Transporte público em Montreal: como usar o STM, táxi e mais

por Marina Zenun

Transporte público em Montreal: como usar o STM, táxi e mais

O transporte público em Montreal possui um sistema de eficiente, rápido, limpo e moderno. Não há destino em que os meios de transporte não seja uma opção viável e confortável. Logo, é a melhor maneira de se locomover pela cidade que fica na região de Quebec. A diferença vai ser entre ônibus e metrô, avaliando qual é o mais rápido e se está nevando ou não.

As ruas são largas, arborizadas e quase sempre planas. Desse modo, se a distância permitir, é aconchegante caminhar pelas ruas calmas de Montreal. Caso, você queira algo mais rápido, pode usar metrô ou Uber também, pagando um pouco mais.

Além do transporte público usando o STM, a bicicleta é um meio de transporte bastante utilizado pelos moradores. São poucos os que utilizam carro próprio para trabalhar, logo o trânsito da cidade é tranquilo, muito diferente para quem está acostumado com São Paulo ou qualquer outra grande cidade brasileira.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Montreal

Seguro viagem para o Canadá »

 

Transporte público em Montreal

Como usar o transporte público em Montreal

O sistema de metrô de Montreal, no Canadá, possui estações e vagões amplos, limpos e modernos, fato que é diferente de muitas metrópoles ao redor do mundo. Além disso, nas estações maiores há lanchonetes e cafés.

Os ônibus são na sua grande maioria novos e, normalmente, com menos pessoas do que no metrô. Mesmo com o termômetro marcando abaixo de zero graus como de costume nas cidades frias da América do Norte, os canadenses fazem filas indianas para esperar o ônibus.

Transporte público no Canadá
Foto: Beltz, Via Wikipedia Commons.

As linhas de metrô abrangem quase todos os principais pontos turísticos de Montreal. O único lugar em que o ônibus é a única alternativa é para subir o Parc Mont Royal.

Contudo, como o metrô é via de regra mais simples de usar, muitas vezes, os turistas acabam nem pegando o ônibus. A não ser durante as madrugadas, quando o metrô não funciona, então o ônibus é a alternativa após a meia-noite. Por falar nisso, confira um tour noturno em Montreal.

Uma opção em que é mais interessante utilizar o ônibus do que o metrô é na região entre o centro e a Old Ville, pois há mais pontos de paradas e consegue chegar mais próximo ao local desejado. Contudo, é possível também fazer essa região caminhando ou de bicicleta.

CLIQUE AQUI para encontrar os melhores passeios em Montreal »

 

Como usar o transporte público de Montreal

O metrô e ônibus possuem sistema integrado, são administrados pela Société de Transport de Montreal (STM), empresa pública de gerenciamento do serviço.

Desse modo, há apenas um bilhete e preço igual para ambos os meios de transporte público, e se circula entre eles sem acréscimo de tarifas. Há três tipos de passagens:

  1. Tickets
  2. Ocasional
  3. OPUS Card

Simples => Ônibus turístico em Montreal

 

1) Tickets

andar de metrô montreal
Foto: Elliott Brown, via Creative Commons.

Funcionam como um bilhete simples, são utilizados apenas uma vez e não são recarregáveis. Podem ser adquiridos em máquinas automáticas ou em guichês com atendentes.

O ticket possui validade de 120 minutos e é possível fazer a transferência entre metrô e linhas de ônibus. Não é possível utilizar duas vezes o metrô e nem pegar a mesma linha de ônibus durante o período.

É possível optar por bilhetes de uma ou duas viagens: o de 1 viagem custa $3,25 CAD* e o outro, $6 CAD*. Para entender a diferença entre as duas tarifas, é simples. Por exemplo, o 1 trip seria apenas uma viagem de ida com direito a utilizar ônibus e metrô no trajeto, já a outra tarifa permite ir e voltar.

Em um ônibus, ao comprar a passagem com dinheiro, é o ticket de uma viagem que se adquire. Dentro dos ônibus, só é aceito o valor exato e deve ser pago necessariamente em moeda.

Sinistro => Tour a pé desbrava o Distrito Assombrado da Luz Vermelha em Montreal

 

2) Ocasional

Metrô de Montreal
Foto: Alexcaban, via Wikimedia Commons.

O ocasional ou L’Occasionnelle, como está escrito em francês no bilhete, é útil para quem vai utilizar o transporte público por mais de duas vezes ao longo do dia. É válido por um período determinado, não é recarregável e pode conter mais de uma tarifa.

As tarifas possíveis são: 1 viagem ($3 CAD*), 2 viagens ($6 CAD*), noite ilimitada ($5 CAD*), um dia ($10 CAD*), final de semana ilimitado ($13,75 CAD*) e três dias ($18 CAD*).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

As regras do bilhete de 1 e 2 viagens do ticket são a mesma para o ocasional correspondente. Já as outras tarifas possuem número de viagens indeterminadas de acordo com um tempo/tarifa pré-estabelecido.

Adquirindo a tarifa de um dia ou superior, é possível utilizar, sem acréscimos no valor, o Stuttle 746, linha de ônibus que conecta o centro e Trudeau Airport (Veja como ir do aeroporto de Montreal ao centro).

O L’Occasionnelle pode ser adquirido nas máquinas automáticas encontradas em todos as estações de metrô e no aeroporto. Elas aceitam dinheiro e cartões de débito e crédito.

É possível comprá-lo também nos guichês de atendimento da STM localizado em estações, porém só é aceito dinheiro. Além disso, é possível adquiri-los em pontos de venda, como farmácias e mercados. Para saber onde estão localizados os pontos, consulte o site da STM.

Para utilizar o bilhete, basta aproximá-lo aos locais de leitura dos guichês de passagem presente em ônibus e nas estações. Nesse vídeo, é apresentado o passo-a-passo de como utilizá-lo.

Diversão => Bilhetes para o Observatório da Torre de Montreal

 

3) OPUS Card

public-transport-montreal-opus-card

O Opus Card é um cartão onde todas os tipos de tarifas podem ser adicionadas, e é recarregável. É semelhante ao Bilhete Único para quem é de São Paulo, porém com a vantagem de ter viagens ilimitadas em períodos determinados.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Além das tarifas do L’Ocassional, é possível carregá-lo com as taxas semanais ($25,75 CAD*), mensais ($83 CAD*) e de 4 meses ($197 CAD*). Caso sua estadia em Montreal seja superior a três dias, é mais vantajoso adquirir o OPUS Card semanal ou qual se adequar melhor às suas necessidades.

Outra vantagem do cartão é que é possível registrá-lo com o seu nome e identidade, em caso de perda ou roubo, recebe-se um novo com as tarifas que estavam disponíveis.

Pode ser comprado em máquinas automáticas, guichês de atendimento e pontos de venda, assim como ocorre com o bilhete ocasional. É obrigatório colocar uma tarifa na hora de adquirir o cartão. Ele custa $4 CAD e tem validade de quatro anos.

Incrível => Sobrevoar Montreal  de Helicóptero

 

Como se locomover de metrô e ônibus por Montreal?

Adquirido uma das passagens, é fácil utilizar o sistema de transporte público de Montreal, principalmente o metrô. O mapa é simples de entender, pois possui uma formatação clara e explicativa.

São 68 estações e quatro linhas de metrô: laranja, azul, verde e a amarela, que liga a ilha principal à ilha onde está localizado o parque Jean-Drapeau. O horário de funcionamento durante os dias de semana e domingo é das 5h30 às 0h30, já aos sábados, fecha meia hora mais tarde.

Para utilizar o ônibus, não tem outra dica: o Google Mapas é a alternativa mais prática e fácil para saber qual linha pegar. Caso você não tenha internet, não se preocupe, muitos locais públicos e comercias oferecem Wi-Fi grátis.

Atenção aos horários, pois os ônibus chegam com a exatidão dos segundos, então não se atrase. É possível também consultar as rotas disponíveis no site da STM ou no aplicativo deles.

 

Bicicletas em Montreal

Como se locomover em Montreal

Durante o período sem neve, a bicicleta é um meio de transporte comum entre os moradores. São 350 km de faixas de ciclovias espalhadas pela cidade. Além das vantagens já conhecida do transporte, a topografia plana da cidade favorece o meio, sendo uma ótima opção também para os turistas.

Montreal possui um sistema de bicicletas coletivas, semelhantes às do Itaú em São Paulo, Rio de Janeiro e diversas outras metrópoles mundo afora. O Bixi-Montreal é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo fazer parte do transporte público da cidade.

O Bixi, junção de bike com táxi, é ideal para trajetos curtos porque possui um limite de tempo de 30 minutos, ou seja, funciona para se locomover facilmente até o destino.

Não é necessário devolver no mesmo ponto em que foi retirada O sistema opera entre 15 de abril e 15 de novembro (período sem neve). São 5.200 bicicletas distribuídas em 460 estações.

O valor de uma viagem é de $2,95 CAD*, caso atinja 45 minutos terá acréscimo de $1,75 CAD* e após esse período, é cobrado $3 CAD* para cada 15 minutos ultrapassados.

O aluguel por um dia é $5* CAD, porém não se esqueça que deve ser respeitado os 30 minutos de trajeto. Entretanto, você é livre para pegar quantas bikes quiser durante o dia. É possível também alugar por três dias ($14* CAD).

Bixi, sistema de bicicletas de Montreal
Foto: Jamie, via Wikipedia Commons.

Para alugar, basta ir até uma máquina automática de pagamento, cada estação possui uma, escolher a tarifa e realizar o pagamento com o cartão de crédito. É permitido o aluguel de até quatro bicicletas por cartão de crédito.

Consulte a página do Bixi para saber onde estão localizadas as estações, entre outras informações. Além disso, há tutoriais sobre como alugar e ajustar as bicicletas.

Aventura => Tour de bike por Montreal

 

Passeando de bicicleta

Meios de transporte em Montreal

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Agora, se a sua intenção é fazer um passeio de um dia pela cidade, a melhor opção é alugar uma bicicleta em lojas especializadas, como a Ça Roule (foi onde eu aluguei), My Bicyclette, entre tantas outras.

Há diversas opções, como pedalar pelo canal de Lachine, pelo Parc Mont Royal, pela orla de Old Monreal, ou fazer as ilhas menores situadas ao redor de Montreal, como a Île Saint-Helene.

As bicicletas são bem-vindas no metrô de Montreal, desde que sejam respeitadas certas regras como ir no primeiro vagão e respeitar o horário (segundas-feiras e sextas-feiras durante às 10h e 15h e após às 19h; finais de semanas e feirados é liberado em todos os horários).

Agende => Excursão para a Cidade de Quebec e Cataratas de Montmorency saindo de Montreal

 

Táxi em Montreal

táxi aeroporto montreal
Foto: Jason Vogel, via Creative Commons.

Outra forma de se locomover pela cidade é de táxi, especialmente interessante para quando “bateu perna” o dia todo e queremos voltar para casa. Os carros funcionam com taxímetro ligado. É fácil achá-los pela rua, ou então baixe algum aplicativo, como o Taxi Diamond.

E, claro, há sempre o Uber.

Delícia => Excursão gastronômica em Montreal

 

Carro

aluguel de carro em montreal
Foto: Wilfredor, via Creative Commons.

Não é necessário alugar carro para se locomover em Montreal, pois o transporte público é o meio mais eficiente. E se a ideia é dar uma volta para desbravar a cidade, a melhor ideia é a bicicleta.

Por outro lado, alugar um carro pode ser uma alternativa para visitar cidades vizinhas. Então, é só procurar as lojas do ramo. Veja algumas dicas sobre como alugar carros pela internet!

Sensacional => Cruzeiro no Rio São Lourenço em Montreal

 

Se locomover em Montreal

Não existe desculpa para não explorar essa bela cidade, seja de metrô, ônibus, taxi ou bike! É muito simples se locomover na cidade.

Para saber as melhores opções de passeios em Montreal, confira o post tours guiados em Montreal.

*todos os valores foram consultados em janeiro de 2017.

E para finalizar, veja esse vídeo sobre andar de bike em Montreal. Vale a pena assistir. Vídeo feito pelo site oficial de turismo do Canadá:

Deixe seu comentário se você já experimentou o transporte público de Montreal.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Marina Zenun

ESCRITO POR

Marina Zenun

Jornalista e pós-graduada em Styling e Imagem de Moda. É apaixonada por contar histórias. Vive intensamente de pequenos momentos. E morre constantemente de paixões avassaladoras. Lambidas de amor são seu combustível diário.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Luis Felipe

    Ola Guilherme, inicialmente, obrigado pelas dicas apresentadas. Estarei em Montreal no início de julho e, como estarei indo com minha mae que eh idosa, gostaria de saber se ha escadas rolantes na maioria das estações de metro, caso não, vc julga qual seria a melhor opção pra se locomover dentro da cidade? obrigado Luis

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Luis, Esse post foi um colunista que escreveu, não conheço Montreal. Porém, tenho certeza que você não terá problemas com mobilidade nas estações de metrô...a mobilidade urbana é uma questão bem séria por lá! Abraços

  3. alecio

    O bilhete ocasional de 3 dias é necessário validá-lo todas as vezes que for utilizá-lo ou é como em atenas que valida a primeira viagem do dia e passa direto nas outras?

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Alecio, Basta validar um vez, que ele funcionará por 72hs. Abraços

  5. Danielle Lopes

    Adorei a dica, já não devemos mais alugar carro! :)

  6. Guilherme Tetamanti

    Que bom :)