Início / Américas / América do Norte / Canadá / Comidas típicas do Canadá: conheça os pratos típicos canadenses

Comidas típicas do Canadá: conheça os pratos típicos canadenses

Você que quer morar ou visitar alguma cidade canadense, já deve ter se perguntado quais as comidas típicas do Canadá. Para te ajudar a entender a culinária desse lindo país da América do Norte, vou falar neste artigo sobre a gastronomia canadense.

Começar uma vida nova em um outro país tem se tornado cada vez mais normal, mas é sempre bom saber um pouco mais sobre a cultura gastronômica do local que escolhemos morar ou passar uma temporada ou férias, até porque não é nada fácil dizer adeus para a comidinha brasileira.

Assim como o Brasil tem suas próprias comidas típicas, até mesmo regionais, também existem os próprios hábitos alimentares do Canadá e sua culinária diferenciada em alguns aspectos. Os hábitos alimentares dos canadenses são um pouco diferentes do que estamos acostumados, como a ideia de a principal refeição ser o café da manhã, enquanto no Brasil costumamos dar maior importância para o almoço.

Planeje-se => Melhores hotéis para se hospedar no Canadá

Preço do seguro viagem para América do Norte »

 

Quais são as comidas típicas do Canadá?

  • Poutine
  • Maple Syrup
  • Double double
  • Caesar
  • Bagels
  • Mac N Cheese
  • Pizza
  • Fireball
  • Waffles e panquecas
  • Fish and fries
  • American breakfast
  • Cenouras babies
  • Caesar salad
  • Manteiga de amendoim
  • Smoothies

Descubra => Melhores passeios do Canadá

 

O que comer no Canadá?

Poutine

Comidas típicas do Canadá
Poutine pode ter carnes e legumes | Foto: 0x010C, via Wikimedia Commons.

A comida mais famosa no Canadá é, sem dúvidas, o poutine! O poutine nada mais é do que batata frita misturada com queijo derretido e diferentes molhos, ao gosto do cliente.

A batata frita que compõe o poutine não é bem como nós estamos acostumados no Brasil (sequinhas e mais durinhas), pois a batata frita é mais oleosa e mais mole, uma bomba de carboidratos mesmo!

Além disso, existem vários sabores de poutine, podendo adicionar diferentes molhos e servir o prato com frango, carnes, linguiças, cogumelos, nachos, legumes, enfim, os sabores são variados agradando todos os públicos!

Veja => Melhores cidades para fazer intercâmbio no Canadá

 

Maple Syrup

Comidas tipicas canadenses
Xarope é extraído da árvore símbolo do Canadá, a Maple.

O Maple Syrup é um xarope muito utilizado pelos canadenses, principalmente no café da manhã, sendo adicionado nos waffles ou panquecas. Ele tem a textura do mel que estamos acostumado, assim como a cor também é muito parecida.

Esse ingrediente especial é uma iguaria canadense muito apreciada, sendo extraído da árvore Maple, que é símbolo da bandeira canadense. Agora dá para ter uma ideia do quão típico o Maple Syrup é, certo?

 

Double double

Habitos alimentares do Canadá
Bebida tem o dobro de café e o dobro de açúcar.

Se você pretende conhecer o Canadá, com certeza ouvirá falar e consumir muito o double double! O double double nada mais é do que café com duas vezes mais leite e duas vezes mais açúcar. Ele é vendido na rede de cafés mais famosa (e querida) do Canadá que é o Tim Hortons, mais famoso que McDonald’s!

Cobertura => Melhor seguro viagem para intercâmbio

 

Donuts

Culinária canadense
Rosquinha tem diversos sabores.

Os donuts, popularmente conhecidos como rosquinhas no Brasil, são vendidos em variados sabores e são muito deliciosos. Eles são feitos com aquela massa de bolinho de chuva e possuem coberturas de sabores variados, ficando a critério do gosto do cliente.

Eles são muito encontrados nos cafés do Canadá, mas os mais populares são os donuts do Tim Hortons, incomparáveis!

 

Caesar

O que você acharia de experimentar uma bebida alcoólica salgada? É isso mesmo, o famoso Caesar é uma bebida alcoólica muito apreciada pelos canadenses e seus ingredientes são: vodka, molho de pimenta, molho inglês, sal, aipo, picles gigante e suco de tomate!

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Parece estranho e é mesmo! Para nós brasileiros é uma bebida completamente diferente de tudo que já experimentamos antes, e se acostumar com o sabor exótico dessa bebida canadense não é uma tarefa fácil.

 

Bagels

Gastronomia do Canadá
Bagel com gergelim.

Bagels são pães muito populares no Canadá com uma grande variedade de sabores, desde os mais comuns até os mais elaborados, além de ter a opção de doce e salgado. Os sabores mais consumidos são queijo e cream cheese com cobertura de gergelim, uma delícia!

Eles são facilmente encontrados nos cafés ou lanchonetes (no Tim Hortons também, é claro). Se você for comer o seu bagel no local é possível que ele seja tostado e com manteiga, o atendente não irá cobrar nada a mais por isso.

Confira => Melhores passeios de Toronto

 

Mac N Cheese

Pratos típicos do Canadá
Macarrão com muito queijo| Foto: Father.Jack, via Wikimedia Commons.

Mac N Cheese é um macarrão instantâneo que funciona para os canadenses como o miojo funciona no Brasil. A diferença é que se trata de um macarrão instantâneo um pouco mais elaborado.

Como o próprio nome já diz tem queijo, e o preparo consiste em cozinhar o macarrão rapidamente, e acrescentar leite e manteiga na base de molho pronto que vem junto com o macarrão. Essa refeição é muito consumida por estudantes universitários, e as crianças também costumam adorar essa comida típica do Canadá.

Veja preços => Tours incríveis em Montreal

 

Pizza

Como se alimentar no Canadá
Pizza de pepperoni.

Pizza é aquela história… quem não gosta?!! Famosa no mundo inteiro e no Canadá não seria diferente! Os canadenses amam pizza, e apesar de também existirem uma ampla variedade de sabores, a preferida dos canadenses é a pizza de pepperoni.

 

Fireball

Culinária do Canadá
Whisky com toque de canela.

Fireball nada mais é do que um whisky com notas de canela. Essa bebida é bastante comum entre os adolescentes e muito apreciada em brincadeiras de shots, sendo famosa por “queimar” a boca quando você bebe. Fireball é uma bebida com preço bem acessível e seu teor alcoólico é de 33%.

Canadá => Países para aprender inglês

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Waffles e panquecas

Gastronomia típica do Canadá
Waffles são opção de café da manhã e da tarde.

Os canadenses amam waffles e panquecas, é muito comum encontrar essa opção de refeição nos restaurantes e lanchonetes do Canadá. Apesar de existirem as opções salgadas, a maioria dos canadenses preferem os sabores doces, especialmente aquela coberta com o Maple Syrup (que já abordamos em tópico anterior).

Os waffles e panquecas doces podem servir como refeição tanto no café da tarde como no café da manhã. Essa é, sem dúvida, uma das comidas preferidas dos canadenses.

Só as melhores => Atrações de Victoria no Canadá

 

Fish and fries

Culinária tradicional do Canadá
Fish em fries costumam ser servidos em cone de jornal.

Essa é uma daquelas refeições muito apreciadas no almoço canadense, que costuma ser bem diferente do Brasil. Fish and fries nada mais é do que peixe e batata frita. Beleza, até aí tudo normal, mas a diferença é que as batatas fritas e o peixe vem servidas num jornal em formato de cone!!

Sim, é isso mesmo, essa comida típica do Canadá não é servida em prato, mas no jornal. Mas calma, você pode comer com garfo e faca (de plásticos geralmente) na bandeja que normalmente vem servida a sua refeição.

Como acompanhamento costumam vir alguns molhos (ketchup, mostarda, maionese), como já estamos acostumados, além de um molho feito por eles, que lembra muito o molho tártaro, uma delícia!

Turismo => Tudo o que fazer no Quebec

 

American breakfast

O que almoçar no Canadá?
Café da manhã é reforçado no Canadá.

O café da manhã canadense pode ser variado, desde aqueles cafés da manhã mais pesados, até aqueles café mais normais que são um pouco mais parecidos com o café da manhã brasileiro.

O famoso american breakfast, que é aquele que estamos mais acostumados a ver nos filmes consiste em: ovos mexidos, fritos ou omeletes, bacon frito (aquele em tiras), sausage (tipo uma salsicha), panquecas, waffles ou pão torrado (normalmente doces: com geleia, maple syrup ou manteiga de amendoim).

Depois de tantos ingredientes dá para ter uma ideia dos motivos pelos quais os canadenses pegarem mais leve no almoço… E, para acompanhar esse baita café da manhã eles não dão muita bola para bebida não, podendo ser até água. Mas, normalmente costuma-se beber um suco industrializado, café preto ou café com leite.

Dúvida => Quanto custa intercâmbio de até 1 ano no Canadá

 

Cenouras babies

Você estava pensando que os canadenses não tinham hábitos saudáveis, esta enganado. Pois eles são grandes fãs das cenouras babies, e costumam comer elas cruas mesmo como se fossem snacks.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Se o café da manhã é pesado e o almoço também, as cenouras babies entram como um “lanchinho” entre uma refeição e outra muito comum entre os canadenses.

Dicas => Tudo sobre o Canadá

 

Caesar salad

Canada e as comidas típicas
Caesar salad é encontrada em restaurantes e lanchonetes.

Caesar salad, mais uma comida muito apreciada no Canadá (e saudável)! Essa é uma ótima opção se você é uma pessoa mais saudável e não entra muito nessa onda das comidas mais pesadas que normalmente encontramos no país.

É bastante comum encontrar nos restaurantes e lanchonetes a Caesar salad no cardápio, sendo possível comer no local como também levar para a viagem em embalagens plásticas.

Maravilhas do Canadá => Tours guiados por Vancouver

 

Manteiga de amendoim

O que comer em viagem ao Canadá
Manteiga de amendoim.

É praticamente impossível chegar na cozinha de um canadense e não se deparar com um pote gigante de manteiga de amendoim! A manteiga de amendoim é um dos doces mais típicos do Canadá sendo consumida todos os dias pelos canadenses, normalmente em pães torrados, waffles ou panquecas.

Além de ser muito deliciosa, ela é bem barata, bem diferente do Brasil.

Beleza natural => Excursões para Cataratas da Niágara

 

Smoothies

Bebidas comuns no Canadá
Bebida é uma das preferidas dos canadenses.

Os smoothies também são muito conhecidos lá pelo Canadá, apesar de ser uma bebida de fruta muito gelada e o Canadá ser um país de frio intenso, a bebida faz sucesso nas lanchonetes dos shoppings e, no verão, é uma ótima opção para se refrescar fazendo um belo passeio pelos parques verdes do país.

Conheça => Região de Jasper no Canadá

 

Experimente os pratos típicos do Canadá

O que comer em viagem ao Canadá?
Canadá

Deu para ter uma ideia do que você encontrará de comida típica do Canadá quando for visitar o país? E deu para ver que os hábitos alimentares do Canadá são bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil.

No Canadá não tem essa história do famoso arroz com feijão, nem coxinha, nem guaraná, nem pão de queijo, nem brigadeiro e muitas outras delícias que encontramos na culinária brasileira. Aliás, salgadinhos de aniversários não existem lá, nas festinhas infantis você encontrará muitas cenouras babies, na verdade.

Mas a diferença cultural é o que faz a experiência de conhecer o Canadá ainda mais incrível, e é sempre bom conhecer novos hábitos e ver como outras pessoas vivem. Certamente, você vai adequar a sua alimentação com as comidas que você encontrar pelo Canadá da sua maneira.

E é sempre possível encontrar um mercado menor que venda produtos brasileiros por lá (embora não se tenha em qualquer esquina) e matar um pouquinho a saudade da culinária do Brasil.

Você que conhece o Canadá, qual é seu prato típico preferido? E, você que ainda não conhece, ficou com vontade de experimentar? Conta nos comentários.

 

Leia mais sobre o Canadá:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Adriane Costa

Adriane, 25 anos, engenheira de alimentos. Faz Mestrado em Ciência dos Alimentos em Floripa, e conhece um canto novo da cidade todo final de semana. Já morou no Canadá, mas prefere o calor do Brasil. Gosta de pessoas, ama os animais. Viajar, trilhas, praia, mar, cerveja, música, mochila nas costas, boa companhia, é tudo que precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *