.

   

É possível alugar uma bicicleta com o cartão de transporte público da empresa ferroviária NS (3,85 euros por 24 horas). Para quem vai morar por um período de longa duração, vale a pena comprar uma bicicleta e sair andando por aí.

Táxis são caros (3,60 euros valor inicial de bandeira 1). Para quem abastece o carro, a gasolina custa em média 1,60 euros o litro. E se você deseja saber como é o aluguel de carro na Holanda, nesse artigo há dicas para conseguir o melhor custo-benefício.

Divertido => Segway em Amsterdam

 

Quanto custa a alimentação na Holanda?

Gastronomia na Holanda
Pratos típicos da Holanda | Foto: Riki1979, via Wikimedia Commons.

Quando estamos falando no custo de vida na Holanda, a alimentação é um fator muito importante. Afinal, não dá para viver só de batatas fritas, stroopwafels, cerveja e queijos todos os dias! Antes dos preços, conheça as comidas típicas da Holanda.

Em geral, a alimentação na Holanda é de ótima qualidade e de preço razoável se pensarmos no salário mínimo do país.

Em Amsterdam, um casal gasta em média 350 euros por mês em alimentação. Os itens mais caros são a carne e o queijo. Um quilo de peito de frango custa em média 9 euros, enquanto um quilo de queijo fresco custa aproximadamente 11 euros.

Delícia => Food tour em Amsterdam

 

Preços de alimentos básicos na Holanda

Entre as curiosidades da Holanda está preços médios de produtos de alimentação básicos na Holanda. Um litro de leite custa cerca de 0,89 euros, um quilo de pão custa 1,15 euros, um quilo de arroz 1,75 euros, e uma dúzia de ovos 2,29 euros.

O quilo de bananas custa em média 1,80 euros, de maçãs 1,98 euros, de laranjas 1,49 euros, de tomates 2,56 euros e de batatas 1,31 euros. Para quem gosta de bebidas alcoólicas, uma cerveja nacional (500 ml) custa cerca de 1,16 euros e uma garrafa de vinho de qualidade média custa 5 euros (preços no mercado).

Jantar fora custa em média 22 euros por pessoa (refeição normal) ou 35 euros por pessoa (refeição com aperitivos de entrada, prato principal e sobremesa). Ah, e o cafezinho? Esse sai em média 2,50 euros.

Imperdível => Excursão para Volendam

 

Quanto custa a educação na Holanda?

Educação na Holanda
Educação é gratuita na Holanda até os 16 anos.

A educação é um dos fatores que influencia o custo de vida na Holanda, especialmente para jovens e adultos.

Isso porque a educação é gratuita para crianças até os 16 anos, apenas uma contribuição anual é cobrada pelas escolas. Essa contribuição, varia de escola para escola, está inclusa ajuda extra para passeios na Holanda, por exemplo.

O material é gratuito. Não existem taxas de matrícula, uniformes e na maioria das vezes cada criança leva o seu lanche de casa. A história muda quando falamos em universidade.

Para não-europeus, cursos de graduação giram em torno de 7 mil euros por ano, e cursos de mestrado ficam entre 12 e 15 mil euros por ano. O valor exato vai depender da área escolhida e universidade.

Descubra => Heineken Experience em Amsterdam

 

Diferença entre não-europeus e europeus

Quem possui cidadania europeia tem a vantagem de pagar até 3 vezes mais barato que nós brasileiros, por exemplo.

A anuidade de um curso de graduação é de aproximadamente 2 mil euros para europeus. Às vezes, o valor de um curso na Holanda pode sair até mais barato que um curso em universidade privada no Brasil.

   

É preciso pesquisar e se planejar para atender os requisitos de entrada em uma universidade holandesa. Cursos de idioma variam bastante na mensalidade.

Um curso semestral de holandês pode sair entre 450 e 950 euros. O preço vai depender da escola, localização, método utilizado, pacote de aulas etc.

Dica => Walking Tour em Gouda

 

Quanto custa a saúde na Holanda?

Saúde em Amsterdam
Sistema de saúde na Holanda não é gratuito, precisa ter um seguro.

Ao pesquisar sobre custo de vida na Holanda, muita gente esquece do fator saúde básica. Afinal, é obrigatório ter um seguro de saúde básico privado ao morar no país.

Ou seja, o sistema de saúde não é gratuito. Os preços variam de seguradora para seguradora, além da idade e gênero.

Em geral, o valor do seguro saúde é de aproximadamente 100 euros por mês. Crianças e adolescentes de até 18 anos estão incluídos no seguro de saúde dos pais.

As consultas médicas (clínico geral) custam em média 40 euros, medicamentos para gripes e resfriados (por 7 dias) custam aproximadamente 10 euros.

Confira => Tour privado em Eindhoven

 

Outros custos na Holanda

Preços dos itens básico em Amsterdam
Ingresso de cinema custa 12 euros.

Após essa média geral de valores, colocar tudo no lápis pode te assustar a princípio. No entanto, é preciso lembrar que a Holanda possui um dos índices de salário mínimo mais altos da Europa e entrega uma qualidade de vida de referência mundial.

Com um salário mínimo é possível viver bem e ter dinheiro para lazer e entretenimento. Aproveite e veja qual moeda levar para Holanda.

Uma entrada para o cinema custa em média 12 euros, uma cerveja em um pub 5 euros, um lanchinho na rua 7 euros, a inscrição mensal da academia 30 euros. Seu orçamento vai depender do seu estilo de vida e da cidade em que vai morar. Confira também tudo sobre o mapa da Holanda.

Divertido => Excursão para beber em Amsterdam

 

Custo de vida na Holanda: vale a pena?

Como você já pode ter percebido, o custo de vida na Holanda é bem mais caro se comparado ao Brasil e até outros países europeus. Por outro lado, a Holanda garante uma ótima estrutura básica para os locais e imigrantes. Afinal, o país oferece segurança, transporte, alimentação, sistema de saúde e educação de alta qualidade.

Ah, existem diferenças de custo de vida entre as cidades da Holanda, especialmente entre a região norte e sul do país. Mas esse é assunto para outro post! E aí, você acha que vale a pena ou não viver na Holanda?

Ficou com dúvida? Tem alguma dica? Deixe nos comentários abaixo.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

Ana, 25 anos, é gestora ambiental no diploma e redatora no dia a dia. Apaixonada por diferentes culturas, já morou na Espanha, na Bélgica, e hoje mora na Holanda. Ama viajar, escrever e viver novas aventuras, além de sonhar acordada e rir sozinha.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Rodrigo Ferronato

    Oi Ana, meu nome é Rodrigo, também sou formado em Gestão Ambiental e tenho cidadania italiana! Gostaria de imigrar para a Holanda. Poderia me ajudar com mais informações?