Inverno no Canadá: destinos para curtir a neve e o frio

por Adriane Costa

Inverno no Canadá: destinos para curtir a neve e o frio

O inverno no Canadá é uma das principais atrações do país, sendo esse um dos países preferidos dos turistas quando a intenção é conhecer a neve.

Tendo em vista que o Canadá é um país frio na maior parte do ano, consequentemente existe uma ótima infraestrutura preparada para as baixas temperaturas durante o inverno.

Além da infraestrutura e as lindíssimas paisagens de tirar o fôlego, o país também oferece diversas atrações para que os turistas desfrutem do melhor que as temperaturas negativas tem a oferecer.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Canadá

Seguro viagem para o Canadá »

 

Quando começa o Inverno no Canadá

Destinos de inverno no Canadá

O inverno no Canadá inicia oficialmente no dia 21 de dezembro. No entanto, a partir de outubro as temperaturas já costumam ir caindo e, chegando o mês de dezembro, a neve finalmente dá as caras.

Seu período oficial se estende até o dia 20 de março. Mas, apesar do término do inverno canadense se dar em março, a neve prevalece por mais alguns meses até o derretimento completo do gelo, muitas vezes indo até o final do mês de abril dependendo da cidade.

Descubra => Melhores passeios do Canadá

 

Características do inverno no Canadá

Para onde ir no inverno no Canadá

No geral, as temperaturas são extremamente baixas no inverno, sendo o Canadá conhecido por seu frio intenso e suas lindas paisagens com neve. Algumas regiões podem chegar a alcançar temperaturas de -40 °C, sendo que a sensação térmica pode ser ainda menor, podendo chegar a -50°C.

Calma, que não é em todas regiões que o inverno é tão rigoroso! Além da província de British Columbia, que apresenta uma temperatura média de -2°C durante o inverno, outras regiões se mantém em torno de – 20 °C, o que pode ser considerado a temperatura média do país durante o inverno.

Nas cidades de Toronto e Montreal, as temperaturas costumam ficar em torno de -25 °C, com a sensação térmica um pouco mais abaixo. Veja hotéis em Toronto.

Enquanto que as cidades da província de Manitoba costumam apresentar temperaturas ainda mais rigorosas, sendo o mês de janeiro é normalmente o mais frio com temperaturas por volta de -40 °₢.

O inverno no Canadá conta com muita neve, e consequentemente poucas cidades apresentarão chuva durante esse período. Somente a cidade de Vancouver, localizada na província de British Columbia,  que tem um inverno regado a uma chuvinha fina e tempo nublado.

Confira => Dicas de viagem para o Canadá

 

Destinos de inverno no Canadá 

(mapa)

A baixa temperatura durante o inverno canadense é uma das principais atrações para aqueles que sonham em conhecer a neve de pertinho. E mesmo com o frio intenso, o país oferece inúmeras atividades para aproveitar ao máximo as baixas temperaturas, e tudo isso com uma excelente infraestrutura.

  • Província de Alberta
  • Whistler
  • Província de Ontário
  • Montreal
  • Winnipeg
  • Yellowknife

Conecte-se => Internet no Canadá

 

Província de Alberta

Lake louise atrativos Canadá
Lake Louise na Província de Alberta.

A província de Alberta é uma das regiões do Canadá que contempla as paisagens mais lindas do país. A região conta com montanhas rochosas, que no inverno ficam cobertas de neve, e mesmo durante as outras estações é possível vê-la nos picos das montanhas.

O Canadá também é conhecido como o país dos lagos, e na província de Alberta estão situados lagos muito famosos como: Lake Louise e Lake Moraine, uns dos mais visitados e apreciados, devido à coloração azul turquesa cristalina.

Na província de Alberta, estão situadas duas grandes reservas naturais do país, consideradas patrimônio mundial da Unesco, que são os parques nacionais Banff e Jasper. Ambos são atrações muito famosas no país, e recebem milhares de turistas durante todas as estações. Saiba como é o Parque Nacional de Banff no inverno.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Durante o inverno, as atrações mais procuradas são os esportes de inverno, como: ski, snowboard, patinação no gelo, escalada, entre outros. E lugares para se divertir com os amigos e famílias é o que não falta quando a ideia é se aventurar no frio congelante do Canadá.

Tanto Banff como Jasper são lugares que contam com uma estrutura incrível para as práticas de esportes de inverno, sendo que os lagos, que ficam completamente congelados viram pistas de patinação, enquanto as montanhas, completamente cobertas por neve se transformam em ótimos locais para as práticas de ski e snowboard. Descubra oferta de hotéis em Banff.

Descubra => Comidas típicas do Canadá

 

 Whistler

Onde esquiar no Canadá
Blackcomb.

Whistler é uma pequena cidade localizada ao Norte de Vancouver, na província de British Columbia. É lá que está situado um dos maiores resorts (Blackcomb) de ski da América do Norte.

O Blackcomb recebe milhares de visitantes anualmente, sendo que durante o inverno ele é ainda mais procurado. O lugar é famoso pelas paisagens naturais incríveis, e pelo tanto de atividades oferecidas para seus visitantes.

O resort das montanhas de Blackcomb consiste numa pequena vila que conta com vários restaurantes, cafés, lojinhas e bares. Tudo isso cercado de lindas montanhas que fazem qualquer um se apaixonar pelo local, ficando sempre um gostinho de quero mais devido a tanto charme que o local carrega.

Além do resort oferecer muitas atividades de inverno, também é possível aproveitar muito o lugar se você não é tão aventureiro assim. A vila de Whistler oferece vários passeios que dão acesso a picos mais altos onde você pode apreciar a fantástica vista da região a partir de diferentes pontos do resort.

Confira => Melhores cidades para intercâmbio no Canadá

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Província de Ontário

Canadá no inverno
Cidade de Toronto no inverno.

A província de Ontario é uma das regiões mais visitadas do Canadá, sendo as cidades de Toronto e Ottawa as mais conhecidas. Durante o inverno as cidades enfrentam temperaturas que ficam na faixa de -10 °₢ podendo chegar a temperaturas em torno de -30 °₢, ficando completamente cobertas de neve durante esse período.

Toronto, por ser uma cidade grande e muito conhecida no Canadá, acaba recebendo muitos turistas durante o ano todo, e no inverno a cidade oferece algumas opções para curtir o frio intenso do país.

Uma das principais atrações da cidade para aqueles que visam curtir a neve, é a patinação. A cidade conta com diversos lugares para praticar a tradicional patinação no gelo, os quais, normalmente se encontram muitas pessoas.

Alguns desses lugares são: Nathan Plilips Square, Harbourfront Centre e Dufferin Grove Rink (menos lotada que as outras pistas). Em todos os locais, é possível alugar os equipamentos necessários para a prática por preços bem acessíveis.

A cidade de Ottawa é outro local onde a prática de patinação no gelo é muito comum, aliás, essa é uma famosa tradição canadense. Além disso, Ottawa conta com o Canal Rideau que é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Durante os meses de inverno, esse canal fica completamente congelado, sendo considerado a maior pista de patinação do mundo, com quase 8 km de extensão.

Além de muitas pessoas aproveitarem a pista para a prática de patinação como um lazer, muitos fazem uso do local para ir para seus trabalhos patinando! Sendo essa uma forma de mergulhar um pouco mais na cultura canadense.

Dicas => Aluguel de carro no Canadá

 

Montreal

Montreal no inverno

A belíssima Montreal, localizada na província de Quebec na parte francesa do Canadá, é outro lugar incrível a se visitar durante o inverno. Confira uma excursão guiada pela antiga Montreal.

E diferente dos lugares que oferecem diversas práticas de esportes de inverno, a cidade de Montreal é para aqueles menos aventureiros que querem apenas conhecer um pouco mais de perto o inverno canadense.

A cidade também conta com um frio rigoroso, ficando completamente coberta de neve durante o inverno. Por se tratar de uma cidade grande, a prática de esportes como ski e snowboard é menos comum. No entanto, a tradicional patinação no gelo é comum, assim como em qualquer outra região do país.

A cidade bilíngue do Canadá tem como língua oficial o francês. No entanto, o inglês também é falado pela maioria dos moradores, sendo então o inglês e francês as duas línguas oficiais da região.

A cidade que é toda voltada para a cultura francesa apresenta um charme todo europeu. Durante o inverno, se mistura com o intenso frio canadense deixando a cidade completamente branca, e ainda mais linda. Conheça os tours incríveis em Montreal.

As atrações da cidade são mais voltadas para museus, restaurantes, festivais e não podemos deixar de mencionar a famosa catedral de Notre-Dame, um dos maiores símbolos históricos da cidade.

Dentre os festivais que ocorrem na cidade é possível citar dois muito famosos: Igloofest e Lumière Festival. O primeiro é um festival de música eletrônica que ocorre ao ar livre no frio intenso de -40 °C da cidade.

É considerado quase um esporte radical, afinal, não é pra qualquer um curtir um festival nessa temperatura tão extrema! E o outro, Lumière Festival, que é o festival das luzes, é considerado um dos maiores festivais de inverno do mundo, que apresenta atrações musicais, gastronomia local e muita cultura.

Saiba mais => Feriados no Canadá

 

Winnipeg

esportes inverno canadá

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

A cidade Winnipeg está localizada na província de Manitoba e é considerada uma das cidades mais frias do Canadá, sendo também conhecida como “Winterpeg”.

Ela chega a enfrentar temperaturas de -40 °₢, sendo que a sensação térmica é ainda mais baixa, podendo chegar a -48 °C, durante aqueles invernos mais rigorosos. Portanto, se você quer realmente conhecer um dos invernos mais extremos do Canadá, Winnipeg é o lugar certo.

Apesar de muito frio, a cidade não para durante o inverno, o movimento pode até cair um pouco, uma vez que por volta das 17h a cidade já está completamente escura, porém a vida segue normalmente pelos moradores.

A cidade não conta com montanhas como a província de Alberta. No entanto, uma das atrações mais praticadas é a patinação no gelo, que é tradição canadense.

O que fazer no inverno no Canadá
Red River congelado | Foto: Robert Linsdell, via Wikimedia Commons.

Com a chegada do inverno os rios congelam completamente, e com isso se transformam em enormes pistas de patinação. Uma das mais famosas o rio Red River, que é considerada uma das maiores pistas de patinação do mundo.

Outra atração muito famosa no Canadá é o Festival du Voyageur, que é considerado o maior festival de inverno do centro oeste canadense. O festival ocorre durante 10 dias no bairro francês de Winnipeg, o Saint- Boniface, e a ideia é justamente celebrar a cultura francesa que o país carrega.

O festival apresenta muitas festividades, música francesa, cultura, e também ficam expostas as espetaculares esculturas de gelo.

Planejamento => Cidades baratas para intercâmbio no Canadá

 

Yellowknife

Atrativos Yellowknife
Aurora Boreal.

Yellowknife está localizada nos territórios Northwest e é uma cidade tão fria quanto Winnipeg. Apesar de pequena, ela é a maior cidade localizada nos territórios Northwest, portanto, ela apresenta uma boa estrutura para receber turistas durante o inverno.

A cidade, que é conhecida por apresentar temperaturas extremamente frias, também tem seus encantos. Ela é muito procurada por aqueles que sonham em um dia ver a tão famosa aurora boreal.

Muitos passeios são oferecidos para que isso seja possível, e a probabilidade de conseguir avistar esse espetáculo da natureza são bem grandes na região. Devido ao frio intenso e também por conta da ajuda dos guias, que já conhecem os lugares estratégicos para viver essa experiência inesquecível.

Além disso, a cidade também oferece outras atividades de inverno que são muito populares do Canadá, como: icefishing, que é a pesca no gelo. Nessa técnica, é necessário fazer um buraco no gelo para pescar. Também é necessário um snowmobile, que são aquelas “motos” que andam no gelo que muito vemos nos filmes.

Apesar de fria, Yellowknife é sem dúvidas um dos lugares que melhor representa a cultura canadense. Ele é um ótimo lugar para se visitar e vivenciar um pouco mais de perto a rotina diária de alguns canadenses, tão diferente da que estamos acostumados.

 

Vale a pena ir para o Canadá no inverno?

O Canadá é um país riquíssimo em belezas naturais e paisagens surreais. Com a presença da neve essas paisagens ganham um toque todo especial, se transformando em um lugar completamente novo com a presença da neve.

Cada uma das regiões citadas apresentam suas características peculiares e beleza única, fazendo desse país um dos destinos mais procurados para contemplar a beleza que as baixas temperaturas proporcionam.

Cabe a você decidir qual dessas regiões melhor se encaixa com aquilo que você está procurando no país do frio, portanto, um bom planejamento é necessário para que se aproveite ao máximo as maravilhas do Canadá.

Para encerrar em grande estilo, confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo de Alberta com lindas imagens do inverno no Canadá:

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Adriane Costa

ESCRITO POR

Adriane Costa

Adriane, 25 anos, engenheira de alimentos. Faz Mestrado em Ciência dos Alimentos em Floripa, e conhece um canto novo da cidade todo final de semana. Já morou no Canadá, mas prefere o calor do Brasil. Gosta de pessoas, ama os animais. Viajar, trilhas, praia, mar, cerveja, música, mochila nas costas, boa companhia, é tudo que precisa.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *