Transporte em Sevilha: dicas de como se locomover

por Thainá Fernanda

Transporte em Sevilha: dicas de como se locomover

O transporte em Sevilha é eficiente e fácil de usar. Inclusive, um dos pontos que mais impressionou em minha experiência na Espanha é a limpeza e a pontualidade do sistema de transporte público; especialmente nesta cidade,

Há bilhetes para todos os tipos de viajantes no ônibus e no metrô em Sevilha. Para aqueles que viajam sozinhos, os que estão apenas 1 dia na cidade e até os que vão em grupo.

Além do transporte público em Sevilha, você também pode contar com os motoristas de aplicativo e os táxis, que são famosos na Europa e ótimos para quem está voltando de compras e não quer carregar sacolas no metrô.

Para conhecer todas as opções de transporte na cidade, formas de pagamento, como comprar e horário de funcionamento, preparei este artigo, que fala tudo como se locomover em Sevilha.

E ainda tem uma dica para quem quer aproveitar para conhecer os arredores de Sevilha, pagando bem menos com transporte e da forma mais confortável possível.

Planeje sua viagem =>  Onde ficar em Sevilha

Seguro viagem para Espanha »

 

Como funciona o transporte público em Sevilha?

mapa metro sevilha
Mapa do metrô em Sevilha | Foto: Metrô de Sevilha.

O transporte em Sevilha é eficiente e relativamente acessível. As formas mais comuns de se locomover são de metrô, ônibus e os aplicativos. Confira como usar cada um, valores e formas de pagamento.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Sevilha »

 

Tipos de transporte em Sevilha

Metrô

mapa metro sevilla
Metrô da cidade possui linha com 18 km de extensão.

O metrô é um meio de transporte em Sevilha fácil de usar. Isso porque ele só tem 1 linha e um percurso relativamente curto (18 km), passando por 22 estações.

A linha 1 vai desde o centro até a periferia de Sevilha e é muito usada pelos moradores, já que conecta os extremos da cidade em pouco tempo.

Como turista, se seu objetivo é visitar apenas os principais pontos turísticos de Sevilha, talvez não compense, pois eles ficam relativamente próximos e podem ser percorridos a pé.

Por outro lado, se deseja conhecer um dos melhores bairros de compras em Sevilha, o Nervión, esta é uma das paradas do metrô.

Um trecho do metrô de Sevilha é feito por um bonde, na região do centro. Ele vai desde a estação Puerta Jerez (Avenida de Roma) até San Bernardo (perto do campus universitário de la Universidad de Sevilla).

Aproveite => Excursão Guiada a Catedral de Sevilha

 

Bilhetes e Tarifas

O valor a ser pago para usar este transporte em Sevilha depende de quantos “saltos” você irá fazer e qual bilhete ou cartão você comprar:

  • 0 salto: Percorrer apenas 1 tramo
  • 1 saltos: Percorrer 2 tramos diferentes
  • 2 saltos: Para percorrer todos os tramos da linha 1

Confira os valores para cada tipo de bilhete/cartão:

Forma de Pagamento Número de viagens Número de usuários Valores
Bilhete Simples Apenas 1 Várias pessoas juntas 0 salto:  1,35 euros

1 salto: 1,60 euros

2 saltos: 1,80 euros

Ida e Volta 2 viagens Várias pessoas juntas 0 salto:  2,70 euros

1 salto: 3,20 euros

2 saltos: 3,60 euros

Bono de 1 dia Viagens e saltos ilimitados por 1 dia Apenas 1 usuário 4,50 euros
Bonometro De acordo com o saldo disponível, recarregável Até 30 pessoas 0 salto:  0,82 euros

1 salto: 1,17 euros

2 saltos: 1,37 euros

Bono Plus 45 45 viagens (sempre mesmo número de saltos) em até 30 dias, recarregável Apenas 1 usuário 0 salto: 30,00 euros

1 salto: 42,00 euros

2 saltos: 50,00 euros

Todos os bilhetes podem ser comprados no site oficial do metrô de Sevilha, ou nas máquinas espalhadas pelos terminais de transporte público em Sevilha.

Para decidir qual opção de pagamento é a melhor para você, considere seu roteiro e onde fica seu hotel, quantos saltos vai usar e a frequência que precisará do metrô.

Se você pretende viajar em grupo, considere comprar um cartão multiviagens, que pode ser usado por várias pessoas e sai bem mais em conta.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Não perca => Tour com Entrada Prioritária no Real Alcázar

 

Horários

O metrô de Sevilha funciona de segunda a quinta-feira das 6h30 às 23 horas; sextas-feiras e vésperas de feriado das 6h30 às 2 horas; sábados das 7h30 às 2 horas; e domingos e feriados das 7h30 às 23 horas.

Se você for viajar para a cidade durante o natal, a feira de abril ou a Semana Santa, confira no site os horários especiais de funcionamento.

Planeje-se => Ingresso sem fila Giralda em Sevilha

 

Ônibus

transporte de sevilha para lisboa
Ao todo, são 44 linhas diárias de ônibus.

O ônibus é mais usado como transporte em Sevilha pelos turistas do que o metrô, pois ele cobre bem mais regiões da cidade, num total de 689 km de percurso.

São 44 linhas diárias e 10 noturnas, incluindo o aeroporto. Sendo assim, dependendo da localização do seu hotel, o ônibus é uma opção barata para chegar à cidade.

No site da Tussam, que é a empresa responsável pelos ônibus de Sevilha, você irá encontrar um mapa completo das linhas e seus horários.

Também há um aplicativo chamado AppTussam onde você pode calcular trajetos a partir da sua localização, tempo de viagem, ver seus cartões, entre outras vantagens.

Como o transporte em Sevilha é muito pontual, minha dica é chegar com certa antecedência ao ponto. Quando ele estiver chegando, basta erguer o braço, como no Brasil.

Incrível => Excursão caiaque de 2 horas pelo Rio Guadalquivir

 

Bilhetes e tarifas

Confira os tipos de bilhetes e cartões para usar no ônibus em Sevilha, e qual compensa mais para a sua viagem.

 

   

 

 

Forma de Pagamento Número de viagens Número de usuários Valores
Bilhete Univiaje Apenas 1 Apenas 1 usuário 1,40
Multiviaje De acordo com o saldo disponível, recarregável, dá para usar mais de um ônibus dentro de 1 hora Ilimitado Sem transferência: 0,69 euros

Com transferência: 0,76 euros

(Mais taxa de  1,50 euros)

Cartão Turístico Viagens e saltos ilimitados por 1 ou 3 dias Apenas 1 usuário 1 dia: 5,00 euros

3 dias: 10,00 euros

(Mais taxa de  1,50 euros)

Cartão 30 dias Viagens ilimitadas por 30 dias Apenas 1 usuário 31,30 euros (Mais taxa de 2,00 euros)

Os cartões podem ser adquiridos em pontos de venda espalhados pela cidade, como quiosques e bares. Já o bilhete simples, você pode comprar no próprio ônibus ao embarcar, ou nas máquinas automáticas espalhadas pelas estações de transporte público em Sevilha.

Programe-se => Excursão de bicicleta elétrica em Sevilha

 

Horários

Durante o dia, os ônibus em Sevilha funcionam entre 6 horas e 23 horas e 30 minutos; aos feriados a partir das 7 horas.

As linhas noturnas começam a circular a partir das 0h até 2 horas, sendo que às sextas-feiras, sábados e feriados, funcionam até as 5 horas.

Para saber os horários é preciso ver o mapa de linhas do site ou app da Tussam, mas a frequência média entre um ônibus e outro é de 15-20 minutos.

Adquira => Walking tour no bairro Santa Cruz

 

Ônibus interurbano

Transporte em Sevilha
Fazer a viagem de ônibus é o jeito mais econômico.

Existem duas estações de ônibus que fazem percursos interurbanos. Da Plaza de Armas saem os ônibus para vão para lugares mais distantes, como Barcelona, Madrid, Valencia, a parte sul de Portugal e outros países. Também há viagens para as cidades perto de Sevilha.

Muitos optam pelo ônibus ao escolher um meio de transporte de Sevilha para Lisboa. A Estação da Prado de S. Sebastián inclui várias cidades andaluzas como Córdoba, Cádiz, Granada, Jaén, Málaga, Ronda e os povoados da província de Sevilha.

Para conferir todas as linhas de ônibus interurbano que passam pela cidade, basta entrar no site Transporte Metropolitano de Sevilha. Você pode saber quais os horários, a rota e a empresa responsável pela viagem.

Não perca => Show de Flamenco na Casa de la Memoria em Sevilha

 

Táxi

Transporte em Sevilha usando táxi
Usar táxi na cidade pode sair um pouco caro.

Os táxis em Sevilha são mais usados por quem viaja em grupo ou pode pagar um pouco a mais, já que sai mais caro do que usar um aplicativo como o Uber, por exemplo.

Você poderá facilmente identifica-los, já que eles são brancos e tem o escudo da cidade estampado na lateral. Eles podem ser encontrados em postos específicos, por telefone ou na rua.

Para saber se ele está disponível, basta ver se a luz na parte de cima do carro está verde. Leia também sobre como ir do aeroporto de Sevilha para o centro.

Há várias empresas de táxi no transporte em Sevilha; se pretende visitar um lugar afastado, o ideal é pesquisar antes o número de uma delas e depois entrar em contato.

Embora você possa contratar um táxi de diferentes companhias, as tarifas são fixas, apenas variando de acordo com o destino, a data e o horário da viagem.

Confira agora os valores de táxi em Sevilha dentro da cidade:

  Bandeirada Km percorrido Hora de espera/ parada Valor mínimo
Segunda a sexta-feira das 7 h às 21 h 1,37 euros 0,94 euros 20,71 euros 3,73 euros
De segunda a quinta-feira das 21 h às 7 h;

Sextas-feiras e vésperas de feriado das 0 h às 7 h e das 21 h às 22 h;

Sábados, domingos, feriados das 6 h às 22 h

1,66 euros 1,17 euros 25,90 euros 4,65 euros
Dias 24/12, 31/12 das 0 h às 22 h, Semana Santa e Feira de Abril das 7 h às 21 h. 1,66 euros 1,17 euros 25,90 4,65 euros
Sextas-feiras e vésperas de feriado das 22 h às 0 h;

Sábados, domingos e feriados das 22 h às 6 h;

Semana Santa e Feira de Abril das 21 h às 7 h.

2,07 euros 1,46 euros 32,37 euros 5,82 euros

Para sair de Sevilha usando o táxi:

  Bandeirada Km percorrido Hora de espera/ parada A cada 15 minutos de espera
Segunda a sexta-feira das 6 h às 22 h. 3,12 euros 0,60 euros 14,92 euros 3,73 euros
Segunda a sexta-feira das 22 h às 6 h, sábados, domingos e feriados 1,55 euros 0,72 euros 17,93 euros 4,48 euros

Como em qualquer viagem, é preciso tomar algumas precauções ao usar o táxi em Sevilha. Uma delas é ter certeza de que o taxímetro está rodando desde o começo da viagem.

   

É seu direito ter um comprovante impresso do valor pago pela corrida, então não hesite em pedir. Confira outras dicas da Espanha que irão te ajudar muito na viagem.

A maioria dos táxis tanto aceita pagamento em dinheiro, como usando cartão de débito/crédito.

Como ter? => Internet na Espanha

 

Aplicativos

Transporte em Sevilha de Cabify
Apps de transporte funcionam muito bem na cidade.

Se você gosta dos aplicativos de transporte, eles também estão à disposição para se locomover em Sevilha.

Dá para calcular uma média de quanto ficaria a viagem no site ou aplicativo do Uber e do Cabify, e já saber mesmo antes de viajar se compensa para o trecho que você vai percorrer.

Imperdível => Excursão virtual ao Metropol Parasol em Sevilha

 

Carro alugado

Transporte em Sevilha de carro alugado
Use a plataforma RentCars, caso for alugar um veículo.

Se vai ficar mais dias na cidade e pretende fazer bate-volta nas cidades próximas, o aluguel de carro na Espanha compensa muito.

O valor pode ser pago em real mesmo, você pode escolher o carro que quiser e já sair do aeroporto dirigindo.

Para isso, basta entrar no site da RentCars, selecionar as datas que pretende usá-lo, escolher o modelo, onde vai retira-lo e devolve; dependendo do veículo que você escolher para transporte em Sevilha, já inclui seguro e proteção com roubo ou danos.

Na parte superior da tela, antes de confirmar a compra, aparece uma guia com os requisitos para alugar; por isso é importante verificar essas informações antes de alugar.

Conheça => Tour na cidade de Ronda

 

Bicicleta

Transporte em Sevilha usando bicicleta
Bikes para locação em Sevilha vêm com cesta para carregamento de objetos.

As bicicletas são umas das melhores formas de transporte em Sevilha, já que são econômicas, fáceis de entrar em qualquer lugar e ainda fazem bem para a saúde e o meio ambiente. Saiba também onde comer em Sevilha.

Existem mais de 500 bicicletas distribuídas em 250 postos pela cidade, cuidadas pela empresa Sevici. Elas vêm com cesta para carregar a bolsa, regulagem de altura do banco, marchas para mudar a velocidade e cadeado.

Além disso, são seguras, já que têm luz dianteira e traseira, o que facilita para os veículos te verem, mesmo à noite. Os valores variam de acordo com o tempo de uso, entre 13,33 euros e 33,33 euros.

Prático =>  Ônibus turístico em Sevilha

 

Tudo sobre transporte em Servilha

Como visto no artigo, opções de como se locomover em Sevilha não faltam, basta se programar para saber qual o melhor para cada trecho.

É importante ressaltar que Sevilha é uma ótima cidade para quem gosta de explorar a pé, já que boa parte dos principais pontos turísticos locais ficam próximos.

Então vale a pena traçar um roteiro em Sevilha e a localização do seu hotel para ver se realmente irá precisar se locomover na cidade de outra forma.

No caso de quem pretende usar o ônibus, isso é ainda mais importante, já que o valor da passagem é contado a partir de quantos pontos são percorridos.

Para finalizar, recomendo também o artigo quando ir a Sevilha, como todas as dicas sobre a cidade em cada estação do ano.

E você, qual meio de transporte em Sevilha pretende utilizar? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *