7 feriados na Hungria: natal, ano novo, páscoa e mais festas

por Guilherme Tetamanti

7 feriados na Hungria: natal, ano novo, páscoa e mais festas

Saber quais são os feriados na Hungria e suas datas comemorativas é muito importante na hora de planejar quando ir para a Hungria.

Você pode achar ótimo ser surpreendido com um grande festival ao ar livre durante sua viagem, como aconteceu comigo, mas também pode se decepcionar ao viajar num período de feriados nacionais, em que as famílias húngaras estão reunidas e a maior parte das atrações está fechada!

Além disso, saber quais são e como são comemoradas as datas mais importantes, como Ano Novo, Páscoa ou Natal na Hungria também é muito válido para conhecer a história e a cultura ao viajar para outro país, já que muitos dos feriados representam um marco da revolução histórica ou são marcadas pela presença religiosa na população húngara.

Por isso, neste artigo, compartilho um pouco da minha experiência no país e te conto quais são os principais feriados na Hungria e também as datas festivas mais importantes.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em Budapeste

Moeda e dicas de câmbio para a Hungria »

 

Feriados importantes na Hungria

*Vídeo oficial do turismo na Hungria sobre a Páscoa no país

  1. Dia Nacional da Hungria – 15 de Março
  2. Festa da Constituição e de São Estevão – 20 de Agosto
  3. Dia da República e Dia de São João de Capistrano – 23 de Outubro
  4. Segunda-feira de Páscoa – 13 de Abril (em 2020)
  5. Natalna Hungria
  6. Ano Novo na Hungria
  7. Carnaval do Danúbio

 

Datas comemorativas na Hungria

quando ir para hungria
Budapeste, capital da Hungria, receber turistas o ano inteiro.

Antes de falar sobre as principais datas históricas e feriados na Hungria, na Europa, vale destacar a religião da Hungria.

A maior parte da população húngara é cristã, com cerca de 60% de fiéis católicos e 20% protestantes. Por isso, você verá alguns feriados com motivos religiosos entre as datas comemorativas no país.

Quando estiver em Budapeste ou outra cidade da Hungria, atente-se também a outros feriados importantes, onde grande parte do comércio também fecha no país, como o Dia do Trabalho e o Dia de Todos os Santos, que aqui se celebra no dia 1º de Novembro (ao invés do dia 2 de Novembro como acontece no Brasil).

 

1. Dia Nacional da Hungria

dia nacional da hungria
Celebração do Dia Nacional da Hungria em Budapeste | Foto: Charlie Hasselhoff, via Wikimedia Commons.

Todo 15 de março é marcado por uma grande festa, já que se comemora o Dia Nacional da Hungria. De um modo geral, os eventos de 1848 e 1849 tiveram uma importância muito forte na história do país.

E a razão desta data em particular é porque no dia 15 de Março de 1848 começou a revolução pela independência do país, conhecida como a Revolução de 1848, visando a independência do Reino da Hungria sob o Império Austríaco.

Hoje a data é comemorada pelos húngaros por representar o forte combate pela soberania do país e a união nacional, tão importante para sua independência.

Neste dia, é comum ocorrerem discursos, shows de música tradicional e a população húngara vestir vermelho, branco e verde, refletindo as cores do país e marcando um dia de patriotismo para a população. Confira outras curiosidades da Hungria (em breve).

É um dia interessante para estar no país para presenciar manifestações culturais húngaras, ainda que algumas atrações turísticas e comércio (mas não a maioria) possam estar fechadas durante o dia devido ao feriado nacional.

 

2. Dia da Constituição e de Santo Estevão

religiao da hungria
Basílica de Santo Estevão em Budapeste.

Santo Estevão é reconhecido como um dos padroeiros da Hungria, por isso a Festa de Santo Estevão é tão importante e comemorada no país.

Este que é um dos principais feriados na Hungria é comemorado dia 20 de agosto e tem grande importância por ser marcado em memória ao Rei São Estevão, o primeiro rei da Hungria, fundador da Pátria e responsável por trazer o cristianismo ocidental ao país, além de também marcar a comemoração à fundação do Estado e sua república socialista.

Se você estiver na Hungria neste dia, encontrará uma cidade alegre e em festa, já que os húngaros comemoram com cerca de meia hora de fogos de artifício nas margens do rio Danúbio, onde você ainda encontrará várias barracas de artesanato para compras em Budapeste, concertos de música e apresentações de dança tradicional.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Hungria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

3. Dia da República e Dia de São João de Capistrano

Feriados em Budapeste
Famoso Parlamento de Budapeste tem entrada gratuita neste dia.

O dia 23 de outubro celebra o aniversário de dois eventos marcantes na história da Hungria: a importante e reconhecida como Revolução Húngara e a Guerra da Independência, onde um dos marcos desta revolução foi a saída das tropas soviéticas russas da Hungria – em 1956 – e a Proclamação da República de 1989, somados à implementação das eleições livres.

Além disso, esta data também foi escolhida como o Dia de São João de Capistrano, muito relevante para a história húngara.

Durante sua vida, ele viajou de forma incansável pelo continente europeu e lutou muito contra as heresias do seu tempo, sendo levado até para missões diplomáticas.

A pedido do Papa na época, São João de Capistrano rumou para a Hungria e foi vitorioso ao parar uma forte invasão otomana no país e teve sucesso ao mobilizar milhares de camponeses para a guerra.

Ele faleceu no ano de 1456 justamente no dia 23 de Outubro, dia que se tornou feriado nacional e ainda ganhou maior importância para a população húngara.

Além de manifestações religiosas pelo Dia de São João de Capistrano, este dia é celebrado pelos húngaros como um dia de memória às revoluções e é normal ocorrerem discursos e exibições que marcaram a história do país.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Neste dia, é normal que alguns serviços estejam fechados, enquanto bares e restaurantes, por exemplo, fiquem abertos para o público, o que não atrapalha muito na sua viagem.

Além disso, a entrada no famoso e incrível Parlamento de Budapeste costuma ser gratuita no dia 23 de outubro, o que pode ser bom para uma visita, considerando que você não se incomode de visitar o local mais cheio do que o normal.

 

4. Segunda-feira de Páscoa

pratos típicos da hungria
Na Páscoa húngara a tradição é a refeição em família | Foto: IFERREIRO, via Wikimedia Commons.

Assim como no Brasil e em outros países cristãos, a sexta-feira que antecede a Páscoa é um feriado nacional, conhecida na Hungria como a Good Friday.

Seguindo boas tradições cristãs, este é um período de orações e em que no Domingo de Páscoa as famílias se reúnem e fazem uma refeição especial juntos com as comidas típicas na Hungria, sendo que os ovos de chocolate também são uma tradição por aqui.

No entanto, em alguns países da Europa, dos quais a Hungria está incluída, também existe a segunda-feira de páscoa, estendendo o feriado de Páscoa por 4 dias, onde a maior parte dos escritórios e comércio fica fechado devido ao feriado nacional.

Em 2020, a segunda-feira de Páscoa será no dia 13 de Abril e em 2021 no dia 5 de Abril.

Eu não considero esta época exatamente boa para viajar, pois serão praticamente quatro dias em que boa parte do comércio e atrações estarão fechadas por conta do feriado nacional.

É claro que você ainda pode aproveitar o dia ao ar livre e algumas atrações, mas dificilmente você conseguirá fazer tudo o que planeja se estiver com um roteiro justo ou poucos dias de viagem pela Hungria.

5. Natal na Hungria

mercado de natal budapeste
Doces húngaros no mercado de Natal de Budapeste | Foto: Jorge Fraganillo, via Wikimedia Commons.

O feriado de Natal na Hungria possui aquele clima dos filmes típicos de Natal: a família reunida ao redor de comidas tradicionais, bastante frio e não é raro que neve e as ruas fiquem branquinhas e com divertidos bonecos de neve.

Esta época do Natal realmente faz bastante frio, com temperaturas máximas de cerca de 2ºC e mínimas negativas de até -4ºC.

A tradição da noite de Natal na Hungria não difere muito do que acontece no Brasil e em outros países cristãos: a noite do dia 24 para o dia 25 de dezembro é o momento de reunir a família para celebrar com um jantar especial, trocar presentes e comemorar ao redor da árvore de Natal.

Outra tradição nesta época é o mercado de Natal. Se você estiver fazendo um roteiro por Budapeste, poderá encontrar um mercado típico de Natal muito bonito e interessante na praça Vörösmarty.

Além disso, outra grande diferença é que, além do dia 25, existe o segundo dia de Natal, sendo feriado também no dia 26 de dezembro, quando os húngaros costumam visitar os parentes e amigos.

Este dia 26 também marca o conhecido como Boxing Day, onde o box não está relacionado a arte marcial e sim à palavra “caixa”.

Neste dia, os húngaros seguem uma tradição em que os empregadores distribuem comida, roupas, dinheiro e outros bens em caixas como doações aos seus empregados.

6. Ano Novo na Hungria

ano novo na hungria
Réveillon no Lago Balaton, região turística da Hungria.

Já o Ano Novo na Hungria se comemora tradicionalmente de forma semelhante aos outros países do ocidente, com festas com comida, bebida e fogos de artifício na noite do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro.

Se você planeja uma viagem calma e tranquila de inverno, pode ser interessante viajar entre o Natal e o Ano Novo para a Hungria.

No entanto, os húngaros costumam emendar esses dois feriados e aproveitar para viagens e eventos em família, o que faz com que algumas atrações e comércio estejam fechados no período.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Portanto se você prefere uma viagem mais agitada, pode ser interessante viajar fora dessa época, com um clima mais ameno.

   

7. Carnaval do Danúbio

festas na Hungria
Festas contam com apresentações musicais e fantasias | Foto: Danube Carnival.

O carnaval não é exatamente um feriado nacional, mas durante 10 dias, entre fevereiro, março ou até junho, você encontrará diversas regiões próximas ao Rio Danúbio que são repletas de manifestações culturais.

Esta é uma época festiva, colorida e as atrações são bastante diversas, onde acontecem desfiles, a população veste roupas típicas, outros usam máscaras e fantasias para as apresentações de dança tradicional e música folclórica húngara.

Se você gosta de presenciar a cultura local e quer vivenciar apresentações típicas e tradicionais húngaras, pode ser interessante estar em Budapeste, a principal cidade do Carnaval do Danúbio.

 

Festivais de Verão na Hungria

festivais na hungria
Festivais de música reúnem muita gente na Hungria | Foto: Sziget Festival.

Além dos feriados nacionais da Hungria, o país abriga ótimos e grandes festivais de música que ocorrem especialmente no verão, que vai de junho à agosto.

Entre os festivais de música que acontecem no verão, alguns merecem destaque como o Sziget Festival, Balaton Sound, Veszprém Fest, Volt Festival, Campus Fesztival, Strand Festival e o Rockmaraton, que acontecem em diferentes cidades e regiões do país.

As atrações dos festivais variam da música local, rock, pop e eletrônica, reuníndo artistas locais e internacionais, como Calvin Harris, Arctic Monkeys, Dua Lipa, Foo Fighters, Dimitri Vegas e Like Mike, Slipknot e Lenny Kravitz. Nada mal, não?

E além de música, vários festivais têm atividades extras como aulas de yoga, espetáculos teatrais e dança.

Se você pretende ir a algum dos grandes festivais de música da Hungria, vale a pena comprar o ingresso com antecedência, já que os preços aumentam com a proximidade do evento e algumas festas até esgotam, chegando ter até 500.000 pessoas!

Além destes, a cidade de Szeged também abriga um festival ao ar livre muito interessante com música e atividades locais, o Szeged Open-Air Festival.

Em Budapeste, você vai encontrar ainda festas e festivais por toda a cidade, inclusive nas famosas termas húngaras. Imagina que festa diferente e interessante não deve ser?

Devido a tantos festivais que acontecem no verão, essa é uma boa época para viajar para o país se você gosta de festa, diversão, atividades ao ar livre e não se importa de aproveitar as atrações mais cheias, já que nessa época as principais cidades turísticas da Hungria recebem muitos turistas, especialmente europeus que estão viajando nas férias.

 

Quando ir para Hungria

Com uma história fascinante e uma cultura rica, viajar durante os feriados na Hungria ou festivais importantes húngaros pode trazer uma experiência ainda mais interessante para sua viagem.

Depois deste artigo, você deve ter percebido que o verão, de junho a agosto, é a época mais certeira para viajar para a Hungria e encontrar diversas atividades e atrações; muitos festivais e comemorações acontecem neste período e as cidades estão mais cheias de vida e calor.

Mas ainda que você viaje fora do verão, é possível combinar a data da sua viagem com algumas das festividades nacionais húngaras que você pode conhecer.

E você, pretende viajar durante algum dos feriados na Hungria? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *