Primeira vez no Canadá: tudo para seu planejamento de viagem

por Adriane Costa

Primeira vez no Canadá: tudo para seu planejamento de viagem

A primeira vez no Canadá requer conhecimento sobre o local, assim como qualquer outra viagem que se faça para um país desconhecido. Para tirar de letra todas as novidades que você encontrará, como cultura, costumes, gastronomia e até saber quais os pontos turísticos mais famosos, se faz necessário estudar o destino.

Antes de finalmente chegar ao Canadá, muito planejamento deve ser feito. É necessário compreender toda a burocracia, como passaporte, visto, seguro viagem e todas as outras coisas que o Canadá exige para entrar no país. Ter uma noção também sobre o comportamento dos canadenses será importante e, certamente, ajudará muito durante a sua estadia nas cidades canadenses. A seguir, dou várias dicas para você que está indo para primeira vez no Canadá, baseadas na minha vivência neste país maravilhoso da América do Norte.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Canadá

Seguro viagem para o Canadá »

 

Dicas para primeira vez no Canadá

Primeira vez no Canadá
Saiba tudo e aproveite sua primeira vez no Canadá.

 

Passaporte

Tirar o seu passaporte é o primeiro passo para dar início à viagem internacional, além de ser o documento mais importante para a solicitação do visto. O documento pode ser emitido sem muita burocracia e sem grandes custos pelos posto de atendimento do Departamento da Polícia Federal.

Para dar início ao requerimento do documento, você precisa primeiramente realizar a solicitação do seu passaporte, preencher um formulário online, pagar e, após a compensação bancária, você pode agendar o atendimento, que pode ser feito online.

No dia agendado, você deve comparecer a um dos postos de atendimento do Departamento da Polícia Federal da sua cidade, levar os documentos necessários, tirar a foto e as digitais. Após esta primeira visita, você retornará ao posto de atendimento do Departamento da Polícia Federal após alguns dias para retirá-lo, e lembre-se: o documento só pode ser retirado pelo próprio solicitante.

Por falar nisso, veja quais são os países que não precisam de passaporte para viajar.

Conecte-se => Internet no Canadá

 

Visto

Turismo no Canadá
Visto de Turismo tem a duração de 6 meses a 5 anos.

Para entrar no Canadá legalmente é necessário fazer o visto canadense e, para solicitar o visto, é preciso saber qual é o objetivo da sua viagem para providenciar o visto correto, sendo que existem vários tipos diferentes.

Normalmente, o processo de solicitação de visto é encarado como algo complicado e que gera muito estresse durante o planejamento da viagem, mas nem sempre é assim. O visto canadense pode ser solicitado online através do site do governo canadense.

A taxa de rejeição das solicitações de visto para o Canadá são muito baixas. Portanto, seguindo todas as orientações do site do governo canadense, a chance de ter seu visto negado é muito pequena. Para conferir mais informações sobre os tipos de visto para o Canadá, dê uma olhada no artigo sobre os tipos de visto para o Canadá, onde dou mais informações sobre os documentos necessários e outros detalhes importantes no momento da solicitação do visto.

Ah, e quer uma dica de economia? Quem tem visto americano pode entrar no Canadá. Então, você paga um pouco a mais e tem entrada em dois países vizinhos.

Descubra => Melhores passeios do Canadá

 

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para entrar no Canadá, no entanto, como estamos falando de um país de neve e frio intenso, é sempre bom estar protegido e contratar algum plano, nem que seja o mais simples. Por isso, pesquise e compare os melhores preços de seguro viagem para o Canadá.

Se durante a sua viagem você pretende se aventurar nos esportes de inverno, é bom ficar ligado e contratar um plano que cubra gastos com despesa médica hospitalar para a prática de esportes. Afinal, imprevistos podem acontecer e é bom estar preparado para encarar possíveis adversidades da forma mais segura possível.

No post Precisa fazer seguro viagem para Canadá? dou mais informações e dicas de preços e qual a melhor cobertura. Lembrando que o seguro não é obrigatório, mas, caso você esteja indo para o Canadá para estudar por um tempo, o seguro saúde é, sim, essencial para que você possa iniciar seus estudos no país. Confira aqui as opções de seguro viagem para estudante.

 

Moeda

Qual moeda usar no Canadá
Descubra qual moeda levar para o Canadá.

A moeda utilizada no Canadá é o dólar canadense, que é muitas vezes confundido com o dólar americano. O dólar canadense possui um valor mais elevado que a moeda brasileira (Real) e um valor um pouco menor que o dólar americano.

É de extrema importância que você chegue no país com uma quantidade razoável da moeda local e, caso precise fazer o câmbio no Canadá, é importante ficar ligado na variação cambial para conseguir os melhores valores no momento da compra.

Levar o dinheiro em espécie para a sua viagem no Canadá é importante, assim como é aconselhável levar um cartão de crédito internacional. Dessa maneira, você tem duas formas de utilizar o seu dinheiro e, caso dê algum problema em alguma delas, você não fica sem dinheiro.

Para mais informações sobre a moeda local, saiba qual moeda levar para o Canadá: dólar canadense x dólar americano x real, onde dou maiores detalhes sobre a moeda do Canadá, além de várias outras dicas importantes.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Como fazer?=> Viagem barata para o Canadá

 

Vacina

Para viajar para o Canadá não é necessário apresentar comprovação de nenhuma vacina específica. Por outro lado, é importante conferir a lista de países que fazem esse tipo de exigência, caso o seu voo faça escala em algum desses países. Quando viajei para o Canadá, fiz conexão no Panamá e, embora para conexão a comprovação não seja exigida, tomei mesmo assim. Agora, não preciso mais me preocupar com isso, uma vez que que a vacina não apresenta prazo de validade.

Roteiro => Cidades mais bonitas do Canadá

 

Câmbio

Comprar dólar canadense em Toronto
Dólar americano acaba saindo mais caro do que o canadense.

No Canadá, existem várias casas de câmbio: nos pontos turísticos, aeroportos, centro, entre outros. No entanto, o ideal é que você troque seus reais por dólares canadenses ainda no Brasil, uma vez que o serviço será mais caro no Canadá. Mas, caso seja inevitável fazer o câmbio no Canadá, procure não trocar o seu dinheiro em aeroportos, pois normalmente as taxas de câmbio são mais altas.

Chegar no Canadá já com todo o seu dinheiro de viagem (ou quase todo) em dólares canadenses é uma das melhores formas de economizar. Portanto, saber ao certo quanto dinheiro será necessário para utilizar na sua viagem é essencial durante o planejamento. Além da economia, você aproveita mais a sua viagem, sem ter que se preocupar com a taxa de câmbio do dia.

Imperdível => Melhores dicas de viagem para o Canadá

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Alimentação

Melhores restaurantes de Toronto
Restaurante serve deliciosos pratos minimamente processados. | Foto: Kupfert and Kim.

Você encontrará uma grande variedade de comidas típicas locais, além de muitas opções de outros países. No post Comidas típicas do Canadá tem tudo sobre a culinária canadense. Nesse artigo, apresento os principais pratos típicos do país e também algumas bebidas (nada convencionais), popularmente apreciadas pelos canadenses.

A alimentação no Canadá apresenta alguns pontos bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil, como por exemplo o café da manhã e o almoço. Por exemplo: o café da manhã costuma ser a refeição mais farta, que normalmente consomem o popular brunch (café da manhã + almoço), que nada mais é do que o famoso American Breakfast, enquanto o almoço é uma refeição mais leve.

Se você quer entender um pouco mais sobre a culinária canadense e saber quais restaurantes visitar durante a sua viagem a maior cidade canadense, dá uma olhada no post sobre onde comer em Toronto, pois tem mais  detalhes sobre a alimentação no Canadá.

Divertido => Feriados no Canadá

 

Clima e temperatura

Canadá no inverno
Cidade de Toronto no inverno.

Para quem pensa que o Canadá é exclusivamente o país da neve, se enganou. Ele apresenta as suas quatro estações muito bem definidas, com verões muito quentes e invernos muito frios. A primavera e o outono também são estações lindíssimas, sendo possível acompanhar todo o ciclo da natureza através das estações do ano.

É claro que existem cidades no Canadá que possuem temperaturas extremas e até algumas que nem chega a nevar ou neva muito pouco, como é o caso de Vancouver. Na grande maioria, a neve é presença garantida durante o inverno, sendo que algumas cidades as temperaturas podem chegar a -40 °C, como é o caso de Winnipeg e Montreal, e em Toronto a temperatura pode ficar na faixa dos -25 °C.

Nos posts inverno no Canadá: destinos para curtir a neve e o frio e verão no Canadá: destinos para curtir os dias quentes, tem mais informações sobre cada uma dessas estações e também várias dicas de passeios e quais os melhores lugares para visitar.

Cada uma das estações apresenta suas peculiaridades e encantos, tornando o país um cenário completamente diferente a cada troca de estação. O inverno é uma ótima época para conhecer a neve e praticar esportes de inverno, assim como tentar visualiza a Aurora Boreal. Já pensou? Para isso, leia o artigo Aurora Boreal no Canadá com a melhor época para ver o fenômeno em algumas regiões do país.

Confira => Quando ir para o Canadá

 

Idioma

Curiosidades sobre o idioma do Canadá
Escolher o Canadá para aprender inglês e francês pode ser uma ótima opção.

O Canadá tem o inglês e o francês como os idiomas oficiais, sendo que, dependendo da região, você pode ouvir mais inglês ou mais francês. Na maior parte do país, o inglês é a primeira língua, no entanto, na província de Quebec, o francês é utilizado como a primeira língua.

Mas calma, se você está indo visitar a província de Quebec e sabe somente o inglês, não tem problema, você vai conseguir se comunicar com os moradores, que também falam inglês.

Apesar da província de Quebec ser considerada a parte francesa do Canadá, muitas outras cidades possuem bairros franceses, onde é possível encontrar pessoas falando francês e, dessa forma, praticar a língua, se essa for a sua intenção. A cidade de Winnipeg, por exemplo, possui um bairro francês muito charmoso, chamado St. Boniface, onde inclusive acontece todos os anos o Festival du Voyageur, que celebra a cultura francesa e expõe lindas esculturas de gelo.

Descubra => Melhores cidades para intercâmbio no Canadá

 

Tomada no Canadá e voltagem

Essa é muitas vezes uma das maiores dúvidas daqueles que estão indo viajar para o Canadá, principalmente estudantes de intercâmbio. A voltagem utilizada no Canadá é 110 volts, sendo sempre importante verificar a voltagem do aparelho que você está levando para o Canadá para que não ocorra nenhum problema.

Caso você tenha algum aparelho em outra voltagem, é importante que você leve um adaptador ou até mesmo um conversor universal. Dessa forma, o problema estará resolvido. Se você esqueceu esse detalhe e já chegou no Canadá, esses itens podem ser facilmente encontrados.

Outro detalhe importante é a tomada, que nada que um adaptador não possa resolver. No Canadá, o padrão é o de dois pinos retos e um arredondado no meio, que é diferente do padrão do Brasil. Portanto, se já puder chegar no Canadá com o seu adaptador, melhor.

Preço=> Quanto custa um intercâmbio no Canadá

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Segurança

Segurança no Canadá
Polícia do Canadá | Foto: The Photographer, via Wikimedia Commons.

O Canadá é considerado um dos países mais seguros do mundo e a infraestrutura é incrível, sendo também considerado um país que oferece um dos melhores índices de qualidade de vida aos seus moradores. Sem dúvidas, caminhar tranquilamente pelas ruas sem medo de ser assaltado é uma sensação incrível, e é assim que você se sente quando está visitando o Canadá, mesmo quando está frequentando aqueles pontos turísticos mais movimentados ou andando em ruas mais desertas.

A segurança é tão grande  que, em algumas cidades menores, os moradores não costumam trancar as suas casas, seja ao dormir ou ao sair para passear. Quando viajei para Thompson, cidade próxima a Winnipeg, me hospedei na casa de um canadense e isso foi um dos fatos que mais me chamou atenção.

Quando morei em Winnipeg, fui avisada pelos canadenses que o centro da cidade (Downtown) não era tão seguro assim. Segundo eles, a presença dos aborígenes tornavam o local um pouco violento, o que me deixou atenta num primeiro momento.

Mas, ao andar pelas ruas, percebi que a falta de segurança que eles se referiam não era pelo medo de ser assaltado, mas sim pelo certo desconforto que passar pelo local poderia gerar, uma vez que os aborígenes ficam pedindo dinheiro e estão sempre pelas ruas bebendo, e beber nas ruas do Canadá é ilegal.

Portanto, a falta de segurança que pode haver em alguns bairros do país, pelo menos do que vi, é em relação a esse tipo de situação, que nada se compara ao que vivenciamos no Brasil diariamente.

 

Impostos

Retorno de impostos no Canadá
Impostos canadenses são divididos em dois tipos: o Good and Services Taxes (GST) e o Provincial Sales Tax (PST).

Se tem uma coisa que não tem como fugir em nenhum país do mundo é o pagamento de impostos. No entanto, no Canadá, os impostos são bem menores do que no Brasil. A grande diferença é a forma como os impostos de produtos ou serviços são cobrados, uma vez que os impostos sobre esses itens já estão embutidos no valor final da compra.

Portanto, quando você vai comprar uma roupa no Canadá, por exemplo, o preço que está na prateleira sofre uma pequena alteração no momento do pagamento, uma vez que o imposto sobre o produto é adicionado, o que acaba gerando um certo estranhamento no primeiro momento, mas logo acostumamos e a diferença acrescentada não é nada absurda. Inclusive, confira onde comprar roupas de frio no Canadá.

Os impostos canadenses são divididos basicamente em dois tipos: o federal que é o Good and Services Taxes (GST) e o provincial que é o Provincial Sales Tax (PST). O GST cobrado é de 5 %, enquanto o PST varia, dependendo da região do país, sendo que algumas não cobram o PST, arrecadando os impostos de outras formas.

 

Dirigir no Canadá

Dicas sobre o Canadá

Se você pretende alugar um carro para viajar dentro do Canadá, a boa notícia é que a sua carteira de motorista brasileira vale por um bom período no país, dependendo do seu tipo de visto e dependendo da província.

Agora, se você ficará mais de 60 ou 90 dias no país, o ideal é que você providencie no Detran da sua cidade a Permissão Internacional para Dirigir (PID), dessa forma você poderá dirigir tranquilamente pelo Canadá sem preocupações.

Mais informações sobre brasileiros dirigindo no Canadá e aluguel de carro, você encontra no post Aluguel de carro no Canadá, onde tem mais detalhes e informações sobre o assunto.

 

Como aproveitar sua primeira vez no Canadá

Viajar para um novo país é sempre uma experiência incrível e aprendemos muito com cada novo lugar que conhecemos. É sempre importante fazer um bom planejamento e estudar dicas para chegar no país preparado e sabendo mais ou menos como as coisas funcionam.

No caso do Canadá, as surpresas certamente serão positivas, pois se trata de um país extremamente bem estruturado e cheio de cidades maravilhosas, monumentos incríveis, paisagens exuberantes e muitas outras belezas.

E você sabia que o Canadá pode ser um destino bem romântico? Veja essas dicas em um vídeo feito pelo site oficial de turismo do Canadá:


Ficou com alguma dúvida sobre a primeira vez no Canadá? Deixe o seu comentário!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Adriane Costa

ESCRITO POR

Adriane Costa

Adriane, 25 anos, engenheira de alimentos. Faz Mestrado em Ciência dos Alimentos em Floripa, e conhece um canto novo da cidade todo final de semana. Já morou no Canadá, mas prefere o calor do Brasil. Gosta de pessoas, ama os animais. Viajar, trilhas, praia, mar, cerveja, música, mochila nas costas, boa companhia, é tudo que precisa.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *