Cidades do Quebec: conheça as mais bonitas para visitar

Cidades do Quebec: conheça as mais bonitas para visitar

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (4 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

As cidades do Quebec, uma das dez províncias do Canadá, são conhecidas como a Europa da América do Norte. É que ao mesmo tempo que mantém viva sua herança colonizadora, que é a francesa, recebem de braços abertos os imigrantes que, aos poucos, têm mudado o ambiente.

Esses fatores têm tornado as cidades do Québec cada vez mais multiculturais e com atrativos para todos os tipos de pessoas. Com isso, visitantes e moradores, sejam canadenses ou imigrantes, usufruem juntos da culinária, da arte e de eventos culturais que não podem ser encontrados em nenhuma outra parte do mundo.

Cada cidade do Quebec representa o multiculturalismo vibrante da maior província do Canadá, conhecida como la Belle Province (a bela província). Essa região também é famosa por suas vastas florestas, montanhas e água – são cerca de 1 milhão de lagos e canais, o que deixa o clima bem fresco.

Dentre tantas cidades interessantes, escolher apenas um destino na província de Quebec é uma tarefa muito difícil, para não dizer impossível, já que há muitas maravilhas por aqui. Para te ajudar, separei as cidades do Quebec que considero imperdíveis na sua visita ao Canadá.

Planeje sua viagem => Internet no Canadá

Seguro viagem para a América do Norte »

Cidades do Quebec: as mais bonitas

  • Montreal
  • Québec City
  • Rivière-Éternité
  • Île d’Orléans
  • Mont Tremblant

As cidades maiores tendem a ser mais caras, logo, se você quer encontrar uma cidade mais barata para viajar, as cidades menores no interior, ou nos arredores de Quebec City e Montreal, são as melhores para economizar.

  • Sherbrooke
  • Laval
  • Saguenay
  • Lévis
  • Terrebonne
  • Longueuil
  • Trois-Rivières

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Quebec »

*Vídeo oficial do site de turismo do Quebec.

Montreal

Turismo no Canadá
Vista aérea de Montreal, a cidade mais turística do Quebec.

Montreal é a maior cidade de Quebec e uma das mais bonitas do país. É bilíngue, onde se fala francês e inglês. E, embora seja cosmopolita e contemporânea, preserva no bairro Vieux-Montreal (Velha Montreal) uma belíssima arquitetura histórica, sendo um dos lugares mais charmosos de toda a cidade.

Ela é conhecida por ser uma cidade de festivais, onde muitos eventos acontecem ao longo do ano, atraindo visitantes de todos os lugares.

Durante o inverno, um evento que se destaca é a Fetê des Neiges, que ocorre no parque Jean-Drapeau há 36 anos. O evento concentra atividades na neve para toda a família, como patinação, passeio de trenó e apresentações de música ao vivo.

Você pode conhecer melhor os principais atrativos turísticos da cidade fazendo um Tour particular em Montreal com um guia local.

Turismo no Quebec
Museu de Arte Contemporânea de Montreal | Foto: Jeangagnon, via Wikimedia Commons.

Como costumam enfrentar um inverno rigoroso, os montrealers, como são chamados os cidadãos de Montreal, buscam oferecer o máximo de atividades ao ar livre durante o verão. Dentre estes eventos estão o festival de comédia Just for Laughs e o Festival Internacional de Jazz.

Outra atração de Montreal é o Musée d’arte Contemporain de Montréal (Museu de Arte Contemporânea de Montreal), que contém galerias inesquecíveis para visitar. Fundado em 1964 é o primeiro museu do país dedicado à arte contemporânea.

Em relação a onde se hospedar em Montreal, os bairros de Old Montreal, Plateau e Downtown são os mais comuns entre os turistas que visitam a cidade.

Quebec City

Dicas de turismo para o Quebec
Vista de Quebec City com o Château Frontenac.

A capital administrativa e política da província de Quebec é chamada de Quebec City, em inglês, e de Ville Du Quebec, em francês. É um dos sítios históricos mais bem preservados da América do Norte, sendo que região antiga, a Vieux-Quebec, é a única cidade fortificada do continente norte-americano.

Por isso, a Vieux-Quebec é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, uma vez que é um museu vivo entre ruas de paralelepípedos, arquitetura dos séculos XVII e XVIII, além de abrigar o esplêndido e cartão-postal da cidade, Château Frontenac, um antigo castelo que foi transformado em um hotel luxuoso e está aberto a visitação com tour guiado.

Está localizada a 270 quilômetros de Montreal, e você pode ter acesso à cidade de carro, de ônibus, de trem ou avião. Há empresas que oferecem uma viagem de um dia para conhecer Quebec City, com visita a Vieux-Quebec e ao Observatoire de La Capitale, uma espécie de mirante que permite ter uma visão 360º de toda a cidade.

Dicas de viagem em Quebec
Hotel de Glace em Quebec City | Foto: Matias Garabedian, via Wikimedia Commons.

No inverno, é possível visitar o Hotel de Glace, um hotel sazonal todo feito de gelo. Reserve aqui sua entrada no hotel de gelo de Quebec City e conheça esse lugar incrível.

Nesta época também acontece o Quebec’s Winter Carnival, um festival de inverno pelas ruas, que conta com uma empolgante corrida de canoas, acrobatas, músicos, artistas circenses e DJ’s.

Outra atração interessante são as Cabanes a Sucre, onde é produzido o famoso Maple Syrup, um clássico “xarope” doce, feito das árvores de Maple (quem tem a folha igual a da bandeira do país).

Nesses lugares você pode ver as árvores, o processo de extração do maple e seu processamento para venda. Esses lugares também costumar ter restaurantes ou bistrôs com refeições aconchegantes e vistas maravilhosas.

Rivière-Éternité

Roteiro de viagem no Canadá
Parque Nacional Saguenay | Foto: Fralambert, via Wikimedia Commons.

Rivière-Éternité é uma pequena vila que fica no coração de um vale com o mesmo nome, em uma baía entre altas montanhas rochosas. A cidade está a 270 quilômetros de Quebec City. Devido a sua esplêndida localização geográfica, a maior atração da vila é o Parque Nacional Fjord-du-Saguenay.

No parque, você poderá conhecer uma das paisagens mais belas de toda a província. Com mais de 300 km² de extensão, o parque oferece uma gama de atividades em terra, na água e até no mar, uma excelente opção para aqueles que gostam de se aventurar no ecoturismo.

Outro ponto turístico da vila é o Parque Marin du Saguenay-Saint-Laurent, um eco-parque que tem como foco a proteção do ecossistema marinho, sendo o único parque de toda a Província do Quebec com essa finalidade. Nele, você pode observar baleias enquanto navega pelas águas do parque ou também observá-las em terra.

A vila também é bastante religiosa. É possível observar a torre da igreja, que serve como um marco para a comunidade formada na entrada da baía. Para aqueles que se interessam por essa parte da cultura do lugar, existe a opção de se hospedar no Auberge du Presbytere, uma antiga casa paroquial no início da trilha Notre Dame, na entrada do Fjord-du-Saguenay.

Île d’Orléans

Roteiro de viagem no Quebec
Igreja em Île d´Orléans | Foto: SaphirQC – Odette Tremblay, via Wikimedia Commons.

A ilha localizada no Rio St. Lawrence, a 5 km do centro de Quebec, é um distrito histórico, preservando as características tradicionais do Quebec, sendo considerada o berço da Nova França.

O principal atrativo da cidade são as produções agrícolas do lugar, que resultam em paisagens deslumbrantes e culinária inigualável com produtos frescos e saborosos, tudo isso com uma ambientação histórica e rica cultura.

Para aqueles que são amantes da natureza, vá até a Ilha Minigo, a ilha encantada, que impressiona com vegetação exuberante e edifícios e monumentos de belíssima arquitetura.

O conjunto dessas características faz da Île d’Orleans o destino perfeito para quem busca um final de semana romântico, ou quer uma programação mais tranquila.

Mont Tremblant

Cidades mais bonitas do Quebec
Mont Tremblant no outono | Foto: Kuiyan Xu, via Wikimedia Commons.

Localizada a 120 quilômetros de Montreal, o Mont Tremblant é um dos destinos de inverno favorito, sendo um dos picos mais altos da região, com 960 metros. Com mais de 2 km² de terreno esquiável, o lugar conta com 94 pistas dispostas pelas 4 faces do monte. Esse é um lugar que faz parte de uma excursão pelo Canadá que dura 9 dias.

Outra atração que chama a atenção é o Cabriolet, um teleférico que te leva para a base da montanha, durante o passeio é possível ter uma bela vista de toda a vila, e é um meio de transporte prático e divertido de se chegar ao topo da vila.

A vila possui pouco mais de 8 mil habitantes e tem 13 resorts dedicados ao esqui. A estrutura mantém o ar francês característico das cidades quebecois, com excelentes opções de cafés, bistrôs e restaurantes.

Mesmo para aqueles que não gostam de esquiar, o lugar oferece diversas alternativas de entretenimento, contando como pista de patinação e tobogãs no gelo, além do Scandinave Spa, um spa de luxo que é um espetáculo a parte.

Sherbrooke

Cidades do Quebec
Sherbrooke | Foto: Libertad, via Wikimedia Commons.

Sherbrook é uma cidade com pouco mais de 150 mil habitantes, sendo a cidade com menor custo de vida em toda a província, cerca de 13% abaixo da média nacional do Canadá. A cidade fica na confluência dos rios Magog e St.Francis, a uma viagem de 1h30 de distância de Montreal.

Conhecida como A Rainha dos Municípios Orientais, Sherbrook é um forte centro cultural, econômico e político da região, abrigando oito instituições de ensino superior, que acolhem uma média de 40 mil estudantes.

Como era de se esperar, a economia da cidade também é dominada pelo setor estudantil. Há também um grande e renomado Hospital-Escola na cidade. Dessa forma, a cidade fornece bons trabalhos na área de tecnologia e pesquisa.

Os pontos turísticos giram fortemente em torno da cultura, em especial o Museu de Belas Artes de Sherbrook e a Catedral de Saint-Michel. Veja abaixo, dados do custo de vida em Sherbrooke.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

Preços dos restaurantes em Sherbrook

Refeição (em local barato)CAD$15
Fast food (combo)CAD$10
Água (300ml)CAD$1,45
Cerveja (garrafa)CAD$6
Refrigerante (lata)CAD$1,84

Preços do mercado em Sherbrook

Pão (500g)CAD$3,13
Ovos (dúzia)CAD$2,93
Peito de Frango (1kg)CAD$13,50

Preço do transporte em Sherbrook

Passagem local (só de ida)CAD$3,30
Táxi (corrida 1 km + bandeirada)CAD$4,75
Gasolina (1 litro)CAD$1,25
Passe comum mensalCAD$76,50

Custo da diversão em Sherbrook

CinemaCAD$12
Academia (mensal)CAD$20

Lévis

Cidade no Canadá
Lévis | Foto: The Photographer, via Wikimedia Commons.

Lévis é uma cidade a oeste da província do Quebec, próxima a costa sul do rio St. Lawrence. Uma linha férrea e duas pontes conectam a cidade a capital da província, Quebec City.

Apesar de ser uma cidade pequena com economia agrícola, também abriga grandes empresas e fábricas como a Frito Lay, subsidiária da PepsiCo. e a refinaria de petróleo Ultramar. O custo de vida em Lévis está 8% abaixo da média nacional canadense.

Preços dos restaurante em Lévis

Refeição (em local barato)CAD$15
Fast food (combo)CAD$10
Água (300ml)CAD$1,30
Cerveja (garrafa)CAD$4,49
Refrigerante (lata)CAD$1,49

Preço no mercado em Lévis

Pão (500g)CAD$3,99
Ovos (dúzia)CAD$2,99
Peito de Frango (1kg)CAD$10,98

Transporte em Lévis

Passagem local (só de ida)CAD$3,50
Táxi (corrida 1 km + bandeirada)CAD$4,75
Gasolina (1 litro)CAD$1,25
Passe comum mensal *CAD$93,60

 *A partir de março de 2019

Custo com diversão em Lévis

CinemaCAD$12
Academia (mensal)CAD$40

Laval

Onde ir no Quebec
Laval | Foto: Jean-Philippe Bouletderivative, via Wikimedia Commons.

Laval é uma cidade de negócios, localizada a 30 quilômetros de Montreal, com custo de vida 30% abaixo da média nacional canadense. A economia é tão diversa quanto sua população, devido a proximidade do centro de Montreal.

A cidade atrai jovens profissionais que buscam por um lugar seguro e dinâmico para construir seu futuro. Recentemente a cidade adotou um plano de desenvolvimento urbano sustentável, gerando a emergência de projetos imobiliários, que tem contribuído com o desenvolvimento demográfico e empresarial.

Laval também é um destino turístico, devido aos atributos naturais que cercam a cidade, como parques, montanhas e o rio Mille. O bairro Sainte-Rose também é um ponto de destaque, onde se reúnem boutiques, restaurantes, antiquários e galerias de arte.

Custo de restaurante em Laval

Refeição (em local barato)CAD$15
Fast food (combo)CAD$10
Água (300ml)CAD$1,58
Cerveja (garrafa)CAD$5,50
Refrigerante (lata)CAD$2

Mercado em Laval

Pão (500g)CAD$3,13
Ovos (dúzia)CAD$3,00
Peito de Frango (1kg)CAD$13,50

Transporte em Laval

Passagem local (só de ida)CAD$3,25
Táxi (corrida 1 km + bandeirada)CAD$5,25
Gasolina (1 litro)CAD$1,23
Passe comum mensalCAD$93

Diversão em Laval

CinemaCAD$12
Academia (mensal)CAD$22,73

Saguenay

Saguenay
Saguenay | Foto: Chicoutimi, via Wikimedia Commons.

Saguenay é uma cidade ao norte do Quebec, a cerca de 200 quilômetros de Montreal. Os verões são amenos, com temperaturas máximas que em torno de 24ºC, já os invernos, no entanto, costumam ser muito rigorosos.

Cerca de 98% da população tem o francês como primeira língua. A economia é caracterizada pela exploração de seus recursos naturais, a cidade é abastecida por uma hidrelétrica para operar fundições de alumínio e usinas.

Os parques industriais da cidade também abrigam negócios relacionados à biomedicina e pesquisa florestal. Os preços baixos na cidade advêm, principalmente, dos baixos preços do mercado imobiliário na região.

Restaurante em Saguenay

Refeição (em local barato)CAD$15
Fast food (combo)CAD$10
Água (300ml)CAD$1,35
Cerveja (garrafa)CAD$5,50
Refrigerante (lata)CAD$2,25

Mercado em Saguenay

Pão (500g)CAD$3
Ovos (dúzia)CAD$3,38
Peito de Frango (1kg)CAD$16

Transporte em Saguenay

Passagem local (só de ida)CAD$3,25
Táxi (corrida 1 km + bandeirada)CAD$5,15
Gasolina (1 litro)CAD$1,18
Passe comum mensalCAD$68

Diversão em Saguenay

CinemaCAD$12
Academia (mensal)CAD$52,50

Longueuil

Preços das cidades do Canadá
Longueuil | Foto: abdallahh, via Wikimedia Commons.

Longueuil é uma cidade nos arredores do rio St. Lawrance, próximo a Montreal. O custo de vida está 4% abaixo da média nacional do Canadá.

A cidade tem um grande setor comercial, com diversos centros comerciais e também conta com uma diversificada indústria aeroespacial, que é uma das maiores empregadoras de Longueuil.

Além disso, a cidade é muito atraente para estudantes, uma vez que três grandes universidades – Université de Montreal, Université de Sherbrook e Université du Québec – estabelecem campus em Longueuil.

Restaurante em Longueuil

Refeição (em local barato)CAD$15
Fast food (combo)CAD$10
Água (300ml)CAD$1,58
Cerveja (garrafa)CAD$6
Refrigerante (lata)CAD$2,03

Mercado em Longueuil

Pão (500g)CAD$3,13
Ovos (dúzia)CAD$3,21
Peito de Frango (1kg)CAD$13,50

Transporte em Longueuil

Passagem local (só de ida)CAD$3,25
Táxi (corrida 1 km + bandeirada)CAD$5,25
Gasolina (1 litro)CAD$1,21
Passe comum mensalCAD$115,75

Diversão em Longueuil

CinemaCAD$12
Academia (mensal)CAD$37,23

Trois-Rivières

Preços hospedagem no Canadá
Trois-Rivières | Foto: Alain Rouiller, via Wikimedia Commons.

Trois-Rivières (Três Rios) está localizada próxima ao rio St. Lawrence, entre Quebec City e Montreal. O custo de vida é cerca de 2% menor que a média nacional do Canadá, sendo a cidade industrial mais antiga de todo país.

A economia da cidade girava em torno das indústrias de celulose e têxteis, no entanto, ao longo do tempo a manufatura se diversificou, especialmente em alimentos, vestuário, metais e eletrodomésticos.

O setor terciário tem crescido desde o final do século passado, principalmente através do estabelecimento de escritórios governamentais que atendem a população da região.

Outro ponto importante é que a Université du Quebec possui um campus na cidade, o que também contribui para o fortalecimento do setor terciário na economia da cidade.

Restaurante em Trois-Rivières

Refeição (em local barato)CAD$15
Fast food (combo)CAD$10
Água (300ml)CAD$1,45
Cerveja (garrafa)CAD$6
Refrigerante (lata)CAD$2

Mercado em Trois-Rivières

Pão (500g)CAD$3,13
Ovos (dúzia)CAD$3
Peito de Frango (1kg)CAD$13,70

Transporte em Trois-Rivières

Passagem local (só de ida)CAD$3,42
Táxi (corrida 1 km + bandeirada)CAD$4,75
Gasolina (1 litro)CAD$1,21
Passe comum mensalCAD$65

Diversão em Trois-Rivières

CinemaCAD$12
Academia (mensal)CAD$38,33

Dicas finais sobre as cidades do Quebec

Cidades mais visitadas do Quebec
Rochedo de Percé, no Quebec.

A província do Quebec, sem dúvida alguma, é destaque dentre as outras províncias canadenses. As cidades do Quebec oferecem mais de 500 festivais por ano, do inverno ao verão, muito entretenimento gratuito e que toma as ruas de cidades, como em Montreal e Quebec City.

A combinação entre a história colonial e a cultura contemporânea também faz do Quebec um ambiente favorável para os amantes de artes e história, sendo a província o centro da história pré e pós-colonização no Canadá.

Dentre as curiosidades do Quebec, saiba que a província também é lar de museus incríveis, arquitetura histórica, galerias de arte mundialmente famosas.

Com uma variedade de atrações naturais e paisagens deslumbrantes, a costa do Quebec é ainda um dos poucos lugares no mundo onde é possível observar uma grande quantidade de mamíferos marinhos e outras atividades em contato com a natureza, que fornecem um ambiente para se ter experiências incríveis.

Além disso, mesmo falando inglês, as cidades têm como tradição o inabalável qébécois, o que torna os destinos ainda mais interessantes caso você queira aprender ou praticar o francês. Em resumo, seja você uma pessoa tranquila ou aventureira, que curte inglês ou francês, as cidades do Quebec tem atrações para você.

Quais cidades do Quebec você gostaria de conhecer em viagem pelo Canadá? Ficou com dúvida ou tem sugestões? Deixe nos comentários.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Canadá

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Canadá? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Canadá para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Canadá. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Canadá, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Canadá. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Canadá, e por toda a América do Norte, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no Canadá

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Canadá, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Canadá

Ter um chip de celular no Canadá com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Canadá.

Seguro viagem no Canadá

Contratar um seguro viagem para o Canadá é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. CARLOS ALBERTO MOREIRA PINTO
    Excelente artigo. Esclarecedor e completo. Prático. Podemos viajar com segurança.
  2. Polly Batista
    Oi, Carlos! Tudo bem?! Que bom que gostou!!! Muito obg pelo comentário e boa viagem!!!!
Quero Viajar Mais