Transporte público em Montreal: como usar o STM, táxi e mais

Transporte público em Montreal: como usar o STM, táxi e mais

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

O transporte público em Montreal possui um sistema de eficiente, rápido, limpo e moderno. Não há destino em que os meios de transporte não seja uma opção viável e confortável. Logo, é a melhor maneira de se locomover pela cidade que fica na região de Quebec.

A diferença vai ser entre ônibus e metrô, avaliando qual é o mais rápido e se está nevando ou não.

Suas ruas são largas, arborizadas e quase sempre planas. Desse modo, se a distância permitir, é aconchegante caminhar pelas ruas calmas de Montreal. Caso, você queira algo mais rápido, pode usar metrô ou Uber também, pagando um pouco mais.

Além do transporte público usando o STM, a bicicleta é um meio de transporte bastante utilizado pelos moradores. São poucos os que utilizam carro próprio para trabalhar, logo o trânsito da cidade é tranquilo, muito diferente para quem está acostumado com São Paulo ou qualquer outra grande cidade brasileira.

Planeje sua viagem => Dicas de onde se hospedar em Montreal

Seguro viagem para o Canadá »

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Montreal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

 

Transporte público em Montreal

Como usar o transporte público em Montreal

O sistema de metrô de Montreal, no Canadá, possui estações e vagões amplos, limpos e modernos, fato que é diferente de muitas metrópoles ao redor do mundo. Além disso, nas estações maiores há lanchonetes e cafés.

Os ônibus são na sua grande maioria novos e, normalmente, com menos pessoas do que no metrô. Mesmo com o termômetro marcando abaixo de zero graus como de costume nas cidades frias da América do Norte, os canadenses fazem filas indianas para esperar o ônibus.

As linhas de metrô abrangem quase todos os principais pontos turísticos de Montreal. O único lugar em que o ônibus é a única alternativa é para subir o Parc Mont Royal.

Contudo, como o metrô é via de regra mais simples de usar, muitas vezes, os turistas acabam nem pegando o ônibus. A não ser durante as madrugadas, quando o metrô não funciona, então o ônibus é a alternativa após a meia-noite.

Uma opção em que é mais interessante utilizar o ônibus do que o metrô é na região entre o centro e a Old Ville, pois há mais pontos de paradas e consegue chegar mais próximo ao local desejado.

Contudo, é possível também fazer essa região caminhando ou de bicicleta.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Montreal »

 

Como usar o transporte público de Montreal

Transporte público em Montreal, no Canadá
Foto: Beltz, Via Wikipedia Commons.

O metrô e ônibus possuem sistema integrado, são administrados pela Société de Transport de Montreal (STM), empresa pública de gerenciamento do serviço.

Desse modo, há apenas um bilhete e preço igual para ambos os meios de transporte público, e se circula entre eles sem acréscimo de tarifas. Há três tipos de passagens:

  1. Tickets
  2. Ocasional
  3. OPUS Card

 

1) Tickets

Andar de metrô em Montreal
Foto: Elliott Brown, via Creative Commons.

Funcionam como um bilhete simples, são utilizados apenas uma vez e não são recarregáveis. Podem ser adquiridos em máquinas automáticas ou em guichês com atendentes.

O ticket possui validade de 120 minutos e é possível fazer a transferência entre metrô e linhas de ônibus. Não é possível utilizar duas vezes o metrô e nem pegar a mesma linha de ônibus durante o período.

É possível optar por bilhetes de uma ou duas viagens: o de 1 viagem custa $3,25 CAD* e o outro, $6 CAD*. Para entender a diferença entre as duas tarifas, é simples. Por exemplo, o 1 trip seria apenas uma viagem de ida com direito a utilizar ônibus e metrô no trajeto, já a outra tarifa permite ir e voltar.

Em um ônibus, ao comprar a passagem com dinheiro, é o ticket de uma viagem que se adquire. Dentro dos ônibus, só é aceito o valor exato e deve ser pago necessariamente em moeda.

 

2) Ocasional

Metrô de Montreal
Foto: Alexcaban, via Wikimedia Commons.

O ocasional ou L’Occasionnelle, como está escrito em francês no bilhete, é útil para quem vai utilizar o transporte público por mais de duas vezes ao longo do dia. É válido por um período determinado, não é recarregável e pode conter mais de uma tarifa.

As tarifas possíveis são: 1 viagem ($3 CAD*), 2 viagens ($6 CAD*), noite ilimitada ($5 CAD*), um dia ($10 CAD*), final de semana ilimitado ($13,75 CAD*) e três dias ($18 CAD*).

As regras do bilhete de 1 e 2 viagens do ticket são a mesma para o ocasional correspondente. Já as outras tarifas possuem número de viagens indeterminadas de acordo com um tempo/tarifa pré-estabelecido.

Adquirindo a tarifa de um dia ou superior, é possível utilizar, sem acréscimos no valor, o Stuttle 746, linha de ônibus que conecta o centro e Trudeau Airport.

O L’Occasionnelle pode ser adquirido nas máquinas automáticas encontradas em todos as estações de metrô e no aeroporto. Elas aceitam dinheiro e cartões de débito e crédito.

É possível comprá-lo também nos guichês de atendimento da STM localizado em estações, porém só é aceito dinheiro. Além disso, é possível adquiri-los em pontos de venda, como farmácias e mercados. Para saber onde estão localizados os pontos, consulte o site: stm.info/en/info/fares/points-sale.

Para utilizar o bilhete, basta aproximá-lo aos locais de leitura dos guichês de passagem presente em ônibus e nas estações.

 

3) OPUS Card

 

Cartão de transporte público em Montreal

O Opus Card é um cartão onde todas os tipos de tarifas podem ser adicionadas, e é recarregável. É semelhante ao Bilhete Único para quem é de São Paulo, porém com a vantagem de ter viagens ilimitadas em períodos determinados.

Além das tarifas do L’Ocassional, é possível carregá-lo com as taxas semanais ($25,75 CAD*), mensais ($83 CAD*) e de 4 meses ($197 CAD*). Caso sua estadia em Montreal seja superior a três dias, é mais vantajoso adquirir o OPUS Card semanal ou qual se adequar melhor às suas necessidades.

Outra vantagem do cartão é que é possível registrá-lo com o seu nome e identidade, em caso de perda ou roubo, recebe-se um novo com as tarifas que estavam disponíveis.

Pode ser comprado em máquinas automáticas, guichês de atendimento e pontos de venda, assim como ocorre com o bilhete ocasional. É obrigatório colocar uma tarifa na hora de adquirir o cartão. Ele custa $4 CAD e tem validade de quatro anos.

Como se locomover de metrô e ônibus por Montreal?

Adquirido uma das passagens, é fácil utilizar o sistema de transporte público de Montreal, principalmente o metrô. O mapa é simples de entender, pois possui uma formatação clara e explicativa.

São 68 estações e quatro linhas de metrô: laranja, azul, verde e a amarela, que liga a ilha principal à ilha onde está localizado o parque Jean-Drapeau. O horário de funcionamento durante os dias de semana e domingo é das 5h30 às 0h30, já aos sábados, fecha meia hora mais tarde.

Para utilizar o ônibus, não tem outra dica: o Google Mapas é a alternativa mais prática e fácil para saber qual linha pegar. Caso você não tenha internet, não se preocupe, muitos locais públicos e comercias oferecem Wi-Fi grátis.

Atenção aos horários, pois os ônibus chegam com a exatidão dos segundos, então não se atrase. É possível também consultar as rotas disponíveis no site da STM ou no aplicativo deles.

 

Bicicletas em Montreal

Como se locomover em Montreal

Durante o período sem neve, a bicicleta é um meio de transporte comum entre os moradores. São 350 km de faixas de ciclovias espalhadas pela cidade. Além das vantagens já conhecida do transporte, a topografia plana da cidade favorece o meio, sendo uma ótima opção também para os turistas.

Montreal possui um sistema de bicicletas coletivas, semelhantes às do Itaú em São Paulo, Rio de Janeiro e diversas outras metrópoles mundo afora. O Bixi-Montreal é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo fazer parte do transporte público da cidade.

O Bixi, junção de bike com táxi, é ideal para trajetos curtos porque possui um limite de tempo de 30 minutos, ou seja, funciona para se locomover facilmente até o destino.

Não é necessário devolver no mesmo ponto em que foi retirada O sistema opera entre 15 de abril e 15 de novembro (período sem neve). São 5.200 bicicletas distribuídas em 460 estações.

O valor de uma viagem é de $2,95 CAD*, caso atinja 45 minutos terá acréscimo de $1,75 CAD* e após esse período, é cobrado $3 CAD* para cada 15 minutos ultrapassados.

O aluguel por um dia é $5* CAD, porém não se esqueça que deve ser respeitado os 30 minutos de trajeto. Entretanto, você é livre para pegar quantas bikes quiser durante o dia. É possível também alugar por três dias ($14* CAD).

Bixi, sistema de bicicletas de Montreal
Foto: Jamie, via Wikimedia Commons.

Para alugar, basta ir até uma máquina automática de pagamento, cada estação possui uma, escolher a tarifa e realizar o pagamento com o cartão de crédito. É permitido o aluguel de até quatro bicicletas por cartão de crédito.

Consulte a página bixi.com para saber onde estão localizadas as estações, entre outras informações. Além disso, há tutoriais sobre como alugar e ajustar as bicicletas.

 

Passeando de bicicleta

Meios de transporte em Montreal

Agora, se a sua intenção é fazer um passeio de um dia pela cidade, a melhor opção é alugar uma bicicleta em lojas especializadas, como a Ça Roule (foi onde eu aluguei), My Bicyclette, entre tantas outras.

Há diversas opções, como pedalar pelo canal de Lachine, pelo Parc Mont Royal, pela orla de Old Monreal, ou fazer as ilhas menores situadas ao redor de Montreal, como a Île Saint-Helene.

As bicicletas são bem-vindas no metrô de Montreal, desde que sejam respeitadas certas regras como ir no primeiro vagão e respeitar o horário (segundas-feiras e sextas-feiras durante às 10h e 15h e após às 19h; finais de semanas e feirados é liberado em todos os horários).

*Vídeo do site de turismo do Canadá

 

Táxi em Montreal

Táxi em Montreal
Foto: Jason Vogel, via Creative Commons.

Outra forma de se locomover pela cidade é de táxi, especialmente interessante para quando “bateu perna” o dia todo e queremos voltar para casa. Os carros funcionam com taxímetro ligado. É fácil achá-los pela rua, ou então baixe algum aplicativo, como o Taxi Diamond.

E, claro, há sempre o Uber.

 

Carro

Aluguel de carro em Montreal
Foto: Wilfredor, via Creative Commons.

Não é necessário alugar carro para se locomover em Montreal, pois o transporte público é o meio mais eficiente. E se a ideia é dar uma volta para desbravar a cidade, a melhor ideia é a bicicleta.

Por outro lado, alugar um carro pode ser uma alternativa para visitar cidades vizinhas. Então, é só procurar as lojas do ramo.

 

Se locomover em Montreal

Não existe desculpa para não explorar essa bela cidade, seja de metrô, ônibus, taxi ou bike! É muito simples se locomover na cidade.

Para saber as melhores opções de passeios em Montreal, confira o post tours guiados em Montreal.

*todos os valores foram consultados em janeiro de 2017.

Deixe seu comentário se você já experimentou o transporte público de Montreal.

Até + !!!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Montreal

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Montreal? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Montreal para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Montreal. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Montreal, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Montreal. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos em Montreal, e por todo o Canadá, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios em Montreal

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Montreal, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Montreal

Ter um chip de celular em Montreal com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Montreal.

Seguro viagem em Montreal

Contratar um seguro viagem para o Canadá é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Luis Felipe
    Ola Guilherme, inicialmente, obrigado pelas dicas apresentadas. Estarei em Montreal no início de julho e, como estarei indo com minha mae que eh idosa, gostaria de saber se ha escadas rolantes na maioria das estações de metro, caso não, vc julga qual seria a melhor opção pra se locomover dentro da cidade? obrigado Luis
  2. Guilherme Tetamanti
    Oi Luis, Esse post foi um colunista que escreveu, não conheço Montreal. Porém, tenho certeza que você não terá problemas com mobilidade nas estações de metrô...a mobilidade urbana é uma questão bem séria por lá! Abraços
  3. alecio
    O bilhete ocasional de 3 dias é necessário validá-lo todas as vezes que for utilizá-lo ou é como em atenas que valida a primeira viagem do dia e passa direto nas outras?
  4. Guilherme Tetamanti
    Oi Alecio, Basta validar um vez, que ele funcionará por 72hs. Abraços
  5. Danielle Lopes
    Adorei a dica, já não devemos mais alugar carro! :)
  6. Guilherme Tetamanti
    Que bom :)
Quero Viajar Mais