Início / Américas / América do Norte / Canadá / Aurora Boreal no Canadá: melhor época e onde ver

Aurora Boreal no Canadá: melhor época e onde ver

Um dos fenômenos naturais mais lindos e espetaculares é, sem dúvidas, a Aurora Boreal no Canadá. Por ser um país que está em uma região polar, de algumas localidades é possível presenciar essa obra-prima da natureza em determinadas épocas do ano.

São poucas as pessoas que tiveram a sorte de um dia presenciar esse lindo fenômeno natural! Isso porque não é em qualquer lugar que esse fenômeno ocorre. No Canadá, é possível que você tenha a sorte de presenciar a também conhecida como “Northern Lights”.

No entanto, para que isso ocorra é necessário um bom planejamento para saber qual a melhor época do ano e em quais regiões as chances maiores para visualizar as luzes coloridas e dançantes no céu canadense. Confira agora essas dicas e aumente as suas chances de ver a aurora boreal no Canadá

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Canadá

Quanto custa o seguro viagem para América do Norte »

 

Aurora Boreal no Canadá

Aurora boreal Canadá

No Canadá é possível visualizar diversos tipos de Aurora Boreal. Tem aquelas mais intensas com várias cores e aquelas mais fracas e mais discretas. E a intensidade da Aurora Boreal dependerá fortemente da região onde ela está sendo presenciada. Portanto, quanto melhor o planejamento, mais chances de presenciar aquele espetáculo que vemos pelas fotos.

Descubra => Melhores passeios do Canadá

 

Melhor época para ver a Aurora Boreal

A Aurora Boreal pode ocorrer duas vezes ao ano. Os meses de fevereiro a abril e setembro a outubro são os mais prováveis do fenômeno acontecer. Então, para se ter a sorte de presenciar esse espetáculo no céu, é necessário marca a viagem para esses meses. O fenômeno acontece em períodos de mudanças extremas de temperaturas.

É importante lembrar, que não é totalmente garantido que a Aurora Boreal aconteça todos os dias durante esses meses. Muitas vezes elas não dão o ar da graça, o que acaba frustrando muitos turistas. No entanto, se você pretende ficar pelo menos 7 ou 10 dias em alguma região de ocorrência da Aurora Boreal, e nos meses certos, as chances de você viver esse sonho são muito altas.

Roteiro => Cidades mais bonitas do Canadá

 

Lugares para ver Aurora Boreal no Canadá

Dicas para ver aurora boreal no Canadá

Não são em todos as regiões do Canadá em que é possível visualizar a Aurora Boreal. É necessário um bom planejamento quanto ao local que você pretende visitar se o seu principal objetivo for vivenciar essa incrível experiência.

Imperdível => Melhores dicas do Canadá

 

Yukon

Cidades para ver a aurora boreal

É um local onde a probabilidade de visualizar a Aurora Boreal é bem grande. Embora a logística de chegar nessa região não seja das mais fáceis, e os preços não sejam tão acessíveis. Porém, é possível que essa se seja um dos melhores destinos quando o assunto for Aurora Boreal.

A única cidade pertencente à região de Yukon é Whitehorse, e consequentemente, capital da região. A região faz fronteira com o Alaska, logo, as temperaturas são extremamente baixas, sendo esse um dos motivos que fazem com que a chance de visualizar esse incrível fenômeno da natureza seja possível.

Veja hotéis em oferta perto de Yukon »

 

Alberta

Lugares lindos do Canadá

Na província de Alberta, também é possível presenciar esse grande espetáculo de cores no céu. Muitas pessoas afirmam que já visualizaram a Aurora Boreal enquanto estavam na estrada viajando dentro da província. Mas, claro que isso é questão de sorte, dificilmente isso ocorrerá sem que se tenha um bom planejamento.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Melhores hotéis da região de Alberta »

 

Winnipeg

Onde acontece a aurora boreal no Canadá

Já na cidade de Winnipeg, localizada na província de Manitoba, é possível que a Aurora Boreal seja visualizada durante a noite ou pela madrugada.

Acidentalmente, ao sair de uma festa por volta das 2h da manhã, tive a chance de visualizar uma discreta coloração verde e dançante no céu, que por hora me perguntei se realmente se tratava de uma Aurora Boreal, uma vez que estava esperando algo maior.

No outro dia conversando com outras pessoas, descobri que eu não havia sido a única pessoa de sorte a ter presenciado a Aurora Boreal. No entanto, provavelmente devido ao local que eu estava, não foi possível visualizar um grande espetáculo como o esperado.

Hotéis bem avaliados em Winnipeg »

 

Thompson

Aurora Boreal na América do Norte

A cidade de Thompson, também localizada na província de Manitoba, foi um dos destinos escolhidos por mim e mais alguns amigos para ir a procura da tão sonhada e espetacular Aurora Boreal. A viagem foi planejada, e o mês de fevereiro foi o mês escolhido por nós para embarcar nessa aventura.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Como a cidade é muito pequena, poucas atrações são ofertadas no local para os turistas, uma vez que não se trata de uma cidade turística. O que encontramos foi uma pequena estação de esqui onde aproveitamos o dia praticando snowboard e esquiando.

Como todo o bom brasileiro, fizemos amizade com os donos do pequeno resort, os quais se propuseram a abrir a estação para nós durante à noite (por volta das 22h), uma vez que quanto mais afastado das luzes da cidade, maiores as chances de se visualizar um grande espetáculo de cores no céu.

E foi assim, em um local completamente afastado da cidade nas montanhas, que consegui definitivamente afirmar que visualizei um grande espetáculo de luzes dançantes e cores vibrantes no céu.

Além das montanhas, nos locomovemos para um lago onde funciona um restaurante, sendo também possível visualizar o espetáculo. Porém, nas montanhas, a Aurora Boreal ocorreu de forma muito mais vibrante. Sendo de extrema importância escolher um local que facilite a visualização do fenômeno.

Confira dicas de hotéis em Thompson »

 

Lago Superior

Belezas do Canadá
Foto: Jrunde1952, via Wikimedia Commons.

Um outro lugar que apresenta muitos relatos de aparição da Aurora Boreal é o Lago Superior. Ele fica localizado na província de Ontário, que é considerado o maior lago de água doce do mundo.

O Lago Superior conta com uma ótima infraestrutura para receber os turistas que têm como foco principal ver a Aurora Boreal no Canadá. Ele oferece ótimas opções de passeios e propiciando as melhores oportunidades para que seja possível a visualização da Aurora Boreal, sendo dessa forma, as chances de que isso ocorra muito maiores.

Confira => Melhores cidades para intercâmbio no Canadá

 

Dicas para ver a Aurora Boreal no Canadá

Cidades para ver a aurora boreal no mundo

 

1) Procure grupos que entendam do assunto

Contar com a sorte para conseguir ver a Aurora Boreal não é o mais recomendado. Sempre terá aquelas pessoas que presenciaram esse grande espetáculo sem muito esforço e sem nenhum planejamento. Porém, isso é muito difícil de acontecer.

O ideal é que você se hospede em algum lugar fora da região urbana, e procure guias ou grupos que são especializados no assunto. Consequentemente, terão todas as manhas para te ajudar a caçar a Aurora Boreal.

Esses grupos/ guias, além de já terem muita experiência por serem nativos das regiões onde acontece o fenômeno, eles ainda contam com a tecnologia para saber quais as chances da Aurora aparecer em determinados dias e quais as melhores regiões para vê-la.

Saiba mais => Tipos de visto para o Canadá

 

2) Visite regiões que tenham relatos de aparição

Escolher a região certa é o primeiro passo para que você obtenha sucesso na sua caça à Aurora. Para isso, é necessário fazer uma boa pesquisa das regiões que você tem vontade de conhecer e buscar informações referentes à aparição da Aurora Boreal.

Todas as regiões que citei nesse texto são regiões que apresentam boas chances de se presenciar esse espetáculo de luzes dançantes no céu. Mas é importante lembrar que quanto mais longe da cidade ou áreas urbanas, maiores serão as chances de ver um verdadeiro espetáculo no céu com cores bem fortes.

Uma vez que as luzes da cidade ofuscam a Aurora Boreal, e ela acaba ficando não tão intensa quanto o que desejamos presenciar.

Descubra => Comidas típicas do Canadá

 

3) Procure se afastar das luzes da cidade

As luzes são as maiores inimigas da Aurora Boreal, uma vez que elas ofuscam as luzes desse grande fenômeno. É por isso que os lugares mais propensos a se visualizar o fenômeno de forma mais intensa são afastados das luzes da cidade.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

O ideal é sempre procurar locais para se hospedar que estejam localizados longe das áreas urbanas. Normalmente perto de montanhas ou lagos, que são locais que ficam mais escuros durante à noite. Certamente nesses locais, as chances de presenciar um verdadeiro espetáculo de luzes no céu serão muito maiores.

Descubra => Comidas típicas do Canadá

 

4) Viaje nas épocas de forte ocorrência do fenômeno

Outro fator tão importante é a época da viagem. Se a ideia é presenciar a Aurora Boreal, escolha algum daqueles meses que citei anteriormente (fevereiro a abril ou setembro a outubro). Lembrando que o mês de fevereiro é normalmente o mês mais fraco entre eles, tendo menores chances de ocorrência do fenômeno do que os outros meses.

Eles são considerados os melhores porque é o período do ano em que a região Norte do planeta terra está na melhor posição em relação aos ventos solares. São justamente estes ventos que propiciam o aparecimento da Aurora Boreal

Preço=> Quanto custa um intercâmbio no Canadá?

 

5) Escolha a lua nova

Parece um detalhe bobo, mas uma lua muito luminosa, como por exemplo a lua cheia, pode “ofuscar” a Aurora Boreal, se a força dela estiver muito baixa. Assim, acaba atrapalhando a sua visualização, e com isso não alcançar suas expectativas do que seria uma Aurora Boreal.

O ideal é escolher os períodos próximos à lua nova. A lua nova é menos luminosa e, com isso, o grande show da mãe natureza ficará perfeito.

Por outro lado, se a força da Aurora estiver forte, o espetáculo ocorrerá lindamente mesmo com uma lua luminosa. E, na verdade, o deixa ainda mais espetacular. Mas se você estiver viajando só para isso é bom não arriscar. O ideal é escolher a lua nova que o show de luzes vibrantes no céu é certo.

Saiba mais => Feriados no Canadá

 

Caçar a aurora boreal no Canadá

O Canadá, além de um país incrível, tem montanhas rochosas, lagos cristalinos, neve, que deixa a região exuberante; ainda apresenta essa raridade que é a Aurora Boreal.

A Aurora Boreal é considerada um dos fenômenos naturais mais incríveis da natureza. Presenciar esse grande espetáculo não é para qualquer um. Somente uma pequena parte da população já vivenciou essa fantástica experiência.

A experiência de assistir a Aurora Boreal é única para o resto de sua vida. É incrível olhar para o céu e tentar entender a complexidade desse grande fenômeno, não havendo palavras que descrevam tamanha obra da natureza.

Somente quem vive tal experiência entende tal grandiosidade, sendo extremamente válido colocar este item na listinha das metas de viagem dos sonhos.

Você já sonhou em ver a aurora boreal? Deixe nos comentários o que você acha desse fenômeno.

 

Leia mais sobre o Canadá:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Adriane Costa

Adriane, 25 anos, engenheira de alimentos. Faz Mestrado em Ciência dos Alimentos em Floripa, e conhece um canto novo da cidade todo final de semana. Já morou no Canadá, mas prefere o calor do Brasil. Gosta de pessoas, ama os animais. Viajar, trilhas, praia, mar, cerveja, música, mochila nas costas, boa companhia, é tudo que precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *