Pontos turísticos de Montreal, no Canadá: 10 principais

Pontos turísticos de Montreal, no Canadá: 10 principais

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (6 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Pontos turísticos de Montreal, no Canadá: 10 principais

Situados no extremo leste do Canadá, os pontos turísticos de Montreal fazem parte, na realidade, de um conjunto de ilhas do rio São Lourenço. A água que banha todo o seu perímetro privilegia a cidade com uma bela paisagem. Montreal é a maior cidade da Província do Québec, região que recebeu colonização francesa, e a segunda mais populosa de todo o país.

Concentra poderes administrativos, é a casa de grandes industrias, é importante polo comercial e é referência educacional, sem falar nos principais pontos turísticos de Montreal, que são imperdíveis. Apesar desses atributos, o clima na cidade é de uma pequena vila, características que a tornam encantadora e charmosa.

A cidade guarda também grandes paradoxos. Uma metrópole formada por arranha-céus contrasta harmoniosamente com um centro antigo. Outra dualidade da cidade faz parte da briga histórica do país: française x english. Recebeu influência administrativa ora da França ora do Reino Unido.

O resultado é uma cidade bilíngue, os dois idiomas convivem lado a lado. Embora o francês seja a língua oficial, o inglês é tão falado quanto. É comum observar nativos perguntando em francês e obtendo reposta em inglês, assim a conversa flui normalmente, cada um em seu idioma preferido.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Montreal

Melhor seguro viagem para o Canadá »

Atrações turísticas Montreal

  1. Old Montreal
  2. Mercados
  3. Notre Dame Basilic
  4. Mont-Royal Parc
  5. Orátorio de San José
  6. Jardin Botanique
  7. Olympic Park
  8. Plateau
  9. Parc Jean-Drapeau
  10. Museus

CLIQUE AQUI para encontrar os melhores passeios em Montreal »

1. Old Montreal

Pontos turísticos de Montreal

O centro histórico é conhecido como Old Montreal ou Vieux-Montreal, em francês, é onde a cidade começou em 1642 e é um dos principais pontos turísticos de Montreal. Sua arquitetura é preservada, formada por construções antigas e ruas estreitas de calçamento de pedra. Adquira uma excursão a pé arquitetônica por Old Montreal.

Andar por suas vielas é como viajar no passado. Old Montreal no Canadá guarda a atmosfera da Europa, estando na América do Norte. O país é muito usado como área de locação de filmes, pois é mais viável financeiramente.

O lado sul da região é banhada pelas águas do Rio São Lourenço, o que deixa a região ainda mais fascinante. A Saint-Paul Street e a praça Place d’Ares são pontos obrigatórios.

2. Mercados

pontos turísticos Montreal
Foto Jeangagnon, via Wikimedia Commons.

Para os amantes de “mercadões”, Montreal é um prato cheio. Aberto em 1933, o Mercado de Atwater guarda bons queijos, vinhos, peixes, carnes, frutas e legumes, oriundos de produtores locais e importados. O arranjo dos vegetais são os mais fotogênicos.

O mercado Atwater é banhado pelo Canal Lachine, perfeito para fazer um picnic com as delícias adquiridas no mercado. Além disso, alugar uma bicicleta e pedalar nas suas margens é uma boa pedida.

Se quiser saber mais sobre a cena gourmet da cidade, leia o artigo sobre os Mercados de Montreal no blog Sunday Cooks.

A padaria Première Moisson é incrível para pães e doces.

Outro mercado interessante é o Jean-Talon. Ele é maior do que o Atwater, há maior variedade de produtos. É o local onde muitos chefs compram seus ingredientes. É um bom lugar para provar sanduíches, crepes, tacos, sovertes e milho verde. Para conhecer melhor a culinária local, confira o post com dicas de restaurantes e comidas típicas de Montreal.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Montreal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O mercado está localizado no bairro Little Italy, como é de se imaginar, é um bairro com uma ampla variedade de restaurantes italianos. Esse é um dos atrativos interessantes para se abrigar do frio durante o inverno em Montreal.

3. Notre Dame Basilic

Melhores pontos turísticos de Montreal

Apesar de estar situada na região de Old Montreal, a Basílica de Notre Dame merece uma atenção especial e o título de um dos melhores pontos turísticos de Montreal. Ela está localizada na praça Place d’Armes, que é um dos lugares históricos mais bonitos. A igreja, católica romana, foi construída durante a década de 1820 no estilo neogótico.

A basílica impressiona pelo tamanho (acomoda 3 mil pessoas) e por sua beleza. Possui um incrível teto em tom azulado e incrustado de estrelas douradas e um altar ornamentado em ouro.

Delícia => Excursão gastronômica em Montreal

4. Mont-Royal Parc

Atrações turísticas de Montreal

O Mont-Royal é um conjunto de três colinas que dá origem ao nome da cidade. Em 1535, Jacques Cartier foi um dos primeiros a explorar o local e o batizou como Monte Real em homenagem ao rei da França.

É formado por três picos, o mais alto deles possui 233 metros, sendo possível avista-los de diferentes pontos da cidade. No século XIX, a grande área arborizada no meio da cidade foi transformada em parque. Foi planejado por Frederick Law Olmsted que também desenhou o Central Park em New York.

Chegar ao seu topo é um passeio longo, por isso há um ônibus que leva os turistas até lá. Entretanto, se houver tempo, é bastante agradável passear por entre as árvores. Há diferentes níveis de observação.

No mais alto de todos é o parque em si, com um lindo gramado e um lago no centro, nessa parte não é possível observar a cidade. Porém, do outro lado do parque está o mirante, na qual observa-se uma bela paisagem panorâmica de Montreal.

O blog Viajando com Palavras conta como foi sua experiência no parque.

Sensacional => Cruzeiro no Rio São Lourenço em Montreal

5. Orátorio de San José

Lugares turísticos de Montreal

Situado nas colinas do Mont-Royal está o oratório de São José. É uma basílica construída no início do século XX. Diferentemente da Notre Dame, possui uma arquitetura moderna.

A igreja está cercada por uma área verde e para alcançá-la é preciso subir uma escadaria. A vista que se obtém de Montreal vale a pena a subida.

6. Jardin Botanique

Locais para visitar em Montreal

O Jardim Botânico de Montreal é uma das preciosidades da cidade e é considerado um dos mais importantes jardins do mundo devido ao tamanho da sua coleção.

Há um insetário com mais de 20 mil espécies de borboletas, uma coleção de 21 mil espécies de plantas e diversos jardins temáticos. É interessante ir no final da tarde para apreciar a beleza do jardim japonês que possui uma decoração especial com bonecos iluminados.

Diversão => Tour noturno em Montreal

7. Olympic Park

viajar para Montreal, no Canadá

Próximo ao jardim botânico está o Olympic Park de Montreal. A cidade sediou as olimpíadas em 1976 e o local foi reaproveitado. Foi construído no local o Planetário e o Biodôme, que reproduz quatro diferentes ecossistemas do planeta.

A maior parte é reservado ao clima tropical, portanto para um brasileiro, só vale a pena visitar pelos pinguins. É também possível realizar um tour turístico pelo estádio.

A atração turística mais interessante do parque olímpico é a sua Torre, que é considerada a mais inclinada do mundo, são 45 graus de inclinação e 165 metros de altura. Há um observatório panorâmico no alto da torre.

8. Plateau

passagem para Montreal
Mont Royal visto do Plateau | Foto: Chicoutimi, via Wikimedia Commons.

O Plateau é um dos bairros mais charmosos e cool da cidade. É a casa de artistas, jovens, famílias modernas e estudantes. É uma delícia caminhar por suas ruas, visitar as suas galerias de arte, teatros e as melhores lojas da cidade. Garanta um passeio guiado a pé por Plateau.

As tendências gastronômicas surgem nos bares, restaurantes e cafés do bairro. O que torna o local mais gracioso são as simpáticas casinhas de dois andares, coloridas e com escadas na porta de entrada.

9. Parc Jean-Drapeau

Lugares imperdíveis em Montreal
Entardecer com vista para o Biosphere | Foto: Guilherme Garcia, via Wikimedia Commons.

O Parque Jean-Drapeau possui diferentes atrativos e está situado em duas ilhas dos Rio São Lourenço. Apesar de ser bem grande, não é possível circular de carro no local, alugar uma bicicleta é uma boa opção.

Entre as atrações estão o museu Biosphere, que é um grande globo, o parque de diversão La Ronde, o Cassino de Montreal, o centro aquático e o circuito Gilles-Villeneuve, pista de corrida, na qual acontece a F1 do país.

Além disso, nos dias de verão, é possível realizar esportes ao livre e aproveitar a área de praia. Grandes festivais de música também são realizados no parque.

Delícia => Tour de bike por Montreal com cerveja e vinho

10. Museus

museus em Montreal
Foto: Jeangagnon, via Wikimedia Commons.

Há uma vasta gama de museus em Montreal. Entre eles, o Museum of Fine Arts e o Pointe-a-Calliere são os mais famosos. O primeiro, o Musée des Beaux-Arts, em francês, é um dos maiores do Canadá, com um acervo de mais de 40 mil objetos.

Música, belas artes, cinema, moda e design são alguns dos temas que o museu abrange. Além do acervo permanente, há exibições temporárias de artistas contemporâneos.

O museu Pointe-à-Callière é dedicado à arqueologia e a história do Canadá. O seu acervo possui artefactos de povos que viveram a mais de 1.000 anos na região de Montreal. Além disso, o que mais se destaca, é o fato de ser possível observar resquícios da cidade de 400 anos atrás, através de escavações realizadas no local.

Além dos pontos turísticos de Montreal

Apesar de não ser um dos pontos turísticos de Montreal propriamente dito, um lugar imperdível para os amantes de chocolate (ou não) é a casa de sobremesa Juliette et Chocolat. Há seis unidades na cidade, funcionam como um restaurante à la carte e servem o melhor chocolate da cidade. Aliás, Montreal herdou a pâtisserie francesa.

O transporte público em Montreal é impecável na organização, limpeza, segurança e, principalmente, no cumprimento dos deveres dos cidadãos. Não há desrespeito. O jeitinho brasileiro, felizmente, não tem vez por lá.

Embora a cidade seja uma metrópole com mais de 3 milhões e meio de habitantes, o ritmo não é frenético como Nova York, Londres ou São Paulo. Apesar de haver diversas opções de tours e passeios em Montreal, lugares com vistas deslumbrantes, pontos turísticos históricos, bairros charmosos e restaurantes excelentes, em poucos dias é possível absorver a essência da cidade. Montreal é tranquila e com uma beleza surpreendente.

Para finalizar, confira o vídeo lindo sobre Montreal, feito pelo site oficial de turismo do Canadá:

Deixe um comentário contando a sua experiência na cidade.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Montreal

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Montreal? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Montreal para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Montreal. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Montreal, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Montreal. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos em Montreal, e por todo o Canadá, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios em Montreal

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Montreal, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Montreal

Ter um chip de celular em Montreal com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Montreal.

Seguro viagem em Montreal

Contratar um seguro viagem para o Canadá é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Natalie
    Obrigada por indicar um post do Sundaycooks, Marina :)
  2. Marina Zenun
    Oi Natalie!! Imagina :)
Quero Viajar Mais