Cidades do Quebec: conheƧa as mais bonitas para visitar
As cidades do Quebec, uma das dez províncias do Canadá, são conhecidas como a Europa da América do Norte. É que ao mesmo tempo que mantém viva sua herança colonizadora, que é a francesa, recebem de braços abertos os imigrantes que, aos poucos, têm mudado o ambiente.
Esses fatores têm tornado as cidades do Québec cada vez mais multiculturais e com atrativos para todos os tipos de pessoas. Com isso, visitantes e moradores, sejam canadenses ou imigrantes, usufruem juntos da culinária, da arte e de eventos culturais que não podem ser encontrados em nenhuma outra parte do mundo.
Cada cidade do Quebec representa o multiculturalismo vibrante da maior província do Canadá, conhecida como la Belle Province (a bela província). Essa região também é famosa por suas vastas florestas, montanhas e água – são cerca de 1 milhão de lagos e canais, o que deixa o clima bem fresco.
Dentre tantas cidades interessantes, escolher apenas um destino na província de Quebec é uma tarefa muito difícil, para não dizer impossível, já que há muitas maravilhas por aqui. Para te ajudar, separei as cidades do Quebec que considero imperdíveis na sua visita ao Canadá.
Planeje sua viagem => Internet no Canadá
Seguro viagem para a América do Norte »
Cidades do Quebec: as mais bonitas
- Montreal
- Québec City
- Rivière-Éternité
- Île d’Orléans
- Mont Tremblant
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Quebec »
O que fazer nas cidades do Quebec
*Vídeo oficial do site de turismo do Quebec
1. Montreal
Montreal é a maior cidade de Quebec e uma das mais bonitas do país. É bilíngue, onde se fala francês e inglês. E, embora seja cosmopolita e contemporânea, preserva no bairro Vieux-Montreal (Velha Montreal) uma belíssima arquitetura histórica, sendo um dos lugares mais charmosos de toda a cidade.
Ela é conhecida por ser uma cidade de festivais, onde muitos eventos acontecem ao longo do ano, atraindo visitantes de todos os lugares.
Durante o inverno, um evento que se destaca é a Fetê des Neiges, que ocorre no parque Jean-Drapeau há 36 anos. O evento concentra atividades na neve para toda a família, como patinação, passeio de trenó e apresentações de música ao vivo.
Você pode conhecer melhor os principais atrativos turísticos da cidade fazendo um Tour particular em Montreal com um guia local.
Como costumam enfrentar um inverno rigoroso, os montrealers, como são chamados os cidadãos de Montreal, buscam oferecer o máximo de atividades ao ar livre durante o verão. Dentre estes eventos estão o festival de comédia Just for Laughs e o Festival Internacional de Jazz.
Outra atração de Montreal é o Musée d’arte Contemporain de Montréal (Museu de Arte Contemporânea de Montreal), que contém galerias inesquecíveis para visitar. Fundado em 1964 é o primeiro museu do país dedicado à arte contemporânea.
Em relação a onde se hospedar em Montreal, os bairros de Old Montreal, Plateau e Downtown são os mais comuns entre os turistas que visitam a cidade.
2. Quebec City
A capital administrativa e política da província de Quebec é chamada de Quebec City, em inglês, e de Ville Du Quebec, em francês. É um dos sítios históricos mais bem preservados da América do Norte, sendo que região antiga, a Vieux-Quebec, é a única cidade fortificada do continente norte-americano.
Por isso, a Vieux-Quebec é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, uma vez que é um museu vivo entre ruas de paralelepípedos, arquitetura dos séculos XVII e XVIII, além de abrigar o esplêndido e cartão-postal da cidade, Château Frontenac, um antigo castelo que foi transformado em um hotel luxuoso e está aberto a visitação com tour guiado.
Está localizada a 270 quilômetros de Montreal, e você pode ter acesso à cidade de carro, de ônibus, de trem ou avião. Há empresas que oferecem uma viagem de um dia para conhecer Quebec City, com visita a Vieux-Quebec e ao Observatoire de La Capitale, uma espécie de mirante que permite ter uma visão 360º de toda a cidade.
No inverno, é possível visitar o Hotel de Glace, um hotel sazonal todo feito de gelo. Reserve aqui sua entrada no hotel de gelo de Quebec City e conheça esse lugar incrível.
Nesta época também acontece o Quebec’s Winter Carnival, um festival de inverno pelas ruas, que conta com uma empolgante corrida de canoas, acrobatas, músicos, artistas circenses e DJ’s.
Outra atração interessante são as Cabanes a Sucre, onde é produzido o famoso Maple Syrup, um clássico “xarope” doce, feito das árvores de Maple (quem tem a folha igual a da bandeira do país).
Nesses lugares você pode ver as árvores, o processo de extração do maple e seu processamento para venda. Esses lugares também costumar ter restaurantes ou bistrôs com refeições aconchegantes e vistas maravilhosas.
3. Rivière-Éternité
Rivière-Éternité é uma pequena vila que fica no coração de um vale com o mesmo nome, em uma baía entre altas montanhas rochosas. A cidade está a 270 quilômetros de Quebec City. Devido a sua esplêndida localização geográfica, a maior atração da vila é o Parque Nacional Fjord-du-Saguenay.
No parque, você poderá conhecer uma das paisagens mais belas de toda a província. Com mais de 300 km² de extensão, o parque oferece uma gama de atividades em terra, na água e até no mar, uma excelente opção para aqueles que gostam de se aventurar no ecoturismo.
Outro ponto turístico da vila é o Parque Marin du Saguenay-Saint-Laurent, um eco-parque que tem como foco a proteção do ecossistema marinho, sendo o único parque de toda a Província do Quebec com essa finalidade. Nele, você pode observar baleias enquanto navega pelas águas do parque ou também observá-las em terra.
A vila também é bastante religiosa. É possível observar a torre da igreja, que serve como um marco para a comunidade formada na entrada da baía. Para aqueles que se interessam por essa parte da cultura do lugar, existe a opção de se hospedar no Auberge du Presbytere, uma antiga casa paroquial no início da trilha Notre Dame, na entrada do Fjord-du-Saguenay.
4. Île d’Orléans
A ilha localizada no Rio St. Lawrence, a 5 km do centro de Quebec, é um distrito histórico, preservando as características tradicionais do Quebec, sendo considerada o berço da Nova França.
O principal atrativo da cidade são as produções agrícolas do lugar, que resultam em paisagens deslumbrantes e culinária inigualável com produtos frescos e saborosos, tudo isso com uma ambientação histórica e rica cultura.
Para aqueles que são amantes da natureza, vá até a Ilha Minigo, a ilha encantada, que impressiona com vegetação exuberante e edifícios e monumentos de belíssima arquitetura.
O conjunto dessas características faz da Île d’Orleans o destino perfeito para quem busca um final de semana romântico, ou quer uma programação mais tranquila.
5. Mont Tremblant
Localizada a 120 quilômetros de Montreal, o Mont Tremblant é um dos destinos de inverno favorito, sendo um dos picos mais altos da região, com 960 metros. Com mais de 2 km² de terreno esquiável, o lugar conta com 94 pistas dispostas pelas 4 faces do monte. Esse é um lugar que faz parte de uma excursão pelo Canadá que dura 9 dias.
Outra atração que chama a atenção é o Cabriolet, um teleférico que te leva para a base da montanha, durante o passeio é possível ter uma bela vista de toda a vila, e é um meio de transporte prático e divertido de se chegar ao topo da vila.
A vila possui pouco mais de 8 mil habitantes e tem 13 resorts dedicados ao esqui. A estrutura mantém o ar francês característico das cidades quebecois, com excelentes opções de cafés, bistrôs e restaurantes.
Mesmo para aqueles que não gostam de esquiar, o lugar oferece diversas alternativas de entretenimento, contando como pista de patinação e tobogãs no gelo, além do Scandinave Spa, um spa de luxo que é um espetáculo a parte.
Dicas das cidades do Quebec
A província do Quebec, sem dúvida alguma, é destaque dentre as outras províncias canadenses. As cidades do Quebec oferecem mais de 500 festivais por ano, do inverno ao verão, muito entretenimento gratuito e que toma as ruas de cidades, como em Montreal e Quebec City.
A combinação entre a história colonial e a cultura contemporânea também faz do Quebec um ambiente favorável para os amantes de artes e história, sendo a província o centro da história pré e pós-colonização no Canadá.
Dentre as curiosidades do Quebec, saiba que a província também é lar de museus incríveis, arquitetura histórica, galerias de arte mundialmente famosas.
Com uma variedade de atrações naturais e paisagens deslumbrantes, a costa do Quebec é ainda um dos poucos lugares no mundo onde é possível observar uma grande quantidade de mamíferos marinhos e outras atividades em contato com a natureza, que fornecem um ambiente para se ter experiências incríveis.
Além disso, mesmo falando inglês, as cidades têm como tradição o inabalável qébécois, o que torna os destinos ainda mais interessantes caso você queira aprender ou praticar o francês. Em resumo, seja você uma pessoa tranquila ou aventureira, que curte inglês ou francês, as cidades do Quebec tem atrações para você.
Para finalizar, leia o artigo como estudar em Quebec, com dicas ótimas para quem deseja fazer intercâmbio ou até mesmo morar no Canadá por mais tempo.
Quais cidades do Quebec você gostaria de conhecer em viagem pelo Canadá? Ficou com dúvida ou tem sugestões? Deixe nos comentários.
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não serÔ publicado. Campos obrigatórios são marcados com *