5 cidades mais baratas da França para morar e viver com qualidade

5 cidades mais baratas da França para morar e viver com qualidade

Descobrir quais são as cidades mais baratas da França para morar é uma tarefa importante para quem está planejando se mudar para o país das baguetes e dos vinhos.

Quando se está prestes a deixar seu país de origem é preciso refletir acerca dos pontos positivos e negativos da cidade destino. A França agrada a todos os perfis, seja estudante, aposentado, solteiro ou família.

Embora muita gente sonhe em morar em Paris, saiba que a cidade luz é cara para se viver. Mas, existe uma infinidade de lugares, inclusive cidades do interior da França, que são dignos de serem escolhidos para ser sua nova casa.

O bom clima, as lindas paisagens, a oferta cultural e histórica da França são ingredientes que atraem muitos estrangeiros. Além disso, o custo de vida e as oportunidades de trabalho presentes em várias cidades motivam muitos brasileiros.

Se você sonha em morar na Europa e quer saber quais são as cidades mais baratas para morar na França, continue a leitura desse artigo, pois trago uma lista de cidades para te ajudar no seu planejamento.

Conectado => Internet na França

Seguro viagem para França »

 

Cidades mais baratas da França para morar

  1. Besançon
  2. Limoges
  3. Perpignan
  4. Saint-Étienne
  5. Brest

Há várias cidades da França que são baratas para morar e selecionar apenas algumas é uma tarefa difícil. Assim, fiz uma lista de cinco cidades, com base em estudos que têm como o principal indicador o preço dos aluguéis por m² e, também, despesas domésticas e transporte.

Vale dar uma estudada no mapa da França para entender as regiões.

Além disso, veja esses artigos para auxiliar no planejamento:

No artigo levei em conta os dados do site Clameur, que analisa os mercados habitacionais para embasar as escolhas das cidades e também o custo de vida geral de cada lugar utilizando como norte as pesquisas do site Numbeo.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Onde viver com qualidade na França

Besançon

cidades baratas na França para brasileiros
É uma cidade cercada por colinas e atravessada pelo rio Doubs.

Besançon é uma cidade situada no departamento de Doubs, na região Bourgogne-Franche-Comté, a 60 km da Suíça. Com seus mais de 115 mil habitantes, é uma cidade cercada por colinas e atravessada pelo rio Doubs. Seu clima se altera significativamente, no verão pode ser bem quente e no inverno muito frio.

É considerada uma cidade estudantil, uma vez que uma pessoa em cada cinco é estudante e, além disso, é uma cidade que abre diversas oportunidades no campo da pesquisa. Besançon foi o primeiro lugar que conheci na França e me encantei de primeira pela cidade natal do poeta e escritor Victor Hugo.

É reputada por sua tradição na relojoaria e possui lugares muito charmosos para visitar. Seu centro histórico revela uma arquitetura impressionante, uma vez que a cidade conserva seus edifícios de época que não foram destruídos pela guerra e foram erguidos com uma pedra típica da região nos tons azul e amarelo.

A cidade conta também com vestígios da era romana, como a Praça Castant e a famosa Porte Noire, que é um arco do triunfo. Foi considerada Cidade da Arte e da História devido ao seu rico patrimônio histórico, cultural e arquitetural que engloba museus, orquestra, teatro, bibliotecas entre outros.

Como morar na França
Citadelle | Foto: Arnaud 25, via Wikimedia Commons.

A cidade conta com uma Citadelle, que é uma fortaleza construída por Vauban e impressiona pelo seu tamanho (11 hectares). Está localizada a 100 metros acima do nível da cidade, o que proporciona uma vista fantástica da Besançon. Veja outros passeios na França.

Oferece uma série de opções culturais para explorar no seu interior como: visita aos museus que contam a história da cidade. Essa é uma das atrações turísticas principais do local, que é uma das cidades mais baratas da França para morar.

Um dos fatores que tornam Besançon uma cidade barata para morar na França é o aluguel que possui uma média de 9,6 euros/m².

Esse é considerado um valor muito acessível em relação a média francesa que é de 12,6 euros/m². Em termos de alimentação e faturas domésticas, Besançon é mais barata que a média das cidades francesas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ela é uma cidade pequena com toda a estrutura que uma cidade grande possui. Com um excelente sistema de transporte e uma grande preocupação com o meio ambiente, ela é upara quem quer aproveitar da natureza sem sair do meio urbano.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na França

 

Limoges

cidades para Morar barato na França
Limoges | Foto: NoéDiakubama, via Wikimedia Commons.

Limoges fica na região sudoeste da França, em Nouvelle-Aquitaine. Possui cerca de 133 mil habitantes e é conhecida por suas porcelanas do século XIX, esmaltados e vitrais. Devido a sua localização, possui um clima ameno com invernos suaves e verões quentes e secos – é o tipo de cidade que pode interessar aos brasileiros.

A Capital da Porcelana, como é conhecida, possui características arquitetônicas gótica, romana, medieval e moderna. Além da produção de porcelana esmaltada, Limoges é conhecida também pela fabricação de tonéis de carvalho para armazenação de conhaque.

A cidade se divide em duas partes: a La Cité ou a velha Limoges, cercada pela catedral de Saint-Étienne e suas ruelas estreitas; e La Ville Haute, antigo bairro do castelo dos viscondes. Seus 2000 mil anos de história fazem de Limoges uma cidade rica culturalmente.

Entre seus principais atrativos estão a catedral de Saint-Étienne que tem um estilo gótico e levou séculos para ser construída; os Jardins de l’Évêché, onde é possível admirar diversas esculturas e plantas aquáticas e o museu que conta a história da porcelana – você pode comprar antecipado ingresso ao Museu Nacional da Porcelana Adrien Dubouche.

Custo de vida em Limoges
Catedral de Limoges | Foto: Aratar, via Wikimedia Commons.

Limoges se configura como uma das cidades mais baratas para se viver na França quando levamos em consideração, principalmente, o valor do aluguel. A média da cidade é de 8,9 euros/m², revelando um valor bem abaixo da média francesa.

Você também fará uma boa economia no que se diz respeito ao transporte público, pois o valor de um plano mensal fica em torno de 34 euros, que é inferior ao valor da média das grandes cidades francesas. Os gastos domésticos com eletricidade, água, internet e climatização também revelam preços mais atraentes que a média.

Limoges já foi considerada a segunda melhor cidade da França para se viver, devido ao seu baixo custo e qualidade de vida. Se você procura uma cidade pacata, de tamanho médio, que oferece uma variedade cultural e histórica significativa, a Capital da Porcelana pode ser uma boa escolha pra você!

 

   
   

Perpignan

custos das cidades para Morar na França
Clima é bem quente no verão e os invernos são amenos.

Perpignan se localiza no departamento dos Pyrénées-Orientales, na região da Occitanie, sendo uma das cidades do sul da França, pertinho da divisa com a Espanha. Com cerca de 122 mil habitantes, ela está situada entre o mar mediterrâneo e a linda cadeia de montanha dos Pirineus.

Perpignan é de longe uma das minhas cidades preferidas da França. Essa região é completamente fascinante e traz uma forte influência espanhola que agrega um charme todo especial. O clima é bem quente no verão e os invernos são amenos. Talvez a parte um pouco desagradável sejam os ventos em excesso.

Antiga capital do Reino de Maiorca, Perpignan possui vestígios da sua rica e tumultuada história e conta com vários monumentos cívicos e militares. A cidade possui marcas da era medieval, época do seu nascimento. Ao passear por essa cidade encantadora, você vai se deparar com uma mistura da arquitetura francesa com a catalã.

Entre os seus principais pontos turísticos se encontra o Castillet, que é o emblema da cidade e representa a antiga porta principal da entrada de Perpignan. Esse “pequeno castelo” foi uma prisão no século XVIII e hoje é a Casa Parial, Museu Catalã de Artes e Tradições Populares.

Vagas na França
Perpignan fica perto da Espanha.

A Catedral Saint-Jean de estilo gótico coleciona várias obras de arte, pinturas e estátuas e é considerada um importante monumento histórico da cidade. O Palais des Rois de Majorque é um dos símbolos mais imponentes da identidade catalã. Se trata de um palácio que testemunha a riqueza e a importância desse pequeno reino na época medieval.

Perpignan se configura como uma cidade barata para morar na França. O preço médio da locação é de 9,7 euros/m² e é fácil encontrar imóveis de dois ou três dormitórios com preço acessível no Centro.

Os gastos domésticos, como água, eletricidade, aquecedor e internet tem a média de 106 euros por mês, enquanto em Paris fica no mínimo em torno de 180 euros.

Um outro ponto interessante é a proximidade com a Espanha, onde os preços são muito mais baixos que na França. Você pode até alugar um carro na França e cruzar a fronteira para visitar as cidades próximas na Espanha. Boa ideia, né?

Muitos perpignanais e franceses outras cidades fazem suas compras mensais nas cidades de Perthus e Jonquera, na fronteira dos dois países. Em alguns itens, é possível fazer uma economia de mais de 50%, o que torna a vida em Perpignan mais barata.

Saiba mais => Viagens e voos low cost na Europa

 

Saint-Étienne

Como é morar na França
Clima da cidade é ameno e não apresenta invernos muito rigorosos.

A cidade de Saint-Étienne está localizada na região Auvergne-Rhône-Alpes, a 1 hora de Lyon. Com essa proximidade você até pode fazer um bate-volta para aproveitar uma excursão gastronômica em Lyon com degustação.

Com cerca de 172 mil habitantes, ela tem a fama de ser uma cidade cinza entre os franceses, contudo, seu é clima é ameno e não apresenta invernos muito rigorosos, se compararmos com o norte da França e os verões são suaves, às vezes quentes.

Saint-Étienne possui tudo que as outras cidades têm: uma grande oferta cultural de qualidade, espaços verdes bem cuidados, igrejas centenárias e importantes monumentos históricos. Ela faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, juntamente com metrópoles como Berlin e Montreal.

A cidade possui alguns museus que ilustram o passado industrial e a extração de carvão, como o Musée d’Art et d’Industrie e Musée de La Mine.

A Cité du Design, reconhecida mundialmente, é um complexo onde se encontram diversas estruturas icônicas do design contemporâneo e a Tour d’Observation, que é uma torre onde se tem uma vista fantástica da cidade.

Custo de morar na França
Musée d’Art et d’Industrie | Foto: Daniel Villafruela, via Wikimedia Commons.

Mesmo sendo uma cidade pequena, Saint-Étienne oferece todo conforto de cidade grande. Nas proximidades, você poderá encontrar montanhas, floresta, uma base náutica, tudo isso a 15 minutos da cidade.

Ela é considerada uma cidade barata para se viver na França quando falamos em moradia e transporte. Com um dos aluguéis mais baixos da França, você pagará 8 euros/m² enquanto em cidades vizinhas, como Grenoble, você pagará 12,4 euros/m².

Em relação ao transporte, o plano mensal é um dos mais baratos da França (30 euros) e, por ser uma cidade pequena, você consegue fazer tudo o que precisa a pé ou de bicicleta, o que gera uma baita economia no final do mês.

Veja também => Roteiro de viagem na Europa

 

Brest

Cidades França
Brest oferece uma infinidade de atividades marítimas.

Brest é uma cidade localizada na região Bretagne, no extremo oeste da França. Possui cerca de 140 mil habitantes habitantes e uma das principais vantagens é possuir uma oferta de serviços de uma cidade grande. O clima é frio.

   
   

Os invernos são frios e chuvosos e os verões são bem suaves, sendo raros os dias com mais de 30°C. Para entender o clima do país, veja quando ir para a França.

Devido a sua proximidade do Oceano Atlântico, Brest oferece uma infinidade de atividades marítimas, como o kitesurf, windsurf e paddle.

É uma cidade agitada em termos de eventos, principalmente festivais marítimos, como desfiles em pleno mar e fogos de artifícios que chamam atenção dos turistas.

Brest foi reconstruída depois da segunda guerra mundial, mas, ainda assim, é possível ver as marcas do seu passado no centro histórico da cidade. Pra quem gosta de cultura, há museus muito interessantes como o Musée National de la Marine e o Musée des Beaux-Arts.

Além disso, a cidade conta com o Océanopolis, um centro de pesquisa dedicado aos oceanos, onde é possível encontrar aquários com vida selvagem marinha em zonas temperadas, polares e tropicais e é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Morar em Brest
Brest foi reconstruída depois da segunda guerra mundial.

Brest tem um dos valores de aluguel mais em conta da França, com 8,3 euros/m². A comparação é discrepante quando levamos em consideração Paris, que tem a média de preço em torno de 26,2 euros/m².

Em termos de despesas com supermercados e custos domésticos, os preços são muito acessíveis e, novamente, em relação a Paris, é uma cidade bastante econômica.

Antes de escolher a cidade para morar você pode fazer um tour com ônibus turístico em Brest e conhecer os locais mais importantes.

Pode ser interessante também no quesito emprego para os brasileiros, visto que há novas empresas se instalando na cidade nos últimos anos e a atratividade econômica e turística vem chamando a atenção de estrangeiros. Brest fecha a lista de cidades mais baratas da França.

Como ter? => Chip celular na Europa

 

Dicas das cidades mais baratas da França

Há diversas cidades da França baratas para morar e é um trabalho árduo escolher apenas algumas para apresentar. Nesse artigo escolhi cinco cidades, em regiões distintas do país, algumas no interior da França, presentes no topo da lista de local com moradia a preços mais acessíveis.

Saint-Étienne se configura, entre as cidades que apresentei aqui, a cidade mais barata para morar na França. Contudo, Perpignan, Besançon, Limoges e Brest são cidades que, assim como diversas outras, possuem o custo de vida muito mais acessível que a capital, Paris.

Morar na França legalmente significa que você vai viver tendo como base o salário mínimo francês, que te permite viver bem e com uma excelente qualidade de vida, dependendo da cidade em que você deseja morar. Espero que essas informações possam te auxiliar de alguma forma na hora de escolher sua futura cidade francesa.

Confira esse vídeo do site oficial de turismo da França sobre a cultura francesa:

Pretende morar em alguma das cidades mais baratas da França? Conte mais nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. lindaci medeiros

    Bruna, tbm sou aquariana, reikiana e Karina Reiki, rsrs! Sempre achei que o mundo é grande demais para ficar num lugar só, fiz turismo qdo adolescente e agora numa fase madura, faço artes e irei me formar nesse ano, meu sonho é ir para frança para uma cidade pequena! Adorei seu artigo e gostaria de saber mais sobre! Como ir pra frança com a cara e a coragem, é possível, ou vc acha utopia? Desde já, grata