Aluguel de carro no Canadá: preços e dicas para dirigir pelo país

Aluguel de carro no Canadá: preços e dicas para dirigir pelo país

Neste artigo vou apresentar informações importantes e várias dicas sobre como funciona o aluguel de carro no Canadá. Afinal, se você está indo conhecer mais de uma cidade ou até mesmo cidades vizinhas no país, alugar um carro pode trazer muitas vantagens.

Muitas pessoas pensam que o aluguel de carro no Canadá pode ser extremamente burocrático, mas na verdade, é mais simples do que parece. As experiências que tive foram extremamente tranquilas e até mais fáceis do que no Brasil, e o melhor, mais barato.

Outro ponto positivo de viajar de carro no Canadá é o preço do combustível, que é muito mais barato (em torno de 1,30 dólares canadenses o litro), o que pode trazer uma grande economia quando comparando com viajar de ônibus pelo país, e a qualidade das estradas, que é excelente. A seguir apresentarei informações relevantes durante todo este processo de aluguel de carro no Canadá.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Canadá

Seguro viagem para o Canadá »

 

Como é o aluguel de carro no Canadá

Aluguel de carro no Canadá
Descubra as regras para o aluguel de carro no Canadá.

A primeira dúvida que surge quando o assunto é aluguel de carro no Canadá é: quais são os documentos necessários? Ao alugar um carro no Canadá você só precisa apresentar sua carteira de motorista do Brasil (não precisa traduzir) e o seu passaporte.

PESQUISE AQUI preços para aluguel de carro no Canadá »

 

Brasileiro pode dirigir no Canadá?

Sim, brasileiros podem dirigir no Canadá utilizando sua carteira de motorista brasileira. No entanto, há um prazo para que a sua carteira seja válida em terras canadenses, e isso depende da província que você estiver visitando.

Em Ontário, por exemplo, você pode dirigir durante os primeiros 90 dias, caso você esteja com o visto de turismo. Agora, se você tem o visto de residente permanente, o prazo é um pouco menor, 60 dias.

No geral, a sua carteira de motorista brasileira vale por um bom período. Afinal, se você está somente visitando o Canadá por poucos dias, certamente não terá que se preocupar com mais detalhes.

Após passar o período de 60 ou 90 dias, dependendo do seu tipo de visto, é necessário que você tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que são emitidas ainda no Brasil, no Detran de cada estado.

 

Como funciona o aluguel de carro no Canadá?

Carros no Canadá
Preços do aluguel são bem acessíveis, muitas vezes é vantajoso viajar pelo país dirigindo.

Alugar um carro no Canadá pode ser mais simples do que você imagina. Basta apresentar a sua carteira de habilitação brasileira, juntamente com o seu passaporte.

Se você estiver indo passar um tempo menor que 90 dias, com somente estes dois documentos você consegue alugar um carro no país.

Os preços do aluguel são bem acessíveis, muitas vezes sendo muito mais vantajoso viajar pelo país dirigindo do que de ônibus, por exemplo.

Se você pretende conhecer os arredores da cidade que você está indo visitar ou até mesmo planejando aquelas boas compras em outlets famosos do país, alugar um carro pode ser um bom negócio.

Fazendo uma busca na RentCars, alugar um carro por 3 dias em Toronto, por exemplo, contratando o plano básico, que inclui: KM livre (ilimitado), proteção do veículo e motorista adicional, fica R$405,63.

Se você precisar do carro por mais dias, o preço do aluguel do carro do mesmo modelo simulado anteriormente fica R$571,03, também contratando o plano básico.

Perceba que quanto mais dias você ficar com o carro, mais barato sai o aluguel, já que o preço simulado para 7 dias ficou pouco mais de 150 reais a mais quando comparado ao aluguel por 3 dias.

 

Reservo antes de sair do Brasil ou só quando chegar?

Como alugar carro em Atlanta
Com a RentCars, você reserva seu carro antes mesmo de viajar.

O ideal é chegar no Canadá com tudo certo e já retirar o carro na locadora. Além da praticidade de reservar pela internet e já estar com o processo encaminhado, você fará uma boa economia do que se deixar para a última hora alugando somente no país.

Uma boa dica é reservar pelo RentCars, que é um buscador que mostra várias opções de carros de várias locadoras do Canadá, apresentando as melhores opções de carros e preços.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Qual é o melhor lugar para retirar o carro?

Onde você vai pegar o seu carro e em qual momento da sua viagem, vai depender de qual cidade você está visitando ou se já vai seguir viagem de carro pelo país.

Em algumas cidades como Toronto, andar de carro não é a melhor opção, uma vez que o transporte público funciona de forma excelente e os pontos turísticos são muito próximos.

Agora, se você está indo conhecer Banff, por exemplo, é recomendável que você pegue seu carro assim que chegar no país.

Apesar da cidade ser pequena, existem muitos passeios a se fazer, sendo necessário um carro para conhecer o lugar.

Portanto, a decisão sobre pegar ou não pegar o carro já no aeroporto depende destes fatores e é preciso analisá-los com cuidado. Um carro pode ser extremamente útil durante uma viagem, facilitando muito a sua locomoção e economizando tempo de viagem.

 

Que tipo de carro escolher?

Seguro contra terceiros no Canadá
Há uma grande variedade de modelos disponíveis nas locadoras.

A escolha do modelo do carro depende do seu objetivo de viagem: se prefere alugar um modelo melhor e pagar mais caro ou se prefere optar pelo modelo simples pagando um preço menor.

Há uma grande variedade de modelos disponíveis nas locadoras, de carros esportivos para somente duas pessoas até as minivans que cabem 7 ou 8 pessoas. Cabe a você decidir qual o modelo que mais combina com o seu estilo de viagem.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

As minivans são ótimas para quando você está viajando em um grande número de pessoas. Além de ter um bom preço, as pessoas viajam de forma confortável. É uma ótima opção para você que vai viajar com a família ou amigos.

É importante lembrar que, além de você, as malas também precisam de um espacinho no carro, então, não deixe de alugar um carro onde as malas terão espaço, isso faria a sua viagem extremamente desconfortável. No site da RentCars você consegue encontrar todas essas opções.

Além das malas, é necessário ter em mente se você fará compras no Canadá, e caso a resposta seja positiva, é importante reservar um espaço para as compras, mesmo que num primeiro momento você não precise deste espaço, depois ele será muito útil para que todos voltem de forma confortável.

 

Pedágios no Canadá

O pedágio no Canadá funciona de forma diferente do Brasil e, além de ser mais simples, dificilmente você encontrará algum pelo caminho.

No Canadá, não é preciso parar o veículo, pagar e após ser liberado pela cancela. Aqui, a grande maioria dos pedágios funciona através de um detector automático de placa do carro.

Dessa forma, ao passar pelo detector, a placa do seu carro alugado é registrada e a conta do pedágio enviada para a locadora.

Portanto, ao devolver o carro, você já acerta todos os pedágios que foram registrados durante a viagem.

 

Cuidados ao alugar um carro no Canadá

Rentcars no Canadá
Na hora do aluguel de carro no Canadá não se esqueça do GPS.

No geral, o processo de aluguel de carro no Canadá é muito tranquilo, mas, claro, alguns cuidados devem ser tomados para que não se tenha nenhuma dor de cabeça durante a viagem. Alugue o seguro básico do veículo, que possui preços bem acessíveis e cobre batidas de carro e se o carro for roubado.

Você precisa ter cuidado para não alugar “sem querer” o seguro extra que as locadoras tentam de todas as formas que você contrate.

Esse tipo de seguro cobre arranhões no carro e coisa do tipo, mas normalmente possuem um valor muito alto e acaba não compensando.

Outro cuidado importante para ter em sua viagem é viajar com um GPS, seja ele contratado ou usando o celular mesmo. Normalmente, o GPS que você alugar juntamente com o carro custa uns 10 dólares por dia, se você não tiver como usar o celular, vale a pena contratar o serviço.

É importante sempre respeitar os limites de velocidades especificados nas placas de sinalização nas estradas.

Quando não houver placas indicando qual o limite de velocidade, dirija a 50 km/h em áreas urbanas e nas estradas a velocidade fica entre 80 e 120 km/h (dependendo da província).

Uma dica importante quanto ao trânsito, que é algo totalmente canadense e que muitos de nós brasileiros nos assustamos quando vemos, é que você pode dobrar a direita mesmo se o sinal estiver vermelho.

É isso mesmo, quando você parar no semáforo e quiser dobrar a direita não precisa esperar o sinal verde, mas claro, tem que cuidar se há pedestres ou ciclistas ao redor e, caso não tenha ninguém, você está livre para dobrar a direita. Caso não o faça, recebe até uma buzinada do motorista que estiver atrás.

 

As estradas do Canadá são boas?

Locadora de carro no Canadá
Não há necessidade de se preocupar com a qualidade das estradas, já que elas são ótimas.

A ótima infraestrutura do Canadá também é visível nas estradas, e viajar de carro acaba sendo bem tranquilo. Não há necessidade de se preocupar com a qualidade das estradas, já que elas são ótimas.

Mesmo com a neve, ela fica OK. Claro, é sempre bom ter cuidado e não dirigir em alta velocidade, se você estiver viajando durante o inverno, quando as estradas estão um pouco mais escorregadias.

Outra dica que dou é tomar cuidado com os acostamentos, quando houver neve na estrada, devido a um acontecimento que ocorreu durante uma viagem com alguns amigos de Winnipeg para Thompson.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Estávamos em dois carros e o nosso amigo que estava dirigindo e o da frente resolveu parar no acostamento (não recordo o motivo). Devido à falta de visibilidade, o carro acabou afundando na neve, onde meu amigo supostamente pensou que fosse o acostamento.

Resultado: passamos horas tentando colocar o carro de volta na estrada, até que um canadense parou e prendeu uma corda bem forte no carro para puxar. Mas acreditem, não foi fácil e começamos a ficar preocupados, pois a noite começou a cair e estava uns -30°C.

De qualquer forma, aprendemos na prática e hoje acho graça do acontecimento, mas na hora foi tenso! Sem contar a preocupação em saber se estava realmente tudo bem com o carro.

 

Tem bastante estacionamento no Canadá?

É difícil estacionar no Canadá
Dificilmente você terá que pagar um estacionamento.

Estacionar no Canadá não deve ser um problema, já que o país apresenta uma ótima infraestrutura em todos os aspectos. E uma coisa legal é que os estacionamentos de shoppings, por exemplo, são gratuitos e de outros lugares também. Dificilmente você terá que pagar um estacionamento.

Já nas ruas, é necessário entender um pouco das regras para não estacionar em locais proibidos, como o estacionamento na frente do hidrante, que não é permitido e não tem nenhuma placa que sinalize isso.

Outra regra que não apresenta sinalização: só pode deixar o carro estacionado na rua por no máximo 3 horas, caso você veja uma placa dizendo que pode ficar mais que este tempo, tudo bem, caso contrário é importante respeitar as 3 horas.

As placas sinalizadas com um P dentro de um círculo são placas de estacionamento e indicam se naquele local é permitido ou não estacionar, além disso, trazem informações quanto aos horários e dias em que é permitido. É importante prestar bastante atenção nas placas em geral para que não se tenha nenhum tipo de problema.

 

Quais são as regiões mais indicadas

Como são as estradas do Canadá
Estradas do Canadá oferecem um visual lindo.

O bom de alugar um carro é que você pode visitar cidades próximas e, dessa forma, explorar muito mais o Canadá. Além disso, as estradas oferecem um visual lindo com montanhas rochosas ou até mesmo muita neve, o que deia a viagem muito mais interessante. Se você está indo visitar Montreal, Toronto, Quebec ou Ottawa, vale muito a pena alugar um carro e conhecer todas estas cidades, já que estão muito próximas.

Além dessas quatro cidades, existem muitas outras nos arredores que também valem uma visita. Agora, falando do outro canto do Canadá, se você está indo viajar para Vancouver, por exemplo, o aluguel do carro é extremamente válido, já que você pode visitar cidades como Calgary, Banff e Jasper.

Além disso, a estrada para Banff ou Jasper são lindas, rodeadas de montanhas rochosas e muitas árvores. Se você der sorte, ainda pode ver ursos no meio do mato enquanto estiver na estrada, já imaginou?

Quando viajei para Banff, vimos um urso atravessando a estrada e indo para o meio do mato, foi sensacional! Só a viagem de carro já é uma atração à parte no Canadá e vale muito a pena viver essa experiência incrível.

 

Evitar erros no aluguel de carro no Canadá

Há muitas vantagens ao alugar um carro no Canadá com o RentCars. Além de você conseguir explorar o país conhecendo mais lugares e até mesmo cidades menores, só a experiência de dirigir nas estradas canadenses já é um momento único e certamente só ficarão boas recordações.

Além de todas as vantagens, o processo de aluguel de carro é extremamente simples e sem complicações, e claro, tanto o preço do aluguel do carro quanto da gasolina ficam baratos quando divididos em mais pessoas, sendo muitas vezes até mais econômico viajar de carro do que de ônibus pelo país.

Ah, e se você vai dirigir no Canadá muito cuidado com o trânsito em Alberta. Vale a pena ver esse vídeo curtinho e divertido feito pelo site oficial de turismo de Alberta (ameiii):


Ficou com alguma dúvida sobre o aluguel de carro no Canadá? Deixe o seu comentário!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Adriane Costa

ESCRITO POR

Adriane Costa

Adriane, 25 anos, engenheira de alimentos. Faz Mestrado em Ciência dos Alimentos em Floripa, e conhece um canto novo da cidade todo final de semana. Já morou no Canadá, mas prefere o calor do Brasil. Gosta de pessoas, ama os animais. Viajar, trilhas, praia, mar, cerveja, música, mochila nas costas, boa companhia, é tudo que precisa.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *