20 curiosidades do Canadá: cultura, costumes e fatos interessantes

por Adriane Costa

20 curiosidades do Canadá: cultura, costumes e fatos interessantes

Conhecer as principais curiosidades do Canadá é fundamental se você sonha em visitar o país ou, até mesmo, se planeja morar nele. Devido à grande diversidade cultural, certamente os hábitos canadenses e fatos interessantes do país não cabem em um só post.

Para situar você sobre os costumes e curiosidades do Canadá, separei uma lista com 20 fatos interessantes que farão você entender mais e melhor a cultura desse país fascinante.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Canadá

Seguro viagem para o Canadá »

 

O que você precisa saber sobre o Canadá

Curiosidades do Canadá
Você encontrará muitas curiosidades do Canadá.
  1. Proibido o consumo de bebida alcoólica nas ruas
  2. A maconha é legalizada
  3. O café da manhã é a principal refeição
  4. O hockey é o esporte preferido dos canadenses
  5. Patinação no gelo é quase um meio de transporte
  6. Leite galão de 5 L
  7. Feijão doce enlatado
  8. Cerveja na jarra
  9. Balada até às duas da manhã
  10. Pizza de pepperoni
  11. No inverno, as temperaturas podem chegar a – 50 °C
  12. Em algumas cidades há mais ursos polares do que humanos
  13. Aurora boreal pode ser vista de algumas cidades
  14. Dollarama, a loja mais barata do Canadá
  15. Praia de água doce
  16. Lago por toda parte
  17. Inuits, um dos povos aborígenes
  18. O país dos parques
  19. Segundo maior país do mundo
  20. Inglês e francês, idiomas oficiais 

Descubra => Atrações imperdíveis do Canadá

 

Proibido o consumo de bebida alcoólica na rua

Curiosidades do Canadá resumo
No Canadá é proibido beber álcool na rua.

Um dos costumes que os brasileiros mais estranham quando visitam o Canadá é o fato de não poder tomar uma cervejinha pela rua. No Canadá, o consumo de bebidas alcoólicas é estritamente proibido em locais públicos. Além disso, sua comercialização se dá em diferentes redes de lojas, dependendo da província, conhecidas como liquor stores.

Diferentemente do Brasil, nos supermercados canadenses você não encontrará a cervejinha do final de semana. Ainda, ao comprar a sua bebida alcoólica na loja específica, eles a colocam em um saco de pão, uma vez que as sacolas plásticas deixariam a bebida à mostra, o que também não é permitido. Uma das curiosidades do Canadá.

Preços => Quanto custa um intercâmbio no Canadá?

 

Maconha é legalizada

Curiosidades do Canadá
Maconha passou a ser legal em todo o território canadense.

Recentemente, a maconha passou a ser legal em todo o território canadense (lembrando que o uso medicinal da cannabis já era permitido desde 2001). A comercialização da maconha se dará em lojas específicas e a política de utilização em locais públicos irá variar, dependendo da província, assim como a idade mínima permitida para aquisição da maconha.

Alguns locais apresentam restrições para o uso da mesma, e claro, como um bom país desenvolvido que o Canadá é, existem leis de controle desse mercado, para que a legalização da maconha só traga benefícios ao país.

Melhores => Dicas para viagem para o Canadá

 

Café da manhã é a principal refeição

Canadá costumes
Café da manhã é uma refeição reforçada.

Ao contrário do Brasil, que valoriza muito o horário de almoço, no Canadá a principal refeição do dia acontece logo ao acordar. O café da manhã é uma refeição reforçada, incluindo: ovos, bacon, sausage, torradas, panquecas, waffles, entre outros. Conheça todas as comidas típicas do Canadá.

Mas, no geral, eles costumam caprichar no seu tradicional breakfast, com isso acaba não sobrando muito espaço para o almoço. Por volta do meio-dia, os canadenses costumam fazer um lanchinho mais básico, totalmente o inverso do que estamos acostumados. Outra das curiosidades do Canadá.

Melhores => Cidades para fazer intercâmbio no Canadá

 

Hockey é o esporte preferido

Curiosidades sobre a educação do Canadá
Hockey é a maior paixão de qualquer canadense.

Hockey é a maior paixão de qualquer canadense. Sem dúvidas, o que o futebol representa para os brasileiros é o mesmo que o hockey representa para o Canadá. Os canadenses são apresentados ao hockey desde muito crianças pelos seus pais, assim como acontece com o futebol no Brasil.

Além disso, é muito comum a prática nas escolas, e claro, todo o inverno, quando forma aquela camada de gelo pelos parques ou lagos, fica perfeito para a prática do esporte.

Comparecer aos jogos nos estádios é uma das atividades preferidas dos torcedores fiéis e, mesmo tendo ido a dois jogos dos Jets (Winnipeg), não entendi até hoje as regras.

Porém, ir aos jogos é extremamente divertido e, sem dúvida, é algo que vale a pena para conhecer melhor a cultura dos canadenses. Além dos jogos, também acontecem outras atrações, como músicas e danças, entre os intervalos, e o melhor de tudo é que o consumo de cerveja é permitido dentro dos estádios.

 

Patinação no gelo é quase um meio de transporte

Curiosidades do inverno no Canadá
Patinação no gelo é um do principais hobbies dos canadenses no inverno.

Como todos sabem, a temperatura extremamente negativa é uma das principais características do Canadá. Com isso, o congelamento dos lagos (que são muitos) é algo normal, e é aí que se formam as pistas de patinação, que se transformam em um do principais hobbies dos canadenses no inverno.

Na capital do país, Ottawa, é comum as pessoas utilizarem seus patins como meio de transportes e irem para o trabalho patinando através do Canal Rideau, que é um dos lagos mais famosos e que fica completamente congelado durante o inverno, se transformando em uma enorme avenida.

Imperdível => Dicas de viagem para o Canadá

 

Leite galão de 5 litros

O que saber sobre o Canadá
Leite mais popular do país é o de 5 litros.

É muito comum a venda do leite em galão. Aliás, os canadenses tomam muito leite, e deve ser por isso que eles adaptaram essa medida tão generosa nas gôndolas dos supermercados.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Também é bem comum a comercialização desse leites achocolatados, uma grande praticidade para muitos, com preços bem acessíveis. Claro que eles também tem os leites de caixinha em 2 L, e até mesmo os não tão comuns, leites de saquinhos, porém o mais popular é o de 5 L. Uma das ótimas curiosidades do Canadá.

 

Feijão doce enlatado

Hábitos alimentares do Canadá
Feijão do Canadá é bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil.

Uma das comidas brasileiras mais populares não faz tanto sucesso no Canadá. Aliás, o feijão vendido no Brasil não é tão comum no Canadá, sendo essa uma das maiores dificuldades dos brasileiros quando resolvem se mudar para o país.

Uma das formas mais comuns de encontrar feijão nos supermercados populares do Canadá é enlatado, ou seja, pronto. Mas o mais estranho de tudo isso é que o feijão é adocicado, totalmente diferente do que estamos acostumados no Brasil. Por mais que se tente dar uma incrementada com variados temperos, o sabor não fica exatamente igual.

Países => Intercâmbio de inglês

 

Cerveja na jarra

Curiosidades na mesa do canadense
Cerveja na jarra, também conhecida como pint of beer, é uma das pedidas.

Cerveja na jarra, também conhecida como pint of beer, é uma das bebidas mais populares nos pubs canadenses, normalmente a forma mais econômica de tomar cerveja nos barzinhos.

O pint of beer é uma jarra com aproximadamente 568 mL de cerveja, ou seja, é praticamente a cerveja 600 mL que estamos acostumados.

 

Balada até às 2h da manhã

Curiosidades da vida noturna do Canadá
A balada começa mais cedo e, consequentemente acaba mais cedo também.

Outro costume canadense é que a balada acaba cedo. Mas calma, não é que ela dura menos tempo, na verdade, ela começa mais cedo, consequentemente acabando mais cedo também.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Talvez um dos maiores motivos que tenham levado os canadenses a terem esse costume, é o fato de escurecer mais cedo durante a maior parte do tempo. Com isso, a rotina tende a mudar, até mesmo os jantares canadenses são mais cedo do que estamos acostumados. Uma das curiosidades do Canadá interessantes.

 

Pizza de pepperoni

Curiosidades da pizza do Canadá
Pizza de pepperoni é a favorita dos canadenses.

Essa é, sem dúvidas, uma das pedidas preferidas de todos os canadenses! Se for para reunir os amigos, colegas ou familiares para comer pizza, a decisão pelo sabor a ser escolhido nem é algo questionável, é pizza de pepperoni na certa!

 

Temperatura pode chegar a – 50 °C

Curiosidades sobre o inverno no Canadá
Existem cidades no Canadá que apresentam temperaturas na faixa dos -50 °C.

Parece meio surreal imaginar temperaturas tão extremas, e o pior, imaginar que pessoas vivem sob essa condições, mas sim, isso acontece e é muito comum no Canadá.

A maior parte do país enfrenta um frio rigoroso durante o inverno, temperaturas na faixa dos – 30 °C é algo normal, e acredite: completamente suportável, pois o Canadá é um totalmente preparado para receber o frio extremo. Veja os destinos de inverno no Canadá.

Porém, existem cidades no Canadá que apresentam temperaturas na faixa dos – 50 °C, como por exemplo Winnipeg, que enfrentou um inverno rigoroso entre 2013 e 2014, e Thompson, uma cidade pequena onde é possível visualizar a fantástica aurora boreal.

Leia mais => Fazer intercâmbio sozinho ou por agência?

 

Há mais ursos polares do que humanos

Curiosidades sobre ursos do Canadá
Manitoba é reconhecida como a capital mundial do urso polar.

A cidade de Churchill, localizada ao norte da província de Manitoba, vem sendo reconhecida como a capital mundial do urso polar. Isso se dá pelo fato da cidade abrigar mais ursos do que humanos.

Uma das recomendações aos moradores é que todos deixem as portas de suas casas e carros destrancadas para abrigar quem tem alguma emergência e precisa se abrigar do animal.

Além disso, muitas lixeiras da cidade são estruturadas “contra-ataques a ursos polares”, sendo preparadas para que uma pessoa possa se esconder lá dentro. Uma das curiosidades do Canadá bem tensas!

Dicas => Aluguel de carro no Canadá

 

Aurora boreal pode ser vista

Fatos interessantes sobre o clima do Canadá
Muitos canadenses já afirmaram ter visto a aurora boreal.

A aurora boreal é um dos fenômenos mais fantásticos já avistados na natureza e isso é um dos grandes privilégios que os moradores podem vivenciar. O Canadá é um desses países que propicia essa visão fascinante, dependendo da cidade.

Às vezes, nem é preciso estar tão frio assim para que essa maravilha apareça exuberante no céu. Muitos canadenses já afirmaram ter visto a aurora boreal na província de Alberta, Manitoba, entre outros. Porém, locais como Thompson, Churchill e Yellow Knife, são mais prováveis de visualizar esse fenômeno. Para saber mais, leia também o artigo sobre Aurora Boreal no Canadá.

Tipos => Visto para o Canadá

 

Dollarama, a loja mais barata do Canadá

Curiosidades sobre compras no Canadá
Dollarama | Foto: GTD Aquitaine, via Wikimedia Commons.

Dollarama é, sem dúvidas, uma das lojas mais populares do Canadá. É como se fossem aquelas “Tudo por 1,99”. Na Dollarama, é possível encontrar de tudo: de comida a enfeites para datas comemorativas. O legal dessa loja é que as coisas são realmente muito baratas e, o que você precisar, você provavelmente vai encontrar por lá.

É muito comum sair com pelo menos três sacolas da loja com uma simples nota de 10 CAD. Um dos setores mais atrativos da loja é, sem dúvida nenhuma, onde ficam os chocolates, sendo possível encontrar uma grande variedade com preços muito baixos. Uma das curiosidades do Canadá boas para o seu bolso. E por falar em bolso, confira o post sobre qual moeda levar para o Canadá.

 

Praia de água doce

Como são as praias do Canadá
Praias canadenses são bem diferentes das brasileiras.

Se no Brasil é água salgada que acalma a alma, no Canadá é água doce! As praias canadenses são bem diferentes das brasileiras, e muitas pessoas acham que o termo “praia” não é o mais correto para se referenciar às areias canadenses. De qualquer forma, os países são diferentes e, consequentemente (ainda bem), a cultura e hábitos também. Saiba para onde ir no verão no Canadá.

A maioria das praias no Canadá consiste em um lago, às vezes, a areia mais grossa ou grama na volta, e é assim que eles curtem. O piquenique é algo muito normal de acontecer nos gramados das “praias” e, durante o verão, viajar para a praia e praticar esportes aquáticos é um dos hobbies preferidos.

 

Lago por toda parte

Curiosidades sobre os lagos do Canadá
Grande parte dessa beleza do Canadá consiste nos famosos lagos.

Se temos lagos nas praias, é claro que se trata de um país repleto de lagos. E que lagos! O Canadá, apesar de ser um país enorme, grande parte de seu território consiste de natureza (ainda) inexplorada pelos humanos. No Parque Nacional de Banff no inverno, o lago congela e muda o cenário.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Grande parte dessa beleza consiste nos famosos lagos canadenses. Muitos desses lagos passam por correntezas, onde a água é pura. É possível encher a sua garrafinha e seguir sua trilha, se for o caso. Muitos desses lagos são cristalinos, e claro, durante o inverno, congelam completamente, se tornando uma das maiores atrações do país.

 

Inuits, um dos povos aborígenes

Curiosidades sobre o povo do Canadá
Povos aborígenes fazem parte dos primórdios da cultura canadense.

Os povos aborígenes fazem parte dos primórdios da cultura canadense, e eles estão espalhados por todo o território do país. Um desses povos são o Inuits, membros da nação indígena do Canadá, que habitam as regiões Árticas do país. Conheça as regiões turísticas do Canadá.

Sendo eles uma nação indígenas de esquimós que vivem nos locais que apresentam os frios mais extremos, sua cultura é marcada pela caça e pesca, sendo essa a principal fonte de renda dessa pequena população. Uma das grandes curiosidades do Canadá.

 

País dos parques

Informações sobre parques do Canadá
Canadá também conta com infinitos parques.

Além de inúmeros lagos, o Canadá também conta com infinitos parques. Essa é uma outra grande marca do Canadá. É muito comum encontrar pelo menos um grande parque em cada cidade canadense.

A quantidade de verde do país é algo incrível, e isso se reflete em diversos locais de lazer para os moradores, onde é muito comum a prática de piqueniques, caminhadas, esportes, churrascos, entre outros.

 

Segundo maior país do mundo

Curiosidades sobre o território do Canadá
O Canadá tem quase 10 milhões de km².

O Canadá é, nada mais, nada menos, que o segundo maior país do mundo, com quase 10 milhões de km², perdendo somente para a Rússia.

Apesar de ser um país de gigantes dimensões, sua população não está nem entre as dez maiores populações do mundo, sendo esse um país riquíssimo em belezas naturais e enormes áreas verdes ainda inexploradas. Uma das curiosidades do Canadá interessantes.

Conecte-se => Internet no Canadá

 

Inglês e francês como idiomas oficiais

Curiosidades sobre o idioma do Canadá
Escolher o Canadá para aprender inglês e francês pode ser uma ótima opção.

O fato do Canadá ser um país bilíngue é um dos motivos que mais chama a atenção de jovens que sonham em fazer intercâmbio. Apesar do francês ser mais usado na província de Quebec, que é considerada a parte francesa do Canadá, é possível encontrar muitos bairros franceses em muitas outras cidades. Por falar nessa região, descubra as melhores coisas para fazer em Quebec.

Logo, a prática do francês também pode acontecer em outros locais, e escolher o Canadá para aprender esses dois idiomas pode ser uma ótima opção. Por falar nisso, descubra as cidades mais baratas para fazer intercâmbio no Canadá.

 

Mais curiosidades do Canadá

A cultura presente em cada país e a história que as pessoas carregam consigo convertem em hábitos e costumes regionais. Isso faz com que seja interessante mergulhar em uma nova cultura e conhecer cada detalhe que ela carrega.

Apesar de algumas coisas serem diferentes do que estamos acostumados, vale a pena vivenciar esses hábitos e entender um pouquinho melhor como é a vida de um nativo do país.

Agora que você conhece um pouquinho melhor alguns dos costumes e curiosidades dos canadenses, fica mais fácil visualizar esse país incrível, mas claro, nada melhor do que conferir cada um desses costumes de pertinho!

Quer mais? Veja a beleza selvagem do Canadá nesse vídeo do site oficial de turismo de Alberta:

Qual das curiosidades do Canadá você mais gostou? Deixe nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Adriane Costa

ESCRITO POR

Adriane Costa

Adriane, 25 anos, engenheira de alimentos. Faz Mestrado em Ciência dos Alimentos em Floripa, e conhece um canto novo da cidade todo final de semana. Já morou no Canadá, mas prefere o calor do Brasil. Gosta de pessoas, ama os animais. Viajar, trilhas, praia, mar, cerveja, música, mochila nas costas, boa companhia, é tudo que precisa.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *