Início / Américas / América do Norte / Canadá / Regiões turísticas do Canadá: principais províncias

Regiões turísticas do Canadá: principais províncias

O Canadá é um país repleto de atrações em seu extenso território, dividido em 13 províncias. Neste artigo, destacarei as principais regiões turísticas do Canadá para você conhecer a aproveitar muito a sua viagem pelo país.

Famoso por suas grandes áreas verdes, o Canadá é conhecido por suas incríveis montanhas, lagos cristalinos, imensos parques, frio intenso, e claro, neve, muita neve! Mas é possível usufruir das paisagens lindas do Canadá, tanto no inverno, como também no verão, o que torna esse um lugar mágico, transformando-se completamente com as mudanças de estações.

Ficou empolgado? Então, leia o artigo e aumente ainda mais sua vontade de conhecer as terras canadenses.

Planeje-se => Melhores hotéis para se hospedar no Canadá

Preço do seguro viagem para América do Norte »

 

Mapa das regiões turísticas do Canadá

  • British Columbia
  • Alberta
  • Ontário
  • Quebec
  • Northwest Territories

Dica => Melhores passeios do Canadá

 

Principais regiões turísticas do Canadá

British Columbia

Regiões turisticas do Canadá
Vancouver tem muitas opções de lazer.

British Columbia é, sem dúvida, uma das províncias mais turísticas do Canadá, e a mais visitada por brasileiros. Essa região é famosa por cidades como: Vancouver, Victoria e Whistler, além de várias outras, e também pequenas ilhas! Essa região está localizada a mais de 4 mil quilômetros da província da capital do país, Ontário.

Se você quer conhecer o Canadá, mas não pensa em mergulhar de cabeça no frio intenso do país, visitar essa região pode ser uma boa ideia. As temperaturas não são tão baixas quando comparadas ao resto do Canadá, que costumam ter temperaturas extremas negativas.

E, caso você tenha em mente que Canadá é sinônimo de neve, saiba que isso depende. Em Vancouver, por exemplo, pode ser que a neve não apareça em alguns invernos, ou então será em pouquíssima quantidade. Isso é até um ponto positivo para alguns. Mas fala sério, viajar até o Canadá e não ver neve seria um pouco desanimador, pelo menos na minha opinião.

Importante => Tipos de visto para o Canadá

 

O que ver na Província de British Columbia

Turismo no Canadá
Whistler é indicada para esportes de inverno.

De qualquer forma, outras cidades da província British Columbia são muito famosas por sua grande quantidade de neve, como é o caso de Whistler, uma das regiões mais lindas para praticar esportes de inverno, como ski, snowboard, ice skating, entre outros.

O legal de visitar essa província é que você consegue encontrar de tudo um pouco, desde lugares super tranquilos ao meio da natureza, até locais mais badalados, como festas e restaurantes.

Vancouver é uma cidade grande na qual você vai encontrar diversas opções de lazer, desde enormes parques com uma ampla infraestrutura para ciclovias, praias, animais nativos em meio a natureza, até festas e restaurantes no centro da cidade, super badalados.

Sendo essa, uma ótima opção para vivenciar diversas experiências canadenses nessa região. Confira todos os atrativos da cidade em um passeio no ônibus hop-on hop-off em Vancouver.

Agora, se você está em busca de tranquilidade e sossego em meio a natureza, também é possível. Diversas cidades menores e ilhas estão situadas nessa região, como é o caso de Victoria, uma pequena cidade, a qual o acesso se dá através de barco saindo de Vancouver. Conheça as melhores atrações de Victoria no Canadá.

Na região de British Columbia, você também encontra uma ilha chamada Mayne Island. Essa ilha é o lugar perfeito para você se conectar com a natureza. O local conta com pouquíssimos habitantes, em torno de mil. Se você tem o sonho de conhecer uma ilha (quase) deserta, essa é uma boa dica.

Descubra => Comidas típicas do Canadá

 

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Alberta

Passeio no Canadá
Alberta tem lagos, montanhas e parques.

A incrível província de Alberta não somente é um dos lugares mais lindos do Canadá, mas como eu diria, do mundo! A região fica a mais de 3.500 quilômetros da província de Ontário, onde está localizado a capital do país, Ottawa.

Alberta é rica em ar puro, preservação ambiental, lagos cristalinos, montanhas rochosas cobertas com neve, vida selvagem, parques preservados ambientalmente, enfim, é uma das regiões mais verdes do Canadá.

A paisagem é de tirar o fôlego! Só quem vê a beleza desse lugar de perto entende a sensação de estar respirando o ar de lá. A paisagem que você vê em fotos já é linda, agora imagina 10 vezes mais. Não há foto que consiga transmitir o encanto desse lugar.

A região de Alberta se transforma em dois lugares completamente distintos durante o inverno e o verão. No inverno, a região é famosa pela prática de esportes de inverno nas incríveis montanhas nevadas, ou a tradicional patinação nos lagos congelados.

Já no verão, a região se converte em um lugar incrível para a prática de esportes aquáticos nos incríveis lagos cristalinos (que durante o inverno ficam congelados), além de outras atividades como trilhas, acampamentos, piqueniques, enfim, a província é incrível em qualquer estação do ano.

Exclusivas => Dicas para embarcar para o Canadá

 

O que fazer na Província de Alberto no Canadá

Passeios pelas regiões turísticas do Canada
Calgary é uma das maiores cidades da província.

Se o seu objetivo é conhecer a natureza belíssima do Canadá, boas opções para visitar são os parques nacionais da região, Banff e Jasper National Park, considerados patrimônio da Humanidade pela Unesco. Esses lugares são exclusivamente para aproveitar a tranquilidade que a natureza transmite, nada de agitações como encontramos nas cidades grandes.

Agora, se o seu foco é conhecer as badalações canadenses, as duas maiores cidades da região são: Calgary e Edmonton. As duas cidades são bastante agitadas, com muitos pubs, restaurantes, festas, atrações musicais, festivais, enfim, aquilo que se espera de uma cidade grande.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Mas, o Canadá é um país onde as coisas começam cedo e terminam cedo. Então, se você está pensando que vai ir para a balada à meia-noite e voltar as 5 horas, isso não acontecerá. Os pubs mais badalados não passam das 2 horas, mas claro, eles abrem mais cedo também.

Veja => Melhores cidades para fazer intercâmbio no Canadá

 

Ontário

Pontos turísticos no Canadá
CN Tower, em Toronto.

A região de Ontário é extremamente turística, e um dos principais motivos é a cidade de Toronto, muitas vezes confundida com a capital do país, que é Ottawa, e também localizada na região. A província de Ontário pode ser considerada o centro do Canadá, sendo ela um dos lugares mais visitados do país.

Na região é possível encontrar muita história canadense, com museus, prédios com arquitetura antiga e bem conservada, prédios governamentais, como o parlamento de Ontário, um dos mais famosos do país, onde é possível realizar uma visita guiada e entender um pouco mais sobre a cultura canadense.

Ontário é uma das regiões mais frias do país, chegando a temperaturas extremamente negativas e muita neve durante o inverno. O típico inverno canadense é o que temos por aqui, sendo essa uma grande atração se você está procurando mergulhar de cabeça na cultura, e entender como é a vida de um nativo na região.

 

O que fazer na Província de Ontário no Canadá

Regiões mais bonitas do Canadá
Ottawa.

A cidade de Toronto, uma das maiores atrações da província de Ontário, é um lugar onde você encontra de tudo um pouco, mas por tratar-se de uma cidade grande, a vida agitada é mais comum por lá. A CN Tower é um ponto turístico que vale a pena ser visitado, a vista do alto do prédio pela noite é incrível. Para curtir bem essa cidade, veja opções de hotéis em Toronto.

Aproveitar a neve sempre presente durante o inverno é uma ótima oportunidade para se aventurar na prática do ice skating (patinação no gelo), esporte extremamente popular. É possível encontrar pistas de patinação em qualquer cidade da região, na maioria das vezes, os locais para patinação são nos próprios lagos congelados.

A cidade de Ottawa é famosa por abrigar a maior pista de patinação do mundo, que é o Canal Rideau, que durante o inverno vira uma enorme avenida congelada (aproximadamente 8 quilômetros), onde além dos canadenses se divertirem com suas famílias, muitos deles aproveitam o lago congelado e vão patinando para o trabalho. Incrível! Por falar nesse destino, confira todas as belezas da cidade a bordo de um ônibus turístico em Ottawa.

Confira => Melhores passeios de Toronto

 

Quebec

Passeios nas regiões turísticas do Canadá
Basílica de Notre Dame, Montreal.

A província de Quebec nada mais é do que a parte francesa do Canadá, o que faz dela, uma das regiões mais turísticas do país. O legal é que ela está localizada relativamente perto da famosa capital do país, Ottawa, são cerca de 400 quilômetros de distância entre essas duas regiões.

A parte francesa do Canadá, é uma mini Europa dentro da América do Norte, recheada de atrações históricas, cultura francesa-canadense, prédios arquitetônicos em ótimo estado de conservação, ruas em clima europeu, e frio, durante o inverno se encontra bastante neve por lá.

Nas cidades de Quebec a população fala predominantemente o idioma francês, sendo o inglês a segunda língua da região. Essa característica da província, a torna muito visitada por aqueles que visam aprender as duas línguas (francês e inglês) ao mesmo tempo, o que pode ser uma ótima estratégia para aqueles que escolhem o país para fazer intercâmbio, por exemplo. Inclusive, descubra quanto custa um intercâmbio no Canadá.

 

O que fazer na Província de Quebec no Canadá

O que fazer no Canadá
Quebec.

Como o Canadá é um país que apresenta uma natureza riquíssima, a região de Quebec não seria diferente. Apesar do ar europeu ser predominante por lá com vários centros históricos, também é possível encontrar parque imensos com muita área verde e espaços para piqueniques e lazer ao ar livre.

As cidades mais famosas da província de Quebec são Montreal e Quebec City. A primeira, a maior cidade da região, e a segunda, a capital. Vale a pena a visita em qualquer uma das cidades para conhecer um pouco desse lado francês do Canadá, que é completamente diferente do resto do país, e tão espetacular quanto. Descubra ótimos hotéis em oferta em Quebec City.

Um dos lugares mais famosos e mais visitados da região é a Basílica de Notre Dame, localizada em Montreal, sendo essa uma das construções mais preciosas do patrimônio religioso da região.

Já em Quebec, uma das atrações mais visitadas é a Old Quebec ou Vieux-Quebec (Velha Quebec), que é o lugar onde estão concentrados grande parte dos pontos turísticos da cidade. Por isso, agende uma excursão guiada pela antiga Montreal.

Turismo => Tudo o que fazer no Quebec

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

 

Northwest Territories

Mapa do Canadá por regiões
Yellowknife.

Essa província está localizada a quase 5 mil quilômetros de Ottawa, capital do Canadá, e está dividida em seis regiões distintas: South Slave, North Slave, Dehcho, Sahtu, Western Arctic e Yellowknife. Todas elas com natureza exuberante e preservada, e mais áreas verdes livres, ou brancas por conta da neve, do que população.

As regiões que fazem parte dessa província são verdadeiras preciosidades do Canadá, onde habitam em torno de 43 mil pessoas, sendo que quase metade da população são aborígenes.

O clima na região é desafiador para muitos, sendo o lugar das menores temperaturas registradas no Canadá. Além disso, outras características são surpreendentes na região, como por exemplo, os três meses de verão que apresentam luz solar praticamente o tempo inteiro, enquanto no resto do ano, a maior parte do tempo é escuridão total.

O frio é extremo, mas conhecer os desafios de viver em um local como esse pode ser uma experiência única na vida para aqueles mais aventureiros.

 

O que fazer nos Northwest Territories no Canadá?

Passeios pelas regiões turisticas do Canadá
Northwest territories é onde dá para ver a aurora boreal.

Por contemplar as regiões mais frias do Canadá, em Northwest Territories se tem a visão mais privilegiada das espetaculares northern lights, também conhecidas como aurora boreal, uma das maiores atrações do Canadá. Por ser um fenômeno raro, ele é visto somente por uma pequena parte da população mundial, enquanto para os poucos habitantes da região, esse espetáculo é algo completamente normal.

A aurora boreal é um dos fenômenos naturais mais fantásticos já avistados no planeta Terra, sendo que sua aparição se dá, principalmente, em locais muito frios, como é o caso dessa região. Por isso, muitas pessoas acabam escolhendo Yellowknife como destino para assistir de pertinho esse espetáculo da natureza.

Yellowknife é a região mais famosa, pois é capital de Northwest Territories, considerada a “pequena grande cidade”, com cerca de 20 mil habitantes. Por ser a região mais “agitada” e com melhor infraestrutura para receber turistas, acaba sendo a região mais visitada por aqueles que querem conhecer mais de perto o desafios do local, e claro, apreciar as belezas que as baixas temperaturas são capazes de proporcionar.

Beleza natural => Excursões para Cataratas da Niágara

 

Dicas das províncias turísticas do Canadá

O Canadá é um país riquíssimo, recheado de lugares incríveis para conhecer, com diferentes atrações em diversas regiões para todos os gostos. Cada região do país apresenta suas características, peculiaridades, cultura e belezas únicas, fazendo cada lugarzinho de lá ser especial.

Agora que você conheceu  melhor as diferentes regiões do Canadá, cabe a você planejar o melhor roteiro que combine com seu perfil para que você tenha momentos incríveis e ótimas recordações desse país rico de natureza, beleza e cultura.

E aí, gostou das dicas sobre as províncias do Canadá? Conte nos comentários qual sua região turística preferida do Canadá.

 

Leia os últimos posts sobre o Canadá​:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Adriane Costa

Adriane, 25 anos, engenheira de alimentos. Faz Mestrado em Ciência dos Alimentos em Floripa, e conhece um canto novo da cidade todo final de semana. Já morou no Canadá, mas prefere o calor do Brasil. Gosta de pessoas, ama os animais. Viajar, trilhas, praia, mar, cerveja, música, mochila nas costas, boa companhia, é tudo que precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *