Estudar na Bélgica: graduação, documentos e vistos

por Matheus Osório

Estudar na Bélgica: graduação, documentos e vistos

Para tirar algumas dúvidas sobre como estudar na Bélgica elaborei este artigo com informações e diferenças entre faculdade e curso superior, como conseguir um intercâmbio de estudos, o que é preciso para fazer pós-graduação no país e muito mais. Assim como alguns valores e a burocracia que é preciso encarar para conseguir isso.

A educação de alta qualidade oferecida pela Bélgica é o objetivo de muitos estudantes não só do Brasil. O país cosmopolita e aberto a novas culturas, atrai pessoas do mundo todo que buscam complementar seus estudos, ter novas experiências de vida e até ingressar no mercado de trabalho europeu.

Apesar de recentemente muitos países da Europa, que são destino comum para todo o tipo de viajante, tomarem medidas um pouco mais firmes em suas políticas de imigração, o que dificultou um pouco a entrada de imigrantes, o estudo formal ainda é uma porta de entrada para a Bélgica e muitas outras nações.

Estudar na Europa segue sendo uma ambição para muitos brasileiros e esse país tem excelentes opções para tornar esse plano uma realidade. Saiba mais sobre gradução, cursos, visto e documentos para estudar na Bélgica.

Planeje sua viagem =Hotéis em oferta na Bélgica

Seguro viagem para contratar na Bélgica »

 

Estudar na Bélgica: informações

Dicas para estudar em Bruxelas
Bélgica assinou a Declaração de Bolonha que padroniza as políticas de ensino superior.

Para entender como funciona o sistema de ensino superior na Bélgica, é preciso falar sobre a Declaração de Bolonha, documento assinado em 1999 por 29 países da Europa, na cidade italiana de Bolonha. Esse documento propôs um modelo-padrão entre essas nações para as políticas ligadas ao ensino superior.

Em outras palavras, a declaração faz com que exista transferência de créditos e equivalência de diplomas, tornando mais fácil para estudantes e até mesmo professores transitarem de uma instituição de ensino para outra, dentro da Europa.

O suplemento ao diploma, outro mecanismo proposto no documento, garante aos estudantes que seu diploma tenha a mesma importância em qualquer país que assinou o acordo. Para isso, deve ter dados padrão atreladas ao mesmo, como informações sobre o titular, nível de qualificação e sua função, o conteúdo e os resultados obtidos, etc.

A Declaração de Bolonha foi uma conquista importante para o sistema de ensino superior da Europa, pois valoriza as instituições e a importância da educação no desenvolvimento da sociedade. E antes de embarcar, leia as dicas para viajar na Bélgica, com assuntos específicos para te ajudar.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Modalidades de ensino na Bélgica

Intercâmbio na Bélgica

Intercâmbio em Bruxelas
Bélgica faz parte de programas de intercâmbio para alunos de mestrado e doutorado.

A principal modalidade de intercâmbio para brasileiros que desejam estudar na Bélgica é o Erasmus Mundus ou simplesmente Erasmus. O programa oferece bolsas integrais para estudantes matriculados em cursos de mestrado e doutorado, em alguma das universidades cadastradas.

A bolsa cobre custos com moradia, alimentação, transporte e despesas acadêmicas, de acordo com o custo de vida no país de destino. Essa modalidade é criada e financiada pela União Europeia e promove intercâmbio com alunos e professores do mundo todo.

Basta o interessado acessar o site do programa e conferir a lista de cursos, selecionar o curso ou cursos de interesse (no máximo três cursos simultâneos) e seguir os passos de inscrição e documentação solicitada. Cada instituição ou curso apresenta prazos e regras particulares, assim como a duração e outros detalhes específicos que podem mudar.

Além do Erasmus, o programa Ciência Sem Fronteiras e programas particulares de universidades privadas também levam alunos brasileiros às instituições de ensino da Bélgica. Há também opções para o Ensino Médio e alunos que queiram terminar os estudos escolares em um colégio da Bélgica; nesse caso as escolas que oferecem esse tipo de programa devem ser consultadas. O mesmo vale para cursos de idiomas na Bélgica.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Graduação na Bélgica

Como fazer graduação na Bélgica
Ensino superior belga pode ser universitário e não-universitário.

O ensino superior na Bélgica se divide em ensino universitário e não-universitário. O universitário é o modelo semelhante ao brasileiro, oferecido por universidades que ministram aulas de um curso aliado a pesquisa científica.

Já o ensino não-universitário é oferecido por escolas de ensino superior e academias de arte, que tem uma abordagem e metodologia de ensino diferentes das universidades.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Cursos universitários custam mais caro e têm duração mais longa – 3 anos ou mais, sem contar a pós-graduação. O grande foco dessas instituições é a formação de bacharéis pensadores e profissionais na pesquisa acadêmica, área onde a Bélgica tem um grande renome e prestígio internacional.

O custo médio anual de um curso em uma universidade belga é de 1 mil euros para estudantes pertencentes à União Europeia e 4 mil euros para quem não pertence à UE, o que é o caso dos brasileiros. Mesmo assim, estudar na Bélgica é muito barato, pois o valor oscila quase nada entre os diferentes cursos. Saiba como levar dinheiro para a Bélgica.

Já a educação em escolas de ensino superior oferece cursos curtos ou longos. Os curtos são os profissionalizantes e bacharelados, que duram três anos. Os longos duram também três anos, mas proporcionam a extensão para um mestrado de um ou dois anos. Essas modalidades têm carga horária menor do que as universidades e focam na formação de profissionais ligados às atividades de campo.

 

Pós-graduação na Bélgica

Pós-graduação na Bélgica
Bélgica oferece pós-graduação em diversas áreas para estudantes brasileiros.

Para complementar o ensino superior com uma pós-graduação na Bélgica, o país tem muitas possibilidades. Oferecendo cursos de mestrado e doutorado nas mais diversas áreas como medicina e saúde, MBA, negócios e gerenciamento, arquitetura e engenharia, educação, tecnologia da informação, computação, direito, comunicação, ciências humanas, design e artes.

A melhor dica para quem quer fazer pós-graduação no país é entrar em contato diretamente com a universidade onde deseja estudar ou com a sua universidade no Brasil, assim o estudante pode obter informações mais precisas sobre a existência de parceria entre instituições belgas e brasileiras ou a possibilidade de criação de uma parceria.

Nesses casos é a própria instituição que avalia a candidatura e a equivalência dos créditos e não o governo, como na graduação. Atualmente são cerca de 20 instituições oferecendo cursos de mestrado e doutorado, além de mais de 15 academias de arte também com cursos de mestrado.

 

Outras informações para estudar na Bélgica

Vistos e documentação

Documentos para visto para a Bélgica
Liberação de vistos para a Bélgica é burocrática.

No artigo sobre os tipos de visto para a Bélgica, mostrei que existe muita burocracia e uma papelada exigida para estudar na Bélgica. O processo e obtenção do visto deve ser solicitado ainda no Brasil e ele tem validade de um ano tendo que ser renovado, caso o período dos estudos na Bélgica estenda esse prazo.

Para pedir o visto é preciso ter passaporte válido por 12 meses, comprovante de matrícula ou carta de admissão da universidade belga, preencher formulários de pedido de visto no idioma em que deseja receber a notificação do pedido de visto, atestado médico e seguro saúde conforme exigidos pelo governo belga, atestado de antecedentes criminais pela Polícia Federal do estado brasileiro onde mora o requerente.

Além de duas fotos 3×4, termos de responsabilidade financeira adequado ao período de estadia, termo de responsabilidade da instituição de intercâmbio ou família que vai hospedar o aluno, se esse for o caso; se houver bolsa de estudos, é necessário um documento que comprova a obtenção da bolsa.

Para cursar graduação no país são exigidos: certidão de nascimento original, diploma e histórico escolar com autenticação do consulado belga e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, carta de motivação com dados pessoais e detalhes sobre o curso que deseja fazer na Bélgica, certificado de aprovação em alguma instituição de ensino superior no Brasil (ENEM ou vestibular), comprovante de pagamento das taxas administrativas.

Geralmente é solicitado que cada documento venha em mais de uma via, autenticada e traduzida no idioma da cidade onde fica a universidade na qual deseja ingressar. E para escolher, descubra mais sobre as melhores cidades da Bélgica.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

   

Idioma e ano letivo na Bélgica

Ano letivo em Bruxelas
Ano letivo na Bélgica é dividido em três períodos.

Algumas universidade e escolas de ensino superior oferecem programas de estudo para alunos estrangeiros com conteúdo do curso em inglês. Em outros casos, apenas conteúdo adicional é colocado à disposição em língua inglesa.

Para quem não fala nenhuma das línguas oficiais do país – holandês, francês ou alemão – existem cursos preparatórios e intensivos do idioma. Esses cursos podem durar até um ano, somente estudando o idioma. É prudente consultar a universidade para saber quais as possibilidades nesse quesito.

O ano letivo na Bélgica começa em setembro e se divide em três períodos. O primeiro de setembro a janeiro, o segundo de fevereiro a junho e o terceiro de julho a setembro. Entre setembro e dezembro, e fevereiro e maio, há aulas com conteúdo das matérias.

As provas acontecem em janeiro, entre abril e junho e agosto e setembro. As férias e folgas acontecem no fim de dezembro e início de janeiro, primeira metade de abril, e de julho a setembro. Por falar em folga, confira o calendário de feriados na Bélgica.

 

Dicas para estudar na Bélgica

A Bélgica é atualmente um país com muita importância política e relevância diplomática no quadro mundial – Bruxelas é a capital não-oficial da União Europeia e sede OTAN. Por isso, não é raro ver professores que trabalhem também em algum segmento dessas instituições ou do governo.

A mente aberta do povo, as cidades cosmopolitas, os estrangeiros por toda parte e, obviamente, as instituições educacionais de renome fazem da Bélgica um excelente país para estudar. Além de todo mundo falar inglês, os cursos superiores custam pouco – mesmo se comparados ao Brasil – o estudante pode trabalhar meio turno, com remuneração. E para te ajudar ainda mais a compreender esse destino, confira o post com o mapa da Bélgica e suas regiões.

Sem falar nos intercâmbios e bolsas de estudo que podem ser conseguidos. Existem oportunidades de estudo nas mais variadas áreas profissionais, para todos os orçamentos e com muita qualidade. Uma qualificação dessas fortalece qualquer currículo e a pessoa em si.

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em estudar na Bélgica.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Edicleia Henrique do Nascimento

    Olá,gostei muito das suas explicações!! Gostaria de uma assessoria estudantil pra Bruxelas,ou um artigo de como funciona a entrada numa universidade.

  2. tiago

    ola bom dia ,quem esta fazendo o curso na belgica.pode trabalhar legalmente consegue

  3. Maria Glaucilene dos Santos Pereira

    Boa tarde por favor alguém pode me ajudar ? Meu namorado me escreveu no curso de integração na Bélgica inburgering ! Começa dia 2 de setembro ! Só que eu voltei da Bélgica á 2 meses , eu posso voltar agora em setembro para estudar ? Mesmo que eu esteja só 2 meses aqui no Brasil , posso volta pra Bélgica ? Preciso de uma autorização para mostrar na imigração ? Com quem eu consigo essa autorização ?

  4. Polly Batista

    Olá, Maria Glaucilene. Pelas regras, você não pode retornar nesse período para a Europa. Vai depender muito da imigração, se eles vão se flexíveis com você. O fato é que você precisaria de um visto de estudante para justificar sua volta. Boa sorte!