Início / Américas / América do Norte / Canadá / Feriados no Canadá: principais festas e eventos do país

Feriados no Canadá: principais festas e eventos do país

Se você está pensando em passar um tempo no Canadá (ou se mudar de vez) já deve ter se perguntando quais são os feriados no Canadá e como os canadenses celebram (ou não) essas datas.

Sendo um país multicultural, ele conta com vários eventos e feriados ao longo do ano e muitas desses feriados no Canadá são os mesmos comemorados no Brasil. Porém, alguns deles, acontecem em datas diferentes.

Logo abaixo, separei uma lista com os principais feriados no Canadá (em ordem cronológica) e como eles costumam ser celebrados pelos canadenses. É importante lembrar que, se você está pensando em viajar em época de feriado, é bom dar uma conferida nas passagens e hotéis, pois a procura costuma ser maior e, consequentemente, o preço é mais alto.

Planeje sua viagem => Melhores ofertas no Canadá

Preço do seguro viagem para América do Norte »

 

Celebrações e feriados no Canadá

Feriados no Canadá
Feriados no Canadá são parecidos com os do Brasil.
  • Ano novo
  • Dia dos Namorados
  • Dia da Família
  • Ano Novo Chinês
  • Dia de São Patrício
  • Sexta-feira Santa ou Segunda-feira de Páscoa
  • Dia das Mães
  • Dia da Rainha
  • Dia dos Pais
  • Dia do Aborígene
  • Dia do Canadá
  • Feriado Cívico
  • Dia do Trabalho
  • Ação de Graças
  • Dia das Bruxas
  • Dia da Recordação
  • Black Friday
  • Natal
  • Boxing Day

Descubra => Melhores passeios pelo Canadá

 

New Year’s Day (Ano Novo) – 1 de janeiro (Feriado)

Feriados no Canadá 2019
Algumas cidades comemoram com shows e queima de fogos.

A virada de ano no Canadá é muito celebrada e trata-se de um feriado nacional. Algumas cidades comemoram com shows e queima de fogos, como é o caso de Niagara Falls, onde acontece a festa mais famosa do Canadá. Aproveite e veja excursões para Cataratas da Niágara.

Mas também tem aqueles que preferem comemorar com a família em casa ou então celebrar com os amigos em restaurantes ou bares (nesse caso é bom ficar ligado e reservar com antecedência).

1 ano => Quanto custa um intercâmbio no Canadá?

 

Valentine’s Day (Dia dos Namorados) – 14 de fevereiro

Feriados em Vancouver 2018
Canadá o Dia dos Namorados é comemorado em fevereiro.

O Dia dos Namorados no Canadá não é um feriado oficial, mas, assim como ao redor do mundo, ele também é celebrado. Diferentemente do Dia dos Namorados do Brasil, que acontece no dia 12 de junho, no Canadá a data é comemorada em fevereiro.

Para esse feriado, é bom reservar com antecedência restaurantes, bares ou hotéis, pois a demanda aumenta muito nessa época.

Veja => Melhores cidades para fazer intercâmbio no Canadá

 

Family Day (Dia da família) – 12 ou 19 de fevereiro

Principais datas comemorativas no Canadá
Apesar de não ser feriado nacional, alguns canadenses aproveitam esse dia em família..

Esse feriado foi criado com o propósito de as famílias passarem mais tempo juntas, porém, ele não é um feriado nacional, assim como não é celebrado em todas as províncias do Canadá.

O Family Day acontece somente nas províncias de New Brunswick, Alberta, Manitoba, Ontario, Saskatchewan e British Columbia. A data é comemorada na segunda segunda-feira de fevereiro na província de British Columbia e na terceira segunda-feira nas outras províncias que aderem a data. Apesar de não ser feriado nacional, alguns canadenses aproveitam esse dia em família.

Imperdível => Dicas para embarcar para o Canadá

 

Chinese New Year (Ano Novo Chinês) – 16 de fevereiro

feriados vancouver 2019
Os asiáticos que moram no Canadá celebram a data.

O Ano Novo Chinês não é um feriado nacional, mas, por conta de muitos asiáticos morarem no Canadá, é comum que eles celebrem e alguns estabelecimentos também.

Nas escolas de idiomas, há sempre grandes grupos de asiáticos, isso faz com que as comemorações nesses locais aconteçam com os famosos potlucks, que é como uma festinha de escola onde cada aluno leva uma comida diferente. Nesse caso, as comidas são todas da cultura asiática.

 

St Patrick’s Day (Dia de São Patrício) – 17 de março

St Patrick’s Day no Canadá
St Patrick’s Day tem uma forte influência no Canadá, mesmo com a origem na Irlanda.

Apesar de não ser um feriado nacional, St Patrick’s Day tem uma forte influência no Canadá, mesmo com a origem na Irlanda. Essa data é comemorada por muitos pubs com decorações temáticas e muita cerveja verde.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Os canadenses costumam vestir camisetas verdes e também chapéus temáticos em homenagem ao dia. As lojas da cidade vendem muitas decorações para essa festividade, durante esse período.

Canadá => Países para aprender inglês

 

Good Friday ou Easter Monday (Sexta Santa ou Segunda de Páscoa) – 30 de março ou 2 de abril

Quando é a páscoa no Canadá
Feriado de páscoa é comemorado numa sexta-feira, assim como no Brasil.

Em praticamente todo o território canadense, o feriado de páscoa é comemorado numa sexta-feira, assim como no Brasil.

A exceção é que a parte francesa do Canadá, a província de Quebec, não adere a esse feriado na sexta-feira, mas sim na segunda-feira seguinte.

Turismo => Tudo o que fazer no Quebec

 

Mother’s Day (Dia das Mães) – 13 de maio

Dia das mães no Canadá
Comércio canadense alavanca suas vendas no Dia das Mães, assim como no Brasil.

O Dia das Mães no Canadá não se trata de um feriado nacional. De qualquer forma, o comércio canadense dá uma alavancada em suas vendas, assim como o Brasil, pois por aqui também é comum presentear as mães nessa data.

Prático => Bilhete ônibus turístico em Vancouver

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Victoria Day (Dia da Rainha) – 22 de maio (Feriado)

Dia da rainha no Canadá
Aniversário da rainha Victoria acontece na segunda-feira anterior ao dia 25 de maio.

Por ser um país de democracia parlamentar, o aniversário da rainha Victoria acontece todos anos na segunda-feira anterior ao dia 25 de maio. Além disso, a data é o marco inicial para a chegada das temperaturas mais quentes no país.

A data é considerada um feriado em quase todas as províncias do Canadá, com algumas exceções como New Scotia, New Brunswick e Newfoundland. Além disso, em Quebec, o feriado recebe outro nome: National Patriotes Day.

 

Father’s Day (Dia dos Pais) – 17 de junho

Dia dos pais no Canadá
A data é lembrada pelas famílias, e presentear os pais é comum.

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais não se trata de um feriado nacional, em nenhuma das províncias canadenses. Contudo, a data é lembrada pelas famílias, e presentear os pais é comum por aqui.

 

National Aboriginal Day (Dia do Aborígene) – 21 de junho

Dia do aborígene no Canadá
Data lembra a importância dos aborígenes na cultura canadense.

Apesar de não ser um feriado nacional e ser celebrado somente em Northwest Territories, a data lembra a importância dos aborígenes na cultura canadense e sua forte influência no país. A data não é celebrada por todos, mas os aborígenes são lembrados, assim como sua participação na história do país.

 

Canada Day (Dia do Canadá) – 2 de julho (Feriado)

eventos famosos do canadá
Este é um dos feriados mais celebrados pelos canadenses.

O Canada Day é a data que comemora o aniversário do Canadá e é, sem dúvida, um dos feriados mais celebrados pelos canadenses. As cidades geralmente comemoram a data com festivais, queima de fogos e muito decoração temática.

O aniversário do país é, na verdade, dia 1º de julho, mas, quando cai num domingo, o feriado acaba sendo no dia seguinte, na segunda-feira.

Incrível => City Tour em Vancouver

 

Civic Holiday (Feriado Cívico) – 6 de agosto

Feriado cívico no Canadá
Muitas províncias comemoram a data com feriado, como Alberta.

Não é um dos feriados no Canadá, mas muitas províncias comemoram a data com feriado como: Alberta, British Columbia, Sasckatwean, Ontario, New Brunswick e Nunavut. A data acontece sempre na primeira segunda de agosto, e é sobre a cultura local de cada região.

 

Labour Day (Dia do Trabalho) – 3 de setembro (Feriado)

Dia do trabalho no Canadá
Dia do Trabalho é considerado feriado nacional.

O Dia do Trabalho no Canadá é considerado feriado nacional, assim como no Brasil. Porém, o feriado é em uma data diferente: na primeira segunda-feira de setembro. Esse é o último feriado do verão, então, as famílias costumam aproveitá-lo com viagens curtas e acampamentos.

 

Thanksgiving (Ação de Graças) – 8 de outubro (Feriado)

Ação de graças no Canadá
Ação de Graças também é muito comemorado no Canadá.

O Dia de Ação de Graças teve origem nos Estados Unidos, mas também é muito comemorado no Canadá, sendo considerado um feriado nacional em praticamente todo o país, com algumas exceções: New Brunswick, Nova Scotia e Newfoundland.

O feriado sempre acontece na segunda segunda-feira de outubro e as famílias comemoram em jantares com o tradicional peru assado, agradecendo as coisas boas da vida.

 

Halloween (Dia das Bruxas) – 31 de outubro

Halloween no Canadá
No Halloween, as casas são decoradas e existem concursos de melhor fantasia.

Apesar de ser uma festividade muito tradicional no Canadá, a data não é um feriado nacional. Mesmo assim, ela é comemorada por adultos e crianças.

As casas são decoradas, existem concursos de melhor fantasia, assim como também a melhor decoração de abóbora, e as crianças costumam sair fantasiadas, batendo de porta em porta e dizendo a seguinte frase: “Trick or treat”, que significa: “Doces ou travessuras”. Então, é comum encher a despensa de doces e distribuir entre a criançada.

Agende => Excursão turística em Vancouver

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

 

Remembrance Day (Dia da Recordação) – 11 de novembro

Remembrance Day no Canadá
Remembrance Day | Foto: Jtdirl, via Wikimedia Commons.

Apesar de não ser feriado em algumas províncias como: Manitoba, Ontario, Quebec e New Scotia, a data é muito respeitada, pois é uma homenagem aos veteranos das forças armadas.

As pessoas costumam usar um broche de uma flor vermelha (papoula) na roupa, um símbolo de respeito àqueles que fizeram parte das guerras.

 

Black Friday – 23 de novembro

Black Friday no Canadá
Black Friday | Foto: Powhusku, via Wikimedia Commons

A famosa Black Friday acontece sempre um dia após o Thanksgiving americano (que é na terceira quinta-feira de novembro). A data é muito esperada por canadenses para a aproveitar as promoções nas lojas, principalmente nos eletrônicos.

Porém, no Canadá, a data não costuma ser tão forte como nos Estados Unidos, e ver os canadenses madrugando em filas não é algo comum.

 

Christmas Day (Natal) – 25 de dezembro (Feriado)

Como é o natal no Canadá
Natal canadense é muito parecido com o nosso.

O Natal canadense é muito parecido com o que estamos acostumados no Brasil. Os canadenses preparam a ceia como um grande almoço no dia 25, enfeitam a casa, montam sua árvore de natal, trocam presentes.

Até mesmo, fazem o famoso amigo secreto, que para eles é chamado de Secret Santa. Um dia antes do Natal, muitos canadenses costumam ir às igrejas, como parte da tradição natalina.

 

Boxing Day – 26 de dezembro

Boxing day no Canadá
Boxing Day | Foto: 松林 L, via Wikimedia Commons

O famoso Boxing Day não é um dos feriados no Canadá, mas é um grande evento aguardado por muitos canadenses para economizar nas compras. Essa data é conhecida por ter descontos ainda maiores que a Black Friday, e é por isso que a Black Friday por lá não costuma fazer tanto sucesso, como nos Estados Unidos, já que os maiores descontos acontecem um dia após o Natal.

Turismo de Experiência => Degustação gourmet em Vancouver

 

Aproveitar os feriados no Canadá

Os eventos e feriados no Canadá variam de província para província, às vezes, tem feriado em um local e em outro não, ou então os feriados ocorrem em dias diferentes. Por isso, é sempre bom conferir a lista da cidade que você conhecerá.

Visitar um país em época de feriado é uma ótima oportunidade para conhecer ainda mais a cultura, aumentado a sua integração, além de ver de perto como os nativos costumam celebrar suas datas comemorativas.

Por outro lado, é necessário ter um bom planejamento e escolher o feriado que mais se encaixa no seu propósito de viagem. Algumas datas costumam ser mais comemorados em família e muitos estabelecimentos não funcionam, o que faz com que a cidade fique morta e você não aproveite tanto assim.

Achou os feriados no Canadá muito diferentes do Brasil? Qual você mais gostou? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Leia mais sobre o Canadá:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Adriane Costa

Adriane, 25 anos, engenheira de alimentos. Faz Mestrado em Ciência dos Alimentos em Floripa, e conhece um canto novo da cidade todo final de semana. Já morou no Canadá, mas prefere o calor do Brasil. Gosta de pessoas, ama os animais. Viajar, trilhas, praia, mar, cerveja, música, mochila nas costas, boa companhia, é tudo que precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *